Fiscalização de bilhetes no transporte de Praga

Ela acontece todos os dias e pode pegar você em qualquer horário, em qualquer linha
Transporte público  /   /  Por Gabe Britto

Apesar de não haver roletas nos bondes (nem nos metrôs ou ônibus), não ande no transporte público de Praga sem pagar por ele.

A fiscalização é grande e implacável, e como os fiscais não são bobos e sabem que existem muitos turistas querendo ser espertos, eles adoram fazer blitze em transportes que passam por áreas turísticas – inclusive à noite.

Os fiscais atuam apenas dentro das estações de metrô e dentro dos bondes e ônibus, nunca nas áreas fora destes lugares. Nos metrôs há placas indicando o início e o fim das zonas onde os fiscais podem abordar você.

Placa ticket metro Praga

Placa indicando o início da zona de tíquete obrigatório

Placa tiquete fiscalização metrô Praga

Placa indicando o fim da zona

Eles também costumam andar em duplas ou pequenos grupos, vestem roupas comuns, usam uma bolsa preta e sempre apresentam um pequeno distintivo da DPP, onde você pode ler primeiro Přepravní kontrola. Se quiser, você pode pedir para ver o crachá dele, que deve ter o mesmo número do distintivo.

Distintivo fiscal metrô e bonde praga

Distintivo já meio velho, com o dedo do fiscal tapando o número dele para a foto

Se você for abordado, não fique nervoso. Basta mostrar o seu bilhete válido. Ele vai olhar, agradecer e seguir para outro passageiro.

Mas se você não tiver o bilhete válido, prepare-se para pagar uma bela multa.

O valor normal dela é de 1500 CZK, preço que cai para 800 CZK quando pago na hora. Porém, como turistas são obrigados a pagar no momento da infração, este último valor é o que você vai ter que desembolsar.

O mesmo vale para a sua bagagem: a multa normal é de 200 CZK, reduzida para 100 CZK quando paga na hora (o seu caso).

Se você não tiver dinheiro naquele momento, o fiscal tem poder para interromper a sua viagem e acompanhar você até um caixa eletrônico ou até o seu hotel, para poder pegar o que falta.

Fiscais do transporte público de Praga

Fiscais em ação numa estação de metrô: as duas turistas estavam tentando passar uma conversa, mas não adiantou

Depois de pagar sua multa, você deve receber uma cópia do comprovante de pagamento. Exija isso sempre!

Caso você tenha alguma dúvida sobre a autenticidade do fiscal, não tenha medo de pedir ajuda a quem estiver ao redor e negue-se a pagar qualquer valor. Se o fiscal for verdadeiro, ele vai chamar a polícia e tudo vai ser esclarecido (e você vai pagar a multa). Se ele não for legítimo, vai dar alguma desculpa e sair de fininho.

Para evitar tudo isso, siga o meu conselho lá de cima: não ande no transporte público de Praga sem pagar. Sua visita vai ser muito mais tranquila assim.

Sobre o Autor

Deixe um comentário