Pode perguntar para qualquer blogueiro de viagem: é terrivelmente difícil escrever sobre um lugar que você ama. Faltam adjetivos que traduzam o que você sente, o texto parece não estar à altura, suas fotos parecem não mostrar o que você enxerga etc. etc. e etc.
Por isso, para mim, é complicadíssimo escrever sobre Český Krumlov, uma pequeníssima cidade 170 km ao sul de Praga, quase na fronteira com a Áustria.
Apenas para você ter uma ideia do que eu penso sobre ela:
- Já visitei esta maravilha 8 vezes e pretendo voltar muitas outras mais;
- Sempre tento passar mais de um dia nela (o que recomendo fortemente a todos);
- Ela é o primeiríssimo lugar que indico a quem me pergunta “onde mais eu posso ir na República Tcheca?”;
E para que você não fique apenas nas minhas impressões pessoais, veja o que a Unesco diz na página dos Patrimônios da Humanidade, título que o centro histórico de Český Krumlov tem desde 1992:
Situada às margens do rio Vltava, Český Krumlov foi construída ao redor de um castelo do século 13 com elementos góticos, renascentistas e barrocos. Ela é um exemplo excepcional de uma pequena cidade medieval europeia cujo patrimônio arquitetônico permaneceu intacto graças a sua evolução pacífica por mais de 5 séculos.
Mas de onde vem tanta beleza e como a cidade foi tão bem preservada por tanto tempo? São vários motivos.
Desde o seu nascimento até os anos 1900, Český Krumlov foi propriedade de praticamente apenas três famílias nobres, famosas pela capacidade comercial e também pelo amor à arte e à arquitetura: os Rosenberg, os Eggenberg e os Schwarzenberg.
Foram elas que garantiram o desenvolvimento econômico, arquitetônico, cultural e social da cidade, muito ajudadas pelas conexões fortíssimas com a nobreza da vizinha Áustria e pelas rotas comerciais das quais Český Krumlov fazia parte.
Além desta ajuda dos seus governantes antigos e da posição geográfica, Český Krumlov teve a sorte de escapar de grandes batalhas e não sofreu nenhum bombardeio durante a Segunda Guerra.
Para finalizar, a partir da metade dos anos 1960, começou a receber atenção maior do governo nacional em busca da sua preservação, até ser totalmente protegida pela Unesco com o título que falei acima.
O resultado é este que apaixona milhares de pessoas, mesmo aquelas que passam apenas um dia na cidade: um cenário que parece ter saído de um estúdio de cinema, mas é real e original, combinando com perfeição um castelo, ruas estreitas, prédios lindíssimos, clima charmoso, morros, ilhas, um rio cheio de curvas e um lindo penhasco.
Um lugar que você também vai ter dificuldades para explicar aos seus amigos depois de conhecer ao vivo.
Veja outros guias para bate-voltas de Praga:
• Kutná Hora: muito além da “igreja de ossos”
• Terezín, a cidade que já foi um campo de concentração nazista
• Karlštejn, o lindo castelo de verão do maior rei tcheco
• Pilsen (Plzeň): o que fazer na linda cidade da Pilsner Urquell
Český Krumlov: o que fazer
Apesar de pequena, Český Krumlov tem várias pontos turísticos. Mas com exceção de poucos lugares, minha recomendação turística para você é apenas uma: caminhe, caminhe e caminhe.
Aproveite que você está num centro histórico que é uma atração por si só e livre o seu corpo e a sua mente da obrigação turística de entrar em algum lugar. Tire férias das férias. Apenas relaxe e passeie.
Vire em ruazinhas pequenas. Entre em portões que parecem não ser locais públicos (eles provavelmente são). Atravesse passagens estreitas entre ruas. Vá para o outro lado do rio. Vá até a beira do rio. Vá até outra ponte. Procure outro ângulo para fotografar. Vá aonde os turistas não vão. Vá até o final da rua e volte. Invente. Você não vai se arrepender.
Para ver um mapa com todos as principais atrações da cidade, clique aqui (o mapa abrirá em outra janela).
Passeio a pé
Dentro desta sugestão de apenas caminhar, os locais abaixo são os que mais recomendo que você inclua no seu roteiro. Mas não se prenda a eles, ok? Ande mais, explore e descubra lugares novos. Depois me conte aqui para que eu possa ir também num dos meus retornos.
Áreas abertas do castelo
A entrada nas áreas abertas do castelo é livre, gratuita e vale muito incluir no seu passeio, já que existem pontos de onde você tem uma visão ótima da cidade (do alto) e também porque é uma belíssima visita ao complexo. Entre e vá caminhando até o final, sempre. Lá no fundo estão os Jardins do Castelo, que eu recomendo logo abaixo.
Ah, logo depois da entrada nas dependências do castelo, você vai ver um fosso habitado por ursos. A presença destes animais ali é uma tradição iniciada há séculos pelos Rosenberg. Eu não vejo a mínima graça nisso e, na verdade, raramente consegui ver os bichos, que passam a maior parte do tempo escondidos. Mas se você quiser ver, pare ali por um tempo e aguarde.
Jardins do Castelo
Eles são lindíssimos. Passeie por todos os cantos e não deixe de seguir em frente quando chegar no início do bosque que fica no fundo do terreno. Vá até o final, onde existe um pequeno lago, e faça isso principalmente se for outono, quando o cenário fica deslumbrante. Poucos turistas vão até esta parte, o que faz dela o lugar perfeito para um pouco de silêncio e paz.
Informações (em inglês) aqui.
Torre do Castelo
É o único lugar fechado onde eu sugiro que você entre durante o seu passeio pelo castelo, porque ele oferece uma visão exclusiva da cidade. São mais de 160 degraus, mas vale o esforço, sem falar que o ingresso é uma pechincha.
Adulto: 150 CZK
Informações (em inglês) aqui.
Rua Na Ostrově
É a rua da pequena ilha que fica embaixo do penhasco do castelo, um ótimo lugar para relaxar também.
Rua Rybářská
Atravesse uma das pontes e veja como é Český Krumlov pelo outro lado do rio. No final da rua, você vai encontrar alguns restaurantes.
Parque Městský (Městský sady)
Seguindo reto pela rua Rybářská, você logo vai ver o lindíssimo Parque Městský, com sua Capela de São Martinho e suas esculturas bem estranhas (considerando que estão ao redor de uma capela). Vá até a beira do rio para ver o Hotel Růže e a Igreja de São Vito de baixo.
Náplavka
Caminhe pela beira do rio nesta parte também, seguindo o curso da água. Se a visita à Cervejaria Eggenberg estiver no seu roteiro, este é um bom caminho para ir até ela.
Buraco dos ratos (Myší díra)
É outro lugar lindo para ver ângulos diferentes da cidade – e, apesar do nome, não tem ratos.
Fica embaixo da ponte da rua Horní. É uma fenda criada na pedra como proteção, já que a ponte de madeira que existia antigamente podia ser derrubada em caso de ataque.
Você pode chegar ali pela escadaria da rua Rooseveltova (ao lado do Hotel Garni Myší díra) ou passando por baixo do Hotel Mlýn, na rua Parkán.
Pátio ao lado do Museu Regional (Regionální muzeum v Českém Krumlově)
Uma área exclusivamente dedicada a quem quer ver um lindo ângulo da cidade. Você não vai estar sozinho, mas vai ter uma bela visão.
Cervejaria Eggenberg
Apesar de não ter a importância histórica mundial de uma Pilsner Urquell (leia este post para entender) a Eggenberg é uma cervejaria que qualquer amante da bebida precisa respeitar muito.
Além de cervejas deliciosas que você dificilmente vai encontrar em Praga (então é melhor comprar na cidade mesmo, se você quiser levar algo para casa), ela tem uma história que começou nos anos 1500 e se confunde com a trajetória da própria Český Krumlov.
O roteiro da visita à fábrica tem um preço baratíssimo, mas você também pode reservar em conjunto com uma degustação ou com uma caixa de cervejas de presente. Quer os dois juntos? Tudo bem, dá para reservar o pacote completo.
Se você não quiser fazer o tour, pode experimentar a cerveja e pratos deliciosos no restaurante da cervejaria, que eu recomendo abaixo. Ah, não deixe de provar também o magnífico destilado de cerveja (“pivní pálenka”) produzido pela Eggenberg. Mas aviso: ele é forte.
Rua Pivovarská 27
Veja informações (em inglês) aqui.
Interiores do Castelo de Český Krumlov
Você tem paixão por interiores de castelos? Se a sua resposta é sim, é claro que você deve fazer algum tour pelo exemplar de Český Krumlov ou, no mínimo, pelo seu museu. A construção tem quase 800 anos de histórias, tem lendas, é o segundo maior castelo do país e você certamente vai se encantar com os seus salões – que são muito mais interessantes do que os ambientes abertos ao público no próprio Castelo de Praga.
Por outro lado, se você não tiver todo este interesse, recomendo que você passeie apenas pelas áreas abertas dele, que já são mais do que suficiente para encantar qualquer pessoa. Apenas não deixe de subir na torre (veja os horários dela no tópico Passeio a pé, acima).
Tour guiado número 1
O que mostra: interiores dos períodos renascentista e barroco.
Para preços, horários e reservas, veja o site do castelo.
Tour guiado número 2
O que mostra: os interiores do século 19.
Para preços, horários e reservas, veja o site do castelo.
Museu do Castelo
Para preços, horários e reservas, veja o site do castelo.
Para preços, horários e reservas, veja o site do castelo.
Igreja de São Vito
Existe somente uma construção em Český Krumlov que consegue rivalizar em imponência com o castelo: a Igreja de São Vito, que, apesar de ficar no meio da cidade, está em cima de uma parte um pouco mais alta, ressaltando a sua torre.
Ela terminou de ser construída nos anos 1400 e teve pouca coisa modificada desde então. Como fica numa rua de destaque, você certamente vai passar por ali e vale fazer uma visita rápida.
Rua Horní 160
Centro de Arte Egon Schiele
Verifique as exposições, porque pode ter coisa boa. Caso a arte não seja o seu foco, visite o café para ver um pouco do lindo prédio do início dos anos 1600, onde originalmente funcionava a cervejaria da cidade.
Rua Široká 71
Veja informações (em inglês) aqui.
Mosteiros de Český Krumlov
Eles formam um museu da história dos monges franciscanos. Os prédios são lindos e vale dar uma olhada ao menos nos jardins.
Rua Klášterní dvůr 97
Informações sempre atualizadas no site.
Outras atrações
Conforme eu disse ali em cima, Český Krumlov tem várias atrações turísticas para quem tem gostos específicos. Mas como eu nunca me interessei pela maioria, deixo aqui o link para o site da cidade, para que você faça a sua pesquisa por lá.
Para facilitar, aviso que as atrações mais famosas (além das que eu já abordei neste post) são a Casa de Contos de Fadas (que é um museu de marionetes), o próprio Museu de Marionetes, o Museu Regional e o Museu e Fotoateliê Seidel.
Český Krumlov: dicas gerais
Quanto tempo ficar
A maioria das pessoas conhece Český Krumlov em um bate-volta desde Praga ou como uma parada no caminho entre a Áustria e a capital tcheca. É claro que você pode fazer isso também, mas eu acho um crime.
À noite, Český Krumlov consegue a proeza de ficar ainda mais linda, aconchegante e charmosa, com o castelo iluminado e as ruas calmas, sem todos os turistas diurnos. Além disso, com uma noite em um dos seus tantos hotéis e pousadas excelentes, você pode aproveitar muito mais, caminhar muito mais e descobrir coisas diferentes que você nunca vai achar com apenas algumas horas na cidade.
Sem falar na maravilhosa experiência que é levantar cedo para ter a cidade só para você, iluminada pelo sol, antes que os ônibus cheguem trazendo novas levas de aventureiros.
Por isso eu recomendo fortemente: passe ao menos uma noite em Český Krumlov. Quer mais tempo em Praga? Tudo bem: volte para a capital ainda pela manhã. Você vai chegar lá antes do meio-dia, vai ter uma tarde inteira e ainda vai ter visto a pequena joia da Boêmia sob a paz da escuridão.
Duas noite ou mais? Bom, isso depende do seu estilo de viajar. A cidade é pequena, então uma noite costuma ser o suficiente para ver o melhor dela. Certamente você vai ver mais (e com mais calma) em duas noites, mas também pode achar que é demais, caso o seu estilo exija um certo agito.
Para finalizar, o motivo prático para dormir na cidade: são 3 horas de viagem entre Praga e Český Krumlov. Para ir e voltar, você vai perder 6 horas do seu dia em ônibus. Desculpe, mas encarar esse perrengue para ter apenas um gostinho de um lugar tão lindo é masoquismo puro.
Gostou da ideia de passar uma noite? Então veja aqui onde ficar em Český Krumlov e, se ficar na dúvida, use a consultoria GRATUITA para escolher onde se hospedar na cidade.
Quanto custa passar uma noite em Český Krumlov
Tudo depende do seu estilo de viagem, é claro. Mas se você quiser uma referência, aqui estão os meus gastos na minha última visita (valores totais para duas pessoas, sem contar o hotel):
- Passagens de ônibus (ida e volta): 800 CZK
- Almoço no primeiro dia: 500 CZK
- Café na tarde (com doce): 200 CZK
- Jantar: 500 CZK
- Almoço no segundo dia: 310 CZK
- Café na tarde (sem doce): 150 CZK
Total: 2.460 CZK
Na verdade, não é muito diferente da capital. Veja neste post quanto custa uma viagem por Praga.
Clima em Český Krumlov
É parecido com Praga. O inverno é tão frio quanto na capital e o verão também pode ter picos de calor intenso. De qualquer maneira, leve um casaquinho extra para a noite. Se conseguir ir no outono, vá, porque a cidade fica estupidamente linda.
Leia este post para saber quando é melhor viajar para Praga.
Vale comprar o Český Krumlov Card?
O escritório de turismo de Český Krumlov oferece um cartão de descontos aos visitantes da cidade, que pode ser comprado nas centrais de informações em pontos estratégicos do centro. Eles custam um valor fixo e dão acesso a 5 atrações:
- Museu e Torre do Castelo
- Museu Regional
- Museu e Fotoateliê Siedel
- Centro de Arte Egon Schiele
- Mosteiros de Český Krumlov
Vale a pena comprar? Depende de você. Se você tiver interesse em entrar em alguns destes lugares e a soma das entradas deles der um resultado maior do que o valor cobrado pelo cartão, é lógico que vale. Caso contrário, não vale. Calcule e decida.
Český Krumlov: onde ficar
Leia o post Český Krumlov: onde ficar. Existem muitos hotéis e pousadas maravilhosos na cidade, mas é preciso entender algumas coisinhas. Se ficar na dúvida, use a consultoria GRATUITA do blog para decidir onde dormir.
Český Krumlov: como chegar
Clique aqui para ver como ir para Český Krumlov, seja de Praga ou da Áustria.
Český Krumlov: onde comer
Como uma boa cidade turística, Český Krumlov tem muitos restaurantes de todos os tipos e preços. Minha recomendação geral é: caminhe pela cidade de olho nos lugares que mais chamam a sua atenção, veja os preços deles e, se tudo parecer bom para você, volte quando a fome bater.
Ah, você tem medo de entrar em algo muito turístico?
Bem, sinto informar que o centro inteiro de Český Krumlov é turístico, então tudo ali também é preparado para estrangeiros. Sua única opção para evitar algum restaurante com cardápios em 3 línguas é sair da área mais bonita da cidade, o que eu sinceramente acho que não vale fazer por apenas uma ou outra refeição.
Minhas sugestões pessoais de restaurantes e cafés são estas abaixo.
Pizzeria Nonna Ginna
Sim, é pizza (e outras massas italianas), mas é barata e uma ótima opção para bolsos menos cheios.
Ela fica num cantinho mezzo escondido da rua principal. Minha última refeição ali, para duas pessoas, saiu por 310 CZK.
Rua Klášterní 52
Restaurante Eggenberg
É o restaurante que fica na fábrica da Eggenberg. Tem um climão de taverna (ainda que seja bem mais amplo do que outras pela República Tcheca) e serve comida tchequíssima. É uma excelente escolha.
Rua Pivovarská 27
Restaurante Růže
O Hotel Růže fica no prédio de um antigo colégio jesuíta cuja construção foi terminada em 1588. Uma boa forma de conhecer este edifício é fazer um almoço no restaurante Růže, que fica dentro dele. O ambiente não é aconchegante (as salas são enormes) mas o clima histórico é interessante. Se você for, não deixe de visitar o terraço, que tem uma vista linda para o Parque Městský (Městský sady).
Na verdade, o terraço é melhor que o restaurante.
Rua Horní 154
Café do Centro de Arte Egon Schiele
Um lugar ótimo para uma parada para um lanchinho à tarde ou um café. Já disse ali em cima, mas repito: o prédio é dos anos 1600 e foi a sede da cervejaria da cidade.
Rua Široká 71
Hospoda Na Louži
Quer um botecão, com paredes revestidas de madeira, mesas pesadas e clima retrô? A Na Louži é o seu lugar, com comida tchequíssima, cerveja maravilhosa e até a fantástica Zon Cola, uma bebida tipo Coca-Cola, produzida na República Tcheca (na cidade de Třebič) e embalada em lindas garrafinhas de vidro.
Rua Kájovská 66
Olá, tudo bem?
Parabéns pelo post. Muito completo (fora os links mais detalhados de onde comer, onde ficar e etc).
Uma dúvida: sabe dizer se há algum locker perto do terminal de ônibus para deixar malas grandes?
Obrigado
Oi, Christian.
Não sei se a rodoviária tem locker, mas a rodoviária andou passando por reformas, então vale procurar quando chegar.
Se não houver lá, sei que existem lockers no centro de informações. O endereço é náměstí Svornosti 2
Telefone +420 380 704 622
E-mail: info@ckrumlov.info
Eles falam inglês lá.
Boa sorte!
Obrigada pelas dicas.
Pena que não li antes!! Teria dormido ao menos 1 noite na cidade. Ao invés disso, estou no famoso bate / volta, mas feliz da mesma forma.
Post bem completo.
Parabéns
Volte, Isabel! =)