Melhor época para visitar

Tchecos jogados ao sol no Parque Petřín, ao lado do Castelo de Praga

A melhor época para visitar Praga não é muito definida, porque a cidade não tem um período que seja considerado o melhor por todos os visitantes. Tudo depende do seu gosto por calor, frio, possibilidade de neve, folhas marrons nas árvores ou flores nos jardins.

Normalmente Praga tem verões amenos e ensolarados, com picos curtos de muito calor, e invernos bem frios, com alguma neve e muitos dias nublados, além de possibilidade de chuva em todas as estações.

É claro que também existem exceções, como períodos de calor ou frio fora de época, neve chegando mais cedo e demorando para ir embora. Então é sempre bom ter algo diferente na mala, para evitar ficar mal com as surpresas. Mas o mais comum é o que está neste post.

No que diz respeito à quantidade de turistas nas ruas, os meses mais vazios são novembro, janeiro (depois dos feriados escolares de fim de ano) e fevereiro. Os meses mais cheios são julho, agosto e aquele período que começa perto do Natal e termina pouco depois do Ano-Novo. Nos outros meses, a multidão é de tamanho de médio para grande.

Veja como costuma ser cada mês e decida quando ir.

Veja tambémConsultoria GRATUITA: onde ficar em Praga

Primavera (segunda metade de MAR, ABR e MAI)

Jardim Wallenstein (Valdštejnská zahrada), no bairro Malá Strana: os jardins de Praga ficam uma loucura na primavera
Jardim Wallenstein, no bairro Malá Strana: os jardins de Praga ficam uma loucura na primavera

Bom para: Quem gosta de temperaturas amenas e flores.

Ruim para: Quem odeia tempo indeciso.

Em geral: Os humores das pessoas começam a mudar à medida em que os dias vão ficando mais longos e as temperaturas começam a subir. Os parques dão show com muito verde e flores. Os jardins da cidade são espetáculos coloridos.

Segunda metade de março

O relógio é adiantado nos últimos dias do mês, garantindo mais tempo de luz diária. A temperatura já não chega a zero (mas há exceções, lembre-se). Pôr do sol mais ou menos às 18h20 (antes da mudança de horário) e 19h30 (depois).

Abril

É o mês mais indefinido, parece que não se decidiu se é inverno ou primavera, podendo mudar muito. A recomendação é estar preparado para frio leve e também forte. Pôr do sol ao redor de 20h.

Maio

Um dos meses com mais chances de dias bonitos. Dá para sentir um clima melhor no ar, com as flores brotando em toda parte e um calorzinho leve e maravilhoso (ainda que faça um friozinho à noite). Muitas pessoas consideram o melhor mês para visitar Praga. Sol se pondo ao redor de 20h40.

Verão (JUN, JUL, AGO e primeira metade de SET)

Tchecos no Parque Letná, Praga, aproveitando o sol nos dias mais quentes
Tchecos no Parque Letná, aproveitando o sol num dia quente

Bom para: Quem gosta de festas, calor e dias compridos.

Ruim para: Quem foge de multidões e para quem precisa economizar.

Em geral: Calor, eventos ao ar livre, parques cheios até tarde da noite, dias longos, pessoas felizes, preços altos e atrações lotadas. São os meses com média histórica mais chuvosa, mas por causa de temporais de verão. Reserve um hotel com ar-condicionado.

Junho

Este mês mudou nos últimos tempos e passou a ter mais chances de ser bastante quente. Costumava ter dias de calor sem exageros e noites de clima ameno, mas, ultimamente, passou a ter ondas que levam as temperaturas bem acima dos 30ºC e noites abafadas. Como isso pode mudar de novo, a recomendação é: prepare-se para clima bom e também muito calor. Reserve hotel com ar-condicionado. Entre os meses mais quentes, é o que tem menos turistas. Pôr do sol depois das 21h.

Julho

Começam as férias escolares na Europa, enchendo as atrações turísticas e elevando os preços. Tchecos tentam fugir da cidade (principalmente na semana dos dias 5 e 6, quando há dois feriados seguidos). O calor pode ter picos de 35ºC ou até mais, mas normalmente duram pouco (mesmo assim, reserve hotel com ar-condicionado). Pode haver temporais de verão. Pôr-do-sol perto das 21h.

Agosto

Praticamente igual a julho. Historicamente é o mês mais quente. As férias escolares continuam. Repito: reserve hotel com ar-condicionado. Pôr do sol em média às 20h15.

Primeira metade de setembro

O calor começa a ir embora e os dias ficam mais amenos. As férias acabaram e já não há tantos turistas. As chances de chuva também caem bastante. Pôr do sol em média às 19h30.

Outono (segunda metade de SET, OUT, NOV)

Castelo de Praga visto do Parque Riegrovy, no bairro Vinohrady, com folhas de outono
O castelo visto do Parque Riegrovy, no bairro Vinohrady, com as folhas de outono

Bom para: Quem gosta dos cenários de outono.

Ruim para: Quem foge do frio.

Em geral: Árvores marrom-avermelhadas nos parques da cidade. Dias com mais nuvens, mas tendência a ter menos chuva do que no verão.

Segunda metade de setembro

O calorzinho pode seguir mais um pouco, mas é melhor estar pronto para um friozinho leve, principalmente à noite. Pôr do sol em média às 19h.

Outubro

As folhas das árvores começam a ficar com as cores do outono. Prepare-se para muitas fotos, principalmente nos parques. O clima começa a esfriar mais, mas ainda está longe das temperaturas de inverno. Os dias começam a ficar mais nublados e o relógio entra no horário de inverno no fim do mês. Pôr do sol em média às 18h15.

Novembro

Algumas folhas ainda estão amareladas, mas muitas já caíram e as árvores começam a ficar peladas. O frio chega de verdade e a temperatura pode ficar bem abaixo de 10ºC. A partir do dia 11 (Dia de São Martinho), os tchecos sempre esperam por neve – mas não conte com isso. Muitas atrações a céu aberto são fechadas. É um mês em que você consegue passear por lugares bem mais vazios. Pôr do sol em média às 16h15.

Inverno (DEZ, JAN, FEV e primeira metade de MAR)

Praga com neve, no inverno
Não é irresistível?

Bom para: Quem gosta de muito frio, chance de neve e poucos turistas (para os padrões de Praga e exceto entre Natal e primeiros dias de janeiro).

Ruim para: Quem quer ver sol e prefere dias longos.

Em geral: Quando o clima não está uma loucura (sol e neve no mesmo dia, mudando de uma hora para outra) os dias nublados são predominantes. As atrações estão bem menos disputadas do que no verão, mas algumas ao ar livre estão fechadas até o fim de março. Luzes e feiras de Natal na Praça da Cidade Velha. Dias muito curtos. (Veja aqui as vantagens de visitar Praga no inverno.)

Dezembro

Frio é a palavra que define. As temperaturas médias históricas ficam ao redor de zero. Pode nevar bastante ou nada, depende da sua sorte. White Christmas? É raro. Foram apenas 11 desde 1978, segundo as estatísticas do Instituto Hidrometeorológico Tcheco. Espere cidade lotada entre Natal e primeiros dias de janeiro (antes do fim das férias escolares na Europa). Pôr do sol às 16h.

Janeiro

É historicamente o mês mais frio, com picos bem abaixo de zero. Turistar na rua é complicado, então prepare-se para ficar pulando de café em café, esquentando as mãos antes de passeios ao ar livre. Espere neve, porque as chances são grandes, ainda que possa não ser por dias seguidos. Pôr do sol mais ou menos às 16h30.

Fevereiro

Apesar de não ser igual a janeiro, tem praticamente as mesmas temperaturas médias históricas. Em compensação, é o mês que menos chove (o que não significa necessariamente o mês com mais dias de sol, porque as nuvens estão lá). Pôr do sol por volta de 17h20.

Primeira metade de março

Até dá para esperar alguma neve, porque o frio segue firme por algum tempo, com temperaturas bem abaixo dos 10ºC, podendo até ficar ao redor de zero. Pôr do sol em média às 17h50.

41 comentários em “Melhor época para visitar”

  1. Oi! Estou adorando todas as dicas do site e estou cada vez mais em duvida sobre quantos dias devo ficar em praga. Meu voo chega em Praga no dia 04/03 e sai no dia 12/03. Estava pensando em passar uns dias em outras cidades como Dresden, Pilsen ou Karlovy Vary. Será uma boa ou melhor passar todos os dias em Praga?

    Muito obrigada!

    1. Oi, Júlia!

      Nossa, 7 dias inteiros!

      Olha, Praga tem coisa para ser vista nesse tempo, mas vai depender se você curte caminhar tranquilamente e explorar cantos diferentes das cidades ou se prefere ver apenas o que existe de mais famoso, saindo no máximo para alguns bairros próximos da área turística.

      Se você é exploradora, vai amar passar esse tempo todo em Praga – e certamente vai conseguir ter férias beeem tranquilas e relaxantes.

      Mas se você quiser ver só o básico e mais um pouco, dá para sair da cidade numa boa e ainda aproveitar bem Praga. Os lugares mais indicados seriam Kutná Hora, Karlstejn, Karlovy Vary, Plzen ou Cesky Krumlov.

      Se você escolher sair da cidade, recomendo que Karlovy Vary e Cesky Krumlov ganhem uma noite no seu roteiro. Vale ficar nelas.

      De qualquer maneira, focando apenas em Praga ou incluindo uma noite fora e um bate-volta, você vai conseguir ter uma boa ideia de como é Praga. 😉

    1. Oi, Graziela. Você pode ver o show que vai acontecer na Praça da Cidade Velha (entre 17h e meia-noite) ou pode ficar pelas pontes sobre o Vltava, para ver os fogos não-oficiais. Eu apenas sugiro evitar a Václavské náměstí (Wenceslas Square), porque vira uma loucura com o pessoal acendendo fogos. Abraço e feliz 2019!

  2. Olá, eu e meu marido iremos no começo de outubro de 2019, entre outros locais iremos a Praga e Pilsen, vc sabe quando será o festival da cerveja em Pilsen em 2019?

    1. Oi, Marília. O Pilsner Fest acontece no primeiro sábado depois de 5 de outubro. Em 2019, o próprio 5/10 vai ser um sábado, então ele deve acontecer nesse dia mesmo. Porém, ainda não está decidido e não foi divulgado. Sugiro que você fique de olho no site http://www.pilsnerfest.cz e nas redes sociais da Pilsner Urquell. Abraço!

  3. Oi Gabriel, tudo joia?

    Estou cogitando ir pra Praga no fim de fevereiro e início de março de 2019, lá pela época do carnaval. Já vi que posso me preparar par ao frio, mas você acha que chega a atrapalhar os passeios pela cidade? Estou com medo das chuvas também, o que você acha?

    Seu site é maravilhoso, e ajuda demais pra fazer os planos!!

    Obrigada!

    1. Oi, Renata!

      É difícil dizer se o frio vai atrapalhar os seus passeios porque isso depende de cada pessoa e da resistência de cada uma às temperaturas baixas. Como você é, normalmente? Estando com roupas adequadas, você consegue ficar na rua tranquilamente? As temperaturas nessa época costumam girar entre -2ºC e 3. Dependendo da sua origem no Brasil, isso nem é TÃO frio… =)

      De qualquer maneira, que dá para combater o problema parando mais vezes para um chá ou um café ao longo do dia.

      Sobre as chuvas, fevereiro é historicamente o mês mais seco do ano. O início de março costuma pegar um pouco dessa falta de chuvas, então acho que essa não precisa ser a sua preocupação.

      Abraço!

  4. Milena Albuquerquerque

    Bom Dia, Gabriel!
    Pretendo ir a Praga na segunda metade de abril do proximo ano. Vc acha uma epoca legal? Muitas possibilidades de chuva? Quais outras cidades vc indicaria para eu conhecer alem de Budapeste? Passarei 10 dias.

    1. Oi, Milena!

      Abril é um mês que costuma ser bom, ainda que o normal seja fazer frio. Sobre as chuvas, ele fica só um pouco acima da média dos meses menos chuvosos.

      Mas, claro, estou falando da média.

      Sobre outros lugares, com 10 dias no total, eu ficaria só nessas duas cidades: Praga e Budapeste. É o melhor jeito de conhecer essa dupla decentemente. =)

      Mas se você quiser muito ir para outros lugares, veja essa seção, com outras cidades turísticas da República Tcheca.

      Abraço!

  5. Olá, Gabe…td bem?

    Estarei em Praga de 15/12 a 18/12 e gostaria de fazer um bate-e-volta na Cracóvia.
    Pretendo ir dia 16 à noite e voltar dia 17 à noite tb. Vc acha q é possível isso?
    Desde já, mt obg.

    1. Oi, Adriana!

      Dá para fazer isso, sim, até porque eu já fiz exatamente a mesma coisa levando meus pais, lá em 2001, quando eles vieram me visitar. =)

      Porém, aviso: você ficar bem cansada e só vai ter um cheiro de Cracóvia, até porque a tendência é estar bem frio e complicado de andar muito na rua.

      Fique de olho no site da companhia de trens tcheca (cd.cz), para saber quando as passagens começarem a ser vendidas. O trem noturno de ida chega em Cracóvia pouco depois das 6 da manhã. O trem de volta sai de lá perto das 22h30 e chega em Praga perto das 7h.

      Abraço e boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verified by MonsterInsights