Se o turismo em Praga fosse uma partida de futebol, Vyšehrad seria aquele jogador reserva que o técnico só coloca em campo depois que os titulares já garantiram a vitória. Traduzindo para o turistês: é aquela atração que só aparece no mapa do viajante quando ele já visitou todo o básico da cidade.
O problema é que Vyšehrad tem tudo para ser titularíssimo. É um lugar lindo, com uma vista maravilhosa do Rio Vltava e do Castelo de Praga, além de ser muito mais calmo (ou menos agitado) do que qualquer outra grande atração da cidade. Com sorte e fora da temporada do turismo, Vyšehrad pode ser curtido praticamente de forma solitária.
Sua história é misturada com a da capital tcheca, já que foi em Vyšehrad que aconteceu o nascimento lendário de Praga. Depois, ao longo dos seus quase 1000 anos, teve sua função sempre alternada entre ser um forte, uma moradia de reis, uma cidade independente e uma cidadela ligada aos sistemas de proteção de Praga. Tudo ao longo de guerras, destruições e reconstruções, é claro.
Hoje, Vyšehrad é uma delícia, um convite para um passeio calmo ao longo das suas muralhas. E é também um memorial histórico do país, onde descansam eternamente vários tchecos ilustres, como os compositores Smetana e Dvořák, o poeta e escritor Jan Neruda e o artista gráfico Alfons Mucha.
Destaques de Vyšehrad
• As suas muralhas impressionantes
• Rotunda de São Martinho
• Vistas para o Castelo de Praga
• Basílica de São Pedro e São Paulo
• Cemitério de Vyšehrad
• A tranquilidade e a beleza do parque
Quer passear por Vyšehrad comigo? Conheça o Amigo em Praga e saiba como incluir esse lugar incrível no seu roteiro.