Dois dias em Praga pode ser um tempo bom para conhecer a cidade, mas também pode ser pouco – e eu explico por quê.
Se você escolher fazer seus passeios por conta própria, provavelmente vai conseguir ver apenas as principais atrações turísticas, se quiser fazer isso com alguma tranquilidade.
Mas se você fizer estes dois dias inteiros com o meu serviço Amigo em Praga, vai ver as principais atrações turísticas da capital tcheca e vai até além delas, visitando lindos bairros fora do centro, descobrindo cantinhos escondidos e cenários que só os moradores veem. Você vai conhecer Praga melhor do que a imensa maioria dos turistas, tudo num ritmo tranquilo e sem correrias.
Isso porque o Amigo em Praga vai levar você aos locais exatos, sem se perder pelas ruas e sem perder tempo olhando mapas e tentando decifrar tudo.
Se mesmo assim você escolher ir por conta própria, use o roteiro abaixo como base. É um bom início e vai dar até para entrar em lugares aqui e ali.
Importante:
- As ruas deste passeio são uma sugestão, mude acordo com a sua vontade. Os bairros de Praga têm várias ruas lindas, você não precisa ficar só nas que eu indico.
- As atrações de algumas ruas são apenas os seus prédios, então caminhe olhando ao seu redor.
- Não coloquei o tempo que dura a caminhada porque isso depende do ritmo de cada um.
- Tampouco há “parada para o almoço” ou “parada para o café” porque isso também depende do seu ritmo. Mas indiquei lugares legais para comer ou beber pelo caminho, assim você decide quando der fome ou sede.
Pronto? Colocou um tênis confortável? Pegou um casaquinho? Então vamos.
Veja também: Consultoria GRATUITA: onde ficar em Praga
O que fazer em 2 dias em Praga – 1º dia
• Comece com uma visão geral da cidade, no Mosteiro de Strahov. Para chegar lá, pegue o bonde número 22 e desça na estação Pohořelec.
• No Mosteiro de Strahov, veja se você quer conhecer a famosa e pomposa biblioteca que existe ali, mas não esqueça que a visita é paga, assim como a autorização para fotografar. Mas atenção: a visita normal permite apenas olhar para a biblioteca a partir da porta. Não permite a entrada nela.
• Saia da biblioteca e caminhe em direção ao portão que leva ao mirante.
• Volte para o portão de entrada do mosteiro e desça toda a rua Pohořelec. Vire na primeira à esquerda para ver o Loreto. Depois, retorne e siga descendo a rua Pohořelec até chegar na atração mais visitada da República Tcheca: o Castelo de Praga.
• Você pode visitar o castelo de forma gratuita (passeando apenas pelos pátios dele) ou pagando para entrar em alguns lugares. Minha sugestão? Não vale pagar para entrar, porque as partes visitáveis do Castelo de Praga não são luxuosas e deslumbrantes como um Palácio de Versalhes, por exemplo.
• Faça o seu passeio pelo castelo.
• Desça pela rua Ke Hradu e pela rua Nerudova, uma das mais famosas de Praga.
• Continue por ela até chegar na Praça da Malá Strana (Malostranské náměstí) e siga até a Ponte Carlos.
• Se quiser, suba na torre que fica na outra extremidade da ponte, para ter uma visão geral da Malá Strana e do castelo.
• Continue caminhando no mesmo sentido de antes. Atravesse a rua junto com os milhares de turistas e siga pela rua Karlova. Vá atrás das placas indicando a Prefeitura da Cidade Velha.
• Logo você vai enxergar o lindo Relógio Astronômico e a Igreja de Nossa Senhora em Frente a Týn. Você está na Praça da Cidade Velha, um dos lugares mais lindos de Praga.
Se for quase hora cheia, veja o showzinho singelo que o relógio dá. Se não for, veja se quer subir na Torre do Relógio para ver a praça de cima e, se houver horário disponível, faça o passeio pelas salas históricas ou apenas pela capela onde é possível ver os apóstolos do relógio.
Veja se há concertos nas duas igrejas da praça: a Nossa Senhora em Frente a Týn e a São Nicolau na Cidade Velha. É possível comprar na hora, se não estiver lotado.
Para comemorar o fim do seu primeiro dia, vá ao terraço do hotel U Prince (Staroměstské náměstí 29) e peça uma cerveja ou coma alguma coisa. Não é um lugar barato, mas não é terrivelmente caro.
• À noite, volte para os arredores da Praça da Cidade Velha e passeie entre ela e a Ponte Carlos, para ver a cidade iluminada.
2º DIA
• O dia começa com o Bairro Judaico (Josefov), na estação de metrô e bonde Staroměstská (linha A, cor verde).
• Se quiser entrar nas sinagogas, vá até o Museu Judaico em Praga.
Se você não tiver interesse em todas as sinagogas, compre o ingresso que permita entrada ao menos na Sinagoga Espanhola e no Velho Cemitério Judaico.
• Quando terminar o tour pelas sinagogas e pelo cemitério judaico, siga até a Praça da Cidade Velha, para mais uma olhadinha nela.
• Siga pela rua Celetná até a Praça da República, onde fica a Casa Municipal.
• Se quiser, suba a Torre de Pólvora , que fica logo ao lado, e veja Praga de mais um ângulo diferente.
• Depois, siga pela rua Na Příkopě até a Praça Venceslau.
• Suba a avenida até a estátua de São Venceslau e aprecie a vista. Vá até as escadarias do Museu Nacional (Národní muzeum), porque a vista de lá é ainda melhor.
• Desça a avenida, vire à esquerda na rua Vodičkova e pegue o bonde número 5 em direção à esquerda também.
• Em 5 minutos, você vai estar na estação Jiráskovo náměstí, em frente à Casa Dançante, aquele prédio que parece um casal dançando. Suba até o bar no terraço dele e beba alguma coisa.
• Quando sair da Casa Dançante, siga pela margem do rio em direção ao castelo. Pare um pouco para ver o Teatro Nacional.
• Para finalizar, continue caminhando no mesmo sentido, pela beira do rio. Essa vista é a melhor última visão que você pode ter de Praga.
Boa viagem e espero que você volte logo para mais dias na cidade.
¿Quieres consejos sobre Praga en español? Haz clic aquí para leer De viaje a Praga.
Gilberto estou adorando seu post, é o mais completo que eu pesquisei. Estou saindo de Bratislava para ir para Praga, gostaria de saber qual o melhor trem para ir, vi que tem o ZSR, MAV, e CD, só que ainda não estou conseguindo comprar, pois vendem só com 3 meses. Vou dia 24/05. Você pode me orientar? Vou ficar em Praga até dia 27, quando irei para Dresden. Também gostaria de saber qual trem que eu compro para Dresden. Andei pesquisando, o site dos trens são bem confusos, principalmente o ZSR e CD. Vc não pensa em fazer um tutorial para compra de passagem de trem destes sites? Sei que a passagem que eu comprar no CD eu tenho que retirar na cidade. São muitos detalhes. Mas no momento gostaria só de uma orientação por qual via é melhor para chegar em Praga de trem e também sair. Obrigada.
Oi, Mirian.
Uma correção: meu nome é Gabriel, não é Gilberto. =)
As siglas ZSR, MAV e CD referem-se simplesmente às nacionalidades das empresas ferroviárias:
– ZSR é eslovaca (mas você vai comprar sua passagem pela ZSSK – https://www.zssk.sk –, que é o braço de transportes de passageiros da rede.)
– MÁV é húngara.
– CD é tcheca.
Todas vendem tíquetes para os mesmos trens internacionais, quando eles passam por dentro dos seus países. A diferença pode ser o preço, a forma de retirar da passagem e a clareza do site.
Eu recomendo que você compre seu bilhete pela ZSSK ou pela ČD, já que sua origem é Bratislava e seu destino é Praga. Apenas observe se o bilhete precisa ser retirado num local específico.
Para Dresden, recomendo que você compra na ČD ou na DB (https://www.bahn.com/), que é a companhia alemã.
Quanto à antecedência da compra, não é preciso se preocupar muito com isso, porque nessa época os trens não estão cheios. Além disso, as partidas entre essas cidades (Bratislava, Praga e Dresden) são frequentes.
Para finalizar, a resposta sobre o tutorial: não pretendo fazer, porque isso me demandaria um tempo enorme de produção que iria por água abaixo na primeira atualização de algum dos sites das companhias ferroviárias. Sem falar que pessoas que leem posts com calma e atenção são raras, então as perguntas continuariam chegando da mesma forma. =)
Abraço e boa viagem!
Boa tarde Gabriel!!!
Estarei em Berlim no dia 26/10/2019, e minha intenção é fazer uma visita à Praga de dois dia, que seriam os dia 28 e 29/10. Preciso saber de valores e logística. Caso for viável mande seu número de Whatsapp.
Aguardo sua resposta! Grato!
Oi, Alcemir. Enviei um e-mail para você. Veja também na sua caixa de spam. 😉 Abraço!
Olá! Adorei o blog! Pretendo, com minha mulher, visitar Praga no próximo ano e sua informações serão valiosíssimas. Agora vamos às minhas dúvidas: Seu roteiro de 2 dias contempla muito mais pontos de interesse que a maioria dos de 3 dias que eu via por aí: Ele não fica muito corrido? E o que você poderia me dizer sobre Colina Petrin? Vale à pena? Um grande abraço .
Cleber
Oi, Cleber. Bom dia!
Qualquer roteiro que você encontrar na internet vai depender do ritmo de cada pessoa. O mesmo ocorre nas minhas sugestões. Porém, para você ter uma ideia melhor, eu já consegui fazer mais ou menos aquilo com pessoas na casa dos 60-75, sem correrias.
O parque Petrin é um local magnífico, com vistas maravilhosas para a cidade e, em determinados pontos, tranquilidade total. Recomendo muito.
Se precisar de um apoio mais próximo na sua viagem, veja o meu serviço Amigo em Praga. 😉
Abraço!
Obrigada, Gabe!!!
Oi, Gabe, tudo bem?
Você saberia dizer quanto, mais ou menos, eu euros seria o “bolso bem forrado de coroas checas”? Nível estrelado 150 euros?
Obrigada! =)
Oi, Beatriz!
Não sei como estão os preços agora e o site não mostra essa informação no menu, mas não chegam a 150 euros, não. Claro que tudo depende do que você beber e de quantos pratos você pedir, mas 150 euros é mais do que os dois estrelados Michelin da cidade, sendo que um deles serve 8 e o outro serve 10 pratos.
Se você tem isso no bolso, vá tranquila. 😉
Sensacional! Muito obrigada mesmo, vai nos ajudar demais!
Só uma perguntinha, por que você não focou um dia de um lado da cidade e o outro do outro lado? Algum motivo especial?
Oi, Júlia. Não teve nenhum motivo especial, não. É apenas um dos tantos roteiros que podem ser feitos. =)
Gabe parabéns pelo blog e por este post. Vai ser muito útil.
Tenho duas dúvidas simples:
1) Qual a moeda habitual que devemos usar? Da para usar euro ou tenho que trocar pela moeda local? Se tiver que usar moeda local, tem casa de câmbio fácil ? Vou de Viena a Praga de carro.
2) É seguro andar a pé em Praga ? A minha ideia é ir caminhando do hotel ( próximo ao café Louvre ) até a cidade velha, bairro judeu e castelo de Praga. Tem algum horário mais perigoso?
Abraço
Renato
Oi, Renato.
1) Resposta no post Como e onde trocar dinheiro em Praga.
2) Resposta no post Cuidados de Segurança em Praga.
Abraço.
Olá! Adorei as dicas e o roteiro, com certeza vamos segui-lo, mas gostaria de uma ajuda se possível. Vamos na semana do carnaval por Frankfurt e teremos apenas 8 dias inteiros. Gostaria de fazer Viena, Praga e Budapeste e provavelmente será de carro. Só vamos por Frankfurt por conta de milhagem. Vamos conseguir fazer 3 dias em 2 cidades e 2 dias na outra. A dúvida é em qual das 3 cidades deixar apenas 2 dias? Estamos pesquisando muito e não conseguimos decidir. O que vc sugere?
Oi, Veronica!
É uma viagem corrida demais, vocês praticamente apenas passarão por essas cidades, sem chances de se aprofundar nelas. Mas já que é assim que você consegue, eu colocaria Praga nos 2 dias, porque é a menor cidade das 3, com as atrações mais concentradas.
Abraço!