Baladas em Praga: onde fazer festa na capital tcheca

Baladas em Praga: dicas de onde ir

Se você é uma pessoa que aproveita as viagens para conhecer também a vida noturna das cidades, anote aí alguns dos melhores endereços de baladas em Praga e algumas dicas gerais e sobre transporte público noturno.

Você vai ver que, além de linda, Praga também é divertidíssima.

Baladas em Praga

Clique para ver um mapa com as baladas de Praga. (Abre em outra janela.)

Rua Dlouhá (Dlouhá třída)

Como o nome indica, a Dlouhá não é uma balada, é uma rua, mas entra aqui porque ela e seus arredores abrigam a maior concentração de bares e baladas em Praga e também porque ela é central, chegando a fazer esquina com a Praça da Cidade Velha.

Baladas em Praga: rua Dlouhá
O coração da rua Dlouhá: o lugar para quem quer ver tudo

Com muita gente animada passando para lá e para cá (mesmo no frio do inverno), a Dlouhá é o destino certo para quem ainda está indeciso sobre aonde ir e para quem quer facilidade para voltar ao hotel usando transporte público.

As estações de metrô mais próximas são Staroměstská (linha A, cor verde) e Náměstí Republiky (linha B, cor amarela). A melhor parada de bondes é a Dlouhá třída, mas a parada Národní třída (um pouco mais afastada) também pode ser uma opção para a volta.

Roxy

É um clássico da cidade, aberto em 1992, nos últimos momentos da antiga Tchecoslováquia. Incrivelmente continua sendo uma das melhores baladas de Praga (talvez a melhor), com muita música eletrônica de vários estilos e, de vez em quando, alguns shows ao vivo.

Baladas em Praga: Roxy
Roxy: esse é clássico com C maiúsculo

Roxy
Rua Dlouhá 33 – Cidade Velha
Não aceita cartão

M1 Lounge

O M1 é bem mais VIP do que qualquer outra balada das redondezas, o que acaba atraindo um público em busca disso. Por todo este clima e esta fama, ele também atrai celebridades locais e internacionais. Se bobear, você dá de cara com uma estrela de Hollywood enquanto entorna sua cerveja tcheca (é sério).

Baladas em Praga: M1 Lounge
M1 Lounge: lugar de gente famosa

M1 Lounge
Rua Masná 1 (uma pequena paralela da rua Dlouhá) – Cidade Velha
Aceita cartão

Chapeau Rouge

Baladas em Praga: Chapeau Rouge
Dependendo da sua idade, o Chapeau Rouge poderia ter sido a balada do seu bisavô

Segundo os proprietários, o Chapeau Rouge existe como casa noturna desde 1919, mas minhas lembranças só chegam até o início dos anos 2000. De qualquer maneira é outro clássico de Praga e uma ótima opção para se divertir pagando preços excelentes. São 3 andares de festa, com alguns shows de vez em quando.

Chapeau Rouge
Rua Jakubská 2 (não é uma rua ligada à Dlouhá, mas é bem perto) – Cidade Velha
Não aceita cartão

Harly’s

É considerado um dos grandes lugares da cidade para quem quer dançar ao som de rock. Tem um jeitão americanizado, com referências a Harley Davidson, Jack Daniel’s, Bourbon Street, Route 66 e essas coisas. A cerveja é cara.

Baladas em Praga: Harley's
Harly’s: bom para rock e clima de Estados Unidos

Harly’s
Rua Dlouhá 18 – Cidade Velha
Aceita cartão

Lucerna Music Bar

Balada em Praga: Lucerna
Lucerna: um dos lugares mais famosos de Praga

O prédio onde fica o Lucerna Music Bar é histórico (foi construído pela família do ex-presidente Václav Havel e tem a famosa escultura do cavalo, de David Černý), o que já garante uma emoção extra na sua balada. Mas as qualidades do lugar vão bem além disso. Ele vive recebendo ótimos shows e, nos finais de semana, vira o palco de uma enorme balada anos 80 e 90, com direito a clipes num telão. É diversão garantida.

Lucerna Music Bar
Rua Vodičkova 36 – Cidade Nova
Estação de metrô mais próxima: Můstek (linhas AB, cores verde e amarela, respectivamente). Parada de bondes mais próxima: Václavské náměsti
Não aceita cartão

Radost FX

Baladas em Praga: Radost FX
Radost FX: a fachada não parece de balada, mas é

É mais um lugar que já faz parte da história baladeira de Praga, com mais de 20 anos de festas, house, techno e RNB. A decoração é incrível, tanto que ele serviu como cenário de um clipe inteiro da Rihanna (veja o vídeo. Tem até bonde praguense passando no fundo.)

Ah, o Radost também é um delicioso restaurante vegetariano no térreo, caso você queira passar lá durante o dia.

Radost FX
Rua Bělehradská 120 – Bairro Vinohrady
Estação de metrô e bondes I. P. Pavlova (linha C, cor vermelha)
Não aceita cartão

Meet Factory

Esse é para pessoas determinadas. A Meet Factory é um dos filhotes do artista tcheco David Černý e mistura galeria/estúdio de arte, espaço de shows, teatro e balada, tudo num ambiente para lá de alternativo, em um antigo armazém perto de uma estação de trem (e de frente para os trilhos). A noite pode ser embalada com qualquer tipo de música, seja ela mecânica ou ao vivo.

Meet Factory David Cerny Praga
Meet Factory durante o dia, quando é apenas uma galeria de arte

Por que eu digo que é para as pessoas determinadas? Porque a Meet Factory não é de acesso facinho como os outros lugares. É preciso pegar um bonde e caminhar 700 metros numa área que não tem nada de perigosa, mas que não aparenta isso.

Meet Factory
Rua Ke Sklárně 15 – Bairro Smíchov
Parada de bondes Lihovar
Aceita cartão

SaSaZu

O SaSaZu é conhecido como um dos melhores restaurantes asiáticos de Praga, mas ele também tem um espaço separado que é uma grande balada de pop, house, funk e outros estilos, além de ser uma ótima casa de shows (principalmente de DJs famosos internacionalmente).

Baladas em Praga: SaSaZu
SaSaZu: se você conseguir emendar um jantar nele com a balada, perfeito

A localização é muito boa para quem estiver hospedado no bairro Holešovice, mas pode ser chatinha para quem estiver em outras áreas da cidade (porém nada complicada).

SaSaZu
Rua Bubenské nábřeží 13 (é uma área cercada por muros, com vários armazéns) – Bairro Holešovice
Parada de bondes Pražská tržnice (dependendo da sua localização, pode ser mais fácil ir até a estação de metrô Vltavská – linha C, cor vermelha – e pegar um bonde ali)
Aceita cartão

Karlovy lázně

Tchecos costumam torcer o nariz para a autodenominada “maior balada da Europa Central” e você dificilmente vai encontrar qualquer recomendação deles para ir no Karlovy lázně, mas é puro preconceito.

Baladas em Praga: Karlovy lazne
Karlovy lázně: a balada que os tchecos não gostam, mas os turistas adoram

Ele tem 5 andares, cada um com um estilo de música diferente e, se fosse mesmo tão ruim como os tchecos dizem, não estaria funcionando a todo vapor desde 1999, num edifício cujo aluguel deve custar uma fortuna (colado na Ponte Carlos).

A questão é que o Karlovy lázně faz um enorme sucesso entre os turistas e pode ser ótimo se você só quiser se divertir sem se preocupar com as nacionalidades das pessoas ao seu redor – ou se quiser justamente conhecer pessoas do mundo inteiro.

Karlovy lázně
Rua Smetanovo nábřeží 1 – Cidade Velha
Estação de metrô mais próxima: Staroměstská (linha A, cor verde). Paradas de bondes Karlovy lázně, Staroměstská e Národní divadlo.
Não aceita cartão

Transporte noturno de Praga

Transporte público

O metrô de Praga fecha ao redor da meia-noite e só volta perto das 5h, então você certamente vai precisar voltar de bonde se quiser usar o transporte público na madrugada, mas não pense que isso é ruim.

Transporte em Praga: os bondes noturnos
Os bondes noturnos: sempre começando com o número 9

As linhas noturnas de Praga sempre começam com o número 9 (de 91 a 99), cobrem todas as áreas mais importantes da cidade e funcionam do mesmo jeito que as diurnas: basta entrar e carimbar o seu tíquete (caso não esteja com um passe).

Aliás, uma recomendação: caso não tenha um passe, use o app do transporte de Praga ou compre seu tíquete da volta antes de entrar na balada, porque vai ser complicado achar lugar para fazer isso no meio da noite.

Dois tipos diferentes de máquinas de validar tíquetes de metrô, bonde e ônibus em Praga
Máquinas de validar tíquetes: não esqueça de validar o seu, mesmo de madrugada (veja como é a fiscalização)

Os únicos inconvenientes das linhas noturnas de bondes, além dos passageiros bêbados, são e os trajetos mais longos e os intervalos maiores (30 minutos de segunda a quinta, 20 minutos de sexta a domingo). Também pode acontecer do seu bonde parar por alguns minutos na estação Lazárská. Se isso acontecer, apenas aguarde até que ele ande de novo.

Se o seu hotel for muito fora da zona central, talvez seja necessário usar um ônibus. Neste caso, saiba que eles são ótimos e funcionam do mesmo jeito que os bondes, apenas mudando os números das linhas, que vão de 901 a  915.

Táxis e Uber

Não pegue táxi na rua, sob nenhuma hipótese. Se fizer isso, esteja certo: você vai ser passado para trás.

Se quiser usar táxi, baixe o app Liftago e peça um carro por ele. O serviço é como um Uber de táxis, com motoristas selecionados e pontuados. Outras alternativas são os apps da Tick Tack Taxi e da AAA Taxi.

Se preferir o Uber, o seu app baixado no Brasil funciona do mesmo jeito.

Táxi e Uber em Praga: Liftago e Uber
Liftago e Uber: suas melhores opções

Carro próprio

Caso você tenha feito a enorme besteira de ir de carro para a balada e ainda tiver bebido, nem pense em sair dirigindo. As leis tchecas não perdoam isso, você vai ser pego e vai se dar muito mal.

O melhor é chamar o Modrý Anděl, um serviço que leva você e seu carro até a sua casa (ou o seu hotel). Procure o app dele nas melhores app stores do ramo.

Dicas gerais

  • – Antes de ir para algum lugar, verifique a programação dele no seu site.
  • – O ideal é sempre ter coroas tchecas, mas vários lugares aceitam euros (com cotação ruim, é óbvio). Porém, preste atenção: eu disse “vários”, não “todos”. Verifique antes de se jogar neles sem moeda local.
  • – O horário de pico nas baladas é por volta de 2h, mas já tem um povo muito animado nas ruas bem antes disso.
  • – É proibido beber álcool na calçada de várias ruas de Praga, com multa pesada para quem for pego (quase 400 EUR). Veja um mapa aqui. Tchecos vão rir se você demonstrar preocupação com isso, mas se um policial quiser incomodar, você vai se dar mal. A proibição não vale para quem estiver em um lugar com mesas na calçada, obviamente.
  • – Beba com responsabilidade, mas se precisar de auxílio médico, ligue para o seu seguro-viagem ou para 155, caso seja algo grave (este é o número da emergência médica na República Tcheca).

6 comentários em “Baladas em Praga: onde fazer festa na capital tcheca”

  1. Olá, primeiramente parabéns pelo site, tem informações muito úteis.
    Vou com uns amigos para o leste europeu e pretendemos passar o Réveillon em Praga, estamos a procura de alguma festa para os dias 30 e 31. No site das casas não consegui achar nada muito esclarecedor quanto a programação. Saberia dizer se devo comprar ticket antes e o preço médio de entrada?
    Muito Obrigado

    1. Oi, Dionatam.

      Talvez as casas ainda não tenham feitos suas programações para a virada. Continue acessando, uma hora algo vai aparecer. Se vocês encontrarem algo que agrade e puderem comprar antes, comprem. É melhor garantir.

      Sobre os preços, não tenho como informar um valor médio. Cada casa tem um perfil diferente e, consequentemente, pode cobrar de forma diferente. Apenas não conte com entradas baratas, porque a cidade é concorrida nessa época.

      Abraço!

  2. Primeiro gostaria de parabenizar o seu blog. Muito completo e extremamente exaustivo de informações relevantes, me fez olhar praga com outros olhos. Tenho algumas dúvidas: gostaria de fazer uma pequena eurotrip nas minhas férias, sozinho mesmo, e gostaria de saber se a cidade bomba em agito/balada durante a semana também ou apenas nos fins de semana. E no meu caso que gosto mais de movimento e agito, se o melhor passeio fora de praga seria mesmo pilsen ou outra opção. E outra, curiosidade, você conhece/recomenda a de cidade Brno? Obrigado.

    1. Oi, Paulo! Obrigado pelos parabéns! =)

      Você sempre vai encontrar algo nos dias úteis, os locais indicados não funcionam apenas nos finais de semana. Mas, obviamente, sexta e sábado são os dias mais movimentados, até porque muitos estrangeiros vêm passar o fim de semana na cidade.

      Sobre passeio fora de Praga + agito, recomendo que você vá a Brno, que é uma cidade com muitos universitários e, consequentemente, vida social bem movimentada. 😉

      E, sim, eu conheço e recomendo Brno. Vale muito a viagem.

      Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verified by MonsterInsights