Os tchecos também têm as suas tradições, costumes, manias e implicâncias. Para não ganhar olhares de reprovação nas suas férias, veja algumas regras de etiqueta em Praga e na República Tcheca. Elas não são complicadas e várias são apenas questão bom senso mesmo.
Etiqueta na Republica Tcheca
Nunca chame a República Tcheca de Leste Europeu.
Os tchecos não se consideram leste-europeus e têm razões para pensar assim.
A história, a religião, a política e a cultura tcheca sempre foram ligadas aos países da Europa Ocidental.
Com exceção da poucos pontos, as características ligadas ao leste são consequência das 4 décadas de domínio soviético sobre o país. Ou seja: além de ter sido algo forçado, o período de tempo não é significativo numa história de mais de 1000 anos de conexão com o ocidente.
Até no aspecto geográfico a presença da República Tcheca no Leste Europeu não se sustenta. O país está praticamente alinhado com a Áustria e está mais a oeste do que a Finlândia e a Suécia, sendo que Praga está completamente a oeste de Viena, de Estocolmo e de Helsinque.
Não concorda com isso? Tudo bem, mas não importa: se você não quiser se tornar um chato aos olhos tchecos, simplesmente não chame o país de Leste Europeu. Prefira sempre usar Europa Central.
Não chame a República Tcheca de Tchecoslováquia
Por favor, atualize seu mapa-múndi: a Tchecoslováquia acabou junto com o ano de 1992. Não cometa essa gafe. Você vai passar vergonha se disser isso a um tcheco.
Não aja como se tchecos, poloneses, eslovacos, russos e qualquer outro país ou povo da região fossem tudo a mesma coisa
Eles não são.
Não critique o país
Apesar dos tchecos criticarem bastante a República Tcheca e seu próprio povo, eles não gostam que estrangeiros façam o mesmo. É igual ao sentimento que pais têm em relação aos seus filhos: apenas eles podem falar horrores dos seus herdeiros, ninguém mais.
(Convenhamos, brasileiros também são assim.)
Não use sapatos dentro de uma casa
Se você for convidado para entrar na casa de um tcheco, tire os sapatos logo no hall de entrada e fique de meias ou aceite uma das pantufas que podem ser oferecidas a você. E se for inverno e seus calçados estiverem sujos, tire do lado de fora mesmo e deixe eles lá. Ninguém vai roubar.
O importante é: nunca, nunca, nunca entre numa casa com sapatos.
Repito: nunca.
Pode até ser que os anfitriões digam que tudo está bem, que você pode ficar calçado, mas isso será apenas uma cortesia, porque na verdade eles vão estar odiando você até o último fio de cabelo.
Não fale alto
Não precisa sussurrar, apenas tenha a certeza de que a sua voz não é a única escutada no ambiente.
Fique no lado direito nas escadas rolantes
O lado esquerdo da escada rolante é usado por quem está com pressa e precisa passar à frente. Por isso o lado direito é o lugar para quem prefere ficar parado. Desobedecer essa regra é pedir para ouvir algum xingamento em tcheco.
No transporte público, deixe as pessoas saírem antes de entrar de metrôs, bondes e ônibus
É mais fácil entrar num metrô, bonde ou ônibus depois que as pessoas saem, certo? Então siga essa lógica e não enfie-se porta adentro antes que todos saiam. Da mesma forma, não fique parado no meio da porta atrapalhando quem quer sair. Vá para o lado e aguarde. O condutor vai esperar que você entre (na imensa maioria das vezes).
Se estiver dentro do transporte público lotado, deixe as pessoas saírem
Se for preciso, saia para liberar a passagem e entre de novo depois.
Ceda seu assento para idosos, pessoas com necessidades especiais ou mães/pais com crianças de colo
Isso não é regra de etiqueta tcheca: é regra de etiqueta mundial.
Aliás, eu diria para ceder o seu lugar a todos. Lembre-se de que você está de férias. Por mais cansado que você esteja, ainda vai poder dormir mais do que o trabalhador que está voltando para casa depois de um dia de labuta.
Dê alguma gorjeta
Em restaurante e botecos, o serviço nunca está incluído na conta. Se quiser dar gorjeta, arredonde para cima (aproximando de 10%) e diga o total que você quer pagar. Seu atendente vai trazer o troco conforme o indicado ou incluir no seu cartão.
Em outros serviços, você pode dar gorjeta de acordo com a sua satisfação.
Dê bom dia e adeus
Acostume-se a cumprimentar as pessoas, mesmo que elas sejam completamente desconhecidas. Faça isso no hotel, no seu apartamento alugado, em lojas pequenas e médias e em qualquer outro lugar onde a sua interação com alguém seja mais próxima (num elevador, por exemplo).
Não você não precisa dar bom dia para todo mundo numa C&A, é óbvio, mas dê bom dia para quem atender você e também para o caixa.
Para dar bom dia, diga Dobrý den (pronúncia: dobrí den). Para dar tchau, você pode tentar o tcheco Na shledanou (pronúncia aproximada: nas-cle-da-nou). Caso ambos sejam complicados, ataque de Good morning e bye mesmo, mas inclua um sorriso lindo para mostrar que você sente muito por não falar tcheco.
Seja educado, sempre
Isso não é regra de etiqueta, é apenas um conselho geral. Gafes acontecem e qualquer uma delas tende a ser minimizada se você se mostrar um visitante educado e respeitoso.
Bom dia! Voce está morando em Praga hoje em dia? No meu trabalho interajo com pessoal de Praga, eles são muito educados e prestativos…Nas mensagens eu sempre coloco uma ou duas palavras em checo(obrigado, com licença, bom trabalhar com voce…)mas não sei se isso é bemvindo ou pode gerar algum desconforto a eles…
Agora no Natal estou pensando enviar alguns calendários com fotos de umas pnturas minhas para eles, voce acha que fica ruim, ou será bem vindo.Se voce quiser mando umas fotos do calendário…Desculpe te “alugar” mas achei seu “blog” muito legal…
Oi, Jorge, bom dia. =)
Sim, vivo em Praga.
Certamente o pessoal gosta das poucas palavras que você coloca em tcheco. Os tchecos sabem da dificuldade da língua local, então, em geral, gostam quando veem um estrangeiro tentando utilizá-la. Pode seguir com o hábito, hehehe!
Sobre os calendários, isso vai depender do seu grau de intimidade com essas pessoas e dos temas das pinturas. Se as pessoas já conhecerem você e se os temas forem agradáveis, certamente será um gesto bonito.
Abraço!
Bom día aí! Bom artígo! Sendo tcheco, eu posso confirmar esse artigo é verdadeiro. Aquella regra com sapatos tem razão: aqui nos tchecos somos amadores dos cachorros, temos muitos aqui. Não todos esses bichos tem donos que limpam depois o cachorrinho fazer “koko”. Por isso, e melhor tirar os sapatos antes de entrar: ninguen quer esse presente fedoroso marrom no chao em casa 🙂
Abraços!
Marek
(amador eternal de Curitiba e o estado Paraná, depois eu visitei em 2017)
Ahoj, Marku! =)
Que bom ler esse comentário, obrigado! Fico muito feliz quando tchecos aparecem aqui!
Abraço!
Gabriel