Os meses mais frios do ano definitivamente não são os preferidos dos turistas ao redor do mundo, tanto que o inverno costuma ser a baixa temporada nos destinos mais concorridos, com exceção de estações de esqui e do período de festas de fim de ano.
Em Praga não é diferente. A redução do número de visitantes nessa época é evidente para quem já passeou pela cidade na primavera, no verão ou no outono. Mas será que o pessoal que evita a capital tcheca em dezembro, janeiro e fevereiro está fazendo o certo? Será que não está justamente perdendo algumas grandes vantagens?
Para ajudar a tirar estas dúvidas, fiz uma lista de coisas boas do inverno em Praga. Claro que tudo isso é preferência pessoal minha, mas leia e decida por você mesmo. Se gostar, você já sabe mais ou menos para quando pode reservar as suas próximas férias.
Praga no inverno: as vantagens
Menos turistas nas atrações
Janeiro e fevereiro em Praga são os meses perfeitos para quem não gosta de (tantas) multidões nos pontos turísticos.
É claro que não estou falando de lugares totalmente vazios o dia inteiro, porque isso é impossível numa cidade que recebe 7 milhões de pessoas por ano, como a capital tcheca. Mas para os padrões dela, o inverno é praticamente um deserto. E se você se esforçar um pouco, pode, sim, encontrar lugares totalmente vazios (veja o próximo item).
Nenhum turista depois de certos horários
Faça um forcinha, vista seu casaco mais grosso e vá para o Castelo de Praga depois das 17h, por exemplo. Este é o horário em que as atrações cobertas do complexo fecham, mas os pátios seguem abertos até às 22 horas.
É a sua chance de passear pelo castelo praticamente sozinho e de visitar a sempre lotada Rua Dourada (aquela com as casinhas pequenas e tortas, onde Kafka viveu) sem ninguém ao seu lado e de graça.
Tudo vai esvaziando ainda mais à medida em que a noite avança, então sua recompensa será ainda maior se você conseguir ir mais tarde. Vai estar frio e escuro, mas também vai estar lindamente iluminado e sossegado.
Sol nascendo mais tarde
Essa é para aqueles que, como eu, adoram levantar cedo para ver e fotografar a cidade vazia.
Isso porque o tal “levantar cedo” não é tão cedo no inverno, já que o sol nasce bem mais tarde nessa época do ano e você nem precisa se esforçar muito para aproveitar a calmaria da Praga matutina.
Para você ter uma ideia, no fim de janeiro dá para pegar o sol nascendo na Ponte Carlos mesmo chegando às 8h da manhã, como nesta foto acima (feita exatamente às 8h34). Ainda achou cedo? Pois saiba que em junho você precisa estar na ponte antes das 5h para conseguir fazer o mesmo.
Bem melhor no inverno, né?
Preços mais baixos nos hotéis (e ofertas)
A baixa temporada e a falta de tantos turistas no inverno refletem diretamente no seu bolso: esta é a época com as diárias mais baratas nos hotéis em Praga e com excelentes ofertas em sites de reservas como o Booking.
Em alguns casos, você consegue mais de 50% de desconto em relação às tarifas normais, aplicadas nos meses mais quentes e procurados.
A felicidade nos dias de sol
Sendo bem sincero, o humor dos tchecos não é dos melhores no inverno (o que é bem compreensível, né?). Por outro lado, se você der a sorte de pegar um dia de sol, mesmo com muito frio, você vai poder testemunhar a incrível e maravilhosa mudança que um tempo bonito exerce sobre esse povo.
Se for um final de semana, então, prepare-se para ver pessoas aproveitando as ruas, parques e a beira do rio Vltava como se não houvesse amanhã.
Poucos dias de chuva
Se os dias de sol são escassos, o inverno também significa pouca chuva em Praga. Historicamente, janeiro e fevereiro são os meses menos molhados do ano – e fevereiro costuma ser o campeão de dias sem cair uma gota do céu.
Sim, você vai precisar de casacos para passear no fria da rua, mas praticamente não vai precisar levar um guarda-chuva na mochila.
O frio que pode nem ser tão frio assim
Você tem chances, sim, de pegar climas bem menos rigorosos do que os turistas brasileiros esperam de Praga nesta época.
Em fevereiro de 2017, por exemplo, houve dias com temperatura ao redor de 7 graus positivos, com lindos dias de sol, quando os tchecos saíram enlouquecidos para as ruas e os restaurantes trabalharam com portas e janelas abertas para aproveitar o “calorzinho”.
É claro que tudo depende da sua sorte (em janeiro, um mês antes deste “verãozinho fora de época”, a temperatura foi abaixo de -10ºC), mas por que não arriscar?
Sempre lembrando: dentro do seu quarto de hotel e de todos os ambientes fechados da cidade, o clima é maravilhosamente aquecido.
A neve
Praga é a cidade mais linda do mundo (na minha opinião), mas consegue ficar ainda mais linda coberta de neve. É verdade que, com um pouco de sorte, você consegue ver este cenário em outras épocas do ano também. Mas as chances são maiores no inverno.
E as desvantagens do inverno em Praga?
Bem, sim, elas existem. Os dias são mais curtos, o tempo está quase sempre nublado, o frio pode ser muito forte e as ruas ficam imundas quando a neve derrete (como em qualquer lugar onde neva).
Mas eu sinceramente acho que as vantagens compensam as desvantagens. E você?
Gabe, tudo bem?
Moro em Portugal e pretendo viajar no Ano Novo 01/2021 para Praga.Como estão as fronteiras ai no República Tcheca para países dentro da Europa?
Obrigada!
Oi, Carol! Tudo bem com você aí em Portugal? =)
Olha, neste momento, as fronteiras estão abertas e o governo diz que não tem a intenção de fechar nada. Mas, ao mesmo tempo, o governo pede que a população colabore com as regras, para que a situação não piore e não seja necessário tomar “medidas mais drásticas”.
Se a situação for controlada, janeiro deve ser melhor. A previsão do governo era um crescimento muito grande de casos em outubro, reduzindo em novembro e caindo bastante em dezembro (ao redor de 5000 no mês, se não me falha a memória).
Em resumo: se tudo der certo, sua viagem não terá problemas, mas certamente ainda haverá alguma restrição de horários em restaurantes e bares, além da obrigatoriedade do uso de máscaras nestes locais.
Se precisar de alguma ajuda, lembre-se do meu serviço Amigo em Praga. 😉
Abraço e bom fim de semana!
Gabe…Praga veio como uma outra opção para minhas férias. Porém, o euro tá bem caro. Acha necessário levar só euro ou eu posso aproveitar que a moeda de vocês aí é mais em conta e trocar por ela?
TKS
Oi, Monique!
Praga é considerada mais barata do que a maioria das grandes capitais europeias. Mas vir com real é uma péssima ideia. O real não é uma moeda forte na Europa (quase ninguém compra real aqui), então as casas de câmbio oferecerão um valor péssimo para comprar de você – isso se você encontrar uma casa de câmbio que tope o negócio.
Por mais caros que euro e dólar estejam no Brasil, eles sempre valerão muito mais do que o real na Europa. Então compre euro ou dólar e, depois, troque por coroas tchecas.
Abraço e boa viagem!
Será uma boa ideia, viajar em janeiro, mesmo??? Da para comprar roupas térmicas a bons preços! Ia, agora, em abril, mas o corona vírus me fez adiar!
Oi, Lucilene. Bom dia, tudo bem?
Só você pode dizer se é uma boa ideia, avaliando a sua resistência pessoal ao frio.
Abraço.
Oi Gabe, tudo bem?! Eu e meu parceiro nunca fomos pra um país com inverno rigoroso, e estamos planejando ir no começo de Janeiro entre os dias 3 e 11. Existe o receio de ficarmos presos no hotel por conta do frio, quais recomendações você poderia nos dar? E quanto a receptividade com LGBTs, é uma cidade muito “moralista”? Parabéns pelo blog!
Oi, Antônio!
É difícil opinar sobre a possibilidade de ficar preso no hotel porque isso depende da resistência de vocês ao frio. A princípio, com roupas adequadas e fazendo paradas estratégicas em locais fechados, é tranquilo passear pela cidade, mesmo no frio intenso. Mas repito: isso vai depender da tolerância de vocês às baixas temperaturas, porque existem pessoas que não aguentam ficar na rua mesmo vestidas apropriadamente.
No início de janeiro vocês ainda encontrarão as liquidações de inverno, então a recomendação que eu dou é: reservem o primeiro dia para compras, ainda mais se a previsão for de muito frio. Um bom casaco, adequado, pode ser encontrado por algo ao redor de 60 euros e vai garantir o aquecimento do corpo. Junto com ele, é bom comprar toucas, luvas, um cachecol e meias.
Se vocês já tiverem isso em casa, melhor ainda, coloquem na mala. Se tiverem calçados mais quentes, como botas fechadas, excelente.
Sobre a receptividade a LGBTQI+, vou colocar aqui a minha percepção e, depois, as estatísticas, ok?
– Minha percepção: de maneira geral, Praga é muito tranquila e vocês podem agir naturalmente em qualquer lugar. Frequentemente vejo casais homossexuais andando de mãos dadas nas ruas. É claro que, infelizmente, ainda existem os idiotas que se ofendem com demonstrações de carinho entre homens ou entre mulheres, mas eles são uma minoria, não significa que vocês encontrarão algum pelo caminho e suas reações raramente passam de caras feias.
– Estatísticas: de acordo com o Gay Travel Index, a República Tcheca é o 35ª país mais amigável para LGBTQI+, entre 197 nações pesquisadas. Está à frente dos EUA (47º), de países europeus como Liechtenstein (39º), Itália (41º) e até Grécia (57º, empatado com Hungria) e também está muito à frente do Brasil (68ª).
Que tal?
Espero ter ajudado na decisão de vocês. E se precisarem de algum outro auxílio durante a estadia aqui, lembrem-se do meu serviço Amigo em Praga. 😉
Abraço!
Meus parabéns pelo blog! Já estamos apaixonados por Praga, antes mesmo de chegar!
Que bom, Izabela! Vocês vão amar mais ainda ao vivo! Se precisarem de algo, lembrem-se do Amigo em Praga!
Olá Gabe!
Parabéns pelo site!!!
Estou querendo ir praí no Ano novo. Como são as celebrações? Há alguma em especial ou você nem recomenda passar aí? rss
Obrigada!!!
Oi, Elisa!
As comemorações são grandes, com muitos fogos por toda a cidade. Evite a região da Praça Venceslau (Václavské náměstí) a qualquer custo, exceto se você adora o caos. Aliás, as ruas em geral são um pouco caóticas, porque muitas pessoas vêm para fazer suas festas aqui e é aquela bebedeira.
Ah, é frio também.
Você pode pesquisar restaurantes para a ceia neste post (ainda que os preços para este ano não tenham sido divulgados até o momento): Onde fazer as ceias de Natal e réveillon em Praga.
Boa sorte e feliz ano novo! =)))
Olá, estou pensando em passar nossa lua de mel aí no final de janeiro/inicio de fevereiro de 2020. Será a primeira viagem de minha noiva para fora do Brasil. Acha que será legal? Como é a recepção aos turistas?
Oi, Luiz!
Praga é maravilhosa e a recepção aos turistas é ótima, podem vir tranquilos. Melhor do que isso, só se vocês fizerem um passeio em minha companhia.
Para mais informações, veja aqui: Amigo em Praga.
Abraço!
Olá!
Primeiramente parabéns pelo Blog!
Estou programando uma viagem para fevereiro de 2020, viajamos bastante e contratamos serviços (transfers, city tour, passeios etc) sempre com pessoas locais. Poderia nos indicar alguém (ou alguma empresa) aí em Praga que prestem esses serviços? Queremos passar alguns dias em Budapeste também. Alguma dica? Obrigado.
Oi, Marcelo! Bom dia!
Aqui estão as dicas que vocês procura:
• Transfers: Prague Airport Transfers. Recomendadíssima
• Guia tcheca que fala português: Helga Bílkova. A melhor para quem quer conhecer tudo de história da República Tcheca, com detalhes.
• Passeios acompanhados, com informações mais “light” sobre o país: Amigo em Praga. Esse sou eu mesmo que faço. =)
• O Amigo em Praga também oferece outros serviços, veja ali no link.
• Passeios por bairros diferentes, para quem quiser ir além do básico: Tour pelos bairros Vinohrady e Žižkov (outros devem ser lançados em breve).
Sobre Budapeste, não tenho nada aqui, infelizmente.
Abraço!