Transfer de estação de trem e ônibus em Praga

Transfer: chegada e saída sem carregar malas e sem conexões

Antes de mais nada, saiba que todas estações de trem e de ônibus em Praga são ligadas ao metrô e é muitíssimo fácil ir para o seu hotel a partir de qualquer uma delas.

Mas se você não quiser carregar malas nem pensar em conexões nos momentos de chegada e de saída da cidade, o ideal mesmo é usar um serviço de transfer. E para isso, querida leitora, querido leitor, minha recomendação é a Prague Airport Transfers – que tem esse “airport” no nome, mas faz transfer de qualquer lugar para qualquer lugar.

Transfer em Praga: ônibus, trem e avião
De ônibus, trem ou avião: não importa como você vai chegar em Praga, a PAT faz o transfer

Ela é a melhor empresa de transfers da República Tcheca, e eu digo isso por experiência própria e também pelas experiências de amigos e pelas notas que ela tem no Trip Advisor, onde é a campeã em avaliações.

A Prague Airport Transfers (que eu abrevio aqui como PAT) existe desde 2006 e só usa carros e vans com até 5 anos de idade, sempre com motoristas fluentes em inglês – e às vezes também em outras línguas.

Transfer no aeroporto de Praga: interior do sedã da Prague Airport Transfers
Interior do sedã da Prague Airport Transfers: wi-fi, água, um guia de Praga, um mapa e um voucher para um tour, tudo de cortesia

Para melhorar, ela tem um site lindamente escrito em português (facílimo de fazer a sua reserva) e você não precisa pagar nada agora: tudo pode ser acertado direto com o motorista, em cartão, euros, dólares, coroas tchecas ou libras.

Aqui embaixo tem perguntas e respostas sobre a Prague Airport Transfers. Mas se você quiser ir direto para o site dela e fazer logo a sua reserva, basta clicar aqui.

Transfer de estação de trem e ônibus em Praga: a PAT

Como? A Prague Airport Transfers tem site em português?

Sim! Clique aqui para ver com seus próprios olhos!

Site Prague Airport Transfers
Site facinho, facinho

Onde as reservas podem ser feitas?

No site mesmo. É bem fácil e didático. Mas não esqueça: a página usa o lindo português de Portugal, então trem é comboio e ônibus é autocarro.

Quanto custa?

Depende das suas necessidades (tamanho e tipo de carro, itinerário etc.), mas os preços da PAT costumam ser excelentes, considerando a facilidade.

Clique aqui para ver quando vai custar para você.

Se eu chegar em Praga sem reserva, posso contratar na hora?

Sim, pode, mas é melhor ter reserva, para evitar frustrações. Se você não tiver, precisa fazer um cadastro no site e ligar ou enviar um e-mail. Depois é só esperar pelo seu carro.

Já posso reservar a volta para estação de trem/ônibus ou para o aeroporto?

Sim, tudo pode ser feito ao mesmo tempo ou, se você achar mais cômodo, separadamente. Todas as reservas são feitas pelo site da empresa.

Como posso pagar o transfer?

Em dinheiro (euro, dólares, libras ou coroas tchecas), com PayPal, com cartão de crédito… São várias opções e você também pode pagar com o cartão de crédito direto com o motorista, não precisa pagar nada adiantado.

Sério que não preciso pagar adiantado?

Sério! Você pode pagar direto ao motorista. E se você tiver mudado de ideia em relação à forma de pagamento, não tem problema: o motorista está preparado para receber o que for melhor para você, entre as opções oferecidas.

Reservei ida e volta, preciso pagar as duas juntas?

Não. Cada viagem pode ser paga separadamente.

E se eu tiver muita bagagem, vou pagar mais?

Não. O preço é igual. Você só precisa avisar antes sobre qualquer volume grande, para que a Prague Airport Transfers envie um carro maior, capaz de levar a sua bagagem sem apertos.

Se meu trem chegar na madrugada, o serviço é 24 horas?

Sim. Qualquer hora, qualquer dia. É reservar e descansar.

Como vou saber quem é meu motorista?

Na chegada na cidade, ele vai estar segurando uma placa laranja com o seu nome, em um local combinado previamente (via e-mail).

No transfer de retorno à estação de trem ou de ônibus, ele vai chegar no seu hotel no horário solicitado, chamar por você na recepção e aguardar no lobby.

Placa Prague Airport Transfers, em Praga
Não tem como não enxergar essa placa de longe

Se o meu trem ou ônibus atrasar, o que acontece?

Não precisa se preocupar: o motorista acompanha os horários de chegada e sabe quando há algum atraso. (Na última vez em que usei, meu voo atrasou uma hora, mas o motorista estava me aguardando do mesmo jeito.)

O que acontece se eu perder o trem ou o ônibus para Praga?

Três opções: envie um e-mail, ligue para a empresa antes de pegar outro trem/ônibus ou ligue quando chegar em Praga. O motorista da PAT vai buscar você normalmente.

Tem alguma cortesia no serviço?

Sim. Os carros da PAT têm água e wi-fi de graça.

11 comentários em “Transfer de estação de trem e ônibus em Praga”

  1. Gabe, você é fantástico ! Meu anjo da guarda da Internet. Obrigadão mais uma vez. Mala pronta e…insone. Sabe criança esperando Papai Noel em véspera de Natal ? Pois é…hahaha. Só espero que a minha coluna colabore para carregar a mala nos trens da vida. Estou muito ansiosa para conhecer Praga. Pena que não consegui tickets para dois concertos grandiosos — Ode to Joy e The Four Seasons. Completamente sold out. Tornaria minha viagem ainda mais perfeito. Fica para a próxima. hehehe. Grande abraço e super agradecida.

  2. Oi, Gabe, boa noite. Como vai ? Eu de novo por aqui!
    Acabei de fazer a reserva com o PAT através do seu blog para o transfer. Partindo amanhã para Europa, chegando a Praga na segunda semana de Junho. Fazendo as malas surgiu uma dúvida. Perdão postar aqui a pergunta, mas não sei onde colocar. Sobre energia elétrica em Praga – é 220 W ou 110 W ? Qual é o tipo de pino usado nas tomadas ? Dois pinos redondos iguais ao resto da Europa ou é diferente ? Para os carregadores de celular/ tablet, etc. Grata mais uma vez pela sua ajuda.

  3. Me deixou tranquila, Gabe. Muito obrigada mais uma vez por sua gentileza e pelas informações prestadas. E sem dúvida alguma, vou amar Praga de paixão. E você serviu para confirmar esta certeza! Um grande abraço.

  4. Gabe muito grata por sua resposta. Valeu a orientação. Acho que o parâmetro dos 10% é uma boa para taxi, garçons, guias, onde os valores são pagos diretamente. Quanto a carregadores de malas, camareiras, acho um pouquinho mais complicado, pois depende muito do tipo de hotel que você está usando. Usar bom senso, mas agradecer, sempre através de uma gorjeta esses trabalhadores que tanto nos ajudam. Nos Estados Unidos costuma ser uma média de 1 a 2 dólares por mala e o mesmo valor diariamente para a camareira. Dependendo do lugar, alguns dólares a mais. Farei o mesmo com euros. Será que está adequado assim ? Juro que adorei seu blog e não vejo a hora de chegar à Praga — uma viagem que está sendo protelada há muito tempo. Um grande abraço.

    1. Vera, esse valor que você mencionou está mais do que bom, até porque você tem uma referência para ele (os EUA).
      Que bom que você gostou do blog! Tomara que goste de Praga também! =)

  5. Perdão por colocar a pergunta sobre “tipping” todinha aqui neste tópico do transfer. Achei melhor do que colocar o mesmo tipo de pergunta em “ONDE COMER” e “ONDE FICAR”, pois a dúvida é a mesma.

  6. Gabe, boa noite !

    Fantástico ter tomado conhecimento do PAT aqui no seu blog. Sem dúvida alguma estarei contratando o serviço deles. Chego em Praga (em Junho) vindo de Viena, de trem. Entrei no site deles e a tarifa é fixa (flat rate) da estação de trem para qualquer hotel da cidade, variando o preço apenas dependendo da quantidade de passageiros e tamanho do veículo. Um Sedan, para até 4 pax custa por volta de 15 a 16 euros. Tarifa excelente pela tranquilidade que oferece.

    Gostaria, por favor que você me orientasse a respeito de gorjetas em Praga. Eu acho um dever do turista agradecer a quem o ajuda oferecendo uma gorjeta, mas em alguns países isso não é culturalmente bem aceito (ex. Japão). Então é bastante complicado saber como se comportar sem ofender a cultura local, por falta ou excesso.

    É habitual gratificar um motorista de transfer/taxi ? Quanto, aproximadamente ? Num restaurante, os tradicionais 10 a 20 % ou apenas arredondar os valores como na Alemanha ? Um carregador de malas, concierge, num hotel ? Um guia turístico? E acima de tudo uma classe bastante esquecida pelos turistas: camareiras. Você pega um taxi uma vez, dá gorjeta. Vai a um restaurante uma vez, dá gorjeta. De repente se hospeda num hotel uma semana e simplesmente ignora aquela pessoa que cuida e limpa seu quarto todos os dias. Eu tenho por hábito deixar uma gorjeta diariamente para a camareira, junto com um bilhetinho, agradecendo os cuidados com o meu quarto. (Isso opera milagres!). Só que sempre fico “perdida” em termos de valores, principalmente em culturas às quais nunca estive exposta. E por incrível que pareça, procurei em dezenas de blogs a respeito e nada encontrei. Terei que postar perguntas a respeito deste assunto, nos Blogs dos vários países que estarei visitando no próximo verão.

    Olha aí uma sugestão para seu tópico “INFOS GERAIS” — tipping na República Tcheca/Praga. Como se você já não tivesse trabalho o suficiente…rsrssrs.

    Mais uma vez, muito grata pela ajuda.

    1. Mais uma vez, obrigado pelo comentário, Vera! E pela sugestão também! =)

      Gorjetas são bem aceitas na República Tcheca. Aliás, uma pesquisa recente mostrou que garçons e garçonetes são os profissionais mais mal pagos do país, então eles vão gostar muito se você deixar algo.

      Você só precisa arredondar para cima até chegar perto de 10%. O pessoal já vai achar ótimo se você fizer isso, mas se quiser deixar mais, fique à vontade!

      Se você for pagar com dinheiro dando o valor exato, apenas diga “That’s OK” ou “Dobry”. A pessoa vai entender.

      Se você só tiver notas maiores, entregue uma para o atendente e diga o valor que você quer pagar. Exemplo: se a conta for 100 CZK e você só tiver uma nota de 200 CZK, diga “One hundred and ten”. O atendente vai entender também. O mesmo serve para o cartão de crédito.

      Caso a pessoa não fale inglês e não entenda, pode deixar a gorjeta em cima da mesa.

      Em outras profissões, todo mundo vai aceitar gorjeta numa boa, principalmente a sua camareira (é uma ótima ideia!). Use os 10% como referência.

      Caso a profissão não envolva pagamento direto seu (como a camareira, por exemplo), deixe o valor que você preferir. A pessoa vai apreciar de qualquer forma. 😉

      Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verified by MonsterInsights