Todos os anos, o Trip Advisor faz um ranking de tudo que seus leitores avaliam e monta a famosa Traveler’s Choice Awards – ou, em português, o Prêmio Escolha dos Viajantes.
Os hotéis em Praga vêm sendo presença constante no prêmio, sempre com representantes se destacando. Em 2017 o grande astro foi o hotel BoHo, da rede Small Luxury Hotels.
Mesmo sendo praticamente um bebê (ele foi inaugurado em dezembro de 2015), o BoHo conseguiu somar elogios e pontos para ser o 4º melhor da Europa, o 5º melhor do mundo e, é claro, o melhor hotel de Praga e da República Tcheca.
Eu já queria conhecer o hotel há algum tempo – justamente por ser o único da rede Small Luxury em Praga – e aproveitei a premiação para fazer isso. Passei uma noite nele e saí como eu esperava: muito bem impressionado.
Afinal, você não espera pouco do melhor hotel de uma capital europeia, certo?
Veja também: Consultoria GRATUITA: onde ficar em Praga
BoHo, o melhor hotel de Praga em 2017
Localização
O BoHo fica em um lindo prédio de 1911, no bairro Cidade Nova (Nové Město), pertíssimo da Casa Municipal, uma das atrações mais famosas de Praga e ícone do art nouveau na cidade, mas convenientemente posicionado em uma pequena rua lateral onde poucos turistas se aventuram, garantindo aquela calma necessária que a gente quer nas redondezas de um hotel.
Perto das duas extremidades desta rua, paradas de bondes e uma estação de metrô dão aos hóspedes do hotel quase uma dúzia de opções de transporte direto para todas as regiões mais turísticas de Praga. Tudo está lá: Cidade Velha, bairro do castelo, Malá Strana, além de outros bairros que também merecem a visita.
E para quem prefere caminhar, são apenas 700 metros de lindas ruas praguenses entre você e a Praça da Cidade Velha, e apenas 500 metros até a estação principal de trens, caso sua viagem siga pelos trilhos para Viena, Berlim, Budapeste ou qualquer outro lugar.
Geral
Se você é como eu e tem pavor daqueles hotéis 5 estrelas suntuosos, pomposos e cheios de coisas douradas, pode relaxar: o BoHo é o oposto disso.
Tudo nele é de extremo bom gosto, elegante, harmônico e sem exageros, como é esperado de um hotel de design. Mesmo detalhes mínimos como a cor das flores em cima do balcão (sempre brancas, com uma breve exceção na minha visita porque era o Dia dos Namorados na Europa) são pensados e cuidados pela equipe do hotel – que inclui um concierge disponível 24 horas.
A equipe, aliás, é fantástica e faz questão de deixar você totalmente à vontade em todos os ambientes, seja nas poltronas do hall de entrada, no bar, no restaurante, na linda sala de leitura – cheia de livros que eu gostaria de ter em casa – ou mais ainda no spa com direito a massagens e aquela coisa toda.
Quartos
Palavra de quem viu quase todos os tipos de quartos do BoHo: se não houvesse Praga do lado de fora, você passaria o seu dia inteiro dentro deles.
Todos são extremamente aconchegantes, com cores sóbrias e relaxantes, luzes indiretas e um planejamento de espaço que dá para perceber claramente pela quantidade de lugares para guardar sua bagagem e pelo tamanho das peças.
No quesito mimos-que-não-precisamos-mas-adoramos estão um pequeno presente e uma carta de boas-vindas (assinada à mão pela gerente), um livro de fotos de Praga exclusivo do hotel, boletins diários de previsão do tempo e camareiras para preparar a sua cama para a noite, além de muitas amenities, é claro.
Café da manhã
Com tanta coisa boa, o café da manhã do BoHo não poderia ficar para trás. E não fica.
O restaurante onde ele é servido não é muito grande, o que evita aquele clima de bastantão dos bufês. Mas se houver necessidade, a mesa da sala de leitura (logo ao lado) já fica preparada para receber mais hospedes.
No cardápio, tudo que você quer de fresco, de básico e de extra num café da manhã, incluindo um favo de onde escorre o mel servido aos hóspedes (segundo um garçom romeno que falava 7 línguas, incluindo o português, são duas horas de espera até que o mel escorrido encha o pote abaixo dele). Mas o destaque mesmo vai para a panqueca com maple syrup e bacon que faz você esquecer qualquer dieta.
É o início perfeito para um dia de passeios por Praga, durante os quais você certamente vai sonhar com a sua cama no melhor hotel da cidade.
Veja também:
• Os melhores bairros para você ficar em Praga
• Hotéis nos bairros mais turísticos de Praga
• Hotéis em bairros menos turísticos
<3