Trocar dinheiro em Praga é muito fácil. Existe uma infinidade de casas de câmbio (směnárna, em tcheco) espalhadas pela cidade e você pode trocar seus euros, dólares, libras e mais um monte de moedas nelas mesmo. Não é preciso ir a bancos para trocar.
O problema é que alguns lugares tentam enganar o turista, cobrando taxas que você só fica sabendo depois de receber o dinheiro. Isso sem falar dos falsários que trocam dinheiro valor na rua (nunca troque dinheiro com pessoas na rua).
Para combater as casas de câmbio desonestas, desde 1º de abril de 2019 você pode mudar de ideia sobre a troca em até 3 horas após o negócio (não deixe de ver informações mais completas abaixo).
De qualquer maneira, para evitar problema, siga essas 3 dicas:
- Use os sites das empresas indicadas neste post e verifique como estão as melhores cotações na cidade, para ter uma ideia antes de fazer uma troca em outro lugar.
- Antes de entregar seu dinheiro ao atendente da casa de câmbio, sempre pergunte quanto você vai receber pela sua troca, informando a quantidade que quer trocar. A pessoa do outro lado do vidro é obrigada por lei a dizer o número e você vai saber exatamente quanto vai levar.
- Dê preferência para casas de câmbio onde estiver escrito free of charge,0% commision ou algo similar em inglês. Em tcheco, a frase é bez poplatku (sem comissão). Mesmo assim, sempre pergunte quanto você vai receber, conforme a primeira dica.
Veja também: Chame o Amigo em Praga e evite dores de cabeça trocando dinheiro
Como e onde trocar dinheiro em Praga: dicas e cuidados
Notas falsas
É raríssimo que casas de câmbio deem notas falsas, nunca vi relatos disso. Porém, fique de olho e nunca troque dinheiro na rua.
Notas de rublos russos e forints húngaros ao invés de coroas tchecas
Repito: isso é raro em casas de câmbio, mas vigaristas que trocam dinheiro nas ruas costumam dar notas de rublos russos e de forints húngaros para os turistas, dizendo que são coroas tchecas. A vítima pode até conseguir trocar as notas depois de descobrir a fraude, mas elas infelizmente não valem nada (ainda que tenham muitos zeros). De novo: NUNCA troque dinheiro na rua.
Troque mais para ganhar mais
Isso é básico em qualquer lugar do mundo: quanto mais dinheiro você tiver para trocar, mais chances tem de conseguir uma taxa melhor.
Em Praga, é comum que casas de câmbio ofereçam uma “cotação VIP” para trocas acima de um determinado valor que pode variar bastante, partindo de menos de 100 EUR até 3.000 EUR ou mais. Mas vale dar aquela chorada sempre. Você pode conseguir uns trocos extras se trocar 100 euros ao invés de 50 por exemplo.
Documentos necessários
Ninguém pede nada se você trocar menos de 1.000 euros.
Para quantias maiores do que isso (ou o equivalente em outras moedas), a lei exige que você apresente um passaporte, mas algumas casas não pedem o documento mesmo assim. Na dúvida, leve com você caso você queira trocar esse valor.
Horários de funcionamento
Depende da casa de câmbio, mas a maioria das que eu conheço funcionam todos os dias. Várias funcionam até 24 horas por dia. Algumas reduzem horários nos domingos, mas em geral você não vai ter dificuldades para trocar dinheiro. Eu já troquei dinheiro às 6h da manhã, numa rua vazia do centro.
Não troque no aeroporto
O aeroporto de Praga tem casas de câmbio dentro e fora da área reservada para passageiros. Duas delas funcionam 24 horas nos terminais 1 e 2 do aeroporto, mas as cotações são péssimas em todas.
Lembre-se que você não precisa de dinheiro vivo para ir até o seu hotel, porque táxis e transfers do aeroporto de Praga podem ser pagos com cartão de crédito e você pode comprar bilhetes e passes de transporte público para a cidade da mesma forma.
Mas se você precisar muito desse dinheiro desde a saída do aeroporto, você pode fazer uma reserva no site da casa de câmbio que atua no aeroporto. Misteriosamente, no site ela pratica valores decentes. Porém, atenção: a cotação apresentada só é válida para o dia em que você estiver verificando no site. Se você reservar para uma data futura, a cotação será a do dia em que você retirar o dinheiro.
Não troque na estação principal de trem
Chegando de trem, você provavelmente vai desembarcar na estação principal (Praha hlavní nádraží, abreviada como Praha hl.n. ou Main Station, em inglês). Nela vale a mesma dica do aeroporto: não troque dinheiro ali, porque a cotação costuma ser péssima.
Você não precisa de dinheiro vivo para ir até o seu hotel. O guichê de vendas da empresa de transportes de Praga aceita pagamento em cartão até mesmo para uma passagem e você ainda pode comprar da mesma forma nas máquinas automáticas.
Como alternativa, você pode reservar um transfer com a Prague Airport Transfers e pagar com cartão, euros ou dólares, deixando para trocar depois de largar as malas no hotel;
Se você realmente precisar de dinheiro na chegada de trem, você pode:
- Sacar dinheiro da sua conta nos caixas eletrônicos, se o seu cartão estiver habilitado para isso;
- Sair e caminhar pela região atrás de algo melhor – a estação é bem central e os arredores são muito seguros;
- Caminhar até uma boa casa de câmbio de Praga (veja descrição mais abaixo), que fica a 1 km da estação de trem.
Não troque na estação de ônibus Florenc
Chegando de ônibus de outro país, é quase certo que você vai parar na estação Florenc (apresentada às vezes como Florenc AN). Nela, também vale a regra do aeroporto: não troque dinheiro lá. Ainda que a cotação não seja tão ruim quanto nos outros locais de chegada na cidade, ela costuma ser fraca.
Para chegar no seu hotel sem precisar de dinheiro vivo, você pode comprar seu bilhete de transporte público no guichê de informações turísticas ou nas lojas de conveniência Relay, que ficam na entrada do metrô. Ou ainda pode reservar um transfer com a Prague Airport Transfers e pagar com cartão, euros ou dólares, deixando para trocar depois de largar as malas no hotel.
Se realmente precisar de dinheiro na estação de ônibus, você pode:
- Trocar pouco (10, 15 euros, no máximo);
- Sacar dinheiro da sua conta nos caixas eletrônicos, se o seu cartão estiver habilitado para isso;
- Sair e caminhar pela região atrás de algo melhor – a estação é bem central e os arredores são muito seguros;
O que fazer em caso de arrependimento
Como foi dito ali em cima, desde 1º de abril de 2019 você tem 3 horas para mudar de ideia em relação a sua troca de dinheiro numa casa de câmbio.
Segundo o Banco Central da República Tcheca, sua primeira atitude para garantir o seu direito ao arrependimento é exigir o comprovante da transação, conferindo se o valor e o horário do negócio registrados nele estão corretos.
Se em até 3 horas você mudar de ideia, basta retornar à casa de câmbio, mostrar o seu comprovante e comunicar sua intenção. Você não precisa dar nenhuma justificativa.
A partir disso, a casa de câmbio tem duas alternativas:
- Receber o seu dinheiro e devolver o valor que você pagou, na moeda utilizada na troca original;
- Utilizar a cotação do dia anterior, emitida pelo Banco Central da República Tcheca, para completar o valor que você recebeu. Neste caso, você não devolve o dinheiro, apenas recebe a diferença. Clique aqui para ver a cotação oficial do banco central tcheco
Se a casa de câmbio não aceitar nenhuma dessas opções, não hesite em chamar a polícia (seja pelo número 112 ou abordando um policial na rua mesmo).
Importante: essa lei vale para trocas equivalentes a até 1000 euros. Se você tiver trocado mais do que isso, a casa de câmbio só precisa trocar ou pagar a diferença até esse limite.
Se quiser ler a lei completa (em inglês), clique aqui e aqui.
Os melhores lugares para trocar dinheiro em Praga
As cotações variam bastante, mas nas várias pesquisas deste blog, as casas de câmbio Azul Praha, Praha Exchange, Exchange Centrum, Alfa Prague e Xchange Grossmann sempre tiveram as melhores taxas, sem cobrar comissões.
• Praha Exchange. Costuma ser a melhor de todas, o que faz com que sempre tenha fila na porta. Se você quiser trocar bastante dinheiro, pode valer a pena. Fica na rua Jindřišská 12 – estação de bondes Václavské náměstí ou estação de metrô Můstek (linhas A e B, cores verde e amarela, respectivamente).
• Azul Praha. Concorre bastante com a Praha Exchange e fica pertinho. Também está quase em frente à embaixada do Brasil. Rua Panská 4. Parada de bondes Jindřišská.
• Exchange Centrum. Está na mesma rua da Praha Exchange, mas do outro lado, bem pertinho. Pode ser uma boa opção se você não quiser enfrentar a fila. Rua Jindřišská 3 – mesma parada de bondes e estação de metrô da Praha Exchange.
• Alfa Prague, loja 1. Rua Náměstí Republiky 1, no lado de fora do shopping center Palladium – estação de bondes e metrô Náměstí Republiky (linha B, cor amarela).
• Alfa Prague, loja 2. Rua Na Příkopě 23, dentro de uma galeria chamada Pánská pasáž. É um endereço bem central e normalmente tem menos filas.
• Xchange Grossmann. Rua Krakovská 18, uma travessa da Praça Venceslau (Václavské náměstí). Estação de metrô Muzeum (linhas A e C, cores verde e vermelha, respectivamente).
Se essas casas de câmbio ficarem muito fora do seu roteiro, acesse os sites da Alfa Prague e da Grossmann para ver quanto elas pagam e use esse valor como referência quando for trocar em outros lugares.
Outros lugares bons para trocar
Além dos melhores lugares da cidade, você pode encontrar cotações decentes na Exchange e na Exchange 8, ambas bem perto da Praça da Cidade Velha. É possível verificar as cotações delas clicando nos links acima.
Dá para pagar com euros?
Em geral, sim.
Eu costumo dizer que não vale trocar dinheiro se você for passar apenas poucas noites em Praga. Apenas é fundamental encarar com tranquilidade caso algum lugar não aceite euro nem cartão (mas isso é raro) e caso o estabelecimento dê troco em coroas tchecas (isso é o mais comum). Também é preciso ter consciência de que estes lugares não vão praticar a mesma cotação que você encontra em uma casa de câmbio. Porém, eles costumam usar cotações bem honestas, considerando que estão livrando você de uma ida até uma casa.
Hotéis geralmente aceitam pagamento em euros e dólares, mas não considere isso sem perguntar no local e não pense que eles vão ficar trocando dinheiro para você.
Cartões Wise, Nomad e similares
Estes cartões são aceitos nos estabelecimentos de Praga e da República Tcheca exatamente como qualquer cartão normal, então você pode vir com eles tranquilamente.
Apenas lembre-se de que eles cobram uma taxa em cada saque em caixas eletrônicos, e os valores mudam de banco para banco, de cartão para cartão, então confira qual é a taxa do seu e prefira fazer saques maiores para diluir a cobrança.
Em primeiro lugar, parabéns pelo blog! Super completo e de fácil leitura! Estou devorando todo conteúdo. Vi que a data do post é antiga e viajo agora em junho de 2023. Em relação ao wise e nomad, é bem aceito na república Theca, inclusive nas cidades menores? Em relação ao arrependimento da troca, ainda está valendo? Obrigada desde já
Bom dia, Regina. Que bom que o blog está ajudando! =)
A data do post é antiga porque nada mudou desde lá. Mas agradeço por me chamar a atenção para isso, vou atualizar para não gerar confusão.
Em relação aos cartões Wise e Nomad, eles funcionam como qualquer cartão, você pode usá-los para pagar em qualquer lugar que aceite pagamento em cartão. Apenas atente que os saques são cobrados, então faça retiradas maiores para pagar menos taxa proporcional.
(Agradeço também por me lembrar destes cartões, vou acrescentar ao post.)
Arrependimento na troca: segue valendo. É lei desde 2019.
Boa Praga para você!
Obrigada pelo retorno e parabéns mais uma vez. Encantada com seu blog e sua reciprocidade! Por mais blogs assim!! Se tiver alguma maneira de contribuir com o blog, não hesite em falar!
Bom dia,
Chego no aeroporto de Praga direto do Brasil. Seguindo algumas dicas, pretendo pegar o transporte público ou o ônibus Express até o metrô. Nesse caso tenho q pagar em dinheiro vivo né? Como faço pra fazer câmbio no aeroporto? Obrigado!!
Olá, Antônio!
Você não precisa trocar dinheiro no aeroporto. Neste post estão as informações sobre como ir do aeroporto de Praga até o centro com ônibus comum.
E neste outro post estão as dicas para ir do aeroporto de Praga até o centro com ônibus expresso (Airport Express).
Adiantando a informação principal: o aeroporto tem quiosques da companhia de transportes onde você pode pagar com cartão de crédito.
Abraço e boa viagem!
E a Polícia funciona bem em Praga. Fique tranquilo!
Primeiramente, parabéns pelo blog. Eu amei!!! Você saberia onde aqui em Praga troca real? Se existe essa possibilidade aqui, ou só no aeroporto mesmo. Desde já muito obrigada. Beijos!
Oi, Dayanne. Obrigado pelo elogio. =)
Infelizmente, não conheço nenhuma casa de câmbio que trabalhe com real. Sei que uma ou outra existem, mas não sei quais são.
De qualquer maneira, não recomendo que você troque reais aqui. O valor que pagarão a você será péssimo.
Boa sorte!
Agora vi nos meus comentários anteriores que já respondi sobre isso há algum tempo e achei uma casa de câmbio que compra reais: https://cityexchange.cz/
Repito o que disse no outro comentário: não conheço essa casa e não estou recomendando.
O preço é ruim, como eu imaginava.
Boa sorte de novo!
Bom dia.
Tenho libras esterlinas da minha última viagem a Londres.
Posso trocá-las em Praga?
São bem aceitas?
Oi, Rita.
Libras são bem aceitas em qualquer lugar da Europa. Arrisco a dizer que até em qualquer canto do planeta.
Abraço!
Oi Gabe,
Primeiramente, parabéns pelo site… Estou devorando e amando cada informação/dica.
Sobre a troca de moeda, estou pensando em fazer transferência pela Western Union, evitando assim o duplo câmbio (para euros e depois coroas).
Saberia me dizer se realmente vale a pena?
Oi, Andrea!
Você vai ter que calcular.
Visite os sites das casas de câmbio que eu sugiro no post e veja as cotações atuais. Depois veja quanto vai custar fazer o envio pela WU. Então é só escolher o que for melhor para você.
(Minha aposta é que trazer euros vai ser muito melhor, mas faça o cálculo para ter certeza.)
Abraço!
Gabe, valeu mais essas dicas!
Pois é, uma dia é pouco mesmo.
Na verdade conseguimos uma excelente promoção pela United para Shanghai com stopover em Berlim por 5 dias. Mas como sempre quisemos conhecer Praga, aproveitamos a chance. Chegaremos dia 29 na hora do almoço e voltamos 30 na metade da tarde
O hotel tem estacionamento sim. É inclusive uma opção que avaliamos verificar se o hotel nós vende mais uma diária do estacionamento. Mas se não vender, já temos opções.
Obrigado novamente e parabéns pelo blog.
Olá Gabe!
Somos a Suelen e o Andre do Vem Ver o Meu Mundo (https://www.vemveromeumundo.com.br).
Suas dicas são valiosas! Como vamos passar pouco mais de um dia em Praga, não vamos trocar um valor alto, então a diferença de cotação de uma casa para a outra faz pouca diferença. Mas saber a cotação média e onde tem fila e onde provavelmente não tem ajuda muito!
Podemos te pedir mais uma dica? Chegaremos dia 29.11, de carro, partindo de Berlim. Vamos deixar o carro no hotel, para caminhar pela cidade. Mas no dia seguinte, quando vamos visitar o castelo e mais alguns pontos, precisaremor tirar o carro do hotel. É tranquilo estacionar próximo ao castelo? Existe limitação de trânsito no centro como em outras cidades europeias?
Muito obrigado!
Oi, Suelen e André. Que bom que vocês gostaram das dicas. =)
Mas… puxa vida… apenas 1 dia em Praga? Vocês terão pouco material para escrever sobre a cidade depois… =(
Sobre sua pergunta: é possível estacionar nos arredores do castelo, sim, ainda que vocês muito provavelmente tenham que pagar para isso. Tentem a rua U Prašného mostu (na parte oposta ao castelo), a mais próxima da entrada. Se não for possível nela, tente a rua K Brusce ou as ruas dos arredores. Ou ainda estacionem no parque Letná (pela avenida Milady Horákové) e caminhem pelo parque até o castelo. Na pior das hipóteses, deixem o carro num estacionamento pago perto do hotel e usem o transporte público da cidade. Aliás, essa é a opção mais sensata e segura, caso vocês tenham que deixar malas no veículo. Coloquem “parking” no Google Maps e ele fará o resto.
Falando sobre o centro: limitação generalizada, só em casos especiais. De forma mais específica, muitas ruas na Cidade Velha e na Cidade Nova são de acesso restrito, mas o GPS deve indicar o caminho pelas ruas possíveis.
Vocês já confirmaram se o hotel tem estacionamento?
Abraço e boa sorte!
Chegaremos em praga dia 17/11, feriado nacional. Existe possibilidade de pegar alguma casa de cambio boa, aberta?
Sim, praticamente todas. Só as casas de câmbio bem pequenas fecham.
Olá, Gabe!
Chegarei de trem em Praga e queria saber se é tranquilo pegar táxi/uber e se esses meios de transporte aceitam euro ou cartão, já que não é indicado que troquemos moeda na estação.
Sobre esse transfer que você indica, vi que é necessário indicar um horário de chegada… como funciona a comunicação com a empresa, caso seja preciso informar um atraso?
Agradeço desde já!
Oi, Gabriella! Bom dia!
Não pegue táxi. Se não quiser usar um transfer, prefira o Uber. Ele provavelmente vai pedir para você esperar junto da saída dos ônibus, no último andar do prédio. Pode ser meio confuso, mas você vai encontrar.
A empresa de transfers coloca um telefone de contato para você ligar se for necessário. De qualquer maneira, o motorista vai ficar atento a qualquer atraso no seu trem, se você indicar corretamente o número dele no formulário.
Abraço.
Olá! Adorei as dicas! =)
Se puder responder mais uma perguntinha: o que você acha que compensa mais, sacar dinheiro em caixa eletrônico ou levar euro e trocar em um desses lugares recomendados?
Oi, Juliana!
Não tenho como afirmar qual opção é melhor porque isso depende das taxas que o seu banco cobra para saque no exterior, da cotação que ele faz e das cotações que você encontra hoje na sua cidade para comprar euros ou dólares.
Você vai ter que ver tudo isso, calcular e decidir.
Abraço!
Muito obrigada pelas respostas! 🙂
Olá, Gabe! Muito obrigada mesmo pela resposta! Vamos seguir a sua dica e levar Euro. Só mais uma pergunta: Sabe me dizer se a Western Union funciona bem por aí? Sempre envio dinheiro por ela quando viajo para outros países, vi que tem algumas lojas em Praga, mas não sei se elas funcionam realmente.
Wilma, existem muitas placas da WU em vários lugares de Praga, mas nunca utilizei os serviços da empresa.
Olá, Gabe! Adorei o seu blog, todas as informações são muito úteis e está me ajudando muito na construção do roteiro. Chego em Praga em na segunda semana de Julho e li em outro lugar que é possível trocar Real na casa de câmbio Praha Exchange e fica na rua Havelská, 6/522 (que abriu recentemente). Pode me dizer se essa informação procede, se eles trocam mesmo? Estou pensando sinceramente em levar Real para trocar.
Bom dia, Wilma.
Eu liguei para essa empresa, mas não atenderam. Como eles não colocam as cotações no site, não tenho como saber quanto pagam por real. Se eu passar por lá, dou uma paradinha e verifico, mas não sei quando isso vai acontecer.
De qualquer maneira, fiz uma pesquisa rápida aqui e achei um lugar que apresenta uma cotação para reais: https://www.cityexchange.cz
(Importante: NÃO CONHEÇO essa empresa, NUNCA TROQUEI com ela, NÃO ESTOU RECOMENDANDO os serviços dela e NÃO SEI se ela realmente troca reais, ok? Estou UNICAMENTE afirmando que ela apresenta uma cotação para a moeda brasileira no seu site, no dia 11 de maio de 2019, às 09:01:06.)
A cotação do dia 11 de maio de 2019, às 09:01:06, indica que eles pagam 5 CZK para cada BRL.
Agora é fazer as contas e decidir se você acha que vale a pena.
Lembrando que a referida casa de câmbio pode cobrar taxas que não são apresentadas no site e pode mudar essa cotação a qualquer momento. Ela também pode parar de comprar reais a qualquer momento, se assim desejar.
E se você quiser a minha opinião pessoal sobre trazer reais, ela é: não traga, compre euros.
Abraço!
Olá, Gabe!
Parabéns pelo blog, está me ajudando muito na montagem do roteiro de praga (ficaremos 5 dias). Entretanto, ainda tenho algumas dúvidas e gostaria de saber se você poderia ajudar.
– Estaremos chegando dia 01/05 (previsão 18:00hs), somos 4 pessoas (6 malas) e ainda não sei qual seria o melhor transporte para o hotel que ficaremos (Hotel Mars – Kubánské nám. 1333/6). Poderia me ajudar com opções de transportes e valores?
2 – Percebi que as melhores casas de câmbio (as citadas no post) ficam um pouco longe do hotel que ficaremos (Hotel Mars), então você teria alguma dica de uma boa casa de câmbio nas proximidades?
3 – Você recomenda o bate-volta paraa cervejaria em Pilsen (Plzen)? Qual a melhor forma de fazer esse bate-volta?
Abraços!
Oi, Filippe! Vamos ponto a ponto:
– A melhor opção, sem a menor sombra de dúvidas, é a Prague Airport Transfers. Leia este post sobre ela. Vocês vão pagar pouco por pessoa e não vão se incomodar com nada.
– Não conheço casas de câmbio naquela região, então você vai ter que procurar sozinho. O que sugiro é que você guarde os sites dessas que indico e verifique quando sair para trocar dinheiro, assim você vai ter uma boa noção de como está a cotação do lugar que você encontrar no caminho.
– Leia o post sobre o bate-volta a Pilsen – Plzen. Está tudo ali (com links internos para posts mais específicos sobre a cidade).
Abraço!
Boa noite Gabe. Inicialmente, parabéns pelo blog! Eu e meu marido estaremos chegando em Praga em 10/05/19, vindos de Amsterdã, pela EasyJet. O horário previsto para a chegada é às 20h15 (mas é comum atrasos). O nosso hotel é o Hotel Roma Prague. Neste horário não seria mais possível transporte público?
Outra dúvida. Podemos fazer câmbio nas agências bancárias?
Desde já te agradeço.
Oi, Estela. Bom dia.
É possível usar o transporte público nesse horário, sim. Os posts sobre o assunto estão na seção Chegar e Sair.
Vocês podem trocar dinheiro nas agências bancárias. Mas, conforme está escrito no post, não é necessário.
Abraço.
Olá Gabe. Em duas semanas chego em Praga, para uma estada de três dias, sendo dois inteiros, e gostaria de ter uma ideia de como me deslocar na minha chegada, já que estaremos com duas malas cada um (uma g e uma p)?
Buscando informações, inclusive no sei blog, estou achando melhor sacar o dinheiro direto da minha conta (débito). Meu banco é o Santander e li em algum lugar que é o pior dos bancos para sacar em Praga. Isso procede? Vou te mandar o endereço do meu hotel para você me orientar melhor. Minha primeira opção é um táxi ou Uber.
Jilska 9 Praga 110 00 CZ
Palác U Kočku
Você tem uma ideia do gasto médio para um casal, por dia? Só comida e passeios, sem luxo.
Parabéns pelo blog
Marcelo,
– Você não precisa de orientações para chegar no seu hotel com táxi ou Uber, basta indicar o endereço ao motorista. Ele deixará você na porta.
– Não tenho conta no Santander e nunca ouvi essa reclamação sobre ele, então não posso como afirmar nada sobre o assunto.
– Gasto médio em Praga.
Abraço.
Gabe, obrigada pelas dicas.. estou aproveitando tudo pra minha primeira viagem à Praga!
Será que vc pode me dar uma ajudinha? Vou chegar de trem vindo de Viena e meu hotel é meio longe da estação, é o Vintage Design Hotel Sax, pelo que pesquisei a melhor forma de chegar lá é usando o tram 15, descer na estação Malostranské náměstí e depois ainda caminhar uns minutos até o hotel, será que é essa a melhor opção mesmo? Eu fico meio confusa com trams pq nunca sei onde fica o ponto certo pra pegar, já que cada linha passa em um lugar diferente. Vc sabe me dizer onde pego o tram 15 perto estação de trem? É fácil encontrar?
Outra coisa, li no post que não há necessidade de trocar dinheiro na estação, então eu posso comprar a passagem do tram nas máquinas automáticas com meu cartão de crédito mesmo? Li em outro site que essas máquinas só aceitam moedas…
Ultima perguntinha, sabe me dizer se perto do meu hotel tem alguma casa de câmbio confiável ou é melhor comprar no centro, em uma dessas que vc indicou?
Obrigada e mais uma vez parabéns por esse site incrível!
Oi, Mariana.
Sim, o bonde 15 é o que leva você direto da estação central para a Malostranské náměstí, de onde você pode caminhar até o hotel, subindo o morro. Se quiser caminhar menos, ainda pode pegar o ônibus 192 (depois de descer do bonde 15). Ele vai levar você até a parada Šporkova. Dalí é uma pequena caminhada descendo o morro.
Para pegar o bonde 15, saia da estação e vá para a direita. No fim da praça você vai ver as paradas. É ali. Pegue o bonde indo no sentido à esquerda (direção Kotlářka).
Não sei onde você leu, mas a informação sobre as máquinas ali só aceitarem moedas está defasada. Existem máquinas que aceitam cartão na estação principal. Se houver algum problema nelas, você pode seguir as outras instruções que estão no post.
Não sei de nenhuma casa de câmbio confiável por ali (o que não significa que elas não existam). Verifique a cotação nas casas recomendadas e use isso como referência. Se for necessário, troque apenas um pouco e depois troque mais nos lugares melhores.
Abraço e boa Praga!
Gabe, obrigada pela resposta rápida!
Vc acha que essa caminhada descendo do tram até o hotel vai ser complicada de fazer carregando malas? Minha mala é pequena mas nem imaginava que teria uma subida no meio do caminho, rs.
Ahh essa informação das maquinas que só aceitam moedas, se não me engano, li no Sunday Cooks mesmo.. mas deve estar desatualizada então, não reparei na data.
Gabe, mais uma vez obrigada pelas informações valiosas… e preciso de te dizer que o “Gabriel quer viajar” era meu blog de viagens favorito, a série sobre a Coréia do Norte e as repúblicas da Rússia ficou pra sempre na minha memória, especialmente aquele post de Mari El, que vc fez pras Marianas.. haha.. nunca esqueci disso 🙂
Não é uma caminhada complicada, porque tem calçada. De qualquer maneira, é morro acima…
Sobre o cartão de crédito, talvez o post estivesse se referindo às máquinas em geral. Elas geralmente não aceitavam, mas já existem várias novas que aceitam, inclusive na estação central.
Obrigado pela audiência cativa! Aquele post sobre Mari El fez sucesso entre as Marianas mesmo! Hahaha! =)
Ola, tudo bem? Estou indo a praga em abril e tô com medo, com relação a trocar o dinheiro é a comunicação pra fazer isso, já que falo pouco inglês. Meu hotel fica próximo s estação de metrô Střížkov, tem alguma casa de cambio próximo com preços bons? Em média qual é o preço bom por euro? Blog muito útil, muito bem feito. Parabéns!
Oi, Erick.
Não se preocupe com o inglês. O pessoal está bastante acostumado a lidar com turistas que falam qualquer coisa, menos inglês. =)
Seu hotel deve ser o DUO, certo? Bem, não há casas de câmbio ali perto… Se você precisar MUITO, pode trocar pouco no hotel mesmo e ir até o centro para trocar mais.
O euro hoje (7 de dezembro) está entre 25,5 e 26 CZK, nas melhores casas. Mas isso pode mudar quando você chegar, então siga as dicas do post.
Abraço!
Ola!!!
Estou indo para Praga em Dezembro e ficarei 5 dias.
Voce acha que vale a pena ir ate Vienna por 2 dias?
Ou seria melhor ficar somente em Praga e conhecer alguma cidade mais proxima?
Adorei o seu blog!!
Oi Taiana!
Sinceramente, acho que não vale. Viena é uma baita cidade, merecem muito mais que 2 dias. Você vai ver só o básico do básico. Se você não quiser ficar apenas em Praga, sugiro que use esses dois dias para conhecer algum lugar menor, tipo Karlovy Vary, Cesky Krumlov, Plzen ou Brno (que fica no caminho para Viena). Tem dicas para quase todas elas aqui no blog.
Abraço! =)
Olá Gabe estou indo com uma amiga amanhã de manhã, 08,11, 11hs, de Berlim para Praga de ônibus, chegada na estação ÚAN Florenc, nosso hotel é o City Centre, fica na rua Revolučni 4, Prague, 11000. Pergunto: este hotel fica muito longe da estação? Táxi é caro? Preferimos, achamos metrô complicado, as trocas de linhas, etc. O inglês é corrente? Talvez na dê para me responder, a viagem já será amanhã, mesmo assim agradeço pelas informações sobre trocar dinheiro. Valeu, obrigada.
Oi, Zenilde.
Não é longe da estação, não, mas talvez seja muito para caminhar (1,7 km). Para evitar metrô, caminhem até a rua Sokolovská e peguem o bonde 8 na direção Nadrazi Podbaba. Desçam na parada Dlouhá Trida. O hotel fica no sentido contrário do bonde.
O inglês é OK nas áreas turísticas.
Boa viagem!
Oiiii. Parabéns!! Adorei, bem completo! Estou indo amanhã para praga de Berlim!! Vou usar as dicas! Continue assim (:
Oi, Luciana! Bem-vinda a Praga! =)
Olá Gabe
Muito obrigado pelo seu blog ele me ajuda muito em todas as viagens que eu tenho feito!
Vou chegar a Praga as 20.30h como posso fazer pra trocar dinheiro? Onde seria o melhor local para trocar uns 100euros para esse dia porque vamos precisar de transporte, jantar e saida nessa mesma noite. Que me aconselha ?
Muito obrigado
Muito sucesso
Oi, Ana! Obrigado pela audiência! =)
Me diga uma coisa, por favor: onde vocês chegarão e em qual hotel ficarão? Assim eu posso indicar um lugar mais adequado perto do local de chegada ou do hotel.
Abraço!
Olá Gabe!
Vamos do aeroporto pra ficar num Hotel junto da ponte Carlos.
Obrigada mais uma vez!
Muito sucesso 🙂
Oi, Ana. Vocês têm essas opções, que se combinam:
– Contratar um transfer particular (que pode ser pago com cartão, euro, dólar ou libra). Clique aqui para ver o que eu indico;
– Sacar dinheiro num caixa eletrônico no aeroporto. Alguns estão dentro da área de passageiros mesmo, antes das esteiras de bagagem;
– Caso queiram ir do aeroporto para a cidade de transporte público, vocês podem comprar bilhetes no guichês da DPP dentro do aeroporto. Clique aqui para ler o post sobre isso;
– Usar somente cartão de crédito nessa primeira noite, na hora de jantar.
Caso nada disso agrade, então a única alternativa é trocar no aeroporto mesmo e encarar o prejuízo.
Abraço!
Ah, claro: vocês também podem usar as alternativas de transporte acima (que não exigem dinheiro) e, depois de fazer o check-in, sair em busca de uma casa de câmbio decente no centro. Todas serão melhores do que no aeroporto.
Oi, Gabe. Estou adorando ler tudo aqui. Parabéns pelo excelente trabalho!
Desculpe se essa pergunta já tiver sido feita antes. Mas, é melhor levar Euros ou Dólares, pra trocar em Praga?
Muito obrigada. Abraços
Oi, Débora!
Se você já tiver dólares em casa, traga dólares mesmo. Mas se você ainda não comprou moeda, prefira o euro.
Isso porque você provavelmente não vai ficar apenas na República Tcheca, certo? Então você vai poder usar os seus euros em quase toda a vizinhança, o que facilita a sua vida. 😉
Se a sua dúvida era em relação a valor de troca, dá na mesma: o dólar também vale menos do que o euro na República Tcheca.
Abraço! =)
Olá,
Estou em Stuttgart e estou indo pra Praga na sexta à noite de ônibus. Chego de manhã às 6:30. Como posso ir para Hotel Páv, Křemencova 13. Como eu faço? Tem que trocar dinheiro? Pego taxi? Ou transporte coletivo?
Oi, Fernanda.
Pelo horário, seu ônibus vai chegar na estação Florenc (ÚAN Florenc), certo?
Dali você pode pegar o metrô na linha B (cor amarela) em direção a Zličín e descer na estação Národní třída, de onde você segue a pé até o seu endereço.
A esta hora da manhã, a sua única opção para comprar o bilhete para o metrô usando o cartão de crédito vai ser numa das lojas de conveniência/bancas de revistas chamadas RELAY. Elas ficam no subsolo, já quase dentro do metrô. Ao sair do seu ônibus, siga as placas para o metrô e desça as escadas. Logo você vai enxergar as lojas, à sua esquerda. Existem duas, uma na diagonal da outra. Elas abrem às 5h40 e às 6h.
Se preferir trocar dinheiro, não faça isso nas casas de câmbio que ficam junto das lojas RELAY, porque o valor pago ali é péssimo. Prefira trocar uma quantia pequena na casa de câmbio que fica dentro da estação rodoviária mesmo. Quando descer do seu ônibus, olhe para os prédios da rodoviária e vá para aquele com um grande adesivo no vidro escrito HALA 1. Entre ali e você logo verá uma casa de câmbio ao lado do balcão de informações.
Essa casa de câmbio abre às 6h. A cotação não é boa, mas não é péssima. Dá para trocar uns 10 euros ali tranquilamente, sem grandes prejuízos.
Se você não quiser fazer nada disso, a saída é reservar um transfer. Então eu recomendo a Prague Airport Transfers.
Ajudei? =)
Abraço e boa Praga para você!
Olá, e o que sobrar, eu consigo trocar o valor que tenho da moeda local para euros?
Oi, Cristiano. Sim, você pode comprar euros usando coroa tcheca.
Parabéns pelo blog! Muito prático e com informações completas. Excelente!
Obrigado, Luiz Alberto! Que bom que você gostou! =)
Oi.sou caminhoneiro estou fazendo uma pausa em Brandys.O transporte público aceita euros?Queria ir a Praga dar um passeio…
Oi, Fabrício! Não, o transporte público não aceita euros. Você precisa trocar mesmo. Abraço!
Olá!
Vou chegar em Praga pela estação de trem , essa casa de cambio que você mencionou (Krakovská 1339/18
110 00 Praha 1-Nové Město, Chéquia) ,ela tem taxa boa e é confiável?
Achei viável e perto ir até lá para trocar euros.
Obrigada desde já pela informação.
Abraço.
Oi, Celia.
Sim, ela é confiável e costuma ter boas taxas. Se não fosse assim, não estaria indicada no blog. =)
Abraço!
Seu blog é espetacular. Parabéns.
Obrigado, João Paulo! =)
Simplesmente sensacional essa sua página! Parabens!! Voce tem alguma dica sobre como e onde trocar dinheiro em Budapeste? Abraços
Oi, Fernando! Obrigado pelos parabéns! Não tenho dicas sobre Budapeste, não, infelizmente. Abraço!
Boa Tarde.
Pretendo trocar o dinheiro em caixa eletrônico, pois me informaram que seria a melhor forma. Alguém sabe a localização desses caixas eletrônicos, se possível? Obrigada.
Oi, Jacqueline!
Quando você diz “trocar o dinheiro em caixa eletrônico”, você quer dizer “sacar dinheiro em caixa eletrônico”, certo?
Você vai encontrar caixas eletrônicos em toda parte, mas se você quiser endereços específicos, vá no Google Maps, procure Praga e, depois, digite Bankomat ou ATM. Os pontos onde existem caixas eletrônicos vão aparecer à medida em que você aproximar o zoom e movimentar o mapa.
(Fiz aqui para você, na verdade.)
Apenas evite os caixas eletrônicos da marca Euronet. 😉
Boa viagem.
Ola Gabe só pra acrescentar às suas informações: acabei de chegar de Praga passei 4 dias e NÃO precisei trocar dinheiro em momento algum. Cheguei por trem e contratei a empresa q vc recomendou paguei em € depois usei o VTM e € pra tudo até imã de geladeira…
Oi, Edivaldo! Obrigado pelo comentário com a sua experiência! 🙂
Como eu digo ali em cima, muitos lugares topam receber em euros, então você pode passar o seu tempo todo em Praga sem precisar trocar dinheiro. Basta usar o cartão de crédito e ir apenas em lugares que aceitem euros. Tudo depende da sua sorte de não querer ir num lugar que não aceite nenhum dos dois (acredite: eles existem).
A questão é que a cotação para estes euros usados para pagar produtos ou serviços sempre vai ser ruim (e, caso seja boa, pode ter certeza de que o preço do produto está alto para compensar).
Se a diferença não for um problema para o viajante, ótimo, não precisa trocar nada mesmo. Mas se for um problema, o melhor é ter coroas. 😉
Abraço!
Excelente post. Muito obrugada.
=)
parabéns pelo seu blog,alugando um carro em praga tenho alguma restrição de atravessar as fronteiras da Áustria ou Alemanha????obrigado
Oi, Flávio! Obrigado pelo elogio! =)
Tudo muda de locadora para locadora. Pergunte naquela que você escolher.
Sugestão: faça uma busca na Rentcars.
Abraço!
Gabbe,
Cara, seu site é muito bom. Irei em Outubro pra lá, mas já estou coletando todas as informações (ansiedade é um problema muito grande mesmo, né? rsrsrs) e estava lendo outros blogs, outros relatos mas quero o seu definitivo pois li uma vez que você já morou no inícios dos anos 2000.
Bem, minha dúvida é algo que tenho muuuuito medo que é receber dinheiro falso. Quais as dicas que você dá? Qual a chance de eu receber dinheiro falso se eu trocar meu dinheiro na Grossmann? Prefiro lá porque fica perto da central de trem e da casa que eu ficarei.
Ahh.. eu aluguei uma casa pelo airbnb. Você me dá alguma orientação, dica tb?
Ahhh.. tenh certeza que irei bater fotos de madrugada conforme sua orientação, amigo 😉 Abração!
Oi, André! Obrigado pelo elogio ao site! =)
Sobre seu medo de receber dinheiro falso: sendo bem sincero, isso simplesmente não vai acontecer se você trocar em casas de câmbio (menos ainda nas casas que recomendo). Dinheiro falso é só para quem troca na rua, com pessoas avulsas que abordam quem está caminhando, oferecendo cotações impossíveis. Se você quiser ficar mais tranquilo ainda, peça e guarde o seu comprovante de troca.
Sobre o seu apê, que orientação você precisa?
Abraço!
Gabe, Obrigado por responder!!
Então… alguma dica sobre a cultura Tcheca. O que não deve fazer em bar, o que não fazer na casa. Algo especifico que fuja da nossa cultura?
Putz, André, são várias dicas. Um post sobre isso está na lista, mas por enquanto só tem algumas espalhadas em assuntos específicos pelo blog.
As dicas gerais são as mesmas válidas no mundo inteiro: seja educado em todos os lugares, com todas as pessoas, tenha bom senso e esteja permanentemente aberto às diferenças culturais. Muitas coisas vão parecer estranhas para você, mas são apenas hábitos tchecos. Então relaxe e aproveite a sua oportunidade de viver tudo isso. 😉
Abraço!
Ah, então segue como uma sugestão. Faz um post sobre os habitos tchecos e o que nao deve fazer.
Um dia li em um blog que os tchecos amam livros e até presenteiam bastante com livros. Também para não se assustar num mercado se no caixa a funcionaria começar a passar as coisas muito rápido caso note a fila crescendo.
Isso tudo que eu disse, procede? Como eu disse.. só li por aí. srsrsrs
Com relação a cultura, sou bem aberto às diferenças. Eu sou paulista e minha namorada Gaúcha, então acho que começa por aí. hahahahahahaha.
O seu post sobre os cuidados em Praga é excelente também.
É verdade que tem uma feira em Praga que vendem carne de pouco e mostram o valor de 100g, mas a compra no minimo é de 500g e muitos turistas se deram mal?
Desculpa te incomodar com trocentas pergunta, camaradas. rsrs
Obrigado pela sugestão, André. Como eu falei, este post está na lista, mas ainda vai levar um tempo porque tenho uma montanha de informações para colocar antes. Blog não é trabalho fácil, como muita gente pensa. =)
Sim, essas informações que você tem procedem. Os caixas de supermercado costumam ser rápidos e até antipáticos, não espere sorrisos neles. Aliás, não espere sorrisos de quem estiver trabalhando.
Sobre a feira, sim, tem disso. É uma feirinha numa área superturística. Fica a dica: sempre preste bem a atenção no que está escrito em placas antes de pedir alguma coisa. E não fique alarmado, porque turistas se deram mal nessas bancas, mas ninguém morreu ou quebrou financeiramente por isso. 😉
Abraço.
Parabéns pelo seu Blog, está me ajudando muito. Estarei em Praga em Outubro e estou pegando todas as dicas aqui. Uma dúvida: estaremos de carro, consigo estacionar com facilidade? Obrigada!
Obrigado, Suzana! Que bom que o blog está ajudando! =)
Sobre o carro, tudo vai depender de onde vocês vão ficar.
As áreas de estacionamento no centro da cidade são cheias de regras e muitas delas são exclusivas para moradores ou para quem tem empresa por ali. Se o seu hotel ficar na região, vocês provavelmente vão ter que procurar uma garagem. Peça informações no seu hotel mesmo. O pessoal deve saber o melhor lugar para estacionar nas redondezas.
Abraço! Boa viagem!
Ola Gabe! Ficarei 3 dias em Praga e uma noite em Cesky Krumlov . Quanto vc acha que precisarei em media por dia para trocar euros por coroas tchecas? Pretendo ir no castelo de praga, fazer um free walking tour no primeiro dia e comer em lugares tipo fast food, pois acredito que sozinha para ir em restaurante fica caro. Vc acha que compensa comprar o PRAGA PASS CARD ou equivalente? Para ir a algum show a noite sozinha vc acha que é perigoso ? Ficarei perto da Praca Venceslau., Obrigada!
Oi, Bia! É complicado dizer quanto você vai gastar porque isso é muito pessoal. Dê uma olhada no post Quanto Custa Praga? para ter uma ideia com os preços pesquisados. Mas, olha, dependendo do restaurante não é caro, não. Vale olhar antes de descartar, viu? 😉 Sobre o passe de visitação, também depende do que você pretende fazer. Se você pretende entrar em muitos lugares, pode valer. Mas se você é mais de caminhar pela cidade, então o melhor é pagar individualmente mesmo. Para mim, o passe não vale a pena. Para finalizar, Praga é muito segura e você pode andar por ela tranquilamente, de dia ou de noite. É claro que sempre vale evitar grupos de homens bêbados e tal, mas só isso. As chances de algo ruim acontecer são praticamente inexistentes. Abraço e boa viagem! =)
Oi, tb chegarei em Praga pela estação central vinda de Dresden.
Chegarei por volta de 21/22 hs e sem coroas tchecas.
É fácil localizar as máquinas para sacar dinheiro com cartão de crédito?
Qto à compra de passagem do metrô, até tinha perguntado em outro post, mas já encontrei a resposta aqui de que existem máquinas que aceitam cartão de crédito.
Obrigada!
Oi, Maria Fernanda. Respondi sobre as passagens de metrô lá na outra pergunta. Sobre as máquinas para sacar dinheiro, sim, é fácil. Qualquer dúvida, pergunte para algum funcionário da estação. Boa viagem!
Valeu Gabe, muito obrigada. Sua página é muito boa e um diferencial, pois não encontramos muita coisa sobre Praga na NET.
Obrigado, Adriana! Você viu que eu atualizei o post com respostas para as suas dúvidas? Veja ali! =)
Vou chegar em Praga num domingo e de trem, pois estarei na Alemanha. Tenho como trocar dinheiro no domingo? Ou troco na Alemanha???
Oi, Adriana. Bom dia.
Muitas casas de câmbio funcionam diariamente. Arrisco a dizer que todas, até. Você não vai ter problemas para trocar dinheiro.
Sobre trocar na estação de trem, não recomendo. A cotação é ruim. Você pode sair da estação e caminhar um pouco até achar algo melhor ou pode simplesmente comprar seu bilhete de transporte público nas máquinas que aceitam cartões e deixar para trocar dinheiro mais tarde, depois de largar suas malas no hotel.
Boa noite, Gabe. Primeiramente, parabéns e obrigado pelo site, será de grande valia para muitos que planejam visitar essa cidade incrível que é Praga. Já estive uma vez em 2012, quando ainda era solteiro, me hospedei no Mosaic Hostel, e adorei!
Agora em julho irei novamente a Praga, dessa vez com minha esposa e filhos. Iremos de carro de Berlim a Praga, por isso tenho algumas dúvidas e te peço ajuda: como funcionam os pedágios na Rep. Tcheca? É possível pagar com cartão de crédito ou preciso trocar dinheiro assim que cruzar a fronteira? Caso necessite, alguma dica de onde trocar? Alguma dica sobre peculiaridades do trânsito, estradas, postos de gasolina na Rep. Tcheca?
Depois de 3 dias em Praga, seguiremos para a Austria, ficando uma noite em Cesky Krumlov. Alguma dica de locais a visitar no caminho?
Desde já muito obrigado!!!
Ahoj, Carlos. Bom dia.
Os pedágios na República Tcheca não são como os nossos. Não existem cabines onde você dá dinheiro para uma pessoa. O que existe é a necessidade de comprar um adesivo (motorway toll vignette) que permite o uso das autoestradas pagas. Você pode comprar estes adesivos em postos de gasolina e nos correios em toda a República Tcheca. Eles podem ser comprados por 10 dias (310 CZK), um mês (440 CZK) ou um ano (1.500 CZK), você escolhe. A CZK está na base de 27 para cada EUR.
Se o seu carro fosse alugado na República Tcheca, eu diria que você não precisaria se preocupar com isso, já que as locadoras colocam os adesivos anuais em todos os seus carros. Mas como você vai alugar o seu carro em Berlim, recomendo que você pergunte para a sua locadora de lá.
Se eles não tiverem o adesivo tcheco (provavelmente não terão), você pode comprar no primeiro posto de gasolina que encontrar assim que cruzar a fronteira. Não sei qual caminho você pretende fazer, mas se for pelas estradas maiores, você certamente vai comprar o seu adesivo antes da cidade de Ústí nad Labem. Daí você vai calcular quanto tempo vai ficar no país e comprar o adesivo adequado. Para saber onde e como colocar o adesivo, leia as instruções dele, que vêm em inglês também.
Ah, sim: você pode pagar com cartão de crédito no posto.
Sobre o trânsito em geral, não há mistério. Dirigir pela República Tcheca é facílimo e muito tranquilo. Os cuidados maiores são:
– Respeite a sinalização e, principalmente, os limites de velocidade. Nas cidades (inclusive em Praga), a velocidade máxima é de 50 km/h. Apenas algumas avenidas muito grandes permitem mais. Fique atento às placas.
– Não beba e dirija. A tolerância com álcool e direção é zero e você vai ter problemas se for pego.
– A preferência é SEMPRE do transporte coletivo, principalmente os bondes. Fique atento às sinalizações no chão, que muitas vezes indicam paradas de bondes no meio da rua e obrigam você a parar antes. Não obstrua a passagem de um bonde. Se você precisar cruzar pelos trilhos, esteja certo de que não vem bonde de nenhum lado.
– Não avance sobre o sinal amarelo e mantenha-se sempre na faixa que indica a direção para onde você vai.
No caminho para a Áustria você pode parar em České Budějovice, a terra da Budvar (Budweiser) original. É uma cidade bonitinha, mas você vai achar que é um nada depois de passar por Praga. =)
Boa viagem e indique o blog para os amigos!