Muitos turistas sofrem um pequeno nó na cabeça quando procuram por um edifício numa rua qualquer de Praga, seguindo um endereço escrito num papel.
Isso acontece porque todos os prédios e casas em cidades tchecas maiores têm dois números nas suas fachadas. Em Praga, um deles aparece numa placa vermelha e o outro é mostrado numa placa azul. Exatamente como nestas fotos.
Para aumentar a confusão, quando são escritos em endereços na internet ou em papel, os dois números aparecem separados apenas por uma barra ou um hífen. Exemplo: Wenzigova 1873-6 (que poderia estar como 1873/6).
Daí você me pergunta: qual dos números devo procurar nas casas e prédios praguenses, então? O vermelho ou o azul? O primeiro ou o segundo na indicação anotada?
A respostas é: nas fachadas, procure sempre pelo número na placa azul. Já nos endereços anotados, procure pelo que vem depois da barra (que quase sempre é o menor).
O número em vermelho, que normalmente vem com o nome do bairro junto, é apenas a inscrição do prédio na região administrativa onde ele fica, por isso ele costuma ser maior, já que existem muitos edifícios na área. Ele pode até servir de referência caso você o reconheça numa fachada, mas ele não obedece uma ordem na rua, por isso não serve como orientação.
O número que serve como guia em Praga é o azul. Ele é o verdadeiro “número da casa”.
Importante: as cores das placas podem mudar em algumas cidades do interior, mas a lógica é sempre a mesma: a placa de número menor costuma ser a indicação que vale para orientação na rua, enquanto a de número maior e com o nome da região costuma ser apenas para referência na prefeitura.
Veja como é na cidade de Brno, por exemplo.
Pronto, você já está fora do grupo de turistas que sofre o tal pequeno nó na cabeça que mencionei lá em cima.
Qual o significado de esculturas de mãos postas nas fachadas de muitas casas?
Oi, Marcos. Bom dia, tudo bem com você?
Acredito que você esteja se referindo às esculturas em bronze, onde há uma mão com dois dedos (indicador e médio) levantados, certo?
Estas esculturas são homenagens aos mortos durante o Levante de Praga, em maio de 1945.
Em um resumo: no fim da Segunda Guerra, os moradores de Praga partiram para cima dos soldados alemães, transformando a cidade num campo de batalha. Muitos tchecos e tchecas morreram nestes confrontos, e estas esculturas são para lembrarmos deles e delas.
Todas são colocadas onde algum combatente morreu, mas nem todos os memoriais destas pessoas têm essas mãos. Na maioria das vezes, é somente uma placa com nome, data e alguma inscrição do tipo “Em honra a sua memória”.
As esculturas das mãos têm a inscrição “Věrni zůstaneme” (“Continuamos fiéis”). Isso faz referência a um grupo de resistência ao nazismo cujo nome dizia “continuamos fiéis”. O “fiéis”, no caso, é aos princípios do presidente Tomáš Garrigue Masaryk (o primeiro do país, respeitadíssimo).
Muito bom. Qdo estive lá me guiava pela placa azul mas não sabia o que significava a placa vermelha.
Que bom que você se guiou pela certa! =)
Gabe,
Obrigado pela dica!!!!
=)