No meu post sobre os pratos tradicionais da República Tcheca, eu digo que a comida local está longe de ser um primor de refinamento e isso é verdade verdadeira.
O que eu guardei para dizer apenas neste post é que as coisas estão mudando muito neste assunto e que a República Tcheca está, neste exato momento, vivendo uma revolução na sua cozinha – provavelmente a primeira em mais de uma centena de anos.
Esta revolução está acontecendo graças à primeira geração de chefs nascidos no pós-ditadura.
Depois de gerações de cozinheiros que viveram sem poder inovar (porque, acredite, os cardápios dos restaurantes eram padronizados nas décadas da ditadura) e depois de uma geração que não desenvolveu a criatividade e apenas imitou o que viu ao sair pelo ocidente recém aberto, a geração pós-Cortina de Ferro finalmente chegou ao comando dos restaurantes e está adicionando ideias novas às receitas tradicionais dos seus bisavós.

Isso foi uma das muitas coisas que aprendi fazendo aquele que eu considero o melhor food tour em Praga e que foi o primeiro a surgir na cidade, o Taste of Prague.
Para quem gosta de ir além do básico numa visita a um país e para quem gosta de entender melhor e provar mais da culinária local, o Taste of Prague é imperdível.
A mecânica é bem simples: num passeio de algumas horas por áreas fora do burburinho turístico de Praga, o guia conta um pouco da história da cozinha tcheca e, depois, leva você por lugares modernos e criativos que servem versões novas de pratos tradicionais.


No tour que eu fiz com apenas mais 8 gringos, experimentamos tantas delícias que eu tive que pedir para o guia me mandar a lista depois, porque não consegui anotar.
Tudo teve sua ligação com os tchecos devidamente explicada de forma divertida e didática.

Não vou fazer uma análise técnica de sabores, aromas e texturas porque não tenho talento para isso e também porque o tour que eu fiz é voltado para pessoas comuns, não para connoisseurs. Mas o tour tem tudo para agradar paladares bem exigentes.
Mesmo sem entrar em detalhes, garanto: você sai do Taste of Prague com uma excelente visão geral da gastronomia tcheca, com uma experiência ótima por restaurantes que vêm participando da tal revolução culinária atual e com uma vontade louca de ir bem mais longe no seu aprendizado.
E, é claro, sai com a barriga bem cheia também (eu não jantei naquele dia).
Food Tour em Praga: Taste of Prague
O Taste of Prague oferece um tour em Praga:
• Prague Foodie Tour – O nome indica: é para foodies, pessoas que amam gastronomia e gostam de experimentar de tudo. É focado em mostrar um panorama geral da cena gastronômica tcheca hoje. Preço atualizado no site: tasteofprague.com/prague-foodie-tour
Para os amantes do vinho tem o Moravian Wine Tour, um passeio privado por vinícolas da Morávia. Pode ser incluído no caminho para Viena ou Bratislava. Preço, com tudo incluído (acomodação, transporte e comida): www.tasteofprague.com/private-wine-tours-in-moravia
Para informações sempre atualizadas e completas acesse o Taste of Prague.

