Como comprar chip de celular em Praga?

É muito fácil ficar conectado na internet durante seus dias na República Tcheca
Infos gerais  /   /  Por Gabe Britto

Antes de dizer como comprar um chip de celular em Praga, um aviso: muitos lugares da cidade têm wi-fi aberto, onde você só precisa entrar e se conectar, inclusive o aeroporto e algumas paradas de transporte público. Então talvez não seja fundamental comprar um número de telefone se você não tiver necessidade de estar online o tempo inteiro na sua viagem.

Feito o aviso, vamos ao post.

Como comprar chip de celular em Praga?

Operadoras telefonia celular República Tcheca

A República Tcheca tem 3 operadoras de telefonia grandes – T-MobileO2 e Vodafone – e uma montanha de outras pequenas, todas com serviço bom e abrangente no país inteiro.

Meu conselho: com exceção da OpenCall, fuja das pequenas.

O serviço das menores é bom, sim, e às vezes elas são bem mais vantajosas nos valores de ligações e de conexão com internet. O problema é que elas são operadoras virtuais e, se você tiver qualquer problema, só vai ter assistência se ligar para um número de ajuda. E sabe qual língua eles vão falar nessa assistência? Sim, o tcheco.

home Mobil.cz, operadora de celular da República Tcheca, Praga

Pode procurar, você não vai encontrar o botão “English” no site da Mobil.cz

A exceção, como dito acima, é a pequena OpenCall, parceira da O2, que oferece site e assistência em inglês. Mas o mais seguro mesmo é ficar entre uma das operadoras grandes, com lojas em vários pontos das área mais turística da cidade.

Entre essas, a Vodafone tem uma vantagem para os clientes que precisam ou preferem comprar seu chip logo que saem do avião: um quiosque no saguão do Terminal 2 do aeroporto, em frente ao portão B, na saída da área exclusiva para passageiros. Ele funciona diariamente, das 7h às 21h.

Loja da Vodafone no aeroporto de Praga

Loja da Vodafone no aeroporto: você pode se conectar logo na chegada

Se não quiser comprar no aeroporto, você só precisa ir em qualquer loja destas operadoras, pedir por alguém que fale inglês (sempre tem) e dizer que quer um SIM CARD do tipo PREPAID (“pré-pago”). Não é preciso apresentar nenhum documento.

Eu coloquei os preços das maiores operadoras neste post (veja abaixo), mas eles podem mudar a qualquer momento por causa da concorrência. Então o ideal mesmo é você pesquisar pela internet ou ao vivo, se quiser economizar.

A forma mais prática de fazer isso pessoalmente é ir até a rua Národní třída – que fica entre o Teatro Nacional (Národní divadlo) e a Praça Venceslau (Václavské náměstí). As 3 operadoras têm lojas ali, a poucos metros umas das outras.

 

Veja abaixo como os valores estavam na última verificação deste blog. Mas repito: é só para você ter uma ideia. A concorrência faz com que eles mudem bastante.

T-Mobile

A partir de 349 CZK, com 1,5 GB de internet por 30 dias.

O2

A partir de 200 CZK (comprando o chip de nome Na Siti) com 500 MB de internet por 30 dias. E se você quiser mais 500 MB, só precisa pagar mais 99 CZK.

Vodafone

A partir de 500 CZK, com 1,5 GB de internet por 30 dias.

Para os realmente necessitados de internet, a Vodafone tem uma belezinha: o aluguel de algo que eles chamam de Data SIM for Visitors, um aparelho que permite ao usuário conectar até 8 aparelhos à rede 4G, com uso ilimitado. Você pode ver o preço atualizado aqui. Ele exige um depósito de segurança e só pode ser alugado em lojas específicas.

Operadoras pequenas

Se você quiser mesmo arriscar com operadoras pequenas, siga estas instruções:

– Entre numa estação de metrô e procure alguma loja de conveniência cujo atendente aparente ter menos de 30 anos de idade. (É sério. Isso aumenta significativamente a chance dele falar inglês.)

como comprar blihete metro bonde praga

Os adesivos nos vidros indicam: aqui tem cartões da SAZKAmobil, da Mobil.cz e da O2 (e certamente tem das outras também

– Peça o seu SIM CARD. Ele vai perguntar de qual operadora e você pode escolher na hora. Não é preciso apresentar documentos.

– Conecte seu aparelho e boa sorte.

As marcas pequenas que eu já testei foram SAZKA Mobil e Mobil.cz. Em ambas, o telefone funcionou perfeitamente, mas a internet me obrigou a pedir ajuda externa – e não foi fácil. Se o mesmo acontecer com você, peça socorro no seu hotel.

Dica importante: esteja certo de que o chip de celular que vem dentro da embalagem seja exatamente aquele que você precisa. Já me aconteceu de comprar sem olhar e receber um chip normal, quando o meu telefone usava só o chip tipo nano.

 

Roaming fora da República Tcheca

Todos os celulares da União Europeia são isentos de pagamento de roaming entre países do bloco.

O que é roaming? É a taxa que você paga quando usa o celular fora do país de origem do número, seja para ligar para o próprio país de origem, seja para ligar para o país onde você estiver. Ligações para terceiros países são consideradas internacionais.

Isso significa que você pode comprar o seu chip de celular em Praga e continuar com ele se a sua viagem seguir para outro país da União Europeia, inclusive podendo usar a internet.

Mas, atenção: existem limites deste uso de internet para celulares pré-pagos, então informe-se sobre eles com o vendedor na loja em que você comprar o seu chip.

Para tirar dúvidas gerais, clique aqui para baixar automaticamente o folder de perguntas e respostas (em português!) d0 Conselho da União Europeia.

Sobre o Autor

15 Comentários
 
  1. Vinicio 19 de outubro de 2018 at 8:27 pm Responder

    Olá! Vou de Berlim para Praga, de trem, e ficarei por 03 dias. Você sabe se na estação central há toda a burocracia de imigração, mostrar passagens, passaporte, seguro, comprovante de euros, etc?

    Por enquanto o único país onde passei por isso, na estação de trem, foi na Suíça, pois também não faz parte da União Europeia.

    Obrigado!

    • Gabe Britto 20 de outubro de 2018 at 7:57 am Responder

      Oi, Vinicio. A República Tcheca faz parte da União Europeia. Abraço.

  2. gleidson 22 de agosto de 2018 at 4:00 am Responder

    Olá pessoal preciso de uma grande orientação de vcs
    Quero ir a praga agora em Outubro fazer uma surpresa a minha namorada só que n intendo muito o inglês piorou o checo será que é possível? Não sei como é a imigração de europa oq exigem

    • Gabe Britto 22 de agosto de 2018 at 8:40 am Responder

      Oi, Gleidson.

      Recomendo que você compre a sua passagem pela TAP ou por alguma companhia espanhola, para diminuir o problema com línguas. Se você comprar com empresas desses dois países, você não vai precisar falar inglês na imigração.

      As exigências para entrar como turista na República Tcheca (e em outros países do Espaço Schengen) são:

      – Comprovação de que tem no mínimo 65 euros para gastar por dia/por pessoa;
      – Comprovante de estadia (pode ser a reserva do seu hotel ou uma carta-convite, caso você fique hospedado na casa de alguém);
      – Passagens de ida e volta;
      – Seguro-viagem com cobertura mínima de 30 mil euros (recomendo que você comprar o seu aqui: https://goo.gl/54tnm5
      – Passaporte com validade mínima de 3 meses após a sua data de saída da Europa (volta para casa).

      Para informação, os países do Espaço Schengen são estes:

      • Alemanha • Áustria • Bélgica • Dinamarca • Eslováquia • Eslovênia • Espanha • Estônia • Finlândia • França • Grécia • Holanda • Hungria • Islândia • Itália • Letônia • Liechtenstein • Lituânia • Luxemburgo • Malta • Noruega • Polônia • Portugal • República Tcheca • Suécia • Suíça

      É isso. Abraço!

      • WILLIAM DE LARA 7 de novembro de 2018 at 12:45 pm

        Bom dia, Gabe!

        Tu comentou sobre ter comprovação de no mínimo 65 Euros por dia para gastos. Como posso fazer essa comprovação, acessando o extrato online da conta? Cartão de crédito? Dinheiro em cash?
        Agora fiquei encucado rsss

      • Gabe Britto 7 de novembro de 2018 at 9:42 pm

        Oi, William.

        Cash e cartão de crédito internacional costumam ser os meios mais recomendados, mas procure essa resposta nos canais oficiais da União Europeia, porque isso pode mudar e eu posso não estar por dentro da informação mais atualizada.

        Abraço!

  3. Thais 23 de junho de 2018 at 4:47 pm Responder

    Olá, sabe me dizer se o chip da Three funciona em Praga?

    Obrigada!

    • Gabe Britto 23 de junho de 2018 at 5:55 pm Responder

      Oi, Thais.

      O site da Three diz que funciona. Para saber quais as condições, verifique lá.

      Abraço.

  4. Daniela 28 de maio de 2018 at 8:00 pm Responder

    Olá,

    Se a voltagem em Praga é 230v, precisa de conversor para aparelhos que são 220v ?

    • Gabe Britto 28 de maio de 2018 at 8:22 pm Responder

      Oi, Daniela.

      Infelizmente não entendo nada de eletricidade, então só posso falar da minha experiência pessoal: sempre usei equipamentos 220V normalmente na Rep. Tcheca e nunca tive problemas.

      Recomendo que você fale com algum técnico para ter certeza. 😉

      Abraço.

  5. João Paulo 15 de fevereiro de 2018 at 10:31 am Responder

    Gosto muito do seu site, muitas dicas importantes.

    Eu gostaria de saber sobre o padrão de tomada nos hotéis, será que o padrão brasileiro (dois pinos redondos) precisam de adaptador?

    Sei que a tomada brasileira de três pinos não serve praticamente em lugar nenhum, mas será que a de dois irá encaixar na tomada? De quanto é a corrente?

    A maioria dos carregadores de celulares são de dois pinos.

    • Gabe Britto 15 de fevereiro de 2018 at 8:55 pm Responder

      Oi, João Paulo.

      As tomadas na República Tcheca são de dois pinos redondos. Tecnicamente falando, elas são do tipo E, mas também funcionam com os plugues C e até F.

      Pinos chatos precisam de adaptador, assim como qualquer aparelho brasileiro com o terceiro pino (central).

      A corrente é 230 V com frequência padrão de 50 Hz.

      Abraço!

  6. Raul Chiaradia 4 de novembro de 2016 at 3:13 am Responder

    Ola Gabe!!! vou fazer um mochilão pelo leste europeu em dezembro, começando por Praga. A respeito do uso de do chip para celular, sabe se existe algum plano com Roaming Internacional? Por que vou pra muitos outros países pelo Leste e gostaria de fazer essa contratação, assim como tem o Smart Passport da Vodafone na Itália. Se puder me ajudar com isso, muito obrigado!!

    • Gabe Britto 4 de novembro de 2016 at 3:09 pm Responder

      Oi, Raul! Legal esse mochilão, hein? =)
      Nunca perguntei nas lojas de operadoras da República Tcheca sobre o uso fora do país, já que o foco é o turismo dentro mesmo. Eles funcionam com roaming, lógico, mas o valor cobrado é maior, só não sei quanto. Acho melhor você perguntar nas lojas mesmo (lembre-se que tem uma logo no aeroporto, da Vodafone).
      Uma das operadoras pequenas que eu sei que funciona nos países vizinhos (e acho que sem cobrança de roaming) é a OpenCall. Verifique no site dela.
      Outra opção (que nunca testei) é um chip internacional. Tem no https://www.travelmobile.biz/
      Abraço e boa viagem!

      • Raul Chiaradia 4 de novembro de 2016 at 10:25 pm

        Maravilha Gabe, foi isso que passou pela minha cabeça mesmo, falei com meu irmão ontem, ele vai comigo, e vamos deixar pra ver na hora que chegarmos no aeroporto em Praga mesmo, até por que não é uma necessidade extrema ficar conectado 24 horas por dia assim. Vou dar uma olhada nesse site pra ver sim!! Muito obrigado mais uma vez!!!

Deixe um comentário