Um passeio a pé por Vyšehrad

Um roteiro completo para você passear por um dos bairros mais lindos de Praga
O que fazer  /   /  Por Gabe Britto

Se o turismo em Praga fosse uma partida de futebol, Vyšehrad seria aquele jogador reserva que o técnico só coloca em campo depois que os titulares já garantiram a vitória. Traduzindo para o turistês: é aquela atração que só aparece no mapa do viajante quando ele já visitou todo o básico da cidade.

O problema é que Vyšehrad tem tudo para ser titularíssimo. É um lugar lindo, com uma vista maravilhosa do Rio Vltava e do Castelo de Praga e é muito mais calmo (ou menos agitado) do que qualquer outra grande atração da cidade. Com sorte e fora da temporada do turismo, Vyšehrad pode ser curtido praticamente de forma solitária.

Considerando ainda que a região está a apenas duas paradas de distância de uma das estações de metrô mais importantes da cidade, não dá para ficar no banco de reservas, não.

Sobre o roteiro:

– O itinerário deste passeio é uma sugestão e você pode mudar ruas e atrações de acordo com a sua vontade (é óbvio). A região tem vários cantinhos interessantes, você não precisa ficar só nas que eu indico.

– Em alguns pontos, as atrações são apenas os ambientes, as paisagens, então caminhe olhando ao seu redor.

– Não coloquei o tempo que dura a caminhada porque isso depende do ritmo de cada um.

– Tampouco há “parada para o almoço” ou “parada para o café” porque isso também depende do seu ritmo. Mas indiquei lugares legais para comer ou beber pelo caminho, assim você decide quando der fome ou sede.

A pé por Vyšehrad

• Pegue o metrô e desça na estação Vyšehrad (linha C, cor vermelha).

• Saia da estação (subindo uma escada) e caminhe um pouco. Logo você vai ver uma placa indicando Vyšehrad. Não tem erro. Mais adiante você vai ver mais e mais e mais.

• Passe pelo Portão de Tábor (Táborská brána, dos anos 1600). Você vai estar dentro da área murada, que mais parece um grande parque. Vale dar uma passeada nos arredores antes de seguir adiante.

• Se quiser comprar uma água, fazer xixi ou saber mais sobre horários e até concertos em Vyšehrad, faça uma parada no Centro de Informações Špička (Informační centrum Špička).

• Passe pelo Portão de Leopoldo (Leopoldova brána, também dos anos 1600, mas um pouco mais novo que o Tábor). Esta é outra área murada com ainda mais parques. Recomendo passear aleatoriamente também. Talvez você enxergue as torres da Basílica de São Pedro e São Paulo (Bazilika svatého Petra a Pavla), dentro de Vyšehrad. É para lá que você vai, mas calma. Tem coisa boa antes.

• À direita do Portão de Leopoldo, o Hospůdka Na hradbách é uma ótima opção para comer algo local ou beber uma cerveja, com uma bela vista da região.

Praga vista do restaurante em Visehrad

Praga sob um ângulo pouco conhecido, na vista do restaurante

• Quase em frente ao portão está a Rotunda de São Martinho, (Rotunda sv. Martina) a mais antiga de Praga ainda em pé. É da segunda metade do século 11.

• Siga pela direita, passando pela frente do Hospůdka Na hradbách, e passeie pelos caminhos que vão sobre as muralhas. A vista é ótima. Siga por ali em direção ao rio.

• Procure uma descida para o Portão de Tijolos (Cihelná brána), onde fica a entrada para a Casamata (Vyšehradské Kasematy) e o Gorlice. Recomendo entrar e fazer o passeio, que é guiado, dura mais ou menos 25 minutos e é pago. No Gorlice, estão 6 estátuas originais da Ponte Carlos. Depois, volte para o caminho por cima da muralha. Atenção: a temperatura dentro do Gorlice é de mais ou menos 10ºC no verão e 2ºC no inverno.

• Saindo do tour, volte para cima das muralhas e siga pela esquerda, em direção ao rio. Quando a muralha acabar, vá em direção à Basílica de São Pedro e São Paulo.

• Se a basílica estiver aberta, faça uma visita. Os horários variam e não é possível visitar durante missas.

Cemitério de Vyšehrad e Basílica de São Pedro e São Paulo Praga

O cemitério de Vyšehrad e a Basílica de São Pedro e São Paulo

• Depois de visitar a Basílica, não deixe de fazer um passeio pelo cemitério logo ao lado. Muitos personagens históricos tchecos estão ali, incluindo os compositores Smetana e Dvořák, o poeta e escritor Jan Neruda e o artista gráfico Alfons Mucha. Imperdível, até porque o cemitério tem tumbas lindas.

Uma das tantas esculturas lindíssimas do cemitério

Uma das tantas esculturas lindíssimas do cemitério

• Dê uma volta pelo parque no outro lado da basílica (Vyšehradské sady) e veja as lindas estátuas de figuras mitológicas tchecas. Aproveite para ir até as muralhas para ver a vista.

• Procure a porta que leva à escada (quase em frente à Basílica de São Pedro e São Paulo) e desça para o rio – tome cuidado se estiver chovendo ou nevando, porque o chão fica escorregadio. Chegando lá embaixo, pegue a ruazinha à esquerda e vá para a avenida Rašínovo nábřeží, a da beira do Rio Vltava.

O Castelo de Praga visto de Vyšehrad

A vista da descida de Vyšehrad: o Castelo de Praga sob outro ângulo

• Caminhe para a esquerda até a faixa de segurança e atravesse a avenida para ver melhor as casas cubistas do arquiteto tcheco Josef Chochol.

• Caminhe no sentido contrário até a com a Vnislavona. Ali existe outra casa com arquitetura cubista.

• Se quiser tomar um café e sentir o clima de viver aos pés de Vyšehrad, atravesse a avenida de novo e caminhe até a Kavárna Čekárna.

• Volte para a avenida Rašínovo nábřeží e atravesse para o outro lado mais uma vez. Desça para a beira do rio e caminhe para a direita. Se for sábado até o início da tarde, você vai passar por uma feira de agricultores – aproveite para comer algo. Se for verão, principalmente fim de tarde, você vai ver muita gente caminhando por ali, com música e bebida. Entre no clima.

Náplavka Praga

Náplavka, a orla onde acontecem feiras de produtores e muitas festas no verão

Antes de passar por baixo da ponte à sua frente, suba para a avenida e atravesse. Caminhe até a esquina onde os bondes fazem a curva faça um monte de fotos nas lindíssimas esculturas em homenagem a František Palacký, na Praça Palácký (Palackého náměstí).

Estátuas da Praça Palácký (Palackého náměstí) Praga

As estátuas da Praça Palácký (Palackého náměstí) são maravilhosas

• Pegue um bonde ou o metrô na estação Karlovo náměstí, que fica logo ali (linha B, cor amarela). Fim do passeio.

Sobre o Autor

Deixe um comentário