Por que não há fogos de ano-novo em Praga?

Fogos em Praga

Se você procura informações sobre onde ver o show de fogos de ano-novo em Praga, sinto informar que, desde 2020, a prefeitura de Praga não patrocina mais eventos de fogos artifício para saudar o ano que está chegando.

O motivo principal para isso é pelo distúrbio que os fogos causam na vida selvagem da cidade (o rio Vltava é repleto de patos, cisnes, garças e outras aves), nos animais domésticos e nas pessoas com algum tipo de sensibilidade ao barulho dos fogos.

Oficialmente, é proibido soltar fogos de artifício em vários locais de Praga, incluído o centro histórico e, principalmente, nos arredores do rio Vltava.

As multas que podem ser aplicadas pela polícia na hora, chegando ao equivalente a aproximadamente 400 EUR, e multas administrativas que podem alcançar os 4.000 EUR.

Porém, infelizmente, muitos ignoram o bem-estar de pessoas e animais e seguem soltando fogos, já que a polícia não tem efetivo para controlar toda a população.

Para substituir os fogos de artifício na comemoração do novo ano e também o aniversário da República Tcheca (nascida em 1º/1/1993), a prefeitura faz eventos diferentes a cada virada, então é preciso verificar anualmente.

Para 2024, durante o dia 1º de janeiro, a prefeitura oferecerá entradas a preços simbólicos em atrações geridas pelo município. Porém, isso será disponibilizado apenas a moradores de Praga, mediante comprovação.

Se você estiver apenas visitando a cidade, simplesmente relaxe e aproveite, porque Praga já é linda, não precisa de fogos de artifício para ficar ainda mais.

10 comentários em “Por que não há fogos de ano-novo em Praga?”

  1. ola Gabe, irei passar o réveillon em Praga com toda minha família, somos um total de 10 pessoas, vamos ficar hospedados no Hilton Praga, se você tiver alguma sugestão de restaurante bom e com um bom preço, agradeceria muito. A intenção e jantarmos todos juntos e depois ver o movimento da cidade. Aproveito a oportunidade pra dizer que adorei suas dicas.

  2. Nossa, muito obrigada mesmo! Suas dicas confirmaram nossa expectativa. O Lazenska está indisponível e vamos tentar o Golden Scissors (mais fácil). Mais uma vez parabéns e ótimo trabalho. Mais adiante colocarás as opções de final de ano?

    1. Que bom que as dicas ajudaram, Alessandra!

      Colocarei, sim, mas isso vai ser só lá perto da data, quando os restaurantes começarem a divulgar seus preços. 😉

      Abraço!

  3. Oi Gabe, obrigada pela pronta resposta. Estou em dúvida entre o U Prince, o U Zlatych Nuzek e Residence U Malvaze… nomes difíceis hein..

    1. É, Alessandra, você escolheu lugares BEM na muvuca mesmo, hehehe!

      Bom, é preciso levar algumas coisas em consideração em cada uma dessas opções:

      – Hotel U Zlatych Nuzek: a região é ma-ra-vi-lho-sa, mas a Ponte Carlos lota na noite do ano-novo e certamente a rua de vocês vai estar lotada também, porque ela praticamente faz parte da ponte. Isso pode ser ruim pelo barulho, mas talvez o hotel já tenho tomado providencias e os quartos sejam bem silenciosos. Por outro lado, isso pode ser ótimo, porque vocês vão poder passar a virada na ponte e ir para o hotel com a maior facilidade do mundo. Algo importante que li nos reviews no Booking: ele não tem elevador.

      – Hotel Residence U Malvaze: apesar de estar bem próximo da ponte, na rua que leva direto para a Praça da Cidade Velha, a localização não tem nem um décimo do charme do U Zlatych Nuzek. Em relação a muvuca, é a mesma situação para ambos, com vantagem para o U Zlatych Nuzek, porque a muvuca na rua dele é menor nos dias antes e depois do réveillon. Outro alerta visto no Booking: também não tem elevador.

      – Hotel U Prince: é um clássico de Praga, porque tem um restaurante no terraço com uma vista magnífica para a Praça da Cidade Velha. O problema da muvuca vai ser o mesmo das opções anteriores. Você também vai conseguir passar a virada na ponte e voltar para o hotel facinho, mas vai ter que caminhar um pouquinho mais no meio da multidão. Apesar de ser um endereço extremamente nobre, o U Zlatych Nuzek fica numa área com mais charme. Porém, nele você estará mais perto de um metrô (ainda que haja bondes do outro lado da ponte também). Ah, ele tem elevador.

      Se eu estivesse entre esses 3, escolheria o U Zlatych Nuzek.

      Mas se você me permite uma sugestão ali na área próxima da ponte, dê uma olhada no Lazenska N°4. Estive lá nessa semana, seguindo a indicação de uma amiga arquiteta que se apaixonou pela decoração, e fiquei encantado. O lugar é um poço de charme praguense, bem perto da ponte (mas convenientemente afastado da maior muvuca), num prédio magnífico e com um clima incrível. Devo escrever sobre ele nos próximos dias, mas já recomendo com estrelinhas. E ele tem elevador. =)

      Se eu estivesse entre esses 4, escolheria o Lazenska N°4 sem nem piscar.

      Quanto à segurança, a única preocupação que vocês devem ter é com batedores de carteira – mas isso é algo normal em qualquer evento do tipo, com pessoas aglomeradas. Nada de carregar documentos, telefones e dinheiro nos bolsos de trás da calça!

      Se você achar que eu ajudei na sua decisão, considere fazer sua reserva pelos links acima, que levam ao Booking. Assim você pode ter a chance de cancelar caso precise e eu recebo uma pequena comissão (que não muda em nada o preço que você paga) e posso continuar o trabalho no blog. 😉

      Qualquer coisa, avise! Abraço!

  4. Oi Gabe, vamos passar o ano novo em Praga. Vamos em 4, com 2 adolescentes. Estou com uma dúvida cruel… ficar na cidade velha ou em Malá Strana? Estou de olho num hotel bem próximo a ponte. Tenho receio pelas multidões e segurança?

    Parabéns pelo site… muito bom mesmo!

    1. Oi, Alessandra.

      A Malá Strana e a Cidade Velha são áreas grandes, então ficar em uma delas não significa (necessariamente) ficar em algum lugar extremamente muvucado na noite do ano-novo. Dá para ficar ali numa boa. É claro que você escutará foguetes até as 2h da manhã, mas isso é inevitável na cidade inteira.

      O que é “bem próximo à ponte” para você? É um daqueles hotéis colados nela? Ou é um hotel a uma estação de bonde de distância. Se você me disse o nome desse hotel que você está namorando, eu posso ajudar mais. =)

      Abraço e bom domingo!

        1. Roberta, este post é de dezembro de 2018, como está escrito ali em cima. Ele valia para os fogos de 1º de janeiro de 2019, portanto.

          Em 1º de janeiro de 2020, a comemoração oficial acontecerá sem fogos, por respeito à vida dos animais silvestres que vivem na cidade. Vai ser uma projeção de videomapeamento na fachada do Museu Nacional e terá 3 sessões, às 18h15, 19h15 e 20h15.

          Haverá um show de fogos não-oficial em outro local, produzido pela empresa que fazia os fogos nos anos anteriores. Mas é algo independente.

          Abraço e feliz ano novo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verified by MonsterInsights