Apesar de não haver roletas nos bondes (nem nos metrôs ou ônibus), não ande no transporte público de Praga sem pagar por ele.
A fiscalização é grande e implacável, e como os fiscais não são bobos e sabem que existem muitos turistas querendo ser espertos, eles adoram fazer blitze em transportes que passam por áreas turísticas – inclusive à noite.
Os fiscais atuam apenas dentro das estações de metrô e dentro dos bondes e ônibus, nunca nas áreas fora destes lugares. No metrô há placas e uma faixa branca no chão, indicando o início e o fim das zonas onde os fiscais podem abordar você.
Eles também costumam andar em duplas ou pequenos grupos, vestem roupas comuns, usam uma bolsa preta e sempre apresentam um pequeno distintivo da DPP, onde você pode ler primeiro Přepravní kontrola. Se quiser, você pode pedir para ver o crachá dele, que deve ter o mesmo número do distintivo.
Se você for abordado, não fique nervoso. Basta mostrar o seu bilhete válido. O fiscal vai olhar, agradecer e seguir para outro passageiro.
Mas se você não tiver o bilhete válido (veja abaixo como validar o seu bilhete), prepare-se para pagar uma bela multa.
O valor normal dela é de 1500 CZK, preço que cai para 800 CZK quando pago na hora. Porém, como turistas são obrigados a pagar no momento da infração, este último valor é o que você vai ter que desembolsar.
O mesmo vale para a sua bagagem: a multa normal é de 200 CZK, reduzida para 100 CZK quando paga na hora (o seu caso).
Atenção: em 1º de agosto de 2021, os valores das multas pagas na hora passarão a ser de 1000 CZK (para quem viaja sem bilhete válido) e de 200 CZK (para quem leva bagagens sem pagar).
Se você não tiver dinheiro naquele momento, o fiscal tem poder para interromper a sua viagem e acompanhar você até um caixa eletrônico ou até o seu hotel, para poder pegar o que falta.
Depois de pagar sua multa, você deve receber uma cópia do comprovante de pagamento. Exija isso sempre!
Caso você tenha alguma dúvida sobre a autenticidade do fiscal, não tenha medo de pedir ajuda a quem estiver ao redor e negue-se a pagar qualquer valor. Se o fiscal for legítimo, ele vai chamar a polícia e tudo vai ser esclarecido (e você vai continuar tendo que pagar a multa). Se ele for um aproveitador qualquer, vai dar alguma desculpa e sair de fininho.
Para evitar tudo isso, siga o meu conselho lá de cima: não ande no transporte público de Praga sem pagar. Sua visita vai ser muito mais tranquila assim.
Como validar o seu bilhete de transporte em Praga
Valide o seu bilhete nas máquinas amarelas que ficam na entrada do metrô (geralmente no limite da área onde os fiscais podem abordar você) e dentro de bondes e ônibus. Para isso, insira o bilhete no sentido indicado nele e aguarde que a máquina imprima o horário do início da sua viagem. É coisa bem rápida, um piscar de olhos.
É obrigatório o uso de um bilhete validado para cada passageiro.
Se você estiver utilizando um passe de 1 ou 3 dias, só precisa validar na primeira viagem.
Se você tiver comprado o seu bilhete ou o seu passe usando o aplicativo de smartphone do transporte de Praga, não precisa validar nas máquinas, porque ele já chega ao seu aparelho com o horário de início.
Veja também:
Como comprar passagem de metrô, bonde e ônibus em Praga (incluindo os direitos e preços para malas)
Fui multada enquanto o aplicativo fazia a contagem do primeiro minuto, tem como ter o ressarcimento da multa?
Oi, Juliana.
O aplicativo tem um aviso em destaque alertando que os bilhetes comprados nele passam a valer apenas após um certo tempo (eram 2 minutos, recentemente passou a ser 1 minuto).
Isso serve para evitar que pessoas entrem no transporte público sem pagar e comprem bilhetes apenas quando enxergarem um fiscal.
A recomendação é comprar 1 minuto antes de o transporte chegar ou 1 minuto antes de entrar na estação de metrô.
Sendo assim, não, você não tem como pedir o ressarcimento da multa.
=(
Boa tarde. Aconteceu o seguinte:: comprei um bilhete com duração de 24 horas. O problema é que não me apercebi e validei o bilhete várias vezes seguidas. Desconhecia que era só para validar uma vez. O fiscal abordou-me e tive que pagar multa pois ele não aceitou a minha explicação. Há alguma forma de contestar essa multa?
E muito injusto pois não tentei enganar, apenas fiz o que achava ser correto.
Obrigado!
Oi, Paula. Boa tarde.
Você sempre pode tentar contestar qualquer multa, mas eu sinceramente acho que você não vai conseguir ter sucesso neste caso.
Mesmo que você não tenha tido a intenção de enganar, a realidade é que o bilhete não foi validado da forma correta, tornando-se inválido e, portanto, sujeito a multa.
Não seria útil nem mesmo alegar que você desconhecia as regras, porque a empresa de transporte considera que é obrigação do usuário buscar as informações sobre como utilizar o transporte, incluindo as informações sobre como validar o bilhete. Como esta informação está escrita em inglês no site da empresa e está também no próprio bilhete, ela está disponível a todos.
Infelizmente, suas chances de sucesso são bem baixas, para não dizer que não existem.
Olá! Estou a adorar as dicas do blog, parabéns!
Vou a Praga em Dezembro e tenho uma dúvida, eu vou comprar bilhete de 3 dias e vou levar uma mala de mão e uma de porão, tenho de tirar bilhete de mala?
E se para bilhetes de 24h é a mesma coisa?
Obrigada, desde já
Olá, Raquel! Que bom que o blog está a ajudar! =)
Com um bilhete normal (de 30 ou 60 minutos), você pode levar, gratuitamente, uma mala MENOR que 25 × 45 × 70 cm.
Já com um passe de 24 ou de 72 horas, você pode levar, gratuitamente, uma mala MENOR que 25 × 45 × 70 cm e TAMBÉM uma mala com ATÉ 50 x 60 x 80 cm – de acordo com o pessoal do sistema de atendimento ao cliente da empresa de transportes.
O peso das bagagens não pode ultrapassar 50 kg.
Se precisar de alguma ajuda em Praga, lembre-se do meu serviço Amigo em Praga. 😉
Abraço!
Help! Fiquei com uma dúvida: usando o ticket de 90 minutos, por exemplo, é preciso validar na máquina o bilhete a cada troca de transporte público ou pode, por exemplo, sair do metrô e entrar num bonde sem precisar validar de novo? Ou seja, valida ao entrar no metrô e depois troca pro bonde sem validar, CLARO que respeitando o intervalo de validade do bilhete. Pode me ajudar? Estou adorando as informações! Parabéns pela página!
Oi, Wanderlan.
Você não deve validar novamente.
É como você disse: “valida ao entrar no metrô e depois troca pro bonde sem validar, respeitando o intervalo de validade do bilhete”.
Compreendido?
=)
Abraço!
Dobrý den Gabe! Obrigada mais uma vez! Pela resposta e pelas orientações. Ansiosa demais pra conhecer Praga. Muito bom saber que posso contar com um Amigo em Praga Díky, díky, díky!
Gabe, muito obrigada por ter respondido! Tenho mais uma dúvida e talvez você possa me ajudar… Por coincidência vou chegar no final de semana da Maratona de Praga. A Maratona vai ser 05/05 e tem uma corrida menor 04/05 (Family Run). A cidade muda muito por conta do evento? Imagino que o transporte público (principalmente alguns bondes) vão estar com o trajeto alterado. E os pontos turísticos? Pretendo seguir o roteiro que você sugere para o primeiro dia (O que fazer em dois dias em Praga) exatamente no dia da Maratona. Você acha que consigo?
Oi, Luise.
Certamente o seu roteiro vai ser afetado pela Maratona. A Praça da Cidade Velha vai passar o dia inteiro com a infra da Maratona (ali é a saída e a chegada da prova) e o transporte público vai ser modificado e vai voltar à normalidade à medida em que a prova for se desenrolando.
Porém, como você pode ver no trajeto da Maratona, ela entra na Malá Strana e passa pela Ponte Carlos apenas no início da prova (que começa às 9h). Já o roteiro que eu sugiro tem início lá no Mosteiro de Strahov. Ou seja: quando você entrar na Ponte Carlos, a prova já vai ter passado por ali há tempo. Certamente ainda vai haver zoeira da Maratona na parte da Cidade Velha, mas daí você pode passar por ruas alternativas até chegar na Praça da Cidade Velha.
O que eu aconselho é que você tente chegar no mosteiro perto das 9h, antes que os bondes 22 e 23 sejam interrompidos temporariamente para a passagem da Maratona pela Malá Strana. Mas, de qualquer maneira, essa interrupção deve ser relativamente curta e você pode subir o morro a pé mesmo, caso demore mais do que o esperado.
Em resumo, dá para fazer, sim. Mas você vai precisar ter paciência e vai precisar improvisar em alguns momentos – o que não é ruim e você pode descobrir coisas novas muito legais.
Se precisar de companhia para isso, lembre-se de que eu ofereço este serviço. 😉
Abraço!