Os jornais britânicos The Guardian e The Independent publicaram uma seleção de estabelecimentos que estariam entre “os melhores hostels de luxo da Europa“, e o Sir Toby’s, em Praga, está no grupo.

A lista já seria respeitável simplesmente pelo fato de ter sido feita por uma jornalista especialista em viagens budget (jeito legalzinho de chamar “viagens sem dinheiro”), mas eu tenho um motivo melhor ainda para concordar com a inclusão do Sir Toby’s nela: eu já visitei o hostel pessoalmente e gostei muito do que vi.

Recepção do Sir Toby's Hostel, em Praga

Recepção: é a cara do hostel (foto: SirToby’s)

Ainda que esteja longe do que muitas pessoas podem considerar como algo “de luxo”, o Sir Toby’s é indiscutivelmente um hostel excelente, com muita personalidade e até com classe, considerando os valores cobrados.

Ele fica em um prédio antigão, lindo, com pisos de madeira grossa que parecem ser originais da construção e que dão um clima aconchegante ao conjunto. Sabe aquelas pousadas em casarões familiares, tipo no interior de Minas Gerais? Guardando as proporções, ele lembra isso.

Bar do Sir Toby's Hostel, em Praga

Outro canto do bar (foto: SirToby’s)

Recepção do Sir Toby's Hostel, em Praga

Outro lado da recepção (foto: SirToby’s)

Cada quarto (seja coletivo ou individual, com ou sem banheiro privativo) tem tamanho e disposição diferente do outro, além de decoração própria com móveis também antigos e algumas invenções dos donos. Ou, nas palavras do gerente que me apresentou as instalações: móveis de verdade, não IKEA”.

Quarto privativo SirToby's Hostel Praga

Quartos privativos com ou sem banheiro (foto: SirToby’s)

Quarto coletivo do Sir Toby's Hostel, em Praga

Quartos coletivos com algo raro: iluminação natural (foto: SirToby’s)

Para melhorar, os verões no Sir Toby’s acontecem em um belíssimo jardim, com churrasqueira, bastante verde e sombra (porque a época pode ser bem quente em Praga).

Pátio hostel SirToby's Praga

Área aberta nos fundos: só não espere essa animação no inverno (foto: Sir Toby’s)

O único ponto que algumas pessoas talvez possam considerar negativo é a localização.

Ela não é ruim, de jeito nenhum. O bairro Holešovice é maravilhoso e cheio de opções de cafés, restaurantes, bares, supermercados e atrações culturais (uma das melhores galerias de Praga fica ali). Além disso, o hostel fica a 200 metros de uma estação de bondes que levam você para o centro turístico em 10 minutos. A questão é que justamente a área onde o Sir Toby’s fica no bairro não é tão bonita quanto se espera de Praga, ainda que esteja longe de ser feia.

Galeria DOX, em Holešovice

Galeria DOX, em Holešovice (perto do Sir Toby’s)

Se isso não for problema para você (para mim não seria, sinceramente), o Sir Toby’s é uma baita opção em viagens econômicas. Um lugar para onde eu mandaria meus amigos, sem a menor dúvida.

Ou seja: ao menos nele, a lista dos jornais ingleses acertou. – Reserve o Sir Toby’s aqui.

 
O Insider Praga não recebeu nada pela publicação deste post. Clique aqui para conhecer a política de parcerias do blog.
Sobre o Autor

Deixe um comentário