Os meses mais frios do ano definitivamente não são os preferidos dos turistas ao redor do mundo, tanto que o inverno costuma ser a baixa temporada nos destinos mais concorridos, com exceção de estações de esqui e do período de festas de fim de ano.
Em Praga não é diferente. A redução do número de visitantes nessa época é evidente para quem já passeou pela cidade na primavera, no verão ou no outono. Mas será que o pessoal que evita a capital tcheca em dezembro, janeiro e fevereiro está fazendo o certo? Será que não está justamente perdendo algumas grandes vantagens?
Para ajudar a tirar estas dúvidas, fiz uma lista de coisas boas do inverno em Praga. Claro que tudo isso é preferência pessoal minha, mas leia e decida por você mesmo. Se gostar, você já sabe mais ou menos para quando pode reservar as suas próximas férias.
Praga no inverno: as vantagens
Menos turistas nas atrações
Janeiro e fevereiro em Praga são os meses perfeitos para quem não gosta de (tantas) multidões nos pontos turísticos.
É claro que não estou falando de lugares totalmente vazios o dia inteiro, porque isso é impossível numa cidade que recebe 7 milhões de pessoas por ano, como a capital tcheca. Mas para os padrões dela, o inverno é praticamente um deserto. E se você se esforçar um pouco, pode, sim, encontrar lugares totalmente vazios (veja o próximo item).
Nenhum turista depois de certos horários
Faça um forcinha, vista seu casaco mais grosso e vá para o Castelo de Praga depois das 17h, por exemplo. Este é o horário em que as atrações cobertas do complexo fecham, mas os pátios seguem abertos até às 22 horas.
É a sua chance de passear pelo castelo praticamente sozinho e de visitar a sempre lotada Rua Dourada (aquela com as casinhas pequenas e tortas, onde Kafka viveu) sem ninguém ao seu lado e de graça.
Tudo vai esvaziando ainda mais à medida em que a noite avança, então sua recompensa será ainda maior se você conseguir ir mais tarde. Vai estar frio e escuro, mas também vai estar lindamente iluminado e sossegado.
Sol nascendo mais tarde
Essa é para aqueles que, como eu, adoram levantar cedo para ver e fotografar a cidade vazia.
Isso porque o tal “levantar cedo” não é tão cedo no inverno, já que o sol nasce bem mais tarde nessa época do ano e você nem precisa se esforçar muito para aproveitar a calmaria da Praga matutina.
Para você ter uma ideia, no fim de janeiro dá para pegar o sol nascendo na Ponte Carlos mesmo chegando às 8h da manhã, como nesta foto acima (feita exatamente às 8h34). Ainda achou cedo? Pois saiba que em junho você precisa estar na ponte antes das 5h para conseguir fazer o mesmo.
Bem melhor no inverno, né?
Preços mais baixos nos hotéis (e ofertas)
A baixa temporada e a falta de tantos turistas no inverno refletem diretamente no seu bolso: esta é a época com as diárias mais baratas nos hotéis em Praga e com excelentes ofertas em sites de reservas como o Booking.
Em alguns casos, você consegue mais de 50% de desconto em relação às tarifas normais, aplicadas nos meses mais quentes e procurados.
A felicidade nos dias de sol
Sendo bem sincero, o humor dos tchecos não é dos melhores no inverno (o que é bem compreensível, né?). Por outro lado, se você der a sorte de pegar um dia de sol, mesmo com muito frio, você vai poder testemunhar a incrível e maravilhosa mudança que um tempo bonito exerce sobre esse povo.
Se for um final de semana, então, prepare-se para ver pessoas aproveitando as ruas, parques e a beira do rio Vltava como se não houvesse amanhã.
Poucos dias de chuva
Se os dias de sol são escassos, o inverno também significa pouca chuva em Praga. Historicamente, janeiro e fevereiro são os meses menos molhados do ano – e fevereiro costuma ser o campeão de dias sem cair uma gota do céu.
Sim, você vai precisar de casacos para passear no fria da rua, mas praticamente não vai precisar levar um guarda-chuva na mochila.
O frio que pode nem ser tão frio assim
Você tem chances, sim, de pegar climas bem menos rigorosos do que os turistas brasileiros esperam de Praga nesta época.
Em fevereiro de 2017, por exemplo, houve dias com temperatura ao redor de 7 graus positivos, com lindos dias de sol, quando os tchecos saíram enlouquecidos para as ruas e os restaurantes trabalharam com portas e janelas abertas para aproveitar o “calorzinho”.
É claro que tudo depende da sua sorte (em janeiro, um mês antes deste “verãozinho fora de época”, a temperatura foi abaixo de -10ºC), mas por que não arriscar?
Sempre lembrando: dentro do seu quarto de hotel e de todos os ambientes fechados da cidade, o clima é maravilhosamente aquecido.
A neve
Praga é a cidade mais linda do mundo (na minha opinião), mas consegue ficar ainda mais linda coberta de neve. É verdade que, com um pouco de sorte, você consegue ver este cenário em outras épocas do ano também. Mas as chances são maiores no inverno.
E as desvantagens do inverno em Praga?
Bem, sim, elas existem. Os dias são mais curtos, o tempo está quase sempre nublado, o frio pode ser muito forte e as ruas ficam imundas quando a neve derrete (como em qualquer lugar onde neva).
Mas eu sinceramente acho que as vantagens compensam as desvantagens. E você?
Olá Gabe!
Parabéns pelo blog! Muito bom!
Meu marido e eu estamos planejando viajar entre os dias 21 de dezembro até 6 de janeiro e nossa primeira parada será em Praga, pensando em passar de dois a três dias. Depois iremos a Viena e terminaremos em Budapeste. O que você recomenda para fazermos em Praga nesses dias?
Abraço!
Marta
Oi, Marta!
Existem três posts sobre isso.
O primeiro mostra o que fazer em Praga em um dia. O segundo mostra o que fazer em Praga em dois dias. E o terceiro mostra o que fazer em Praga em 3 dias, no inverno. Apenas este último é baseado numa experiência de um casal de amigos, os outros são recomendações minhas.
Clique nos links para ir até eles. 😉
Abraço e boa Praga para vocês!
Obrigada!
Abraços!
Olá!
Pretendo viajar em janeiro/2019 para Praga. Como irei com uma senhora de 65 anos, estou um pouco preocupada com o frio. Pensei em passearmos durante o dia bem agasalhadas e à noite irmos jantar em restaurantes quentinhos. Meu medo é sair do restaurante e caminhar até o hotel a pé. Passaremos muito frio? Tem táxi/ uber para facilitar, caso necessário? Pela sua experiência, pegaremos neve?
Obrigada
Oi, Juliana!
Antes tudo: 65 anos é jovem! =)
Olha, a TENDÊNCIA FORTE é passar frio, porque a temperatura média histórica na cidade em janeiro é de 3ºC.
PORÉM sempre pode acontecer algum fenômeno raro que faça as temperaturas subirem – e esses dias raros podem ser, coincidentemente, os seus na cidade. Em 2016, por exemplo, janeiro chegou a ter 13ºC.
Da mesma forma, vocês podem pegar dias de temperaturas baixíssimas: em 2017, o mês bateu no oposto: se não me falha a memória, houve sensação térmica de 18ºC NEGATIVOS.
Em relação à neve, a média de ocorrência do fenômeno em janeiro é de 12 dias (considerando qualquer precipitação, não apenas nevascas). Então a resposta é a mesma: há chances de vocês verem neve, mas não é garantido. Do mesmo jeito, pode acontecer de vocês estarem na cidade justamente nos dias de muita neve.
Uber funciona, sim. Apenas lembre de liberar o seu cartão de crédito para compras internacionais durante a sua viagem. Se for pegar táxi, não pegue na rua, muito menos à noite. Baixe o aplicativo Liftago quando chegar no seu hotel. Ele faz um tipo de leilão para ver qual taxista cobra menos pela sua corrida, então você escolhe. Assim você já sabe mais ou menos quanto vai pagar e não corre riscos de ser enganada.
Mas no geral, fique tranquila. Tragam roupas quentes para a rua (porque o interior dos lugares é sempre quentinho) e aproveitem Praga no inverno! =)
Abraço!
Oi, amigo.
Estou planejando uma viagem para Praga no começo de fevereiro de 2019 e gostaria de saber se mesmo em noites frias do inverno a vida noturna da cidade continua acontecendo?
Agradeço pelos textos escritos no blog, tenho lido e achado muitas informações boas.
Abraço!
Oi, Lucas!
Sim, a vida noturna segue no inverno. Você já leu o post sobre baladas em Praga? A maioria das fotos dele foram feitas durante o inverno. 😉
Abraço!
Olá. Parabéns pelo artigo. Minha esposa está com medo de irmos em janeiro/18, entre 01 e 15. Ela acha que vamos ficar presos no hotel por conta de neve e dias curtos. O que você acha? Vale a pena ou é desperdício de dinheiro? Desde já agradeço.
Oi, Wagner. Estava viajando, só consegui responder sua mensagem agora.
Olha, é bem complicado dizer algo concreto, porque tudo pode acontecer.
Os invernos não são 100% feitos de dias frios e feios, eles têm alguns dias lindos e de temperaturas boas (ainda que obviamente frias). Vocês podem pegar dias assim e aproveitar muito ou podem pegar uma onda de frio terrível. Não dá para prever.
As únicas coisas certas são: vai ser frio (mesmo que possa não ser muito frio) e os dias serão curtos. De resto, é tudo por conta da sorte.
Abraço!
Ola Gabe,parabéns pelo blog,orientações e dicas perfeitas….Estaremos do dia 22 ao dia 29 de dezembro em Praga,pesquisando sobre os pontos turisticos vimos que a grande maioria fecha no dia 24 de dezembro poderia me informar um pouco mais sobre o dia 25 já que não conseguimos informações precisas sobre o dia de Natal,por favor.Obrigado desde já.
Oi, Sidnei.
O feriado de Natal dos tchecos vai de 24 a 26. Espere horários diferentes em atrações turísticas, mas elas dificilmente fecham no dia 25. As principais estarão abertas, só tendem a abrir mais tarde e fechar mais cedo.
Feliz Natal para vocês! =)
Abraço!
Oi Gabe! Parabéns pelo blog! Estarei em Praga entre 09 e 14 de março e estou usando suas referências.
Você sugeriu uma visita ao castelo quando tudo está vazio, e a pergunta é: estarei viajando sozinha, como é a segurança pelas ruas?
Claro que não pretendo andar em locais ermos e em alta madrugada sozinha, mas considerando que anoitece cedo e eu gosto de caminhar, conhecer como a cidade respira à noite, você teria alguma recomendação específica, alguma região melhor para isso ou alguma que devo evitar?
Obrigada!
Teka.
Oi, Teka!
Praga é extremamente segura e a região central (a mais turística, onde está o castelo) é totalmente tranquila. Pode caminhar depois do anoitecer por ela, sim. 😉
Ah, obrigado pelo elogio!
Abraço!
Saberia me dizer se tenho chances de Neve no Reveillon? Obrigada desde ja.
Oi, Juliana.
O inverno em Praga costuma ter neve. Sendo assim, sempre existem chances.
(Com quase um ano de antecedência, é só isso que dá para dizer.)
=)
Abraço!