Guia falando português em Praga: Helga Bilkova

Guia em Praga, falando português: Helga Bílkova

Conheci a Helga em um tour da Czech Tourism e, logo nas primeiras conversas, percebi que ela era uma ótima pessoa. Mas nos dias seguintes, quando ela orientou com perfeição o grupo de jornalistas do qual eu fazia parte, vi que também era uma excelente guia para brasileiros e portugueses em Praga.

Helga é queridíssima, inteligente e profunda conhecedora da cidade e da história da República Tcheca. Ela nasceu na capital e vive nela com o marido e as duas filhas. Estudou filologia lusófona e hispânica na Faculdade de Letras da Universidade Carolina de Praga e depois passou um tempo em Portugal, estudando na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e aproveitando para aprimorar o seu português fluente.

Guia em Praga, falando português: Helga Bílkova
Helga e seu distintivo de guia oficial em Praga

A profissão de guia em Praga – tanto para brasileiros e portugueses quanto para hispânicos, já que ela também fala espanhol – começou como um passatempo dos períodos livres da faculdade, mas virou assunto sério em 2006, quando Helga se tornou guia oficial, formada e autorizada pelo órgão responsável na cidade.

Para falar com a Helga, saber valores de passeios e combinar maravilhosos tours guiados por Praga ou por cidades do interior da República Tcheca em português, escreva para helgabilkova@seznam.cz ou para o WhatsApp +420 603 841 732.

Eu garanto que você vai adorar.

16 comentários em “Guia falando português em Praga: Helga Bilkova”

  1. Boa noite, Gabriel, gostaria primeiro de agradecer as suas dicas e seu trabalho tão dedicado, mas sobretudo a indicação da Helga. Somos um casal já na casa dos 70 anos e sempre viajamos por conta própria, mas em Praga estávamos um pouco receosos pelo fato de não falarmos a língua e pela diversidade de coisas a fazer. Acabei entrando em contato com ela bastante em cima da hora, mas mesmo assim ela tinha 2 tardes disponíveis para nos guiar. Ela é uma jovem encantadora, educada, simpática e excelente guia. Fala um português perfeito e sabe tudo da história de Praga, atracões, igrejas e obras de arte! O combinado eram 4 horas por cada tarde, no entanto ficamos quase 6 horas só no primeiro dia e aprendemos e usufruímos muito! Sem duvida a belíssima Praga ficou muito mais interessante com a companhia da Helga!

    1. Oi, Catarina!
      Que maravilha ler esse relato! Obrigado por compartilhá-lo aqui! Vou enviar para a Helga ler, ela vei ficar muito feliz também.
      Abraço! =)

    1. Oi, Ludovina.

      Julho e agosto são meses de férias escolares na Europa. A Helga deve ter saído para descansar com a família dela, por isso não está recebendo ou respondendo e-mails. Pode ter certeza de que ela vai dar um retorno quando voltar ao trabalho. 😉

      Abraço.

  2. Carlos Roberto Lazzari

    Estivemos em Praga em junho de 2018 e fomos recepcionados e guiados pela HELGA. Além de Praga fomos com ela à Karlovy Vary. Show! Além de profissional competente mostrou-se ser pessoa atenciosa e dedicada. Recomendo aos brasileiros que estiverem em Praga. Carlos Lazzari e Dalva Lazzari.

  3. Olá, meu nome é Joao carlos , estou em Praga , e graças ao insider Por outras sugestões , tive hoje a Grata oportunidade de conhecer a Helga .A experiência do passeio guiado Por ela é inesquecível , a Helga conhece cada palmo da cidade , ela não apenas leva o turista aos lugares , mas ensina e explica absolutamente Tudo sobre lugar , conhece a origem e fala de modo fácil para entendimento .
    Recomendo a Helga , 100% profissional e uma pessoa preocupada em tornar a visitação a melhor possível , Helga é uma pessoa de bom coração ,muito especial………

  4. Realmente a Helga é maravilhosa. Profunda conhecedora da cidade e da história,além de simpática e atenciosa. Foi ótimo tê-la como guia. Recomendo mil vezes!

    1. Oi, Sara. Boa noite.

      Como o post diz, a Helga foi guia de um grupo de jornalistas do qual eu fazia parte. Ou seja: eu testei pessoalmente e aprovei o serviço dela, por isso recomendo aos leitores.

      Na seção Sobre o blog, você tem informações sobre a política de publieditoriais do Insider Praga. Ali você vê que, mesmo em casos de divulgação paga, há um aviso disso (ate porque a lei brasileira exige) e nenhum serviço que não seja de confiança é divulgado aqui.

      Então pode contratar a Helga, sim. 😉

      Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.