Český Krumlov: conheça a cidade mais linda do interior da República Tcheca

Panorama de Cesky Krumlov

Pode perguntar para qualquer blogueiro de viagem: é terrivelmente difícil escrever sobre um lugar que você ama. Faltam adjetivos que traduzam o que você sente, o texto parece não estar à altura, suas fotos parecem não mostrar o que você enxerga etc. etc. e etc.

Por isso, para mim, é complicadíssimo escrever sobre Český Krumlov, uma pequeníssima cidade 170 km ao sul de Praga, quase na fronteira com a Áustria.

Apenas para você ter uma ideia do que eu penso sobre ela:

  • Já visitei esta maravilha 8 vezes e pretendo voltar muitas outras mais;
  • Sempre tento passar mais de um dia nela (o que recomendo fortemente a todos);
  • Ela é o primeiríssimo lugar que indico a quem me pergunta “onde mais eu posso ir na República Tcheca?”;
Český Krumlov vista da torre do castelo
A cidade vista do alto da torre do castelo: imbatível

E para que você não fique apenas nas minhas impressões pessoais, veja o que a Unesco diz na página dos Patrimônios da Humanidade, título que o centro histórico de Český Krumlov tem desde 1992:

Situada às margens do rio Vltava, Český Krumlov foi construída ao redor de um castelo do século 13 com elementos góticos, renascentistas e barrocos. Ela é um exemplo excepcional de uma pequena cidade medieval europeia cujo patrimônio arquitetônico permaneceu intacto graças a sua evolução pacífica por mais de 5 séculos.

Mas de onde vem tanta beleza e como a cidade foi tão bem preservada por tanto tempo? São vários motivos.

Praça da Concórdia (Náměstí Svornosti), a principal de Český Krumlov
A Praça da Concórdia (Náměstí Svornosti), a principal de Český Krumlov: muita coisa aconteceu aqui

Desde o seu nascimento até os anos 1900, Český Krumlov foi propriedade de praticamente apenas três famílias nobres, famosas pela capacidade comercial e também pelo amor à arte e à arquitetura: os Rosenberg, os Eggenberg e os Schwarzenberg.

Foram elas que garantiram o desenvolvimento econômico, arquitetônico, cultural e social da cidade, muito ajudadas pelas conexões fortíssimas com a nobreza da vizinha Áustria e pelas rotas comerciais das quais Český Krumlov fazia parte.

Český Krumlov no mapa
Český Krumlov: no caminho entre Linz e Praga

Além desta ajuda dos seus governantes antigos e da posição geográfica, Český Krumlov teve a sorte de escapar de grandes batalhas e não sofreu nenhum bombardeio durante a Segunda Guerra.

Para finalizar, a partir da metade dos anos 1960, começou a receber atenção maior do governo nacional em busca da sua preservação, até ser totalmente protegida pela Unesco com o título que falei acima.

Český Krumlov, século 19, em pintura de Bedřich Havránek
Český Krumlov em algum momento do século 19, em pintura de Bedřich Havránek: quase nada mudou (imagem de domínio público)

O resultado é este que apaixona milhares de pessoas, mesmo aquelas que passam apenas um dia na cidade: um cenário que parece ter saído de um estúdio de cinema, mas é real e original, combinando com perfeição um castelo, ruas estreitas, prédios lindíssimos, clima charmoso, morros, ilhas, um rio cheio de curvas e um lindo penhasco.

Um lugar que você também vai ter dificuldades para explicar aos seus amigos depois de conhecer ao vivo.

Veja outros guias para bate-voltas de Praga:
Kutná Hora: muito além da “igreja de ossos
Terezín, a cidade que já foi um campo de concentração nazista
Karlštejn, o lindo castelo de verão do maior rei tcheco
Pilsen (Plzeň): o que fazer na linda cidade da Pilsner Urquell

Český Krumlov: o que fazer

Apesar de pequena, Český Krumlov tem várias pontos turísticos. Mas com exceção de poucos lugares, minha recomendação turística para você é apenas uma: caminhe, caminhe e caminhe.

Aproveite que você está num centro histórico que é uma atração por si só e livre o seu corpo e a sua mente da obrigação turística de entrar em algum lugar. Tire férias das férias. Apenas relaxe e passeie.

Vire em ruazinhas pequenas. Entre em portões que parecem não ser locais públicos (eles provavelmente são). Atravesse passagens estreitas entre ruas. Vá para o outro lado do rio. Vá até a beira do rio. Vá até outra ponte. Procure outro ângulo para fotografar. Vá aonde os turistas não vão. Vá até o final da rua e volte. Invente. Você não vai se arrepender.

Para ver um mapa com todos as principais atrações da cidade, clique aqui (o mapa abrirá em outra janela).

Passeio a pé

Dentro desta sugestão de apenas caminhar, os locais abaixo são os que mais recomendo que você inclua no seu roteiro. Mas não se prenda a eles, ok? Ande mais, explore e descubra lugares novos. Depois me conte aqui para que eu possa ir também num dos meus retornos.

Áreas abertas do castelo

A entrada nas áreas abertas do castelo é livre, gratuita e vale muito incluir no seu passeio, já que existem pontos de onde você tem uma visão ótima da cidade (do alto) e também porque é uma belíssima visita ao complexo. Entre e vá caminhando até o final, sempre. Lá no fundo estão os Jardins do Castelo, que eu recomendo logo abaixo.

Castelo de Český Krumlov
O Castelo de Český Krumlov: você pode ir até o final dele sem pagar nada

Ah, logo depois da entrada nas dependências do castelo, você vai ver um fosso habitado por ursos. A presença destes animais ali é uma tradição iniciada há séculos pelos Rosenberg. Eu não vejo a mínima graça nisso e, na verdade, raramente consegui ver os bichos, que passam a maior parte do tempo escondidos. Mas se você quiser ver, pare ali por um tempo e aguarde.

Jardins do Castelo

Eles são lindíssimos. Passeie por todos os cantos e não deixe de seguir em frente quando chegar no início do bosque que fica no fundo do terreno. Vá até o final, onde existe um pequeno lago, e faça isso principalmente se for outono, quando o cenário fica deslumbrante. Poucos turistas vão até esta parte, o que faz dela o lugar perfeito para um pouco de silêncio e paz.

Floresta no fim dos Jardins do Castelo de Cesky Krumlov
A floresta no fim dos jardins: maravilhosa no outono

Informações (em inglês) aqui.

Torre do Castelo

É o único lugar fechado onde eu sugiro que você entre durante o seu passeio pelo castelo, porque ele oferece uma visão exclusiva da cidade. São mais de 160 degraus, mas vale o esforço, sem falar que o ingresso é uma pechincha.

Torre do Castelo de Cesky Krumlov
A Torre do Castelo vista da parte mais baixa da cidade

Informações (em inglês) aqui.

Rua Na Ostrově

É a rua da pequena ilha que fica embaixo do penhasco do castelo, um ótimo lugar para relaxar também.

Rua Rybářská

Atravesse uma das pontes e veja como é Český Krumlov pelo outro lado do rio. No final da rua, você vai encontrar alguns restaurantes.

Rua Rybářská, vista pelo lado oposto
Rua Rybářská, vista pelo lado oposto

Parque Městský (Městský sady)

Seguindo reto pela rua Rybářská, você logo vai ver o lindíssimo Parque Městský, com sua Capela de São Martinho e suas esculturas bem estranhas (considerando que estão ao redor de uma capela). Vá até a beira do rio para ver o Hotel Růže e a Igreja de São Vito de baixo.

Vista do Parque Městský, em Cesky Krumlov
Vista do Parque Městský: a Igreja de São Vito e o Hotel Růže

Náplavka

Caminhe pela beira do rio nesta parte também, seguindo o curso da água. Se a visita à Cervejaria Eggenberg estiver no seu roteiro, este é um bom caminho para ir até ela.

Náplavka: um ângulo diferente

Buraco dos ratos (Myší díra)

É outro lugar lindo para ver ângulos diferentes da cidade – e, apesar do nome, não tem ratos.

Fica embaixo da ponte da rua Horní. É uma fenda criada na pedra como proteção, já que a ponte de madeira que existia antigamente podia ser derrubada em caso de ataque.

Český Krumlov no outono
O Buraco dos Ratos visto de cima, pela rua Horní

Você pode chegar ali pela escadaria da rua Rooseveltova (ao lado do Hotel Garni Myší díra) ou passando por baixo do Hotel Mlýn, na rua Parkán.

Pátio ao lado do Museu Regional (Regionální muzeum v Českém Krumlově)

Uma área exclusivamente dedicada a quem quer ver um lindo ângulo da cidade. Você não vai estar sozinho, mas vai ter uma bela visão.

Cervejaria Eggenberg

Apesar de não ter a importância histórica mundial de uma Pilsner Urquell (leia este post para entender) a Eggenberg é uma cervejaria que qualquer amante da bebida precisa respeitar muito.

Além de cervejas deliciosas que você dificilmente vai encontrar em Praga (então é melhor comprar na cidade mesmo, se você quiser levar algo para casa), ela tem uma história que começou nos anos 1500 e se confunde com a trajetória da própria Český Krumlov.

Fábrica da cerveja Eggenberg, em Cesky Krumlov
Uma das fachadas da fábrica da cerveja Eggenberg: a entrada para o tour fica no fim da rua

O roteiro da visita à fábrica tem um preço baratíssimo, mas você também pode reservar em conjunto com uma degustação ou com uma caixa de cervejas de presente. Quer os dois juntos? Tudo bem, dá para reservar o pacote completo.

Se você não quiser fazer o tour, pode experimentar a cerveja e pratos deliciosos no restaurante da cervejaria, que eu recomendo abaixo. Ah, não deixe de provar também o magnífico destilado de cerveja (“pivní pálenka”) produzido pela Eggenberg. Mas aviso: ele é forte.

Rua Pivovarská 27
Veja informações (em tcheco) aqui.

Interiores do Castelo de Český Krumlov

Você tem paixão por interiores de castelos? Se a sua resposta é sim, é claro que você deve fazer algum tour pelo exemplar de Český Krumlov ou, no mínimo, pelo seu museu. A construção tem quase 800 anos de histórias, tem lendas, é o segundo maior castelo do país e você certamente vai se encantar com os seus salões – que são muito mais interessantes do que os ambientes abertos ao público no próprio Castelo de Praga.

O pátio central do castelo de Cesky Krumlov
O pátio central do castelo

Por outro lado, se você não tiver todo este interesse, recomendo que você passeie apenas pelas áreas abertas dele, que já são mais do que suficiente para encantar qualquer pessoa. Apenas não deixe de subir na torre (veja os horários dela no tópico Passeio a pé, acima).

Tour guiado número 1

O que mostra: interiores dos períodos renascentista e barroco.
Para preços, horários e reservas, veja o site do castelo.

Tour guiado número 2

O que mostra: os interiores do século 19.
Para preços, horários e reservas, veja o site do castelo.

Museu do Castelo

Para preços, horários e reservas, veja o site do castelo.

Teatro Barroco

Para preços, horários e reservas, veja o site do castelo.

Igreja de São Vito

Existe somente uma construção em Český Krumlov que consegue rivalizar em imponência com o castelo: a Igreja de São Vito, que, apesar de ficar no meio da cidade, está em cima de uma parte um pouco mais alta, ressaltando a sua torre.

Igreja de São Vito, em Český Krumlov
A Igreja de São Vito, num ponto alto de um dos morros de Český Krumlov

Ela terminou de ser construída nos anos 1400 e teve pouca coisa modificada desde então. Como fica numa rua de destaque, você certamente vai passar por ali e vale fazer uma visita rápida.

Rua Horní 160

Centro de Arte Egon Schiele

Verifique as exposições, porque pode ter coisa boa. Caso a arte não seja o seu foco, visite o café para ver um pouco do lindo prédio do início dos anos 1600, onde originalmente funcionava a cervejaria da cidade.

Centro de Arte Egon Schiele, em Cesky Krumlov
Arte até na parede do lado de fora do centro Egon Schiele

Rua Široká 71
Veja informações (em inglês) aqui.

Mosteiros de Český Krumlov

Eles formam um museu da história dos monges franciscanos. Os prédios são lindos e vale dar uma olhada ao menos nos jardins.

Mosteiros de Český Krumlov
A entrada dos mosteiros: combina bem com a pizzaria Nonna Gina

Rua Klášterní dvůr 97
Informações sempre atualizadas no site.

Outras atrações

Conforme eu disse ali em cima, Český Krumlov tem várias atrações turísticas para quem tem gostos específicos. Mas como eu nunca me interessei pela maioria, deixo aqui o link para o site da cidade, para que você faça a sua pesquisa por lá.

Para facilitar, aviso que as atrações mais famosas (além das que eu já abordei neste post) são a Casa de Contos de Fadas (que é um museu de marionetes), o próprio Museu de Marionetes, o Museu Regional e o Museu e Fotoateliê Seidel.

Český Krumlov: dicas gerais

Quanto tempo ficar

A maioria das pessoas conhece Český Krumlov em um bate-volta desde Praga ou como uma parada no caminho entre a Áustria e a capital tcheca. É claro que você pode fazer isso também, mas eu acho um crime.

À noite, Český Krumlov consegue a proeza de ficar ainda mais linda, aconchegante e charmosa, com o castelo iluminado e as ruas calmas, sem todos os turistas diurnos. Além disso, com uma noite em um dos seus tantos hotéis e pousadas excelentes, você pode aproveitar muito mais, caminhar muito mais e descobrir coisas diferentes que você nunca vai achar com apenas algumas horas na cidade.

Castelo de Cesky Krumlov e rio Vltava à noite
Se você não se importa de perder isso…
Torre do Castelo de Cesky Krumlov e rio Vltava à noite
…nem isso…
Castelo de Cesky Krumlov, a ponte e o rio Vltava à noite
…nem isso e muito mais, não precisa passar a noite em Český Krumlov

Sem falar na maravilhosa experiência que é levantar cedo para ter a cidade só para você, iluminada pelo sol, antes que os ônibus cheguem trazendo novas levas de aventureiros.

Rua de Český Krumlov vazia, pela manhã
É só você e Český Krumlov (até a chegada dos outros turistas)

Por isso eu recomendo fortemente: passe ao menos uma noite em Český Krumlov. Quer mais tempo em Praga? Tudo bem: volte para a capital ainda pela manhã. Você vai chegar lá antes do meio-dia, vai ter uma tarde inteira e ainda vai ter visto a pequena joia da Boêmia sob a paz da escuridão.

Duas noite ou mais? Bom, isso depende do seu estilo de viajar. A cidade é pequena, então uma noite costuma ser o suficiente para ver o melhor dela. Certamente você vai ver mais (e com mais calma) em duas noites, mas também pode achar que é demais, caso o seu estilo exija um certo agito.

Para finalizar, o motivo prático para dormir na cidade: são 3 horas de viagem entre Praga e Český Krumlov. Para ir e voltar, você vai perder 6 horas do seu dia em ônibus. Desculpe, mas encarar esse perrengue para ter apenas um gostinho de um lugar tão lindo é masoquismo puro.

Gostou da ideia de passar uma noite? Então veja aqui onde ficar em Český Krumlov.

Quanto custa passar uma noite em Český Krumlov

Tudo depende do seu estilo de viagem, é claro. Mas se você quiser uma referência, aqui estão os meus gastos na minha última visita (valores totais para duas pessoas, sem contar o hotel):

  • Passagens de ônibus (ida e volta): 800 CZK
  • Almoço no primeiro dia: 500 CZK
  • Café na tarde (com doce): 200 CZK
  • Jantar: 500 CZK
  • Almoço no segundo dia: 310 CZK
  • Café na tarde (sem doce): 150 CZK

Total: 2.460 CZK

Na verdade, não é muito diferente da capital. Veja neste post quanto custa uma viagem por Praga.

Clima em Český Krumlov

É parecido com Praga. O inverno é tão frio quanto na capital e o verão também pode ter picos de calor intenso. De qualquer maneira, leve um casaquinho extra para a noite. Se conseguir ir no outono, vá, porque a cidade fica estupidamente linda.

Leia este post para saber quando é melhor viajar para Praga.

Vale comprar o Český Krumlov Card?

O escritório de turismo de Český Krumlov oferece um cartão de descontos aos visitantes da cidade, que pode ser comprado nas centrais de informações em pontos estratégicos do centro. Eles custam um valor fixo e dão acesso a 5 atrações:

  • Museu e Torre do Castelo
  • Museu Regional
  • Museu e Fotoateliê Siedel
  • Centro de Arte Egon Schiele
  • Mosteiros de Český Krumlov
Český Krumlov Card e seu folheto de atrações
O Český Krumlov Card e seu folheto de atrações

Vale a pena comprar? Depende de você. Se você tiver interesse em entrar em alguns destes lugares e a soma das entradas deles der um resultado maior do que o valor cobrado pelo cartão, é lógico que vale. Caso contrário, não vale. Calcule e decida.

Český Krumlov: onde ficar

Leia o post Český Krumlov: onde ficar. Existem muitos hotéis e pousadas maravilhosos na cidade, mas é preciso entender algumas coisinhas.

Český Krumlov: como chegar

Clique aqui para ver como ir para Český Krumlov, seja de Praga ou da Áustria.

Český Krumlov: onde comer

Como uma boa cidade turística, Český Krumlov tem muitos restaurantes de todos os tipos e preços. Minha recomendação geral é: caminhe pela cidade de olho nos lugares que mais chamam a sua atenção, veja os preços deles e, se tudo parecer bom para você, volte quando a fome bater.

Ah, você tem medo de entrar em algo muito turístico?

Bem, sinto informar que o centro inteiro de Český Krumlov é turístico, então tudo ali também é preparado para estrangeiros. Sua única opção para evitar algum restaurante com cardápios em 3 línguas é sair da área mais bonita da cidade, o que eu sinceramente acho que não vale fazer por apenas uma ou outra refeição.

Minhas sugestões pessoais de restaurantes e cafés são estas abaixo.

Pizzeria Nonna Ginna

Sim, é pizza (e outras massas italianas), mas é barata e uma ótima opção para bolsos menos cheios. Ela fica num cantinho mezzo escondido da rua principal.

Letreiro da pizzaria Nonna Gina, em Cesky Krumlov
Letreiro da pizzaria Nonna Gina: para fome com pouco dinheiro

Rua Klášterní 52

Restaurante Eggenberg

É o restaurante que fica na fábrica da Eggenberg. Tem um climão de taverna (ainda que seja bem mais amplo do que outras pela República Tcheca) e serve comida tchequíssima. É uma excelente escolha.

Interior do restaurante Eggenberg, em Cesky Krumlov
Interior do restaurante Eggenberg: climão antigo
Cerveja Eggenberg, comida tcheca e Pivovice, no restaurante Eggenber, em Cesky Krumlov
Cerveja Eggenberg, comida tcheca e Pivovice: não tente fazer isso em casa

Rua Pivovarská 27

Restaurante Růže

O Hotel Růže fica no prédio de um antigo colégio jesuíta cuja construção foi terminada em 1588. Uma boa forma de conhecer este edifício é fazer um almoço no restaurante Růže, que fica dentro dele. O ambiente não é aconchegante (as salas são enormes) mas o clima histórico é interessante. Se você for, não deixe de visitar o terraço, que tem uma vista linda para o Parque Městský (Městský sady).

O Parque Městský visto do terraço do Hotel Růže, em Cesky Krumlov
O Parque Městský visto do terraço do Hotel Růže, num início de primavera

Na verdade, o terraço é melhor que o restaurante.

Rua Horní 154

Café do Centro de Arte Egon Schiele

Café do Centro de Arte Egon Schiele, em Cesky Krumlov
Café na antiga cervejaria

Um lugar ótimo para uma parada para um lanchinho à tarde ou um café. Já disse ali em cima, mas repito: o prédio é dos anos 1600 e foi a sede da cervejaria da cidade.

Rua Široká 71

Hospoda Na Louži

Quer um botecão, com paredes revestidas de madeira, mesas pesadas e clima retrô? A Na Louži é o seu lugar, com comida tchequíssima, cerveja maravilhosa e até a fantástica Zon Cola, uma bebida tipo Coca-Cola, produzida na República Tcheca (na cidade de Třebič) e embalada em lindas garrafinhas de vidro.

Restaurante Na Louži e garrafa de Cola Zon, em Cesky Krumlov
A fachada do Na Louži e a sua Cola Zon, a Coca-Cola produzida na República Tcheca

Rua Kájovská 66

78 comentários em “Český Krumlov: conheça a cidade mais linda do interior da República Tcheca”

  1. Christian P. Gilgen

    Olá, tudo bem?

    Parabéns pelo post. Muito completo (fora os links mais detalhados de onde comer, onde ficar e etc).

    Uma dúvida: sabe dizer se há algum locker perto do terminal de ônibus para deixar malas grandes?

    Obrigado

    1. Oi, Christian.

      Não sei se a rodoviária tem locker, mas a rodoviária andou passando por reformas, então vale procurar quando chegar.

      Se não houver lá, sei que existem lockers no centro de informações. O endereço é náměstí Svornosti 2

      Telefone +420 380 704 622

      E-mail: info@ckrumlov.info

      Eles falam inglês lá.

      Boa sorte!

  2. Obrigada pelas dicas.
    Pena que não li antes!! Teria dormido ao menos 1 noite na cidade. Ao invés disso, estou no famoso bate / volta, mas feliz da mesma forma.
    Post bem completo.
    Parabéns

  3. Olá. Parabéns por seus textos bastante estimulantes.
    Eu e minha mulher vamos agora em maio até a República tcheca e passaremos duas noites em Cesky Krumlov. Um dia inteiro inspirado por suas sugestões. Queria saber se é preciso reservar com antecedência o tour na cervejaria Eggenberg com degustação. E se recomendado, qual o site porque um link inidicado não estava ativo.
    Obrigado.

    1. Bom dia, Jorge!

      Sim, você tem razão, o link não está funcionando. A cervejaria Eggenberg parou os passeios internos.

      A alternativa (se você não vier a Praga ou se não der uma passada em Pilsen) é um passeio na por esta cervejaria local: https://www.port1560.cz

      Boa viagem!

      1. Obrigado pela sugestão. Infelizmente a Port 1560 só abre de quinta-feira a domingo e só estaremos em Krumlov exatamente de segunda a quarta. Mas seguiremos de lá para Praga e planejamos um bate-volta em Pilsen.
        Aproveitando sua gentileza, passaremos duas noites e um dia completo lá. Você poderia nos dar sugestões para almoço/jantar?
        Obrigado

  4. Olá, estaremos chegando de onibus em CK, vindo de Praga. Qual a melhor opção de transporte entre a Estação de Ônibus (Špičák) e a Pension Linden (Kájovská 62)?

    1. Olá, Rodrigo.
      O ideal é você perguntar no seu hotel, porque eles podem ter um serviço de transporte.
      A segunda opção é procurar um táxi no local ou marcar com a Green Taxi: https://www.green-taxi.cz
      A terceira é não desembarcar em Špičák, mas em Český Krumlov, aut.nádr. (também abreviada como Český Krumlov, AN), que é a outra estação rodoviária. Dela para o seu hotel são 900 metros, quase tudo em descida. Salvo dificuldades particulares de locomoção, é muito fácil fazer a pé.
      E a quarta possibilidade é ir a pé de Špičák até o seu hotel. São apenas 700 metros de distância, segundo o Google Maps (mas não é descida).

  5. Bom dia!
    Irei para a república checa em outubro, gostaria de saber se domingo é um dia bom para se hospedar na cidade ou se as atrações, bares e restaurantes estão fechados? No meu roteiro só estou conseguindo encaixar um domingo e uma segundo em cesky!!
    Mto obrigado

    1. Oi, Leonardo.
      Em domingos e feriados, sempre haverá algo fechado e algo aberto. Não deixe de ir por causa disso. A cidade é linda e vale ser visitada mesmo em dias assim.
      Abraço!

  6. Olá. Obrigado pelas dicas. Têm sido muito úteis. Vou sim passar uma noite em Český Krumlov, como vc recomenda.
    Pergunto: dá pra fazer Český Krumlov numa tarde ou um dia inteiro é essencial? Antecipadamente agradeço.

    1. Olá, Luiz Antonio.
      É possível ver o básico de Český Krumlov em algumas horas, certamente. Muitas pessoas vão para lá em um bate-volta deste Praga, o que significa apenas umas 4 horas de passeio.
      Você certamente vai sair com a impressão de que deveria ter ficado mais tempo para curtir com mais calma, mas é possível o básico ver em poucas horas, sim.
      Abraço e boa viagem!

  7. Olá Gabe, já havia salvado seu post pra não perder nada em Cesky. Minha dúvida é se às segundas-feiras conseguiríamos visitar a torre do castelo (15/5). Íamos no domingo mas chegaremos tarde em Praga no sábado, então só teríamos a segunda, dia 15/5, livre.
    Desde já agradeço
    Abraços
    Laura

  8. Bom dia! Estou indo pra a região em outubro/novembro de 2023. Meu plano era justamente pernoitar em Cesky para passar um dia inteiro lá, saindo de Viena e antes de ir a Praga. É tranquilo em termos de comunicação? Eu só sei falar inglês e Praga é imensa e muito visitada então imagino que seja fácil, mas e Cesky? Muito obrigada.

  9. Olá Gabe,
    Viajo ano q vem, em maio, e, seguindo suas recomendações, vou ficar uma noite em CK, no caminho de Praga para Viena. Lendo seu excelente post entendi que no Castelo, as visitas são compradas separadamente e sempre com guia. Correto? Na verdade me interessei por todos os tours, será que tem algum bilhete com todos incluídos? Só não vou subir na torre porque eu e minha esposa somos idosos.
    Obrigado e sucesso no canal!!

    1. Olá, Victor Hugo!
      Certamente os tours estão suspensos neste momento, por causa da pandemia.
      Também há a possibilidade de eles terem sido suspensos por mais tempo, por motivos internos da própria cervejaria. Já aconteceu de ela estar reformando certas áreas que impediam os passeios.
      Sugiro que você tente escrever para lá pelo e-mail de contato pivovar@eggenberg.cz.
      Abraço e boa sorte!

  10. Oi Gabe! Sou eu aqui novamente, degustando cada parágrafo do blog e sonhando com a nossa viagem. Estou organizando o roteiro e após seu texto decidi por duas noites em CK. Ficaremos em Viena por 4 dias e meio, depois visitaremos Innsbruck (com pernoite) e de lá iremos para CK (duas noites) e seguimos para Praga por 5 dias. De Innsbruck para CK pensei em ir de Shuttle, dá certo? E esse tempo de 5 dias em Praga, está legal? Ah, é em novembro (5 a 18).
    Um grande abraço!

    1. Oi, Ana. Bom dia.

      5 dias em Praga é um tempo ótimo, vocês poderão conhecer a cidade com bastante tranquilidade.

      Não sei como é o shuttle de Innsbruck para Cesky Krumlov. As empresas que conheço só fazem transfer a partir de Salzburgo, mas você pode entrar em contato com elas e perguntar se existe essa opção.

      Abraço!

      1. Oi Gabe! O Shuttle de Innsbruck para CK fica bem caro, então optaremos por fazer uma parada em Salzburg, pensando em pernoitar. Daí ficaria apenas uma noite em CK, com 5 dias em Praga. Ou você acha que seria legal acrescentar mais uma noite em CK, ficando com 4 dias em Praga?
        Viena (4 dias inteiros)
        Inssbruck (metade de 1 dia c pernoite)
        Salzburg (metade de 1 dia com pernoite)
        Cèsky Krumolv (metade de 1 dia com pernoite ou mais um dia com pernoite)
        Praga (4 dias ou 5 dias).

  11. Olá, Gabe.
    Gostei muito das dicas. Parabéns!

    Chegarei em Český Krumlov por Viena, e será em um sábado à noite. Então, no domingo não terei condições de trocar euros, pois imagino que as casas de câmbio estarão fechadas.
    Minha pergunta é: a maioria dos estabelecimentos aceitam euro, ou cartão de crédito?

    1. Oi, Cláudia!

      Haverá casas de câmbio abertas, pode estar certa disso.

      Sempre existem estabelecimentos que aceitam euro (com uma cotação raramente boa), mas pode acontecer de você parar num que não aceita. Então dá para arriscar, mas é preciso saber que você pode ficar na mão em alguns momentos e que eventuais trocos podem ser dados em coroas tchecas. O mesmo vale para cartão de crédito.

      Abraço! =)

  12. Olá, Gabe! Vou entrar na República Tcheca por Ceský Krumlov, por terra, vindo de Viena. É fácil trocar dinheiro na cidade? Os estabelecimentos de lá aceitam euros ou eu vou ficar em apuros sem coroas tchecas?

    1. Oi, Heitor. Sim, é fácil, o centro tem casas de câmbio. De qualquer maneira, você pode tentar usar euro no início. Muitos lugares aceitam, ainda que com uma cotação geralmente ruim. Abraço.

  13. Leonardo Juan Herrera

    Muito organizado e didático o seu blog. Você saberia me dizer se tem algum transporte de Pilsen para Český Krumlov sem passar por Praga? Obrigado!

    1. Oi, Leonardo.

      Tem como você ir de Plzen para Český Krumlov, sim. Mas você vai ter que passar por České Budějovice, que é a cidade grande mais próxima de Český Krumlov.

      É fácil.

      Vá em http://www.cd.cz e veja as opções de trem.

      Se quiser, você pode ver também as opções de ônibus entre České Budějovice e Český Krumlov, para casar com o trem. Para isso vá em http://www.regiojet.com.

      Abraço e boa sorte!

  14. Oi Gabe
    Estou indo com amigas agora em maio para uma viagem por Praga Budapeste , Viena e depois seguimos para a Croacia. Já conheço essas cidades, minhas amigas não. Viajamos por conta, sempre de trem. Ontem consegui um contato de um transfer de Praga a Viena e pedi se não poderiam passar por Cesky, eles aceitaram, mas vamos ficar só umas horinhas. Agora fui ler teu blog, que é fantástico e fiquei mt triste de saber que não vou poder conhecer direito.
    Por favor , me dá uma dica do que devemos visitar : centro histórico? castelo?aonde a van deve nos deixar para andarmos a pé? mt obrigada se vc puder me ajudar

    1. Oi, Izabel!

      Não sei se o seu motorista vai poder entrar na área mais histórica. Se não puder, o ideal é parar o mais próximo dela e acredito que o motorista profissional já deva saber onde pode parar na cidade. O post Český Krumlov: como chegar de Praga e da Áustria tem indicações de estacionamento.

      Sobre o que fazer, eu iria nessa ordem de importância: passeiem pelos arredores da ponte de madeira (Lazebnický most), passeiem nas ruas próximas ao rio, caminhem pelos arredores da praça Svornosti e subam até o castelo para ver a cidade de cima. Não tem muito o que errar, a cidade é pequena. Centro histórico e castelo se confundem, são colados.

      Boa viagem!

  15. Olá!
    Acho que já li quase todas as postagens no seu site.
    Fica uma dúvida: vale a pena pernoitar uma noite em Cesky mesmo sendo uma segunda-feira de inverno, tendo em vista que estará quase tudo fechado?
    Queria muito conhecer e tentei encaixar em outro dia, mas não deu, então só tenho a segunda-feira disponível.

    Muito obrigada e parabéns pelo trabalho!

    1. Oi, Aline!

      O que você acha que vai estar fechado? A cidade vai estar funcionando normalmente, segunda-feira é dia útil lá também. =)

      O que pode estar fechado são algumas atrações turísticas. Mesmo assim, o castelo mantém o acesso às suas dependências ao ar livre.

      Como eu digo, Cesky Krumlov é uma atração por ela mesma. Não é necessário entrar em atrações.

      O pernoite é para você aproveitar a noite (linda) e o início da manhã, períodos bem mais tranquilos na cidade.

      Abraço!

  16. Oi Gabe!
    Muito obrigada pelo rápido retorno!
    Estou abrindo nova conversa, pois não consegui comentar abaixo de sua resposta.

    Você se refere aos tours guiados? Ao museu? Ao acesso a salas que fazem parte do complexo? Sim, me refiro a todo o interior das dependências do castelo.
    Quando abre? A visita fica muito desfalcada sem essa parte?
    E novamente muito obrigada!
    Desde que descobri seu blog não consigo me desgrudar dele! Parabéns!!

    1. Oi, Meire!

      Como eu disse, a parte ao ar livre é acessível. Isso significa que você vai poder passar pelos portões e caminhar em toda essa área do castelo (que é bem grande). Procure no Maps para ter uma ideia. Tudo que você enxergar de área a céu aberto ali, vai ser acessível. Você vai poder ver a vista lá de cima e caminhar até pelo jardim – que abre em 1º de abril.

      Também vai poder subir na torre vai poder entrar no museu.

      O que não vai estar disponível no dia 1º vai ser o tour pelo interior (partes com paredes, tetos e portas) do castelo. Para isso você vai ter que esperar pelo dia 2.

      Se a visita fica desfalcada? Depende da sua fissura por interiores (partes com paredes, tetos e portas) de castelos. Se você não faz muita questão de ver essas coisas, vai ser lindo. Se você for fã disso, vai ficar desfalcada.

      Eu entrei apenas uma vez e nunca senti nenhum desfalque nas outras. Para mim, passear pelas áreas abertas do castelo já é mais do que suficiente.

      Para saber horários, veja o link que eu forneci na mensagem anterior.

      Abraço.

  17. Oi Gabe!
    Estou devorando suas palavras!
    Estamos programando para ir à Cesky Krumlov em 01 e 02 de abril/2019.
    O castelo estará aberto nessas datas? Mesmo sendo uma 2a feira?
    Tenho visto informações contraditórias pelos sites.
    Se puder nos ajudar, agradeço muitíssimo!
    E parabéns pelo blog!
    Meire

    1. Oi, Meire! =)

      Preciso entender uma coisa: o que você quer dizer com “o castelo estará aberto”?

      Você se refere aos tours guiados? Ao museu? Ao acesso a salas que fazem parte do complexo?

      Pergunto porque “o castelo” é uma definição muito ampla, já que ele tem muitas atrações específicas dentro do seu complexo.

      O portão de acesso às dependências do castelo (vamos chamar de “parte a céu aberto” do castelo) abre diariamente, então você vai poder passear por esses lugares, ver a vista lá de cima e tudo mais – até o jardim vai estar aberto em 1º de abril.

      O que tem datas e horários mais limitados são os espaços fechados (salas, museus, o teatro).

      Se sua intenção é fazer um tour, não vai poder fazer no dia 1º, porque ele ainda não estará disponível. Mas vai poder subir na torre e entrar no museu, mediante pagamento.

      O lugar para informações oficiais sobre o castelo é esse aqui: https://www.zamek-ceskykrumlov.cz

      Abraço!

  18. Jacira Andrade de Figueiredo Rodriguez

    Suas informações foram perfeitas para mim. Estou aqui agora e decidi contribuir com seu blog, endossando sua percepção sobre está mini e incrível cidade! Só acrescentaria, sem dúvida, uns dos melhores restaurantes que já tive oportunidade de experimentar: SVEJK. Simplesmente imperdível.

    1. Que bom, Jacira! =)

      Está registrado aqui o Švejk, então. E para quem quiser conhecer o lugar, o endereço é Latrán 12. Saindo da praça principal (náměstí Svornosti) em direção ao castelo, atravesse a ponte e fique de olho no lado esquerdo, junto a uma escadaria.

  19. Olá,

    Estou com viagem marcada para Praga este ano, 27/12 a 01/01. Estou com muita vontade de fazer um bate e volta a Cesky Krumlov. Pesquisei em várias agências e não encontrei informações de excursões para o período. No site do castelo existe a informação que o último dia de funcionamento será 21/12, reabrindo dia 02 de janeiro. Vale a pena visitar a cidade no inverno? teia alguma agência para indicar e fazer o passeio?
    Agradeço a atenção! Abraços!

    1. Oi, Maria Luiza.

      Eu não iria para a cidade justamente nesses últimos dias do ano, porque a tendência é o pessoal local aproveitar o período Natal-Ano-Novo para fugir, fechando muito comércio e restaurantes. Algo vai estar aberto? Certamente, mas certamente algo vai estar fechado também. Feriados são melhores em cidades grandes.

      Se você quiser ir, o post Como ir para Cesky Krumlov tem indicações de tour particular e excursões compartilhadas.

      Abraço!

  20. Cesky krumlov, definitivamente, merece dois pernoites! Seguimos sua dica e não nos arrependemos, só que é aquele esquema “férias das férias”: andar pela cidade, tomar cerveja, sorvete, tirar milhões de fotos…
    Antes das 10:30 e depois das 18h/19h, a cidade fica bem vazia, então é uma delícia caminhar e tirar fotos.
    Ficamos no Zamecka Apartmá e gostamos muito, embora seja meio barulhento à noite por causa dos bares em volta. E não tem elevador, já que são prédios antigos. Mas valeu!
    Restaurante Na Louzi tem atendimento simpático e comida boa, além da cerveja Krumlov, ótima! Fomos tb no restaurante Kristínka, que adoramos: além de comer e beber bem, com bom atendimento, ainda há a história da casa, construída em 1504, que já foi cervejaria e casa de uma bruxa! 🙂
    Tb gostamos muito da Pizzaria Latran: pizzas bem grandes, saborosas e atendimento atencioso.
    Não entramos no castelo, mas o passeio pelos jardins é lindo, e a torre, apesar de cansativa pra subir, tem um visual muito legal.
    Na praça central, sempre havia músicos tocando, o que completa o clima da cidade.
    Enfim, parece uma cidade saída de conto de fadas, muito bonita mesmo!
    Ótima dica, Gabe, obrigada! Lugar inesquecível!
    Abs.

  21. Parabéns pelo seu jeito de escrever. Você contagia porque escreve com o coração e isso é raro e muito lindo de se ver.
    Conheço a cidade e é belissimamente inesquecível. Pretendo chegar ao seu número de visitas (8).
    Beijo!

    1. Fatima, muitíssimo obrigado pelas palavras! Mensagens assim são fundamentais para continuar escrevendo. Obrigado mesmo! =)

      (E desde já, torcendo para que você chegue ao meu número de visitas a CK e ultrapasse!)

  22. Td bem? Estou fechando nosso roteiro de férias de julho, seguindo suas dicas preciosas. Passaremos 2 noites em CK e estamos empolgados! 😉
    Sairemos de Salzburg num domingo, ficamos em CK 2 noites e depois seguiremos na terça de manhã pra Praga. Ficaremos no Zamecka Ap., como vc sugeriu tb. Depois, mando nossas impressões, ok?
    Minha dúvida aqui é em relação a um comentário que vc fez sobre o castelo de CK… Pelo que entendi, para visitar os salões, seja no tour 1 seja no tour 2, não é necessário reservar. Mas o tour é guiado, em tcheco (socorro!!rsrs) e dura 55 minutos. Então, é só chegar, comprar o tour, sem hora marcada nem nada, e entrar? Pergunto isso pq tenho que comprar nossas passagens de ônibus pra Praga e faremos essa visita ao salão do castelo pela manhã na terça, por volta das 9h, antes de pegar o ônibus (os salões fecham às segundas). Então, estou preocupada com a logística da coisa no mês de julho, sabe?! Será que posso pensar em chegar e comprar ingresso sem estresse pra fazer o tour logo às 9h/9:20 (pra estar livre pro ônibus às 11h/12h, por exemplo)?
    Obrigada.

    1. Leo, não é necessário fazer reserva, mas recomendo que você compre os ingressos com antecedência. Vai ser verão, a cidade vai estar concorrida. Garanta as suas entradas. 😉

  23. Oi Gabe, seu relato sobre Cesky Krumlov é encantador, dá vontade de mudar pra lá!
    Estou numa grande dúvida, e como você é apaixonado pela cidade veja se pode me ajudar. Vou em maio visitar Budapeste, Viena e Praga. A divisão por cidades está assim:
    Budapeste: 3 dias inteiros, Viena: 4 dias (talvez eu vá a Bratislava num bate e volta) e Praga: 05 dias inteiros e mais o dia do retorno (meu vôo é à noite). Então pensei em passar uma noite em Cesky Krumlov, saindo de Viena cedinho aproveito o dia e a noite em Cesky Krumlov e sigo pra Praga no dia seguinte pela manhã. Acha viável? Ou é melhor aproveitar só Praga já que vou visitar Pilsen também. Muito obrigada.

    1. Oi, Katia.

      Dá para fazer como você sugeriu, sim (Viena > CK > Praga). Mesmo que você passe um dia em Plzen, você ainda vai ter o fim do dia para aproveitar um pouco mais a capital, então vão ser 3 dias inteiros e mais alguns quebrados.

      Dando pitaco: eu apenas tiraria Bratislava do roteiro e ficaria os 4 dias em Viena, porque você vai apenas ter um cheiro de Bratislava e vai acabar passando pouco tempo em Viena (a cidade tem bastante para ser visto e é fantástica). Ou seja: vai prejudicar a sua experiência em ambas. Deixe Bratislava para outra oportunidade, para conhecer melhor. Não dá para fazer tudo numa única viagem. 😉

      1. Oi Gabe, obrigada pelo retorno e, pricipalmente, pelo pitaco. Estava com essa dúvida mesmo, se valeria sacrificar um dia de Viena. Muito obrigada, mais uma vez!
        Abraços

      2. Nossa, 7 dias e achou pouco!!! Vc gosta mesmo de Viena 🙂

        Por acaso você tem dicas de Viena e Budapeste ou conhece algum blog que eu possa consultar?
        Grata,
        Katia

  24. Olá Gabe! Antes de mais nada, parabéns pelas dicas, estão maravilhosas. Estou precisando de um conselho. Estou indo de Praga pra Telc no dia 17 de agosto, pois vai ter uma festa lá que parece ser o máximo. E depois quero ir para Cesky Krumlov. Pretendo dormir nas duas cidades. A questão é transporte de Telc para Cesky Krumlov. Só consegui dois ônibus, três horas de viagem. Você sabe se existe algum serviço da carro, van que faça em menos tempo e mais direto? Desde já, obrigado

  25. Olá, passando para deixar um elogio e um agradecimento. Seu blog é maravilho e muito didático. Estamos em Praga, seguindo amanhã para Cesky onde dormiremos uma noite antes de seguirmos para Vienna. Todo o nosso roteiro foi traçado usando as suas instruções e dicas, inclusive no quesito “orçamento. Obrigada por esse desprendimento e boa vontade.

  26. Visitamos Český Krumlov em novembro e entendemos perfeitamente a paixão de Gabriel pela cidadezinha. É, sem dúvida nenhuma, um dos lugares mais lindos que já visitamos. Absolutamente extraordinário.
    A dica mais valiosa que podemos dar é: quem faz o esforço de ficar uma noite em Český Krumlov (a gente ficou duas) é recompensado com a experiência de percorrer uma cidade que, se já e linda durante o dia, mesmo com as hordas de turistas chegados de Praga que tomam conta dela, quando chega o final do dia e os turistas voltam para Praga, vira um lugar incrível.
    Dicas de alimentação. O restaurante vegetariano Laibon (próximo do rio, na Parkán 105), com preços ótimos e comida deliciosa. Os bolos do café do Centro de Arte Egon Schiele. E a Cervejaria Eggenberg, mencionada por Gabriel no texto acima. É importante saber que o restaurante da cervejaria é usado pelos ônibus de excursão. Se você estiver planejando fazer seu almoço por lá, é bom chegar com uma mesa reservada para evitar ser mandado embora por falta de lugar.
    Gabriel, gratidão eterna por ter colocado Český Krumlov no nosso roteiro. Abraço.

  27. Olá Gabe, parabéns pelo belíssimo artigo!
    Estarei no começo de novembro na Rep. Tcheca e reservei 1 dia no roteiro para o bate e volta em Cesky. É essencial comprar antecipadamente as passagens de ônibus (Regio Jet, por ex.)? Ou é muito arriscado deixar para comprar durantes os primeiros dias em Praga?
    Obrigado, abs

    1. Oi, Ricky! Obrigado pelo elogio!
      Olha, conforme está escrito no post sobre como chegar em Cesky Krumlov, o melhor é você comprar sua passagem com antecedência, ainda mais se você quiser ir com a RegioJet.
      Você dificilmente vai deixar de ir por falta de passagens, mas vai acabar em outras companhias não tão boas.
      Duas alternativas melhores são a Leo Express e a FlixBus (essa última entrou com tudo no mercado tcheco, querendo derrubar a RegioJet em qualidade e preço).
      Minha recomendação, caso você não queira comprar com muita antecedência é: fique de olhos nos sites das empresas e, quando você achar que os lugares estão acabando, compre. 😉
      Abraço e boa viagem!

  28. Olá!

    Primeiramente, parabéns pelo blog, estou devorando todo o conteúdo. Sou fã do teu trabalho, neste e em outros sites!

    Estarei chegando em Cesky Krumlov a partir de Viena, ou seja, sem coroas tchecas. Minha dúvida: é tranquilo trocar moeda lá? Alguma dica nesse sentido, uma casa de câmbio recomendada, etc?

    Muito obrigada e, novamente, parabéns!

    1. Oi, Helen! Obrigado pelo elogio! =)

      Sim é tranquilo trocar moeda. Český Krumlov é muito turística, o pessoal não vai deixar você na mão, não se preocupe.

      Você pode trocar no Infocentrum, que fica na praça principal da cidade (Náměstí Svornosti), mas também pode verificar em outros lugares por onde cruzar no caminho.

      Para ter uma ideia de valores praticados em Praga, use o site da Grossmann Exchange e da Alfa Prague. Se você não precisar de muito, troque pouco e deixe para trocar mais em Praga. A concorrência da capital tende a fazer os preços ficarem mais vantajosos para você.

      Ah, recomendo que você leia o post sobre onde e como trocar dinheiro em Praga, para já saber algumas coisas. 😉

      Abraço e boa viagem!

  29. ROBERTA PATRICIA ZACCHE

    Boa noite! Estou planejando ir à Praga no ano novo…tenho uma amiga tcheca que conhevi num intercambio e me convidou…pretendo passar lá uns 4 dias e depois descer pra Viena e terminar em Budapeste… o que me preocupa nem é o frio, mas o quanto a neve afetaria meus passeios a pé pelas cidades… são lindas também no inverno? Tudo funciona normalmente? Pergunta de quem mora numa cidade cuja temp media anual é 35 graus! Sem chuva! Obrigada! Você é ótimo! Um abraço!

    1. Roberta, as coisas mudam um pouco no inverno, mas dá para passear, sim. É claro que uma quantidade enorme de neve pode afetar o seu passeio, mas isso aconteceria da mesma forma se fosse uma quantidade enorme de chuva ou um calorão insuportável. São extremos climáticos que podem acontecer em qualquer lugar – e afetar qualquer viagem.
      Sobre as mudanças, as principais são o fechamento de jardins e de muitos parques, os dias mais curtos (amanhece mais tarde e anoitece mais cedo) e o fechamento das atrações mais cedo também.
      Em compensação, as cidades costumam ficar lindíssimas cobertas de neve. =)
      Veja aqui um post sobre Praga na inverno, para ter uma ideia.
      Abraço e boa viagem!

  30. Prezado Gabe, estamos planejando uma viagem para a Tchéquia no começo de novembro e temos várias dúvidas. Vou espalhar elas pelos textos do Insider Praga relacionados com elas. Vamos para Praga e Cesky Krumlov e uma primeira dúvida é se dormir uma noite em CK ou dormir duas noites. Estamos viajando com meus pais (80 e 74 anos), eles não tem problemas para caminhar mas o ritmo deles é lento. CK tem suficiente conteúdo como para duas noites na cidade fazendo tudo em um ritmo devagar? Abraço!

    1. Oi, Tony! Que legal que vocês visitarão a República Tcheca de novo!

      Český Krumlov é uma cidade pequena, mas a atração é justamente caminhar e ela é cheia de subidas e descidas. O castelo, por exemplo, é grande e merece um passeio calmo (não deixem de caminhar até o bosque no final dele, ainda mais no outono!).

      Como seus pais estão naturalmente mais lentos para caminhar, talvez seja mais confortável passar duas noites, saindo logo na manhã do último dia. Vocês certamente vão poder aproveitar com mais calma desta forma.

      Mas se eles conseguirem caminhar numa boa, uma noite tende a ser o suficiente. Eu não costumo ter pressa quando vou para lá, mas ainda assim faço muita coisa em uma noite (chegando de manhã e saindo no fim da tarde do dia seguinte). Porém, se vocês forem ficar apenas uma noite, levantem cedo no segundo dia para que a manhã seja proveitosa!

      Pessoalmente, pensando nos meus pais, eu ficaria duas noites. 😉

      Abração!

  31. Gabe, primeiramente – amei seu blog. Estou indo sozinha pra Praga (a qual eu não conheço) por 5 dias na próxima semana e minha mãe viu/ouviu sua entrevista na band e achou Praga incrível pelo que você comentou… então, agradeço o conteúdo que já me ajudou muito

    a segunda coisa é uma pergunta. eu sei que está bastante frio agora, e queria ver se você acha que vale a pena eu fazer um bate volta pra Cesky Krumlov em um desses 5 dias por exemplo. não quero dormir lá pois já paguei o hotel, mas estou em dúvida se faço a visita a cidadezinha mesmo nesse frio de lascar! rs.
    agradeço se puder me dar uns conselhos.
    queria também saber de algum bar ou balada legal que seja animado também nesse invernão, se vc souber de algum.

    obrigada desde já,

    Steph

    1. Oi, Stephanie.

      Que bom que você gostou do blog e que bom que ele ajudou. Agradeça a sua mãe, por mim. =)

      Sobre Cesky Krumlov, é difícil dizer se “vale a pena fazer bate-volta na cidade no inverno”. Isso depende de seus gostos pessoais, que podem ser diferentes dos meus. A princípio é o que eu disse no post: o melhor é passar uma noite. Mas se você faz questão, pense que:
      – Você vai ter que sair bem cedo de Praga para ter mais horas de luz (já vai estar escuro às 16h30, por exemplo);
      – A tendência é o frio ser forte, o que pode piorar se o dia estiver nublado, chuvoso, nevando;
      – Os jardins do castelo estarão fechados.

      Por outro lado, se você pegar um dia bonito, pode ser maravilhoso.

      Sobre baladas, não sou muito da noite, mas o lugar para conhecer turistas festeiros também é o Karlovy Lazne, na beira do rio Vltava. Já se você quiser algo com mais tchecos mesmo, caminhe pela rua Dlouhá, na Cidade Velha. Ali tem alguns lugares bons. O mais clássico é o Roxy. Dê uma olhada no site dele para ter uma ideia de como é.

      Boa viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verified by MonsterInsights