Food tour em Praga: conheça o delicioso Taste of Prague

Testado e aprovado, o melhor food tour em Praga leva você por um passeio delicioso pela história da gastronomia tcheca
O que fazer, Onde comer  /   /  Por Gabe Britto

No meu post sobre os pratos tradicionais da República Tcheca, eu digo que a comida local está longe de ser um primor de refinamento e isso é verdade verdadeira.

O que eu guardei para dizer apenas neste post é que as coisas estão mudando muito neste assunto e que a República Tcheca está, neste exato momento, vivendo uma revolução na sua cozinha – provavelmente a primeira em mais de uma centena de anos.

Esta revolução está acontecendo graças à primeira geração de chefs nascidos no pós-comunismo.

Depois de gerações de cozinheiros que viveram sem poder inovar (porque, acredite, os cardápios dos restaurantes eram padronizados nas décadas comunistas) e depois de uma geração que não desenvolveu a criatividade e apenas imitou o que viu ao sair pelo ocidente recém aberto (copiando principalmente as pizzarias), a geração pós-Cortina de Ferro finalmente chegou ao comando dos restaurantes e está adicionando ideias novas às receitas tradicionais dos seus bisavós.

Chlebíček, o sanduíche aberto tcheco do Sisters, em Praga

Chlebíček, o sanduíche aberto tcheco: um dos exemplos de prato tradicional que vem ganhando versões novas (foto: Everbay/Taste of Prague)

Isso foi uma das muitas coisas que aprendi fazendo aquele que eu considero o melhor food tour em Praga e que foi o primeiro a surgir na cidade, o Taste of Prague.

Para quem gosta de ir além do básico numa visita a um país e para quem gosta de entender melhor e provar mais da culinária local, o Taste of Prague, comandado pelo queridíssimo casal Zuzi e Jan Valenta, é fundamental, obrigatório, imperdível mesmo.

A mecânica é bem simples: num passeio de 4 horas por áreas fora do burburinho turístico de Praga, Jan conta um pouco da história da cozinha tcheca e, depois, guia você por lugares modernos e criativos que servem versões novas de pratos tradicionais – incluindo uma parada estratégica em um wine bar para provar vinhos da Morávia.

Grupo do Taste of Prague, food tour em Praga

Meu grupo indo de um restaurante a outro: segundo o Jan, normalmente são caminhados 1,6 km no tour

Comidinhas servidas no Naše Maso, no food tour Taste of Prague, em Praga

Comidinhas servidas no Naše Maso (foto: Everbay/Taste of Prague)

Letreiro do Sisters, em Praga

Letreiro do Sisters, onde comemos os sanduíches abertos

Naše Maso pelo lado de fora, em Praga

Naše Maso pelo lado de fora: repare nas luminárias que imitam mortadelas penduradas (foto: Everbay/Taste of Prague)

Cerveja e petiscos no Lokál, no food tour Taste of Prague, em Praga

Cerveja e petiscos no Lokál: sim, tem cerveja, mas é pouca, para ninguém ficar estufado (foto: Everbay/Taste of Prague)

O presunto de Praga, servido com sour cream, no Lokál, no food tour Taste of Prague

O presunto de Praga, servido com nata batida (sour cream), também no Lokál: não exagere naquele pão, porque tem muito mais depois disso (foto: Everbay/Taste of Prague)

Ovo escocês no Maso a kobliha

O ovo escocês do Maso a kobliha

Letreiro do Bokovka, em Praga

Letreiro do Bokovka, um lugar escondido, perfeito para experimentar vinhos

No tour que eu fiz com apenas mais 8 gringos, experimentamos tantas delícias que eu tive que pedir para o Jan me mandar a lista depois, porque não consegui anotar. 

Chlebíček (sanduíches abertos) de purê de beterraba com queijo de cabra e de arenque curado com maionese de wasabi, no bistrô Sisters;

Bolo de carne servido no pão, salsicha vienense, queijo de porco e torresmo, no açougue e hamburgueria Naše Maso;

Schnitzel de porco com salada de batatas (um clássico), presunto de Praga com raiz-forte (Pražská šunka) e goulash com knedlík, na cervejaria Lokál;

Ovo escocês e donut de baunilha, no genial Maso a kobliha (cujo nome significa literalmente “carne e donut”);

Batata queimada servida com cinzas e espuma de batata (sim, isso mesmo, e era bom); trigo vermelho fermentado com ovo perfeito e cogumelos; e žemlovka, um doce que mistura pudim de pão com maçã, baunilha e rum, no restaurante e padaria Eska.

• Para beber, cerveja Pilsner Urquell direto do barril, no Lokál, e vinhos da Morávia, no wine bar Bokovka.

Tudo teve sua ligação com os tchecos devidamente explicada de forma divertida e didática pelo Jan, que era tradutor de inglês antes de criar o Taste of Prague e fala a língua tão perfeitamente bem que às vezes você até se perde um pouco se não estiver afiado nela.

Jan e Zuzi, do food tour em Praga Taste of Prague

Jan (esq.) e Zuzi (dir.): ela administra o negócio, ele guia os participantes (foto: Everbay/Taste of Prague)

Não vou fazer uma análise técnica de sabores, aromas e texturas porque não tenho talento para isso e também porque o tour que eu fiz é voltado para pessoas comuns, não para connoisseurs – para estes, existe outro passeio mais indicado (veja abaixo) ainda que o tour feito por mim também tenha tudo para agradar aos paladares mais exigentes.

Mesmo sem entrar em detalhes, garanto: você sai do Taste of Prague com uma excelente visão geral da gastronomia tcheca, com uma experiência ótima por restaurantes que vêm participando da tal revolução culinária atual e com uma vontade louca de ir bem mais longe no seu aprendizado.

E, é claro, sai com a barriga bem cheia também (eu não jantei naquele dia).

Food Tour em Praga: Taste of Prague

O Taste of Prague oferece dois tipos de tour em Praga:

Prague Food Tour – Foi o passeio que eu fiz, voltado para pessoas comuns com curiosidade de conhecer, entender e experimentar a culinária tcheca como um todo e historicamente. Preço: 96 EUR

Prague Foodie Tour – O nome indica: é para foodies, pessoas que amam gastronomia e gostam de experimentar de tudo. É focado em mostrar um panorama geral da cena gastronômica tcheca hoje. Preço: 96 EUR

Para os amantes do vinho tem o Moravian Wine Tour, um passeio privado por vinícolas da Morávia. Pode ser incluído no caminho para Viena. Preço: a partir de 390 EUR

Para informações sempre atualizadas e completas acesse o Taste of Prague.

 
O Insider Praga participou do Food Tour Taste of Prague como um cliente comum, pagando o mesmo valor que todos os outros. A única cortesia foi a autorização para utilizar fotos da própria empresa. Veja aqui a política de uso de imagens do blog.
Sobre o Autor

Deixe um comentário