Dois dias em Praga pode ser um tempo bom para conhecer a cidade, mas também pode ser pouco – e eu explico por quê.
Se você escolher fazer seus passeios por conta própria, provavelmente vai conseguir ver apenas as principais atrações turísticas, se quiser fazer isso com alguma tranquilidade.
Mas se você fizer estes dois dias inteiros com o meu serviço Amigo em Praga, vai ver as principais atrações turísticas da capital tcheca e vai até além delas, visitando lindos bairros fora do centro, descobrindo cantinhos escondidos e cenários que só os moradores veem. Você vai conhecer Praga melhor do que a imensa maioria dos turistas, tudo num ritmo tranquilo e sem correrias.
Isso porque o Amigo em Praga vai levar você aos locais exatos, sem se perder pelas ruas e sem perder tempo olhando mapas e tentando decifrar tudo.
Se mesmo assim você escolher ir por conta própria, use o roteiro abaixo como base. É um bom início e vai dar até para entrar em lugares aqui e ali.
Importante:
- As ruas deste passeio são uma sugestão, mude acordo com a sua vontade. Os bairros de Praga têm várias ruas lindas, você não precisa ficar só nas que eu indico.
- As atrações de algumas ruas são apenas os seus prédios, então caminhe olhando ao seu redor.
- Não coloquei o tempo que dura a caminhada porque isso depende do ritmo de cada um.
- Tampouco há “parada para o almoço” ou “parada para o café” porque isso também depende do seu ritmo. Mas indiquei lugares legais para comer ou beber pelo caminho, assim você decide quando der fome ou sede.
Pronto? Colocou um tênis confortável? Pegou um casaquinho? Então vamos.
Veja também: Consultoria GRATUITA: onde ficar em Praga
O que fazer em 2 dias em Praga – 1º dia
• Comece com uma visão geral da cidade, no Mosteiro de Strahov. Para chegar lá, pegue o bonde número 22 e desça na estação Pohořelec.
• No Mosteiro de Strahov, veja se você quer conhecer a famosa e pomposa biblioteca que existe ali, mas não esqueça que a visita é paga, assim como a autorização para fotografar. Mas atenção: a visita normal permite apenas olhar para a biblioteca a partir da porta. Não permite a entrada nela.
• Saia da biblioteca e caminhe em direção ao portão que leva ao mirante.
• Volte para o portão de entrada do mosteiro e desça toda a rua Pohořelec. Vire na primeira à esquerda para ver o Loreto. Depois, retorne e siga descendo a rua Pohořelec até chegar na atração mais visitada da República Tcheca: o Castelo de Praga.
• Você pode visitar o castelo de forma gratuita (passeando apenas pelos pátios dele) ou pagando para entrar em alguns lugares. Minha sugestão? Não vale pagar para entrar, porque as partes visitáveis do Castelo de Praga não são luxuosas e deslumbrantes como um Palácio de Versalhes, por exemplo.
• Faça o seu passeio pelo castelo.
• Desça pela rua Ke Hradu e pela rua Nerudova, uma das mais famosas de Praga.
• Continue por ela até chegar na Praça da Malá Strana (Malostranské náměstí) e siga até a Ponte Carlos.
• Se quiser, suba na torre que fica na outra extremidade da ponte, para ter uma visão geral da Malá Strana e do castelo.
• Continue caminhando no mesmo sentido de antes. Atravesse a rua junto com os milhares de turistas e siga pela rua Karlova. Vá atrás das placas indicando a Prefeitura da Cidade Velha.
• Logo você vai enxergar o lindo Relógio Astronômico e a Igreja de Nossa Senhora em Frente a Týn. Você está na Praça da Cidade Velha, um dos lugares mais lindos de Praga.
Se for quase hora cheia, veja o showzinho singelo que o relógio dá. Se não for, veja se quer subir na Torre do Relógio para ver a praça de cima e, se houver horário disponível, faça o passeio pelas salas históricas ou apenas pela capela onde é possível ver os apóstolos do relógio.
Veja se há concertos nas duas igrejas da praça: a Nossa Senhora em Frente a Týn e a São Nicolau na Cidade Velha. É possível comprar na hora, se não estiver lotado.
Para comemorar o fim do seu primeiro dia, vá ao terraço do hotel U Prince (Staroměstské náměstí 29) e peça uma cerveja ou coma alguma coisa. Não é um lugar barato, mas não é terrivelmente caro.
• À noite, volte para os arredores da Praça da Cidade Velha e passeie entre ela e a Ponte Carlos, para ver a cidade iluminada.
2º DIA
• O dia começa com o Bairro Judaico (Josefov), na estação de metrô e bonde Staroměstská (linha A, cor verde).
• Se quiser entrar nas sinagogas, vá até o Museu Judaico em Praga.
Se você não tiver interesse em todas as sinagogas, compre o ingresso que permita entrada ao menos na Sinagoga Espanhola e no Velho Cemitério Judaico.
• Quando terminar o tour pelas sinagogas e pelo cemitério judaico, siga até a Praça da Cidade Velha, para mais uma olhadinha nela.
• Siga pela rua Celetná até a Praça da República, onde fica a Casa Municipal.
• Se quiser, suba a Torre de Pólvora , que fica logo ao lado, e veja Praga de mais um ângulo diferente.
• Depois, siga pela rua Na Příkopě até a Praça Venceslau.
• Suba a avenida até a estátua de São Venceslau e aprecie a vista. Vá até as escadarias do Museu Nacional (Národní muzeum), porque a vista de lá é ainda melhor.
• Desça a avenida, vire à esquerda na rua Vodičkova e pegue o bonde número 5 em direção à esquerda também.
• Em 5 minutos, você vai estar na estação Jiráskovo náměstí, em frente à Casa Dançante, aquele prédio que parece um casal dançando. Suba até o bar no terraço dele e beba alguma coisa.
• Quando sair da Casa Dançante, siga pela margem do rio em direção ao castelo. Pare um pouco para ver o Teatro Nacional.
• Para finalizar, continue caminhando no mesmo sentido, pela beira do rio. Essa vista é a melhor última visão que você pode ter de Praga.
Boa viagem e espero que você volte logo para mais dias na cidade.
¿Quieres consejos sobre Praga en español? Haz clic aquí para leer De viaje a Praga.
Gabe, mais uma vez seu blog me salvando no meu planejamento pra viajem à Praga!
Fiquei só com duas dúvidas… eu vou ficar 4 dias e meio em Praga mas amei seu roteiro do segundo dia e pretendo seguir, fazendo algumas pequenas alterações, só que eu li em um blog que algumas sinagogas fecham aos sábados e era bem o dia que eu pretendia encaixar esse roteiro, vc acha que é melhor mudar mesmo o dia ou posso manter?
Outra coisa, pensei em fazer um bate e volta mas Cesky Krumlov não me animou mto por causa da distância e pensei em Karlovy Vary, vc acha que com 4 dias e meio em Praga vale a pena fazer esse bate e volta ou vale mais ficar por só por lá mesmo e ver a cidade com mais calma?
Obrigada mais uma vez!
Oi, Mariana!
Sim, as sinagogas do bairro judaico de Praga fecham nos sábados e nos feriados judaicos (vou até deixar isso claro ali no texto). Se você quiser entrar nelas, é melhor mudar suas datas. Se não quiser, não precisa. Lembrando que o preço do passe mínimo para ver o Cemitério e a Sinagoga Espanhola (a mais linda) custa 350 CZK.
Eu sou sempre favorável a passar mais tempo numa só cidade do que fazer bate-voltas que não sejam muito rápidos, então sou suspeito, hehehe! Prefiro fazer um passeio por um bairro diferente, por exemplo. Mas se você quiser muito fazer um bate-volta, ir para Karlovy Vary é tranquilo.
Abraço! =)
Dicas muito boas!! Seguimos ao pé da letra o roteiro de um dia e foi topíssimo! Obg
Bom dia! Excelente sugestão de roteiro, Parabéns!! Gostaria de saber como é o clima da cidade em Maio, na segunda quinzena. Desde já agradeço a atenção
Oi, Bernardo!
Leia o post sobre o clima em Praga. 😉
Abraço!
Olá Gabe!!! primeiro parabéns por esse espaço! super bem escrito, bem cuidado e da vontade de ler o tempo todo tudo q está postado!!!!sempre sonhei em conhecer Praga e finalmente esse dia esta chegando!! vou dia 27 de junho e fico até dia 2 de julho…então achei essas páginas e estou cada vez mais encantada!!!!! acontece que agora queria saber se esse tempo q vou passar em Praga da tempo de conhecer e ir para Český Krumlov….queria sua opinião….também lendo fiquei na dúvida em Praga se devo ficar na Cidade Velha ou no Bairro Vinohrady….to procurando algo simples e funcional, limpo e bem localizado…vc pode me ajudar?????
Oi, Fara!
Desculpe a demora, estou viajando e não consegui responder antes.
Olha, o turista normal encaixa Český Krumlov nesses seus 4 dias inteiros, mas eu acho uma pena, porque é bate-volta que consome 6 horas do dia. Se você não se importar, vá numa boa.
Se os seus dias 27/6 e 2/7 tiverem boas horas livres, dá para encaixar Český Krumlov com uma noite na cidade, saindo de manhã cedo num dia e retornando nos primeiros ônibus de volta no dia seguinte (para chegar em Praga ao redor do meio-dia).
Sobre os bairros onde ficar, ambas escolhas que você fez são bem diferentes, mas excelentes. Veja o post sobre os melhores bairros de Praga e clique nos link deles para escolher um hotel que você goste!
Abraço!
Olá! Adorei suas dicas 🙂 Pretendo ficar dois dias no final de março (parece que não vou conseguir andar pelos jardins do Castelo). Quanto você acha que se gasta nesse roteiro de 2 dias que você estipulou?
Oi, Renata. É impossível dizer quanto você vai gastar porque cada pessoa tem o seu estilo. Vai depender de onde você comer, do que beber, de onde você entrar… Clique aqui para ter uma ideia de preços em Praga.
Abraço! =)
Ótimo post, vai ser meu mantra da minha viagem de 2 dias e meio em Praga. Porém tenho algumas duvidas se puder me ajudar:
1- Sobre o Mosteiro de Strahov, se eu não pagar nada eu consigo ver o mosteiro(igreja), o mirante e a biblioteca somente na entrada é isso? qual a diferença da visitação da galeria e da livraria? se for pra escolher um você recomenda a livraria?
2 – Pelo que vi, não tem compra de ticket online do castelo, as filas da bilheteria são aquelas filas kilométricas? a grande torre sul do castelo não vale a pena a subida? ela está inclusa no ingresso circuito b?
3 – E o Palácio Lobkowicz vale a pena a visita? é imperdível ou melhor usar o tempo para caminhar na cidade?
4 – Se você fosse dar um dica de duas torres para subir em Praga, quais seriam?
5 – O passeio que você citou das salas históricas da torre do relógio, é o mesmo que passa por uma cidade subterrânea da praga medieval?
6 – Você acha que é necessário comprar o ingresso do Bairro Judeu com antecedência online ou é tranquilo comprar na hora? você acha que vale a pena o audioguia pra essa atração? achei caro 10 euros.
mais uma vez parabéns pelo blog. abraços
Oi, Lincoln, respondendo por partes:
1 – Se você não pagar nada, visitará apenas o pátio do mosteiro, sem entrar em nada. A galeria é uma galeria de arte, com pinturas e esculturas. Se você não for grande apreciador de arte, recomendo a biblioteca (cujo ingresso dá direito a ver apenas da porta, sem entrar).
2 – Você pode comprar online de agências de turismo que revendem (não tenho nenhuma para recomendar). As filas não costumam ser extremamente longas porque há vários pontos de venda e porque a maioria dos visitantes não entra em lugar nenhum apenas passeio no pátio. Vale subir na torre sul, se você tiver forças para os degraus. O ingresso é vendido separadamente.
3 – Se você gosta muito de arte e de palácios, talvez goste do Lobkowicz. Se não for, melhor deixar para lá mesmo.
4 – Torre da Ponte na Cidade Velha e Torre de Pólvora. Leia este post sobre torres em Praga.
5 – O tour que eu citei inclui uma parte do subterrâneo da prefeitura da Cidade Velha, mas o tal tour exclusivo vai por mais lugares.
6 – Não é necessário comprar antecipadamente, mas você pode enfrentar filas na hora. O audioguia é bom se você tiver muito interesse nos detalhes. Se quiser apenas ver os ambientes, não é necessário.
Abraço.
Valeu cara.
=)
Você é simplesmente SENSACIONAL! Vou passar só 2 dias em maio em Praga, mas com essa riqueza de detalhes na sua descrição, vou aproveitar muito cada minuto! Nem tenho como agradecer! Também anotei suas preciosas dicas de Karlovy Vary e Český Krumlov. Obrigada por tanta generosidade e profissionalismo.
Obrigado pelo elogio, Sonia! =) Fico feliz por ajudar! Abraço e boa viagem!