Os meses mais frios do ano definitivamente não são os preferidos dos turistas ao redor do mundo, tanto que o inverno costuma ser a baixa temporada nos destinos mais concorridos, com exceção de estações de esqui e do período de festas de fim de ano.
Em Praga não é diferente. A redução do número de visitantes nessa época é evidente para quem já passeou pela cidade na primavera, no verão ou no outono. Mas será que o pessoal que evita a capital tcheca em dezembro, janeiro e fevereiro está fazendo o certo? Será que não está justamente perdendo algumas grandes vantagens?
Para ajudar a tirar estas dúvidas, fiz uma lista de coisas boas do inverno em Praga. Claro que tudo isso é preferência pessoal minha, mas leia e decida por você mesmo. Se gostar, você já sabe mais ou menos para quando pode reservar as suas próximas férias.
Praga no inverno: as vantagens
Menos turistas nas atrações
Janeiro e fevereiro em Praga são os meses perfeitos para quem não gosta de (tantas) multidões nos pontos turísticos.
É claro que não estou falando de lugares totalmente vazios o dia inteiro, porque isso é impossível numa cidade que recebe 7 milhões de pessoas por ano, como a capital tcheca. Mas para os padrões dela, o inverno é praticamente um deserto. E se você se esforçar um pouco, pode, sim, encontrar lugares totalmente vazios (veja o próximo item).
Nenhum turista depois de certos horários
Faça um forcinha, vista seu casaco mais grosso e vá para o Castelo de Praga depois das 17h, por exemplo. Este é o horário em que as atrações cobertas do complexo fecham, mas os pátios seguem abertos até às 22 horas.
É a sua chance de passear pelo castelo praticamente sozinho e de visitar a sempre lotada Rua Dourada (aquela com as casinhas pequenas e tortas, onde Kafka viveu) sem ninguém ao seu lado e de graça.
Tudo vai esvaziando ainda mais à medida em que a noite avança, então sua recompensa será ainda maior se você conseguir ir mais tarde. Vai estar frio e escuro, mas também vai estar lindamente iluminado e sossegado.
Sol nascendo mais tarde
Essa é para aqueles que, como eu, adoram levantar cedo para ver e fotografar a cidade vazia.
Isso porque o tal “levantar cedo” não é tão cedo no inverno, já que o sol nasce bem mais tarde nessa época do ano e você nem precisa se esforçar muito para aproveitar a calmaria da Praga matutina.
Para você ter uma ideia, no fim de janeiro dá para pegar o sol nascendo na Ponte Carlos mesmo chegando às 8h da manhã, como nesta foto acima (feita exatamente às 8h34). Ainda achou cedo? Pois saiba que em junho você precisa estar na ponte antes das 5h para conseguir fazer o mesmo.
Bem melhor no inverno, né?
Preços mais baixos nos hotéis (e ofertas)
A baixa temporada e a falta de tantos turistas no inverno refletem diretamente no seu bolso: esta é a época com as diárias mais baratas nos hotéis em Praga e com excelentes ofertas em sites de reservas como o Booking.
Em alguns casos, você consegue mais de 50% de desconto em relação às tarifas normais, aplicadas nos meses mais quentes e procurados.
A felicidade nos dias de sol
Sendo bem sincero, o humor dos tchecos não é dos melhores no inverno (o que é bem compreensível, né?). Por outro lado, se você der a sorte de pegar um dia de sol, mesmo com muito frio, você vai poder testemunhar a incrível e maravilhosa mudança que um tempo bonito exerce sobre esse povo.
Se for um final de semana, então, prepare-se para ver pessoas aproveitando as ruas, parques e a beira do rio Vltava como se não houvesse amanhã.
Poucos dias de chuva
Se os dias de sol são escassos, o inverno também significa pouca chuva em Praga. Historicamente, janeiro e fevereiro são os meses menos molhados do ano – e fevereiro costuma ser o campeão de dias sem cair uma gota do céu.
Sim, você vai precisar de casacos para passear no fria da rua, mas praticamente não vai precisar levar um guarda-chuva na mochila.
O frio que pode nem ser tão frio assim
Você tem chances, sim, de pegar climas bem menos rigorosos do que os turistas brasileiros esperam de Praga nesta época.
Em fevereiro de 2017, por exemplo, houve dias com temperatura ao redor de 7 graus positivos, com lindos dias de sol, quando os tchecos saíram enlouquecidos para as ruas e os restaurantes trabalharam com portas e janelas abertas para aproveitar o “calorzinho”.
É claro que tudo depende da sua sorte (em janeiro, um mês antes deste “verãozinho fora de época”, a temperatura foi abaixo de -10ºC), mas por que não arriscar?
Sempre lembrando: dentro do seu quarto de hotel e de todos os ambientes fechados da cidade, o clima é maravilhosamente aquecido.
A neve
Praga é a cidade mais linda do mundo (na minha opinião), mas consegue ficar ainda mais linda coberta de neve. É verdade que, com um pouco de sorte, você consegue ver este cenário em outras épocas do ano também. Mas as chances são maiores no inverno.
E as desvantagens do inverno em Praga?
Bem, sim, elas existem. Os dias são mais curtos, o tempo está quase sempre nublado, o frio pode ser muito forte e as ruas ficam imundas quando a neve derrete (como em qualquer lugar onde neva).
Mas eu sinceramente acho que as vantagens compensam as desvantagens. E você?
Oi, estou em Praga desde segunda e já andei nos pontos turísticos todos. Alguma sugestão não turística?
Oi, Eunice.
Passeie por Holešovice, por Vinohrady, por Smíchov. Caminhe também pela região de Střešovice. Em Karlín você já foi?
Abraço.
Olá, vou estar em Praga dia 18/02/2018, se nevar é fácil caminhar pela cidade, a prefeitura limpa as ruas, pois vou estar com duas senhoras de 80 anos. Já estive na cidade na primavera, e adoraria ver a neve na Ponte Carlos. tomara que não tenho nenhuma nevasca.
Oi, Adriano.
Sim, sempre que neva, a prefeitura corre para retirar o excesso das calçadas e jogar pequenas pedrinhas no chão, para evitar escorregões. É claro que isso pode levar um tempo até chegar em certas ruas, então recomendo que vocês caminhem com muito cuidado se acontecer. Observem o gelo na calçada: se a neve ainda estiver fofa, dá para passar com calma; se estiver dura, sejam mais cuidadosos (porque escorrega).
Ah, tenha cuidado também com a camada fina de gelo que pode se formar nas calçadas e é quase imperceptível. Principalmente em desníveis.
Também recomendo que as duas senhoras que vão estar com você evitem calçados de sola lisa nesses dias. Não é necessário comprar nada muito aventureiro para isso. Um tênis ou uma bota com solado de borracha já ajudam muito.
Abraço e boa Praga para vocês!
Obrigado Gabe pelas orientações, chegarei dia 18/02, espero ter muita neve..abçs
Ola Gabe, cheguei faz 2 horas em Praga e….cadê a neve…mas tudo bem. Praga cale a pena com ou sem neve. Gabe é seguro passar pela Ponte Carlos depous que anoitecer? Estou no Hotel Grandium e acho que não é longe para caminhar até a Ponte e gostaria de vê-la a noite. Grande abraço.
Oi Adriano! Ontem teve neve. =)
É totalmente seguro passar pela Ponte Carlos a qualquer hora. Vá sem medo e aproveite.
Abraço!
Olá. Em janeiro de 2017 nevou? Se sim, vc se lembra de que dias mais ou menos?
Sim, nevou bastante, logo no início do ano e em outros dias ao longo do mês. Mas você sabe que nevar num dia do ano não garante neve no mesmo dia do ano seguinte, né? 😉
Claro. Só quero saber se é comum nevar em janeiro porque nas demais capitais da Europa é muito raro. Só já vi neve na Europa em Chamonix. Pretendo ir a partir do dia 15. Vc aconselha outras cidades? Gosto de cidades medievais. Obrigado
É comum nevar em janeiro, sim, Luiz. As chances são grandes.
Aqui tem sugestões de outras cidades: http://insiderpraga.aztecweb.net/category/o-que-fazer-em-praga-republica-tcheca/bate-voltas-de-praga-cidades-republica-tcheca/
Abraço!
Parabéns adorei seu blog..Vou está em praga em Janeiro e gostaria de passar alguns dias em uma cidade montanhosa que tenha pista de esqui, estou pesquisando mais não acho quase nada, a única cidade que vir alguém falando foi da Vrchlabi.
Mais pouquíssima coisa mesmo, bem como chegar nessa cidade descobrir, vc sabe alguma coisa sobre ela? Qual a melhor opção para se chegar.. pretendo ficar uns 4 dias nela sem fazer nada..obrigado
Vou estar na Rep. Checa entre 14/dez em 21/dez. Os últimos dois dias em Cesky Krumlov. Será que tenho bastante chance de pegar neve por lá?
Oi, Fernando.
É difícil dizer, porque neve precisa de vários fatores para se formar. Mas frio você certamente vai pegar. =)
Boa viagem!
Olá, Gabe! Estou apaixonada por Praga e pensando em ir no Reveillon. Faz muito frio em dezembro?
Oi, Rafaela! Sua resposta está no post sobre a melhor época para visitar Praga. 😉 Boa viagem!
Nossa única experiência de Praga foi no inverno e concordamos com cada um dos pontos que você colocou no texto, Gabe. Abraço!
=) Que bom, Tony e Cecília!