1º de Maio, o Dia dos Namorados em Praga

Uma linda história de amor fez o dia mais romântico do ano tcheco ser diferente do resto do mundo
Notícias e curiosidades  /   /  Por Gabe Britto

Se você quiser passar o Dia dos Namorados em Praga, vai ter que escolher entre duas datas do ano para marcar a sua viagem.

A mais famosa entre turistas e expatriados é o 14 de fevereiro, quando grande parte do mundo comemora o Dia de São Valentim e fica complicado encontrar lugar nos restaurantes de Praga.

Mas a data mais querida pelos tchecos é outra, bem mais tradicional entre eles: o 1º de Maio.

Dia dos Namorados em Praga: Mácha, o poeta do amor para os tchecos

Mácha, o poeta do amor para os tchecos (arte: Jana Vilímka – domínio público)

Tudo começou em 1810, quando nasceu um dos poetas mais amados do país, o praguense Karel Hynek Mácha.

Apaixonado por literatura, Mácha passava os dias escrevendo sobre seus sentimentos, entre passeios pelo bairro Malá Strana, caminhadas pelo campos tchecos e, principalmente, entre os vários relacionamentos amorosos que manteve antes de conhecer a jovem Eleonora Schom, que ele chamava de Lori.

Em 1836, já vivendo um relacionamento com Lori e totalmente inspirado pelo que sentia por ela, Mácha publicou sua obra-prima, o poema Máj (“Maio”, em tcheco antigo), sobre o amor trágico do casal Vilém e Jarmila. Segundo ele mesmo, Máj era uma celebração à beleza da primavera e todos os sentimentos conectados a ela.

Porém, infelizmente, Mácha não viveu para ver sua obra sendo celebrada pelos seus conterrâneos. Ele morreu de cólera uma semana antes de completar 26 anos e seu corpo foi queimado e enterrado um dia depois, justamente na data marcada para o seu casamento com Lori.

Pelo poema – considerado uma das obras mais magníficas escritas na língua tcheca –, pela linda história com Lori e pelo fim trágico, Mácha virou um ícone do amor no país.

Dia dos Namorados em Praga: túmulo de Mácha, no cemitério de Vyšehrad

Túmulo de Mácha, no cemitério de Vyšehrad, em Praga

Hoje ele está enterrado no importantíssimo cemitério de Vyšehrad e o ínício do mês de maio é o dia em que casais tchecos comemoram seus relacionamentos, com visita e flores na estátua de Mácha no Parque Petřín e com muitos beijos embaixo de cerejeiras floridas.

 

Sobre o Autor

Deixe um comentário