Praga tem mais de 700 parques espalhados por seus bairros. Dois deles (os parques Letná e Petřín) inclusive dominam a paisagem da região mais turística do rio Vltava e são famosos entre os visitantes.
Mas as maravilhas verdes da capital tcheca não são sempre enormes como estes dois exemplos. Existem também os pequenos paraísos, muitos deles escondidos em lugares que você nem imagina, no meio de quadras, atrás de muros e cercados por prédios, formando bolhas de paz e tranquilidade na agitação da cidade.
São os jardins de Praga.
A manutenção e a proteção destes espaços obriga a maioria a fechar entre o início de novembro e o fim de março. Mas quem passeia pela cidade entre abril e outubro pode incluir alguns no seu roteiro facilmente, porque os exemplares mais lindos destas belezinhas estão justamente nos bairros mais famosos e, mesmo os que têm acesso pago, custam pouco.
Estes abaixo são os meus favoritos.
Jardim de Wallenstein (Valdštejnská zahrada)
Foi construído nos anos 1600, junto com o palácio que hoje faz parte do complexo do Senado da República Tcheca. É o segundo maior jardim do centro de Praga e tem fontes, lagos, esculturas, uma linda vista para o castelo e uma área onde acontecem concertos clássicos abertos ao público, no verão.
O Wallenstein também tem alguns pavões lindos, mas deixe os bichos quietos: quando se sentem incomodados, eles fazem um escândalo que é escutado em todo o jardim.
Aberto de Abril a Outubro.
Acessos pela rua Letenská e pela praça em frente à estação de metrô Malostranská (linha A, cor verde). Se for de bonde, desça na parada de mesmo nome e vá até a estação de metrô.
Entrada gratuita.
Horário: de segunda a sexta, das 7h às 19h; sábado e domingo, das 9h às 19h.
Jardim Vojan (Vojanovy sady)
Se você bobear, passa reto pelo acesso deste lugar formidável, cercado por muros altos e com um único portão. Seria uma pena se isso acontecesse com você, porque o Vojan existe desde os anos 1200 e é nada menos que o jardim mais antigo parcialmente preservado em Praga.
Ele já foi parte de um mosteiro, mas hoje é apenas um pedacinho do céu pertinho da Ponte Carlos e no meio do fervo turístico. Suas belezas não são arrumadinhas como as de outros jardins, mas ele é delicioso mesmo assim.
Aberto o ano inteiro.
Acessos pela rua U lužického semináře, em frente ao número 40. Para ir, use a estação de bondes e de metrô Malostranská (linha A, cor verde).
Entrada gratuita.
Horário: abertura diária às 8h; fechamentos às 16h (de dezembro a janeiro), às 17h (em fevereiro, março, outubro e novembro) e às 19h (de abril a setembro).
Jardim Vrtba (Vrtbovská zahrada)
Esta maravilha dos anos 1700 é considerada uma pérola barroca de Praga e da Europa Central, além de uma grande solução arquitetônica para um terreno cheio de irregularidades. Seus terraços escondidos no bairro Malá Strana têm vistas deslumbrantes para o Castelo de Praga e para a Igreja de São Nicolau. No outono, com o colorido das folhas, vira uma coisa de louco.
Aberto de 1º de abril a 31 de outubro.
Acesso pela rua Karmelitská 25, parada de bondes Malostranské náměstí
Entrada paga (120 CZK, adulto – 2022).
Horário: todos os dias, das 10h às 18h.
Jardim Real (Královská zahrada)
É uma das grandes atrações do Castelo de Praga porque, além da beleza natural, também tem prédios históricos embasbacantes, como o Palácio de Verão e o Salão de Jogos (que depois virou um estábulo e, mais tarde, um depósito militar). Foi construído nos anos 1500.
Aberto de 1º de abril a 31 de outubro.
Acesso pelas ruas U Prašného mostu (parada de bondes Pražský hrad) e Mariánské hradby (parada de bondes Královský letohrádek).
Entrada gratuita.
Horário: diariamente, das 10h às 18h.
Jardins do Sul do Castelo (Jižní zahrady)
Se outros jardins têm vistas privilegiadas do Castelo de Praga, estes têm uma vista privilegiada da cidade mesmo.
O nome aparece no plural porque eles são divididos em pequenos jardins diferentes, mas isso não tem importância prática para o turista, já que tudo parece apenas um grande espaço. Entre e aproveite a beleza ao seu redor, sem pressa.
Aberto de 1º de abril a 31 de outubro.
Acesso pelo Castelo de Praga (pela escadaria perto do Old Royal Palace ou pelo acesso perto da Černá věž – Black Tower).
Entrada gratuita.
Horário: diariamente, das 10h às 18h.
Jardins Embaixo do Castelo de Praga
(Palácové zahrady pod Pražským hradem)
Este conjunto de 5 jardins (Ledebour, Pequeno Pálffy, Grande Pálffy, Kolowrat e Fürstenberg) domina uma área enorme na encosta embaixo do castelo, virada para o lado do bairro Malá Strana (na verdade, embaixo também dos Jardins do Sul do Castelo).
Ele começou a ser construído no fim dos anos 1600 e é cheio de terraços deslumbrantes, esculturas maravilhosas e palácios de antigos nobres.
É complicado passear por tudo, porque é um morro e você precisa de muita disposição para subir e descer tantas vezes, mas uma caminhada de alto a baixo já é o suficiente para encantar qualquer um.
Aberto de 1º de abril a 31 de outubro.
Acesso pela rua Valdštejnská (estação e metrô e bondes Malostranská, linha A, cor verde).
Entrada paga (130 CZK, adulto – 2022).
Horário: aberto diariamente. Em abril e outubro, das 10h às 18h; entre maio e setembro, das 10h às 19h.
Fosso do Veado (Jelení příkop)
Aqui eu confesso que fico na dúvida se devo chamar de jardim ou de parque, porque ele não tem desenhos geométricos e flores cuidadosamente plantadas, mas é um dos paraísos naturais de Praga que fecham no inverno. Enfim, já está incluído nesta lista.
O Fosso do Veado é um pequeno vale cheio de árvores e trilhas, que ocupa um lado inteiro do Castelo de Praga (o lado oposto ao bairro Malá Strana) e tem este nome porque os reis costumavam caçar animais desta espécie soltos por ali.
Apesar de ser visto por praticamente todos os turistas que entram por um acesso específico do castelo, ele recebe poucas visitas e, consequentemente, é um mar de tranquilidade.
Para não perder a chance, anote: a principal entrada é por um caminho ao lado da ponte de acesso ao castelo pela rua U Prašného mostu.
Aberto de 1º de abril a 31 de outubro.
Acesso por um caminho à direita da ponte da rua U Prašného mostu (parada de bondes Pražský hrad).
Entrada gratuita.
Horário: diariamente, das 10h às 18h.
Jardim Franciscano (Františkánská zahrada)
Não é o jardim mais lindo, nem é o mais tranquilo. Mas considerando a localização dele, o Jardim Franciscano é, sim, um oásis no meio de Praga e pode servir como um excelente refúgio num momento do seu dia.
Ele está numa das áreas mais movimentadas do centro da cidade, colado na Champs-Élysées praguense (a rua Václavské náměstí) e junto a galerias e estações de metro. Mas fica bem escondido no meio da quadra, com entradas que não vão direto para as ruas.
Se você passear por ali, recomendo uma paradinha na Igreja Nossa Senhora das Neves, bem ao lado. Ela também é um oásis.
Aberto o ano inteiro.
Acessos pela rua Jungmannovo náměstí ou pelas galerias Světozor e U Stýblů (estação de Můstek – linhas A e B – ou parada de bondes Václavské náměstí).
Entrada gratuita.
Horário: aberto diariamente. De 15 de abril a 14 de setembro, das 7h às 22h; de 15 de setembro a 14 de outubro, das 7h às 20h; de 15 de outubro a 14 de abril, das 8h às 19h.
Jardim do Palácio de Troja (Trojský zámek)
Entre os jardins que eu acho mais lindos, este é o que fica mais fora do centro (mas não é nada muito longe, não).
O Palácio de Troja (Zámek Troja) foi construído no fim dos anos 1600 e seus jardins barrocos tem três áreas diferentes, divididas em dois níveis, com direito a muitas esculturas, escadarias e fontes. É uma excelente opção de passeio fora da zona mais turística de Praga, até porque o prédio do palácio tem um interior impressionante e recebe exposições de tempos em tempos.
Em setembro, acontece o Festival de Vinhos de Troja, justamente nos jardins. Fique ligado aqui no blog se estiver com viagem marcada para a época.
Aberto de 1º de abril a 31 de outubro.
Acesso pela rua U Trojského zámku, parada de ônibus Zoologická zahrada (em frente ao Jardim Zoológico).
Entrada gratuita (somente para o jardim).
Horário: terça à domingo, das 10h às 19h.
Jardim Ztracenka (zahrady Ztracenka)
Se você busca um jardim inspirador, paz e vistas lindas porém diferentes do normal (nada de castelo, Cidade Velha e Malá Strana), seu lugar é o Ztracenka.
Este espaço cheio de terraços costumava ser um vinhedo, mas em 2010 foi aberto como um jardim repleto de bancos deliciosos para descansar e trilhas que descem a encosta de um morro, oferecendo ângulos que raros turistas têm do maravilhoso bairro de Vyšehrad.
A parte chata dele é que a parada de bondes mais próxima exige que você suba 700 metros de morro. A solução para quem quer evitar isso é escolher outra e caminhar um pouco mais pelo bairro.
Aberto o ano inteiro.
Acesso pela rua Horská. A parada de bondes mais próxima é a Ostrčilovo náměstí. Uma alternativa mais distante é a I.P. Pavlova.
Entrada gratuita.
Horário: abertura diária às 8h; fechamento às 21h (de maio a setembro) e às 18h (de outubro a abril).
Que lugar incrível é o seu blog! Definitvamente, meu tipo de viagem, repleto de informações, das históricas às práticas, além de fotografias lindas. Vc está ajudando muito no meu planejamento de viagem.
Muito obrigada por compartilhar da sua experiência. Sucesso e boas viagens!
Oi, Erika! Obrigado pela mensagem! Muito obrigado mesmo! Boa viagem para você! =)
Seu blog é incrível. Parabéns pelo trabalho e obrigada pela ajuda!
Obrigado, Juliana! Espero que tenham aproveitado bastante Praga!
Gabe! Só quero te agradecer por tantos detalhes sobre essa cidade que estou prestes a conhecer… Estou adorando seu blog, seu jeito de escrever e a sensibilidade que vc transmite. Parabéns pelo trabalho!
Oi, Lorena! =)
Obrigado pelo elogio! Que bom que estou ajudando!
Abraço!
É sempre bom encontrar perspectivas diferentes sobre lugares super explorados turisticamente. Meus parabéns, Gabe, tem aqui muita informação nova para mim. Grande abraço aqui do Porto.
Grande Filipe! Que honra ver você aqui no meu blog! Se precisar de algo, me avise! =) Abraço!
Queria deixar meu comentário sobre o InsiderPraga.
É sem dúvida, o melhor site de pesquisa para quem quiser conhecer Praga.
Viajei por várias cidades da Alemanha em outubro de 2017 e incluí Praga, depois que conheci essa cidade pelo olhar desse blog.
Foram 5 noites em Praga, com um bate-volta a Cesky Krumlov.
Praga é linda, barata para fazer compras e o mais importante. Dá vontade de voltar.
Ainda mais agora com essa postagem completa sobre os jardins de Praga.
Abraço,
Marcos.
Marcos, nem sei como agradecer por essas palavras. Você não tem ideia de como é importante e estimulante receber retornos assim dos leitores. Agradeço imensamente e fico feliz por ter ajudado você a conhecer a minha cidade favorita no meu mundo. =) Grande abraço e obrigado mais uma vez.
Oi, Gabe. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Eba! =) Obrigado, Natie!
Que lugares lindos Gabe, tô louca para ir conhecer Praga!
Marque a viagem, Anna! =)