Apesar de se declararem quase totalmente sem religião, existe uma festa sagrada que todos os praguenses adoram: o festival Navalis, que acontece anualmente no dia 15 de maio, em Praga, em homenagem ao santo mais famoso da República Tcheca, São João Nepomuceno.
Mas é fácil entender a adoração desses notórios ateus pela data.
São João Nepomuceno é o santo padroeiro dos tchecos, dos afogados, de quem vive das águas, das pontes (Praga tem várias) e de muitas outras coisas mais. Ele também está enterrado na adorada Catedral de São Vito e é protagonista de lendas famosas envolvendo a tão querida Ponte Carlos.
Além disso (e principalmente), os arredores da ponte e o próprio rio Vltava ganham cores e muita animação durante o Navalis, com barcos coloridos, música clássica, luzes, gôndolas vindas diretamente de Veneza e, principalmente, um show de fogos de artifício no final de tudo, já que a data é uma das poucas exceções na rigorosa lei que proíbe esses espetáculos nas margens do rio.
[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=WpBdmmoYG5k” autoplay=”no”]
A comemoração acontece desde os anos 1700 e, apesar de ter parado por um longo tempo até voltar em 2009, sempre atraiu visitantes de várias partes da Europa, principalmente aqueles que trabalham nas águas.
Para 2019, a programação do Navalis é esta aqui embaixo.
Navalis 2019, em Praga
[bolha]• 14h30 – Decoração dos cavalos da procissão, na praça Hradčanské náměstí, bem em frente ao Castelo de Praga;
• 17h30 – Missa na Catedral de São Vito, dentro do complexo do Castelo de Praga;
• 18h45 – Início da procissão, saindo do Castelo de Praga até a Ponte Carlos;
• 20h – Eventos ao redor da ponte, com regata, natação e até paraquedismo – é neste dia que o paraquedista Mark Rahbani faz o seu show mais incrível: passar por baixo da Ponte Carlos de paraquedas;
• 20h30 – Serviços religiosos na Igreja de São Francisco de Assis, na praça Křižovnické náměstí, junto à Ponte Carlos, no lado da Cidade Velha;
• 21h – Concerto no meio do rio Vltava, junto à Ponte Carlos;
• 21h55 – Show de fogos de artifício, no meio do rio Vltava, junto à Ponte Carlos
Para ver as atividades no rio, procure as margens entre a Ponte Carlos e a ponte Mánesův most. Para conseguir ver o concerto de frente, tente ficar na própria Ponte Carlos ou na orla Alšovo nábřeží.
Talvez São João Nepomuceno esteja lá também, no meios de todos os tchecos sem religião. Pena que não conseguiremos ver a sua ilustre presença.
A história e as lendas de São João Nepomuceno
João Nepomuceno era tcheco, nascido na cidade de Pomuk (que hoje se chama Nepomuk) e, em 1393, era o vigário-geral do arcebispo de Praga.
Nessa época, segundo a versão considerada verdadeira por estudiosos, ele enfureceu o rei Venceslau IV ao apoiar a excomunhão um dos seus aliados preferidos, atrapalhando seus planos de poder. Por isso acabou torturado e morto, jogado da Ponte Carlos, no rio Vltava.
Já segundo a lenda mais popular, a fúria do rei Venceslau IV teve outra razão: João Nepomuceno tomou uma confissão da rainha Sophia e se negou a contar os pecados dela para o monarca. O desfecho foi o mesmo: tortura e morte ao ser jogado da ponte no rio.
Hoje, o local exato de onde o ele foi arremessado tem um pequeno brasão com uma cruz arquiepiscopal. As pessoas acreditam que colocar a mão no brasão com os dedos tocando as cinco “estrelas” nas pontas da cruz faz com que um desejo seu se realize em um ano.
Outra crença, tão popular quanto a lenda da morte de João Nepomuceno, diz que todos os visitantes de Praga devem tocar na imagem em bronze do santo sendo atirado ao rio (localizada em uma placa abaixo da sua estátua, na Ponte Carlos). Isso parece garantir que a pessoa volte à cidade.
A última crença, mais recente, diz que tocar a outra imagem abaixo da sua estátua (onde um cavaleiro aparece com um cachorro) traz sorte. Mas essa é considerada apenas uma história inventada por quem não sabia direito das outras lendas.
João Nepomuceno foi canonizado em 1729, pelo papa Bento 13. Seu dia oficial é 16 de maio (o Navalis acontece na véspera).
Veja também:
• Noite dos Museus: entrada gratuita em museus e galerias de Praga
• Consultoria GRATUITA para ajudar a escolher o seu hotel em Praga
Gabe Britto boa noite ,que bom rever esta reportagem amanhã e o dia de comemorarmos mais um ano de Sao joão Nepomuceno . Me da orgulho mais uma vez só para complementar , minha filha formou em 2020 em publicidade e propaganda. Em 2019 ela teve uma oportunidade de fazer um intercambio estudantil universidade de Budapest Hungria. Assim sendo ela teve a oportunidade de ir até Praga conhecer e fotografar a igreja e a ponte com as estatuas de São João Nepomuceno. E mais interessante e que no nosso caso e que ela voltou do inter-cambio inspirada e hoje ela trabalha como profissional da fotografia e edição de videos graças a Deus.
Boa noite, Gilson!
Que legal saber que Praga fez parte da inspiração dela. =)
Abraço!
Parabéns pela reportagem desta bela historia foi retirado o nome dado a minha a nossa querida cidade natal . NEPOMUCENO MG.
Que bom que você gostou, Gilson! Abraço para o pessoal de Nepomuceno! =)