Aplicativo para o transporte público de Praga

Completo, fácil e muito eficiente, o DPP INFO é uma maravilha para os turistas
Notícias e curiosidades, Transporte público  /   /  Por Gabe Britto

O sistema de transporte público de Praga é excelente e vive recebendo elogios de quem passeia pela cidade. Ele é fácil de entender, pontual e cobre muito bem a capital tcheca.

Talvez justamente por toda essa qualidade, a empresa responsável por ele (a DPP, na sigla em tcheco) demorou para oferecer um aplicativo de smartphone decente para os seus usuários. Mas isso mudou no fim de agosto de 2016 e a demora foi compensada com um produto tão bom quanto o próprio sistema.

O nome do aplicativo: DPP INFO.

DPP INFO, o aplicativo oficial da empresa de transporte público de Praga

Página de abertura e página com o menu: um app completíssimo

Ele informa desde os preços e tipos de bilhetes até eventuais mudanças inesperadas no transporte, passando também por como ir de uma estação a outra, que horas pegar um transporte para chegar em outra estação no horário que você precisa (para ir ao aeroporto, por exemplo), o exato local onde está o bonde que você espera e muito, muito, muito mais.

E para facilitar a vida ainda mais, ele também permite que você compre o seu bilhete através dele mesmo, com apenas 3 toques na tela – desde que você tenha um chip de celular da República Tcheca e créditos para poder fazer o pagamento, já que o preço é descontado do seu saldo.

DPP INFO, o aplicativo da empresa de transporte público de Praga

Página para compra de bilhetes por SMS e campos para busca de itinerário: chega de decifrar máquinas de bilhetes no metrô

DPP INFO, o aplicativo da empresa de transporte público de Praga

Simulação de busca de itinerário entre duas estações: todas as opções são apresentadas, com indicação de qual bilhete é o melhor para comprar

É tão fácil que eu tenho certeza de que, em pouco tempo, aquela cena dos turistas tentando entender as máquinas de bilhetes nas estações de metrô vai ser passado, porque ninguém mais vai precisar delas.

Assista ao vídeo abaixo, onde eu explico o básico do aplicativo, e baixe no seu telefone antes de viajar. O DDP INFO está disponível para iOS e Android, é gratuito e pode ser usado em tcheco, inglês e em alemão.

Sobre o Autor

8 Comentários
 
  1. Vera Alice 10 de abril de 2017 at 4:28 am Responder

    Gabe, boa noite.
    Antes de mais nada, parabéns pelo seu excelente Blog. Você é extremamente didático e claro em suas explicações, cumprindo seu objetivo de esclarecer o viajante de maneira muito simpática. Suas orientações me foram simplesmente preciosas e utilíssimas. Muito grata mesmo, pelo seu trabalho hercúleo em juntar todas essas fantásticas informações, indo “direto ao ponto”.

    Achei o DPP info um aplicativo bastante útil, mas tenho uma dúvida, pois não sou muito versada em tecnologia (senior citizen…hehehe). Como pago pelos tickets ? Com cartão de crédito ou os valores são debitados do saldo do chip da Operadora ? Não sei se existe algum tipo de acordo entre as operadoras e o DPP que possibilite esse débito.

    Outra coisa, ao digitar, num teclado em Português, faltarão os acentos do idioma tcheco. Isso não gera confusão em termos de localidades/estações? Percebi que em alemão a ausência de um trema sobre a letra “u”, por exemplo, pode te levar para outra cidade alemã e não para aquela que você está buscando (na DB). Logicamente cada idioma tem suas peculiaridades.

    Agradeço seus esclarecimentos e sua gentileza.

    • Gabe Britto 10 de abril de 2017 at 11:56 am Responder

      Bom dia, Vera! Muitíssimo obrigado pelo elogio! Isso é muito, muito, muito importante para seguir o trabalho! =)

      O DPP vai descontar o valor direto do seu crédito no telefone. Por exemplo: se você tiver um crédito de 200 CZK e comprar um tíquete de 24 CZK, seu crédito vai ficar em 176 CKZ.

      Pode digitar sem acentos. Os aplicativo é feito para entender direitinho e não há risco de erros por isso. Aliás, normalmente ele já vai dar sugestões logo que você começar a digitar, então raramente você vai precisar escrever tudo. 😉

      Abraço!

  2. Vera 11 de abril de 2017 at 10:03 am Responder

    Gabe, o elogio é sincero ! Seu blog é um dos melhores que já encontrei em termos de informações detalhadas e ao mesmo tempo muito objetivas. Você realmente faz um trabalho excelente!!! Se eu fizer alguma bobagem em Praga vai ser por culpa do idioma tcheco, mas não sua. rsrsrs.

    Vou baixar o aplicativo e em seguida seguir suas instruções sobre “como comprar um simcard em Praga”. Achei ótimo ser debitado diretamente no crédito do telefone. Rápido e fácil. Adorei ! Muito grata por sua gentileza, mais uma vez.

    Feliz Páscoa para você e todos os seus. Abraços

    • Gabe Britto 11 de abril de 2017 at 11:46 am Responder

      Que bom, Vera! Obrigado de novo! =)

      Sobre o tíquete, se a sua intenção for comprar cada viagem individualmente, lembre-se de fazer a compra um pouco antes de entrar no metrô ou do bonde chegar, porque o bilhete é enviado por mensagem de texto e leva aproximadamente 1 minuto para chegar. Você não pode entrar no transporte público sem ele, ok? 😉

      Lembrando que você também pode comprar um passe de 1 ou 3 dias pelo mesmo aplicativo ou ainda com cartão de crédito em várias estações de metrô, na estação de trem (caso você chegue por via férrea) e no aeroporto (caso chegue voando).

      Feliz Páscoa para você e sua família também! Abraço!

  3. Vera 12 de abril de 2017 at 1:18 am Responder

    Valeu, Gabe ! Você é um gentleman ! Preocupado com que tudo funcione a contento com os seus leitores. Entendi perfeitamente. Obrigado !!!

    • Gabe Britto 12 de abril de 2017 at 12:00 pm Responder

      Qualquer dúvida, pergunte! =)

  4. Renan Felix 18 de abril de 2017 at 4:47 am Responder

    cara, seu blog é o melhor sem sombra de dúvidas, vou absorver todo o conteúdo e pretendo fazer tudo a pé mesmo, mas de qualquer forma irei baixar o app.

    eu tenho a dupla nacionalidade portuguesa e tenho inglês, vale a pena morar na Republica Tcheca? parece ser uma opção com uma excelente qualidade de vida não?

    • Gabe Britto 18 de abril de 2017 at 1:14 pm Responder

      Oi, Renan! Obrigado pelo elogio!

      Olha, se vale a pena morar na República Tcheca ou não, isso é uma coisa extremamente pessoal e acho que você vai ter que tentar para descobrir. 😉

      Abraço!

Deixe um comentário