Fiscalização de bilhetes no transporte de Praga

Placa indicando onde comprar bilhetes no metrô de Praga

Apesar de não haver roletas nos bondes (nem nos metrôs ou ônibus), não ande no transporte público de Praga sem pagar por ele.

A fiscalização é grande e implacável, e como os fiscais não são bobos e sabem que existem muitos turistas querendo ser espertos, eles adoram fazer blitze em transportes que passam por áreas turísticas – inclusive à noite.

Os fiscais atuam apenas dentro das estações de metrô e dentro dos bondes e ônibus, nunca nas áreas fora destes lugares. Nos metrôs há placas indicando o início e o fim das zonas onde os fiscais podem abordar você.

Placa ticket metro Praga
Placa indicando o início da zona de tíquete obrigatório
Placa tiquete fiscalização metrô Praga
Placa indicando o fim da zona

Eles também costumam andar em duplas ou pequenos grupos, vestem roupas comuns, usam uma bolsa preta e sempre apresentam um pequeno distintivo da DPP, onde você pode ler primeiro Přepravní kontrola. Se quiser, você pode pedir para ver o crachá dele, que deve ter o mesmo número do distintivo.

Distintivo fiscal metrô e bonde praga
Distintivo já meio velho (o fiscal preferiu tapar o número dele para a foto)

Se você for abordado, não fique nervoso. Basta mostrar o seu bilhete válido. O fiscal vai olhar, agradecer e seguir para outro passageiro.

Mas se você não tiver o bilhete válido (veja abaixo como validar o seu bilhete), prepare-se para pagar uma bela multa.

O valor normal dela é de 1500 CZK, preço que cai para 800 CZK quando pago na hora. Porém, como turistas são obrigados a pagar no momento da infração, este último valor é o que você vai ter que desembolsar.

O mesmo vale para a sua bagagem: a multa normal é de 200 CZK, reduzida para 100 CZK quando paga na hora (o seu caso).

Se você não tiver dinheiro naquele momento, o fiscal tem poder para interromper a sua viagem e acompanhar você até um caixa eletrônico ou até o seu hotel, para poder pegar o que falta.

Fiscais do transporte público de Praga
Fiscais em ação numa estação de metrô: as duas turistas estavam tentando passar uma conversa, mas não adiantou

Depois de pagar sua multa, você deve receber uma cópia do comprovante de pagamento. Exija isso sempre!

Caso você tenha alguma dúvida sobre a autenticidade do fiscal, não tenha medo de pedir ajuda a quem estiver ao redor e negue-se a pagar qualquer valor. Se o fiscal for verdadeiro, ele vai chamar a polícia e tudo vai ser esclarecido (e você vai continuar tendo que pagar a multa). Se ele não for legítimo, vai dar alguma desculpa e sair de fininho.

Para evitar tudo isso, siga o meu conselho lá de cima: não ande no transporte público de Praga sem pagar. Sua visita vai ser muito mais tranquila assim.

[clear height=”10px”]

Como validar o seu bilhete de transporte em Praga

Valide o seu bilhete nas máquinas amarelas que ficam na entrada do metrô (geralmente no limite da área onde os fiscais podem abordar você) e dentro de bondes e ônibus. Para isso, insira o bilhete no sentido indicado nele e aguarde que a máquina imprima o horário do início da sua viagem. É coisa bem rápida, um piscar de olhos.

Dois tipos diferentes de máquinas de validar tíquetes de metrô, bonde e ônibus em Praga
Dois tipos diferentes de máquinas de validar tíquetes. Existem outras, mas todas são caixinhas amarelas.

É obrigatório o uso de um bilhete validado para cada passageiro.

Se você estiver utilizando um passe de 1 ou 3 dias, só precisa validar na primeira viagem.

Se você tiver comprado o seu bilhete ou o seu passe usando o aplicativo de smartphone do transporte de Praga, não precisa validar nas máquinas, porque ele já chega ao seu aparelho com o horário de início.

24 comentários em “Fiscalização de bilhetes no transporte de Praga”

  1. Olá! Estou a adorar as dicas do blog, parabéns!

    Vou a Praga em Dezembro e tenho uma dúvida, eu vou comprar bilhete de 3 dias e vou levar uma mala de mão e uma de porão, tenho de tirar bilhete de mala?
    E se para bilhetes de 24h é a mesma coisa?
    Obrigada, desde já

    1. Olá, Raquel! Que bom que o blog está a ajudar! =)

      Com um bilhete normal (de 30 ou 60 minutos), você pode levar, gratuitamente, uma mala MENOR que 25 × 45 × 70 cm.

      Já com um passe de 24 ou de 72 horas, você pode levar, gratuitamente, uma mala MENOR que 25 × 45 × 70 cm e TAMBÉM uma mala com ATÉ 50 x 60 x 80 cm – de acordo com o pessoal do sistema de atendimento ao cliente da empresa de transportes.

      O peso das bagagens não pode ultrapassar 50 kg.

      Se precisar de alguma ajuda em Praga, lembre-se do meu serviço Amigo em Praga. 😉

      Abraço!

  2. Help! Fiquei com uma dúvida: usando o ticket de 90 minutos, por exemplo, é preciso validar na máquina o bilhete a cada troca de transporte público ou pode, por exemplo, sair do metrô e entrar num bonde sem precisar validar de novo? Ou seja, valida ao entrar no metrô e depois troca pro bonde sem validar, CLARO que respeitando o intervalo de validade do bilhete. Pode me ajudar? Estou adorando as informações! Parabéns pela página!

    1. Oi, Wanderlan.

      Você não deve validar novamente.

      É como você disse: “valida ao entrar no metrô e depois troca pro bonde sem validar, respeitando o intervalo de validade do bilhete”.

      Compreendido?

      =)

      Abraço!

  3. Dobrý den Gabe! Obrigada mais uma vez! Pela resposta e pelas orientações. Ansiosa demais pra conhecer Praga. Muito bom saber que posso contar com um Amigo em Praga Díky, díky, díky!

  4. Gabe, muito obrigada por ter respondido! Tenho mais uma dúvida e talvez você possa me ajudar… Por coincidência vou chegar no final de semana da Maratona de Praga. A Maratona vai ser 05/05 e tem uma corrida menor 04/05 (Family Run). A cidade muda muito por conta do evento? Imagino que o transporte público (principalmente alguns bondes) vão estar com o trajeto alterado. E os pontos turísticos? Pretendo seguir o roteiro que você sugere para o primeiro dia (O que fazer em dois dias em Praga) exatamente no dia da Maratona. Você acha que consigo?

    1. Oi, Luise.

      Certamente o seu roteiro vai ser afetado pela Maratona. A Praça da Cidade Velha vai passar o dia inteiro com a infra da Maratona (ali é a saída e a chegada da prova) e o transporte público vai ser modificado e vai voltar à normalidade à medida em que a prova for se desenrolando.

      Porém, como você pode ver no trajeto da Maratona, ela entra na Malá Strana e passa pela Ponte Carlos apenas no início da prova (que começa às 9h). Já o roteiro que eu sugiro tem início lá no Mosteiro de Strahov. Ou seja: quando você entrar na Ponte Carlos, a prova já vai ter passado por ali há tempo. Certamente ainda vai haver zoeira da Maratona na parte da Cidade Velha, mas daí você pode passar por ruas alternativas até chegar na Praça da Cidade Velha.

      O que eu aconselho é que você tente chegar no mosteiro perto das 9h, antes que os bondes 22 e 23 sejam interrompidos temporariamente para a passagem da Maratona pela Malá Strana. Mas, de qualquer maneira, essa interrupção deve ser relativamente curta e você pode subir o morro a pé mesmo, caso demore mais do que o esperado.

      Em resumo, dá para fazer, sim. Mas você vai precisar ter paciência e vai precisar improvisar em alguns momentos – o que não é ruim e você pode descobrir coisas novas muito legais.

      Se precisar de companhia para isso, lembre-se de que eu ofereço este serviço. 😉

      Abraço!

  5. Olá Gabe, boa tarde! Estarei em Praga dia 04/05. Pegando todas as dicas do seu blog. Me tira uma dúvida. Vou comprar o ticket de 72h para o transporte público e pretendo já usar para ir do aeroporto para o hotel. Então como é um ticket de 3 dias não preciso comprar passagem pra minha mala grande. Está correto??

  6. Inicialmente, quero agradecer imensamente pelo conteúdo do site. Tem sido essencial para o planejamento de minha viagem a Praga.
    Como vou ficar hospedada no centro, pretendo usar pouco transporte público.
    Gostaria de saber se consigo comprar tickets diretamente com o motorista de ônibus e dos bondes ?
    Obrigada mais uma vez!

    1. Oi, Monique! Que bom que o site está ajudando! =)

      Você não consegue comprar bilhetes com motoristas de bondes. É preciso comprar antes de entrar no veículo.

      Nos ônibus, apenas as linhas suburbanas vendem direto com o motorista. Dificilmente você vai utilizar alguma, exceto se ficar num hotel muito distante ou se for para o aeroporto com transporte público.

      Abraço!

  7. Tenho uma duvida….vou ficar 4 dias, compensa o de 3 dias? como será agora em fevereiro, vc acha melhor fazer tudo de bonde, bus e metro do que a pé por causa do frio? eu estou acostumada a andar por onde vou, ams fiquei na duvida se por ex, o passe avulso compensaria para ir na atraçao mais longe e depois fazer tudo andando a pé, ou realmente as coisas são distantes…

    1. Lilian, de novo entramos em algo que muda de pessoa para pessoa.

      Eu costumo compra passes pela praticidade que eles oferecem, mesmo que saiam um pouco mais caro do que comprar vários bilhetes individuais.

      Mas se você gosta de caminhar, talvez seja melhor não comprar passe mesmo. Praga não é considerada uma cidade com centro turístico muito espalhado, então talvez seja bom para você.

      Abraço.

  8. Somente agora me dei conta de que não havia entendido ainda o transporte de Praga!! Será que vc pode nos ajudar? Suas outras dicas foram fantásticas!
    Somos 1 casal e 1 adolescente de 14 anos. Chegaremos numa terça, de ônibus. No domingo, vamos embora pra Dresden. Ou seja, precisaremos de transporte na chegada e na saída com 1 mala cada até o hotel e ficaremos de fato 4 dias curtindo a cidade. Minhas dúvidas:
    1) No site da DPP há bilhetes de adulto pra 3 dias (300 coroas cada), mas não pra adolescente. Nesse caso, tenho que comprar 3 individuais de adolescente pra minha filha, é isso? E pro 4o dia, compramos 3 bilhetes individuais diários?
    2) No dia da chegada e da partida, temos que comprar 3 bilhetes individuais e ainda os 3 das bagagens, correto?
    3) E o Prague Card? Vale a pena pros 3 dias em que ficaremos andando na cidade? Se entendi bem, ele é muito mais caro que similares alemãs, por exemplo…

    Super obrigada!

    1. Oi, Leo.

      Não sei se entendi, mas vamos lá.

      – Você pode comprar passe de 72 horas (3 dias) para adolescente também. O que ocorre é que esse passe não tem desconto para adolescente. Se você quiser desconto, precisará comprar o passe de 24 horas (1 dia) e andar com o passaporte para comprovar a idade do adolescente, caso um fiscal apareça.

      – Se você estiver utilizando um passe de 1 ou 3 dias, você não precisa pagar extra pela bagagem.

      – Você pode comprar passes de 3 dias para as suas primeiras 72 horas e, depois, passes de 1 dia para cada dia restante. Desta forma, você vai gastar 530 CZK por pessoa. E se você optar por andar com o passaporte do adolescente, o valor para ele cairá para 420.

      – Não esqueçam de validar seus tíquetes!

      – Importante: os passes e os bilhetes do transporte público não valem para o ônibus Airport Express. O valor dele é de 60 CZK por pessoa.

      – Prague card, só se vocês estiverem planejando entrar em várias atrações. Veja o que ele oferece, compare com os preços das entradas avulsas e decida.

      É isso. =)

      1. Oi Gabe, ficou claro sim. Inclusive já usei seguindo suas dicas, obrigada!! Praga é linda..estou amando. Obrigada por todas as dicas. Já seguinte três indicações do seu guia onde comer e beber…todos muito bons. No momento estou curtindo o Czech beer Festival Prague no Letná Parque…muito legal.

  9. Boa tarde! Parabéns pelo blog, informações úteis e completas, tem me ajudado muito na preparação de uma viagem à República Tcheca.
    Ao pesquisar os valores das passagens para o transporte urbano (http://www.dpp.cz/en/fares-in-prague/), observei que não há pagamento para pessoas acima de 70 anos. Os turistas acima de 70 anos também podem utilizar o transporte urbano sem pagamento? E para os turistas entre 65 e 70? É necessário algum tipo de licença ou cartão de identificação, ou basta apresentar o passaporte com a prova da idade? Obrigado

    1. Oi, Tulio. Boa tarde!

      Sim, turistas com mais de 70 anos viajam de graça, mas precisam carregar o passaporte para comprovar a idade caso seja solicitado.

      Para quem tem entre 65 e 70, é preciso apresentar dois tipos de cartões especiais cujas emissões são cobradas, então não valem a pena para quem vai ficar poucos dias.

      Abraço!

    1. Se duas pessoas estiverem usando o transporte público ao mesmo tempo, cada uma tem que ter um tíquete, Gloria.

      Mas se você tiver um tíquete e, por exemplo, ficar no hotel enquanto sua companhia de viagem sai, ela pode usar o seu tíquete, já que eles não são nominais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.