As principais atrações turísticas em Praga estão localizadas em poucos bairros do centro da cidade. Outras atrações bastante famosas estão em lugares levemente afastados, mas todas têm acesso muito fácil a partir das áreas mais turísticas da capital tcheca.
Veja uma lista de lugares imperdíveis para visitar em Praga e de alguns lugares além do básico.
Para ver um mapa das atrações mais importantes de Praga, clique aqui (abre em outra janela).
E para ver tudo isso (e talvez até um pouco mais) na minha companhia, conheça o meu serviço Amigo em Praga.
Veja também:
• Procure hotéis em Praga no Booking
Atrações mais importantes de Praga
Castelo de Praga e Catedral de São Vito
(Pražský hrad e Katedrála svatého Víta)
O Castelo de Praga começou a ser construído no século 9 e hoje tem dois recordes no currículo: é o maior castelo do mundo (em área) e é a atração mais popular da República Tcheca, com aproximadamente 2,5 milhões de visitantes por ano.
Dentro dele estão outras atrações famosas de Praga, como a Rua Dourada, a Basílica de São Jorge, o Antigo Palácio Real e a Catedral de São Vito.
O acesso aos pátios internos do castelo é gratuito. Mas se você quiser conhecer as atrações acima, precisa comprar ingresso.
A única exceção parcial à compra de ingresso é a Catedral de São Vito (chamada oficialmente de Catedral de São Vito, São Venceslau e Santo Adalberto), cuja construção começou nos anos 1300. Nela existe uma área de acesso gratuito, de onde você pode ver muito da Igreja. Para ver o resto dela, é preciso comprar o ingresso.
Acessos:
• Praça de Hradčany (Hradčanské náměstí) – parada de bondes Pohořelec
• Rua U Prašného mostu – parada de bondes Pražský hrad
• Antiga Escadaria do Castelo (Staré zámecké schody) – parada de bondes e estação de metrô Malostranská (linha A, cor verde)
Ponte Carlos (Karlův most)
A ponte mais antiga de Praga (e a 2ª mais antiga do país) foi, por muitos séculos, a única forma de atravessar o rio Vltava. Hoje ela é a forma mais deliciosa de fazer isso, ao menos nos horários em que não está repleta de visitantes.
Sua construção aconteceu por ordem do rei Carlos IV, em 1357. Desde então, a quantidade de histórias que aconteceram em cima da Ponte Carlos é comparável à quantidade de água que passou por baixo.
Acessos:
• Continuação da rua Karlova – parada de bondes e estação de metrô Staroměstská (linha A, cor verde)
• Continuação da rua Mostecká – parada de bondes Malostranské náměstí
Praça da Cidade Velha (Staroměstské náměstí), com Relógio Astronômico, Torre da Prefeitura da Cidade Velha, Igreja Nossa Senhora em frente a Týn
e Igreja de São Nicolau na Cidade Velha
A Praça da Cidade Velha é o endereço mais famoso do bairro e talvez de toda Praga.
Ao seu redor estão algumas das atrações imperdíveis da cidade: o Relógio Astronômico, a Torre da Prefeitura da Cidade Velha, a Igreja Nossa Senhora em frente a Týn e a Igreja de São Nicolau na Cidade Velha.
Acessos:
• Parada de bondes e estação de metrô Staroměstská (linha A, cor verde)
• Estação de metrô Můstek (linhas A e B, cores verde e amarela)
Praça Venceslau (Wenceslas Square ou Václavské náměstí)
Uma caminhada pela Praça Venceslau (que na verdade é um grande boulevard) é um passeio pelo palco de muitos eventos históricos da antiga Tchecoslováquia e também da República Tcheca. As cenas mais famosas do fim da Primavera de Praga e da Revolução de Veludo aconteceram nela, e os tchecos seguem usando o endereço para muitos protestos e comemorações. Não esqueça de ir até o topo da avenida para ver a estátua de São Venceslau, o padroeiro dos tchecos.
Acessos:
Parte baixa: estação de metrô Můstek (linhas A e B, cores verde e amarela)
Parte alta: estação de metrô Muzeum (linhas A e C, cores verde e vermelha)
Bairro Judaico (Josefov), Antigo Cemitério Judaico e Sinagoga Espanhola
O Bairro Judaico é um dos mais lindos de Praga e guarda algumas pérolas históricas da cidade. É nele que estão o Antigo Cemitério Judaico (cuja tumba mais antiga identificada é de 1439), a Sinagoga Velha-Nova (uma das mais antigas da Europa) e a incrível Sinagoga Espanhola. A entrada em cada uma dessas atrações é paga.
Acesso: parada de bondes e estação de metrô Staroměstská (linha A, cor verde)
Bairro Malá Strana e Ilha de Kampa
Malá Strana é o bairro mais charmoso e um dos mais antigos de Praga. É difícil não passar por ele, afinal uma das extremidades da Ponte Carlos começa ali. Mas tente fazer mais do que o básico, caminhe pelas ruelas, explore cantinhos, visite o famoso Muro de John Lennon e caminhe pela beira do Rio Vltava. Um bom começo é a aconchegante Ilha de Kampa, que você acessa por uma escadaria da Ponte Carlos.
Principais paradas de bondes: Malostranské náměstí e Malostranská
Estação de metrô: Malostranská (linha A, cor verde)
Menino Jesus de Praga
A imagem do Menino Jesus de Praga é uma das atrações mais procuradas por brasileiros, portugueses e latinos que visitam a capital tcheca.
Elas está na Igreja Nossa Senhora Vitoriosa (Kostel Panny Marie Vítězné), no bairro Malá Strana e é bem fácil de incluir no roteiro. A entrada é gratuita e você pode fazer a sua visita mesmo durante as missas (apenas tomando cuidado para não fazer barulho, é claro).
Veja o post exclusivo sobre o Menino Jesus de Praga.
Parada de bondes: Hellichova
Casa Municipal (Obecní dům) e Torre de Pólvora (Prašná brána)
Quem gosta do estilo art nouveau na arquitetura sai de Praga apaixonado pela Casa Municipal. Este prédio magnífico é considerado o maior expoente do estilo na cidade, um feito e tanto se considerarmos que Praga tem muitos edifícios da mesma escola. Os passeios pelo interior são pagos e guiados, mas você pode caminhar por algumas áreas gratuitas na entrada e no subsolo.
Ao lado da Casa Municipal está a Torre de Pólvora, uma das mais marcantes de Praga. Ela era uma das entradas da Cidade Velha, quando esta ainda era murada.
Praça náměstí Republiky 5
Parada de bondes e estação de metrô Náměstí Republiky (linha B, cor amarela)
Casa Dançante (Tančící dům)
Uma das atrações mais modernas de Praga, a Casa Dançante é uma obra do arquiteto canadense Frank Gehry em parceria com o croata Vlado Milunić. Foi inaugurada em 1996, no lugar de um prédio destruído na 2ª Guerra, e lembra um casal dançando.
Avenida Rašínovo nábřeží 80
Parada de bondes Jiráskovo náměstí
Outras atrações importantes de Praga
Mosteiro de Strahov (Strahovský klášter)
Com uma vista deslumbrante para a cidade, o Mosteiro de Strahov é um passeio perfeito para se fazer em conjunto com o Castelo de Praga. É no mosteiro que está a Biblioteca de Strahov, com sua Sala Teológica, uma verdadeira obra de arte do estilo barroco. Porém, é preciso pagar ingresso para ver a biblioteca e você só consegue enxergar as salas partir das portas (não é possível entrar nos ambientes mais históricos, exceto em passeios especiais).
Rua Strahovské nádvoří 1
Parada de bondes Pohořelec
Forte de Vyšehrad
A estrutura de defesa do antigo forte (que já foi moradia real) continua lá, mas a função agora é outra. Vyšehrad hoje é um belíssimo parque, perfeito para um passeio tranquilo misturado com vistas maravilhosas da cidade e do Castelo de Praga.
Acessos:
Rua V Pevnosti – estação de metrô Vyšehrad (linha C, cor vermelha)
Rua Na Libušince – parada de bondes Výtoň
Parque Petřín
Dominando uma boa parte do visual da cidade, o Parque Petřín leva o nome do morro onde está localizado e é uma excelente opção de passeio para quem quiser ter vistas diferentes (e lindas) de Praga, fugir um pouco da muvuca e caminhar pela natureza. Para quem não quiser ou não puder subir o morro pé, é possível usar o funicular para ir até o topo (junto da Torre Petřín e, então, descer tranquilamente.
Rua Újezd
Parada de bondes Újezd
Para o funicular, caminhe até a rua U Lanové dráhy ou siga as placas indicando Lanovka