Trocar dinheiro em Praga é muito fácil. Existe uma infinidade de casas de câmbio (směnárna, em tcheco) espalhadas pela cidade e você pode trocar seus euros, dólares, libras e mais um monte de moedas nelas mesmo. Não é preciso ir a bancos para trocar.
O problema é que alguns lugares tentam enganar o turista, cobrando taxas que você só fica sabendo depois de receber o dinheiro. Isso sem falar dos falsários que trocam dinheiro valor na rua (nunca troque dinheiro com pessoas na rua).
Para combater as casas de câmbio desonestas, desde 1º de abril de 2019 você pode mudar de ideia sobre a troca em até 3 horas após o negócio (não deixe de ver informações mais completas abaixo).
De qualquer maneira, para evitar problema, siga essas 3 dicas:
- Use os sites das empresas indicadas neste post e verifique como estão as melhores cotações na cidade, para ter uma ideia antes de fazer uma troca em outro lugar.
- Antes de entregar seu dinheiro ao atendente da casa de câmbio, sempre pergunte quanto você vai receber pela sua troca, informando a quantidade que quer trocar. A pessoa do outro lado do vidro é obrigada por lei a dizer o número e você vai saber exatamente quanto vai levar.
- Dê preferência para casas de câmbio onde estiver escrito free of charge,0% commision ou algo similar em inglês. Em tcheco, a frase é bez poplatku (sem comissão). Mesmo assim, sempre pergunte quanto você vai receber, conforme a primeira dica.
Veja também: Chame o Amigo em Praga e evite dores de cabeça trocando dinheiro
Como e onde trocar dinheiro em Praga: dicas e cuidados
Notas falsas
É raríssimo que casas de câmbio deem notas falsas, nunca vi relatos disso. Porém, fique de olho e nunca troque dinheiro na rua.
Notas de rublos russos e forints húngaros ao invés de coroas tchecas
Repito: isso é raro em casas de câmbio, mas vigaristas que trocam dinheiro nas ruas costumam dar notas de rublos russos e de forints húngaros para os turistas, dizendo que são coroas tchecas. A vítima pode até conseguir trocar as notas depois de descobrir a fraude, mas elas infelizmente não valem nada (ainda que tenham muitos zeros). De novo: NUNCA troque dinheiro na rua.
Troque mais para ganhar mais
Isso é básico em qualquer lugar do mundo: quanto mais dinheiro você tiver para trocar, mais chances tem de conseguir uma taxa melhor.
Em Praga, é comum que casas de câmbio ofereçam uma “cotação VIP” para trocas acima de um determinado valor que pode variar bastante, partindo de menos de 100 EUR até 3.000 EUR ou mais. Mas vale dar aquela chorada sempre. Você pode conseguir uns trocos extras se trocar 100 euros ao invés de 50 por exemplo.
Documentos necessários
Ninguém pede nada se você trocar menos de 1.000 euros.
Para quantias maiores do que isso (ou o equivalente em outras moedas), a lei exige que você apresente um passaporte, mas algumas casas não pedem o documento mesmo assim. Na dúvida, leve com você caso você queira trocar esse valor.
Horários de funcionamento
Depende da casa de câmbio, mas a maioria das que eu conheço funcionam todos os dias. Várias funcionam até 24 horas por dia. Algumas reduzem horários nos domingos, mas em geral você não vai ter dificuldades para trocar dinheiro. Eu já troquei dinheiro às 6h da manhã, numa rua vazia do centro.
Não troque no aeroporto
O aeroporto de Praga tem casas de câmbio dentro e fora da área reservada para passageiros. Duas delas funcionam 24 horas nos terminais 1 e 2 do aeroporto, mas as cotações são péssimas em todas.
Na verificação mais recente deste blog (3 de dezembro de 2023), a cotação estava em 20,70 coroas tchecas para cada euro, enquanto no centro estava ao redor de 24,40 coroas tchecas para cada euro.
Lembre-se que você não precisa de dinheiro vivo para ir até o seu hotel, porque táxis e transfers do aeroporto de Praga podem ser pagos com cartão de crédito e você pode comprar bilhetes e passes de transporte público para a cidade da mesma forma.
Mas se você precisar muito desse dinheiro desde a saída do aeroporto, você pode fazer uma reserva no site da casa de câmbio que atua no aeroporto. Misteriosamente, no site ela pratica valores decentes. Porém, atenção: a cotação apresentada só é válida para o dia em que você estiver verificando no site. Se você reservar para uma data futura, a cotação será a do dia em que você retirar o dinheiro.
Não troque na estação principal de trem
Chegando de trem, você provavelmente vai desembarcar na estação principal (Praha hlavní nádraží, abreviada como Praha hl.n. ou Main Station, em inglês). Nela vale a mesma dica do aeroporto: não troque dinheiro ali, porque a cotação costuma ser péssima.
Você não precisa de dinheiro vivo para ir até o seu hotel. O guichê de vendas da empresa de transportes de Praga aceita pagamento em cartão até mesmo para uma passagem e você ainda pode comprar da mesma forma nas máquinas automáticas.
Como alternativa, você pode reservar um transfer com a Prague Airport Transfers e pagar com cartão, euros ou dólares, deixando para trocar depois de largar as malas no hotel;
Se você realmente precisar de dinheiro na chegada de trem, você pode:
- Sacar dinheiro da sua conta nos caixas eletrônicos, se o seu cartão estiver habilitado para isso;
- Sair e caminhar pela região atrás de algo melhor – a estação é bem central e os arredores são muito seguros;
- Caminhar até uma boa casa de câmbio de Praga (veja descrição mais abaixo), que fica a 1 km da estação de trem.
Não troque na estação de ônibus Florenc
Chegando de ônibus de outro país, é quase certo que você vai parar na estação Florenc (apresentada às vezes como Florenc AN). Nela, também vale a regra do aeroporto: não troque dinheiro lá. Ainda que a cotação não seja tão ruim quanto nos outros locais de chegada na cidade, ela costuma ser fraca.
Para chegar no seu hotel sem precisar de dinheiro vivo, você pode comprar seu bilhete de transporte público no guichê de informações turísticas ou nas lojas de conveniência Relay, que ficam na entrada do metrô. Ou ainda pode reservar um transfer com a Prague Airport Transfers e pagar com cartão, euros ou dólares, deixando para trocar depois de largar as malas no hotel.
Se realmente precisar de dinheiro na estação de ônibus, você pode:
- Trocar pouco (10, 15 euros, no máximo);
- Sacar dinheiro da sua conta nos caixas eletrônicos, se o seu cartão estiver habilitado para isso;
- Sair e caminhar pela região atrás de algo melhor – a estação é bem central e os arredores são muito seguros;
O que fazer em caso de arrependimento
Como foi dito ali em cima, desde 1º de abril de 2019 você tem 3 horas para mudar de ideia em relação a sua troca de dinheiro numa casa de câmbio.
Segundo o Banco Central da República Tcheca, sua primeira atitude para garantir o seu direito ao arrependimento é exigir o comprovante da transação, conferindo se o valor e o horário do negócio registrados nele estão corretos.
Se em até 3 horas você mudar de ideia, basta retornar à casa de câmbio, mostrar o seu comprovante e comunicar sua intenção. Você não precisa dar nenhuma justificativa.
A partir disso, a casa de câmbio tem duas alternativas:
- Receber o seu dinheiro e devolver o valor que você pagou, na moeda utilizada na troca original;
- Utilizar a cotação do dia anterior, emitida pelo Banco Central da República Tcheca, para completar o valor que você recebeu. Neste caso, você não devolve o dinheiro, apenas recebe a diferença. Clique aqui para ver a cotação oficial do banco central tcheco
Se a casa de câmbio não aceitar nenhuma dessas opções, não hesite em chamar a polícia (seja pelo número 112 ou abordando um policial na rua mesmo).
Importante: essa lei vale para trocas equivalentes a até 1000 euros. Se você tiver trocado mais do que isso, a casa de câmbio só precisa trocar ou pagar a diferença até esse limite.
Se quiser ler a lei completa (em inglês), clique aqui e aqui.
Os melhores lugares para trocar dinheiro em Praga
As cotações variam bastante, mas nas várias pesquisas deste blog, as casas de câmbio Azul Praha, Praha Exchange, Exchange Centrum, Alfa Prague e Xchange Grossmann sempre tiveram as melhores taxas, sem cobrar comissões.
• Praha Exchange. Costuma ser a melhor de todas, o que faz com que sempre tenha fila na porta. Se você quiser trocar bastante dinheiro, pode valer a pena. Fica na rua Jindřišská 12 – estação de bondes Václavské náměstí ou estação de metrô Můstek (linhas A e B, cores verde e amarela, respectivamente).
• Azul Praha. Concorre bastante com a Praha Exchange e fica pertinho. Também está quase em frente à embaixada do Brasil. Rua Panská 4. Parada de bondes Jindřišská.
• Exchange Centrum. Está na mesma rua da Praha Exchange, mas do outro lado, bem pertinho. Pode ser uma boa opção se você não quiser enfrentar a fila. Rua Jindřišská 3 – mesma parada de bondes e estação de metrô da Praha Exchange.
• Alfa Prague, loja 1. Rua Náměstí Republiky 1, no lado de fora do shopping center Palladium – estação de bondes e metrô Náměstí Republiky (linha B, cor amarela).
• Alfa Prague, loja 2. Rua Na Příkopě 23, dentro de uma galeria chamada Pánská pasáž. É um endereço bem central e normalmente tem menos filas.
• Xchange Grossmann. Rua Krakovská 18, uma travessa da Praça Venceslau (Václavské náměstí). Estação de metrô Muzeum (linhas A e C, cores verde e vermelha, respectivamente).
Se essas casas de câmbio ficarem muito fora do seu roteiro, acesse os sites da Alfa Prague e da Grossmann para ver quanto elas pagam e use esse valor como referência quando for trocar em outros lugares.
Outros lugares bons para trocar
Além dos melhores lugares da cidade, você pode encontrar cotações decentes na Exchange e na Exchange 8, ambas bem perto da Praça da Cidade Velha. É possível verificar as cotações delas clicando nos links acima.
Dá para pagar com euros?
Em geral, sim.
Eu costumo dizer que não vale trocar dinheiro se você for passar apenas poucas noites em Praga. Apenas é fundamental encarar com tranquilidade caso algum lugar não aceite euro nem cartão (mas isso é raro) e caso o estabelecimento dê troco em coroas tchecas (isso é o mais comum). Também é preciso ter consciência de que estes lugares não vão praticar a mesma cotação que você encontra em uma casa de câmbio. Porém, eles costumam usar cotações bem honestas, considerando que estão livrando você de uma ida até uma casa.
Hotéis geralmente aceitam pagamento em euros e dólares, mas não considere isso sem perguntar no local e não pense que eles vão ficar trocando dinheiro para você.
Cartões Wise, Nomad e similares
Estes cartões são aceitos nos estabelecimentos de Praga e da República Tcheca exatamente como qualquer cartão normal, então você pode vir com eles tranquilamente.
Apenas lembre-se de que eles cobram uma taxa em cada saque em caixas eletrônicos, e os valores mudam de banco para banco, de cartão para cartão, então confira qual é a taxa do seu e prefira fazer saques maiores para diluir a cobrança.
Em primeiro lugar, parabéns pelo blog! Super completo e de fácil leitura! Estou devorando todo conteúdo. Vi que a data do post é antiga e viajo agora em junho de 2023. Em relação ao wise e nomad, é bem aceito na república Theca, inclusive nas cidades menores? Em relação ao arrependimento da troca, ainda está valendo? Obrigada desde já
Bom dia, Regina. Que bom que o blog está ajudando! =)
A data do post é antiga porque nada mudou desde lá. Mas agradeço por me chamar a atenção para isso, vou atualizar para não gerar confusão.
Em relação aos cartões Wise e Nomad, eles funcionam como qualquer cartão, você pode usá-los para pagar em qualquer lugar que aceite pagamento em cartão. Apenas atente que os saques são cobrados, então faça retiradas maiores para pagar menos taxa proporcional.
(Agradeço também por me lembrar destes cartões, vou acrescentar ao post.)
Arrependimento na troca: segue valendo. É lei desde 2019.
Boa Praga para você!
Obrigada pelo retorno e parabéns mais uma vez. Encantada com seu blog e sua reciprocidade! Por mais blogs assim!! Se tiver alguma maneira de contribuir com o blog, não hesite em falar!
Bom dia,
Chego no aeroporto de Praga direto do Brasil. Seguindo algumas dicas, pretendo pegar o transporte público ou o ônibus Express até o metrô. Nesse caso tenho q pagar em dinheiro vivo né? Como faço pra fazer câmbio no aeroporto? Obrigado!!
Olá, Antônio!
Você não precisa trocar dinheiro no aeroporto. Neste post estão as informações sobre como ir do aeroporto de Praga até o centro com ônibus comum.
E neste outro post estão as dicas para ir do aeroporto de Praga até o centro com ônibus expresso (Airport Express).
Adiantando a informação principal: o aeroporto tem quiosques da companhia de transportes onde você pode pagar com cartão de crédito.
Abraço e boa viagem!
E a Polícia funciona bem em Praga. Fique tranquilo!
Primeiramente, parabéns pelo blog. Eu amei!!! Você saberia onde aqui em Praga troca real? Se existe essa possibilidade aqui, ou só no aeroporto mesmo. Desde já muito obrigada. Beijos!
Oi, Dayanne. Obrigado pelo elogio. =)
Infelizmente, não conheço nenhuma casa de câmbio que trabalhe com real. Sei que uma ou outra existem, mas não sei quais são.
De qualquer maneira, não recomendo que você troque reais aqui. O valor que pagarão a você será péssimo.
Boa sorte!
Agora vi nos meus comentários anteriores que já respondi sobre isso há algum tempo e achei uma casa de câmbio que compra reais: https://cityexchange.cz/
Repito o que disse no outro comentário: não conheço essa casa e não estou recomendando.
O preço é ruim, como eu imaginava.
Boa sorte de novo!
Bom dia.
Tenho libras esterlinas da minha última viagem a Londres.
Posso trocá-las em Praga?
São bem aceitas?
Oi, Rita.
Libras são bem aceitas em qualquer lugar da Europa. Arrisco a dizer que até em qualquer canto do planeta.
Abraço!
Oi Gabe,
Primeiramente, parabéns pelo site… Estou devorando e amando cada informação/dica.
Sobre a troca de moeda, estou pensando em fazer transferência pela Western Union, evitando assim o duplo câmbio (para euros e depois coroas).
Saberia me dizer se realmente vale a pena?
Oi, Andrea!
Você vai ter que calcular.
Visite os sites das casas de câmbio que eu sugiro no post e veja as cotações atuais. Depois veja quanto vai custar fazer o envio pela WU. Então é só escolher o que for melhor para você.
(Minha aposta é que trazer euros vai ser muito melhor, mas faça o cálculo para ter certeza.)
Abraço!
Gabe, valeu mais essas dicas!
Pois é, uma dia é pouco mesmo.
Na verdade conseguimos uma excelente promoção pela United para Shanghai com stopover em Berlim por 5 dias. Mas como sempre quisemos conhecer Praga, aproveitamos a chance. Chegaremos dia 29 na hora do almoço e voltamos 30 na metade da tarde
O hotel tem estacionamento sim. É inclusive uma opção que avaliamos verificar se o hotel nós vende mais uma diária do estacionamento. Mas se não vender, já temos opções.
Obrigado novamente e parabéns pelo blog.