Castelo de Karlštejn, o bate-volta de verão do rei Carlos IV

Ele guardou as joias reais mais valiosas da Europa e era um refúgio do maior dos reis tchecos nos meses mais quentes do ano
Bate-voltas e outras cidades  /   /  Por Gabe Britto

Muitos castelos da República Tcheca parecem ter sido feitos não apenas para moradia e defesa, mas também para um concurso de beleza, seja pela arquitetura ou pela composição com o cenário ao redor.

É assim com o Castelo de Praga, com o de Loket, com o Pernštejn e com tantos outros. E é assim também com o Castelo de Karlštejn, na vila com o mesmo nome (a pronúncia é “carl-shtein”), a menos de 40 km de Praga.

Distância entre o Castelo de Karlstejn e Praga

Pertinho de Praga, bate-volta facinho

A primeira visão dele já mostra que Carlos IV, o maior rei tcheco, não estava de brincadeira quando ordenou sua construção, em 1348. No alto de um morro, no meio de uma floresta densa e com uma torre inconfundível, Karlštejn toma conta de tudo ao seu redor.

O Castelo de Karlstejn dominando a paisagem da vila

O castelo dominando a paisagem da vila

Toda essa imponência e visão para os arredores é bastante compreensível. Além do monarca em seus momentos de descanso longe de Praga, havia algo importantíssimo dentro do castelo: as jóias da coroa da Boêmia e também as joias da coroa do Sacro Império Romano-Germânico, dos quais Carlos era o rei e o imperador.

Nenhuma das preciosidades segue lá hoje. Depois de 200 anos numa das torres do castelo, as relíquias da Boêmia foram para Praga, enquanto as do Sacro Império Romano-Germânico foram para Viena, fazendo com que Karlštejn virasse, por muito tempo, apenas um depósito real sem a importância de antes.

O período de glória só começou a voltar no século 19, quando ele passou por reformas bem grandes. Hoje, é uma das atrações turísticas mais famosas do país, pela beleza e pela proximidade com Praga (de onde é facinho fazer um bate-volta).

Castelo de Karlštejn, Republica Tcheca Castelo de Karlštejn, Republica Tcheca

As visitas ao interior são obrigatoriamente guiadas e os horários com explicações em inglês são escassos, mas quem se organiza tem a chance de ver salões, quartos e capelas onde Carlos IV costumava cumprir seu dia a dia de chefão da Europa, além de poder subir na torre mais alta para ter uma visão panorâmica da região.

Mesmo quem não consegue ver o interior do castelo (ou não faz questão disso) ainda pode passear no pátio dele, caminhar pela vila que sobe o morro e aproveitar a paisagem dos arredores – que é linda, com rio, estradinhas pequenas, muito verde e vários lugarzinhos bucólicos.

Paisagem de Karlstejn

Muito verde nos arredores (nos meses quentes, é claro)

Caminho para o Castelo de Karlstejn

Até o caminho para o castelo é lindo (ainda que seja uma boa subida)

Um passeio perfeito para quem quer sair um pouco de Praga e descansar a cabeça, igualzinho Carlos IV fazia nos verões do século 14.

 

Castelo de Karlštejn: o que fazer

Sem entrar no castelo

Se você não entrar nos tours, não há muito para se fazer em Karlštejn além de admirar o castelo por fora e passear calmamente pela vila, curtindo a natureza e o clima leve do lugar.

karlstejn-republica-tcheca-o-que-ver-2-insider-praga

Vista desde a estação de trem

Rio Berounka, em Karlštejn

Rio Berouka e seus arredores: Karlštejn vale mesmo sem entrar no castelo

Existem várias opções de restaurantes, lanchonetes, lojinhas e até alguns pequenos hotéis e pousadas para quem quiser ficar mais tempo brincando de súdito de Carlos IV (e o Hotel Karlštejn é disparado o melhor de todos, vá por mim).

Os horários de abertura da área livre do castelo são complicados, então o melhor é verificar com o pessoal da administração mesmo. Os contatos estão nesta página, mas já adianto: em novembro, dezembro e fevereiro, ele abre apenas nos finais de semana. Em janeiro ele praticamente fecha, funcionando apenas em horários limitados.

 

Entrando no castelo

Se você fizer questão de entrar nos aposentos reais, saiba que o negócio é um pouco burocrático.

As visitas são obrigatoriamente guiadas e divididas em 3 tipos de tours, cada um com preços e vagas diferentes (limitadas) e poucas saídas em inglês, então você precisa se organizar para não perder a viagem.

Veja as regras e o que cada tour apresenta, escolha o seu e vá para o site do castelo fazer a sua compra (é preciso fazer um cadastro).

 

Tour 1 (Tour Básico)

O que mostra: salões mais importantes do castelo, incluindo o lugar onde as joias eram guardadas.

Fotos do interior do Castelo de Karlstejn, apresentadas no site do castelo

Fotos do interior, apresentadas no site do castelo

Preço: 330 CZK (adultos), 230 CZK (crianças maiores de 6 anos, estudantes e idosos)

• Vagas: 55

• Precisa de reserva: não, mas recomendo comprar no site para garantir e não enfrentar fila

Saídas em inglês: veja no site do castelo, de acordo com o dia da sua visita (depois de clicar em BUY TICKET).

Duração: 55 minutos

 

Tour 2 (Tour Exclusivo)

O que mostra: capelas, igrejas, lapidário, biblioteca, galeria e torres.

Preço: 580 CZK (adultos), 400 CZK (crianças maiores de 6 anos, estudantes e idosos)

• Vagas: 16

• Precisa de reserva: sim, compre seu ingresso aqui.

Saídas em inglês: veja no site do castelo, de acordo com o dia da sua visita (depois de clicar em BUY TICKET)

Duração: 100 minutos

 

Tour 3 (Tour Vista)

O que mostra: dá acesso apenas à torre mais alta, para ver a vista.

Vista da vila de Karlstejn

Vista da vila: a visão da torre é bem mais alta, esta aqui é só para você ter uma ideia

Preço: 260 CZK (adultos), 190 CZK (crianças maiores de 6 anos, estudantes e idosos)

• Vagas: 20

• Precisa de reserva: não, mas recomendo comprar no site para garantir e não enfrentar fila

Saídas em inglês: veja no site do castelo, de acordo com o dia da sua visita (depois de clicar em BUY TICKET)

Duração: 40 minutos

Importante: para não perder a hora, considere ao redor de 45 minutos de caminhada suave morro acima até chegar no castelo, desde a estação de trem ou o estacionamento. Em caso de atraso, dificuldade de locomoção ou preguiça mesmo, use a charrete que faz o trajeto (150 CZK por pessoa, veja informações abaixo, em De carro alugado).

 

Castelo de Karlštejn: onde ficar

Se você decidir passar a noite na área, recomendo que o seu hotel esteja na rua que leva para o castelo (ou perto dela). Assim você pode aproveitar a vista e a infraestrutura ao redor. Nessa categoria, as opções que o Booking dá são estas abaixo, todas muito bem avaliadas:

– Hotel Karlštejn

Hotel Koruna

U Královny Dagmar

Apartmány Karlštejn

– U Kapitána

– B&B Stodola

– Pension Bellevue

– Apartment Karlštejn

Outras opções mais baratas podem ser encontradas nas vilas próximas. Elas exigem algum veículo para deslocamento, mas ainda estão relativamente perto dos arredores do castelo. Caso você prefira algo assim, eu recomendo os hotéis e pensões abaixo.

Hotel ELMA

Restaurace a penzion U Lva

Hotel U Berounky

 

Castelo de Karlštejn: como chegar

Facinho, facinho. São menos de 40 km desde Praga e qualquer opção de transporte vai deixar você em Karlštejn sem demora.

A primeira alternativa que indico é o trem (logo abaixo), mas se você quiser pular direto para outras, use estes links:

• Com motorista particular
• Em tour privado, com guia
• Em tours compartilhados
• De carro alugado

De trem

É rápido e barato. Você entra no trem no centro de Praga e desce em Karlštejn 43 minutos depois.

Sim, é preciso caminhar da estação até o castelo, mas você também vai ter que fazer isso se for de carro, praticamente pela mesma distância. Se preferir, use o serviço de charrete, disponível no estacionamento (150 CZK por pessoa, veja abaixo, no item De carro alugado).

 

De onde sai o trem

O trem parte da estação principal de Praga, chamada Hlavní Nádraží (e abreviada como Praha hl.n.). Ela é ligada ao metrô pela estação de mesmo nome, linha C, cor vermelha).

Se você estiver hospedado no bairro Smíchov ou até mesmo no bairro Malá Strana, ou ainda se o metrô mais próximo do seu hotel for da linha B, cor amarela, verifique se não é mais fácil ir até a estação de metrô e bondes Smíchovské nádraží.

Ela é conectada à estação de trem Praha-Smíchov. O trem que sai da estação principal faz uma parada nela tanto na ida quanto na volta.

 

Frequência de trens de Praga para Karlštejn

Todos os trens são diretos e saem em intervalos de 30 minutos no início da manhã, mudando para 1h entre aproximadamente 9h e meio-dia.

Veja os horários no site da companhia ferroviária tcheca.

 

Frequência dos trens de volta

Praticamente a mesma.

Veja os horários no site da companhia ferroviária tcheca.

 

Qual o destino final do trem, na ida?

Karlštejn é apenas uma parada no meio do trajeto. O destino final desde Praga é a cidade de Beroun, mas sua passagem vai ter apenas Karlštejn escrito nela.

Aviso no trem para Karlstejn

Isso é o que vai estar escrito no seu trem de ida

 

Onde comprar as passagens

Dá para comprar na hora mesmo, na própria estação em Praga. Apenas tome cuidado para não chegar muito em cima do horário de partida, para não perder o trem e ter que esperar pelo outro.

Se você preferir, pode comprar na internet (no site da companhia ferroviária tcheca). Mas não é necessário.

Compre ida e volta de uma vez só. As duas passagens ficam no mesmo bilhete.

Passagem de ida e volta entre Praga e Karlstejn

Passagem de ida e volta: melhor comprar tudo de uma vez

 

Quanto custa a passagem

Os preços podem ter descontos, mas ida e volta deve ficar ao ao redor de 110 CZK.

 

Quanto tempo dura a viagem

Ao redor de 40 minutos, em cada sentido.

 

Passo a passo

– Vá até a estação principal de trens de Praga (Praha hlavní nádraží, conectada com a estação de metrô de nome Hlavní nádraží, linha C, cor vermelha).

– Siga as placas indicando os balcões de vendas de bilhetes. A parte principal é uma sala grande, cheia de guichês. Dica: se esta sala estiver com filas muito grandes, saia dela e tente os guichês que ficam nos duas áreas nos lados.

Placa indicativa de guichês de vendas de passagens na estação principal de trens de Praga

Siga as placas “Jízdenky” e você vai parar nessa sala grande

– Compre o seu bilhete. A pessoa que estiver no balcão fala inglês suficiente para atender você. Também aproveite para já comprar a passagem de volta.

– Para facilitar a sua vida, pergunte o número da plataforma de onde sai o trem. Se a pessoa não souber, procure o trem para Beroun nos painéis de informação (normalmente Karlštejn aparece como via).

Painel Hlavni Nadrazi, em Praga, mostrando o trem para Karlstejn

Trem para Beroun: “směr” significa “direção” ou “caminho”

– Vá até a plataforma, embarque no trem e fique de olho no monitor e nas estações em que ele para. A viagem dura aproximadamente 43 minutos. Desça em Karlštejn.

Estação de trem em Karlštejn

Estação de trem em Karlštejn: se for fim de semana de verão, espere bastante gente no trem (mas muitos descem pelo caminho)

– Logo que descer, você vai ver placas indicando o castelo (hrad / castle / burg) e mapas orientando o caminho. Não tem erro. É só seguir para passar pela vila e chegar ao castelo.

Placas indicando o castelo e o estacionamento em Karlštejn

Placas indicando o castelo e o estacionamento em Karlštejn

– Se quiser usar o serviço de charrete morro acima, caminhe até o estacionamento (siga as placas parking / parkplatz, veja a foto anterior). É de lá que saem os cavalos. O preço inicial é de 150 CZK por pessoa, mas dá para negociar se você estiver em um pequeno grupo. Se quiser negociar antecipadamente, use o contato no site da empresa que cuida das charretes.

– Para voltar, faça o caminho contrário, seguindo as placas que indicam a estação de trem.

Com motorista particular

Com motorista particular

A Prague Airport Transfers oferece motorista particular para bate-voltas como este até Karlštejn.

O preço é ótimo: um sedã para até 4 pessoas custa ao redor de 60 EUR no total (ou seja, 15 EUR por pessoa, se você estiver com 3 amigos), para um passeio de 4h de duração.

Transfer no aeroporto de Praga: interior do sedã da Prague Airport Transfers

Interior do sedã da Prague Airport Transfers: você pode visitar o castelo com eles também

Veja no site da empresa (em português). Selecione Excursões privadas no tipo de pedido.

Em tour privado, com guia

Em tour privado, com guia

Se quiser um carro particular com guia, a Prague Airport Transfers também pode levar você e dá para escolher até um guia que fale espanhol).

O preço do profissional fica em torno de 72 EUR e é adicionado ao valor do carro com motorista.

Tour particular com guia, da Prague Airport Transfers

Você pode escolher outras línguas também

Clique aqui para fazer uma simulação no site (em português). Selecione Excursões privadas no tipo de pedido.

Outra opção para o mesmo serviço, mas com possibilidade de guia falando português, é a Viator, a líder em tours no mundo. Os preços variam de acordo com a concorrência e podem baixar. Clique aqui para ver.

Em tours compartilhados

Em tours compartilhados

É facílimo encontrar tours de bate-volta até Karlštejn. Você pode escolher nas ruas de Praga, nos panfletos que são distribuídos por toda parte ou até mesmo no seu hotel.

Minha indicação é você fazer com a Viator.

Tour Viator para Karlstejn

Tour da Viator: a líder no assunto no mundo

Clique aqui para ver o preço do tour no site em português da Prague Airport Transfers (selecione Excursão/Viagem diária no tipo de pedido) ou clique aqui para ver o preço oferecido pela Viator.

Aliás, a Viator também tem opção de ir até o castelo de bicicleta (o que deve ser fantástico no verão).

De carro alugado

De carro alugado

Coloque Karlstejn no seu GPS e logo você estará lá. Não é permitido passar pela vila de carro, então você vai precisar usar o estacionamento (Parkoviště Karlštejn), na estrada 116, e caminhar até o castelo.

O preço único do estacionamento é de 100 CZK pelo dia inteiro.

Para alugar carro em Praga, veja aqui.

Se quiser usar o serviço de charrete morro acima, a saída dos cavalos é justamente no estacionamento. O preço inicial é de 150 CZK por pessoa, mas dá para negociar se você estiver em um pequeno grupo. Se quiser negociar antecipadamente, use o contato no site da empresa que cuida das charretes.

Charretes junto à entrada do estacionamento, em Karlstejn

Charretes junto à entrada do estacionamento: perfeitas para subir sem fazer esforço

Sobre o Autor

2 Comentários
 
  1. Décio Lavos Coimbra 5 de julho de 2017 at 8:00 pm Responder

    Gabe, mais uma vez você explicitando tudo da forma a mais objetiva possível (e links perfeitos para facilitar o processo). Ainda assim, tenho uma dúvida, que nem por e-mail o pessoal de lá me esclareceu (de repente é tão óbvio que não acreditam na pergunta): o tour 2 (exclusivo, mais caro, para menos gente) inclui o que é visto no tour 1 e vai além? Se sim, já me esclareceu de boa. Se não, qual dos dois (1 ou 2) resultaria em maior conhecimento de história? E, pelo que entendi, na própria reserva (o 2 sei que tem que fazer antes, e o 1 é aconselhável), no processo de “book”, é que já dizem quando é em inglês, certo? Desde já, obrigado.

    • Gabe Britto 6 de julho de 2017 at 12:47 pm Responder

      Décio, eu não fiz todos os tours de Karlstejn, então não posso afirmar se o 2 inclui o 1. Pela descrição e pelo tempo de duração anunciado, acredito que inclua alguma coisa, sim (mas certamente não tudo).

      Sobre a língua é definida na reserva.

      Abraço!

Deixe um comentário