Como ir de Praga para Kutná Hora

É muito fácil fazer este bate-volta clássico de Praga e existem opções para todos os estilos e todos os bolsos
Bate-voltas e outras cidades, Kutná Hora  /   /  Por Gabe Britto

É muito fácil fazer um bate-volta entre Praga e Kutná Hora (a cidade do Ossuário de Sedlec, a famosa “igreja de ossos”), tanto que muitos dos seus moradores trabalham na capital e fazem isso todos os dias.

São menos de 80 km de distância que podem ser percorridos por estradas ótimas ou com uma linha de trem bem prática, em viagens que levam pouco mais de uma hora.

E para aqueles que não querem pensar em nada, apenas entrar num carro ou numa van e relaxar, Praga tem uma infinidade de tours que fazem o passeio compartilhado ou particular e você também pode contratar um motorista para ir e voltar com todo o conforto.

Todas estas opções estão descritas neste post. A primeira é a de trem, logo abaixo. Para ir direto para as outras, clique nestes links:

• Com motorista particular
• Em tours privados, com guia
• Em tours compartilhados
• De carro alugado

Kutná Hora: como chegar

De trem

Esta é a melhor opção (e mais barata) para quem prefere fazer o bate-volta de forma independente mas sem alugar carro. Também é uma opção facílima, mesmo que pareça o contrário e exija uma troca de trem.

Estação principal de Kutná Hora

Estação principal de Kutná Hora (Kutná Hora hlavní nádraží): a primeira das 3 da cidade

 

• Entendendo as estações de trem de Kutná Hora

A primeira coisa que você precisa entender é que Kutná Hora tem 3 estações ferroviárias que interessam ao turista. Na ordem desde Praga:

1ª – Kutná Hora hlavní nádraží, que pode ser abreviada como “Kutná Hora hl.n”. em passagens

2ª – Kutná Hora-Sedlec, que fica pertinho da igreja de ossos

3ª – Kutná Hora město, que fica junto do centro histórico (“město” significa “cidade”)

A primeira fica a 4 km do centro e é onde você desce do trem que vem de Praga.

Desta estação sai um trem local, pequeno, que leva você até as outras duas estações seguintes. Este trem local sempre espera a chegada do trem vindo de Praga e parte no mínimo 5 minutos depois dele, o que é tempo suficiente para você trocar de plataforma, já que a estação é pequena. Não tem porque ter pressa.

O tempo de viagem entre a 1ª e a 3ª estação é de mais ou menos 7 minutos.

Veja o mapa (este é estático, mais abaixo tem um interativo).

Trajeto do trem municipal em Kutná Hora

Trajeto do trem municipal: a primeira estação é a do canto superior direito; em cinza, as atrações da cidade

 

• Qual passagem comprar

Se você não quiser caminhar os 4 km entre a 1ª estação e o centro histórico, nem pagar táxi ou pegar ônibus, compre sua passagem até a estação (Kutná Hora město). O preço é o mesmo, você economiza pernas e ainda pode fazer uma parada na estação para ver o Ossuário de Sedlec antes de seguir até o centro.

Passagem de Praga (Praha hl.n.) para Kutná Hora město

Passagem de Praga (Praha hl.n.) para Kutná Hora město

 

• Frequência de trens de Praga para Kutná Hora

Os trens diretos saem a cada duas horas pela manhã, diminuindo o intervalo para 1h a partir das 14h.

Caso você perca o trem direto, não desista: pegue a outra opção, que é um trem com uma troca simples na cidade de Kolín. Dependendo do horário, ele pode salvar o seu dia. A conexão extra é muito fácil e sem correrias, porque a estação de Kolín também é pequena.

Veja os horários no site da companhia ferroviária tcheca, mas verifique também o tempo de espera em Kolín, se for o caso. Costuma ser rápido, mas é bom garantir.

 

• Frequência dos trens de volta

Os trens diretos de retorno também saem a cada duas horas, diminuindo o intervalo para 1h a partir do meio da tarde.

Veja os horários no site da companhia ferroviária tcheca.

 

• Onde comprar as passagens

Dá para comprar na hora mesmo, na própria estação em Praga. Apenas tome cuidado para não chegar muito em cima do horário de partida, para não perder o trem e ter que esperar pelo outro.

Se você preferir, pode comprar na internet (no site da companhia ferroviária tcheca). Mas não é necessário.

Compre ida e volta de uma vez só. As duas passagens ficam no mesmo bilhete. Os preços podem ter desconto, mas giram ao redor de pouco mais de 100 CZK.

 

• Minha sugestão de roteiro de trem

Aproveite o sentido do trem (Praga ⇒ Kutná Hora hlavní nádraží ⇒ Kutná Hora-Sedlec ⇒ Kutná Hora město) e pare em Sedlec para ver o ossuário e a Catedral da Assunção antes de seguir para o centro histórico.

Esta primeira parte do passeio tende a ser mais rápida. Apenas fique de olho no horário do trem seguinte para o centro histórico, para estar na estação a tempo de embarcar nele.

Veja o mapa.

 

• Passo a passo

– Vá até a estação principal de trens de Praga (Praha hlavní nádraží, conectada com a estação de metrô de nome Hlavní nádraží, linha C, cor vermelha). É de lá que saem os trens para Kutná Hora.

Siga as placas indicando os balcões de vendas de bilhetes. Eles ficam numa sala grande, cheia de guichês. Dica: se esta sala estiver com filas muito grandes, saia dela e tenta os guichês que ficam nas duas áreas de venda nos lados.

Placa indicativa de guichês de vendas de passagens na estação principal de trens de Praga

Siga as placas “Jízdenky” e você vai parar nessa sala grande

Compre o seu bilhete. A pessoa que estiver no balcão fala inglês suficiente para atender você. Não esqueça de dizer “Kutná Hora město” se quiser ir até o centro da cidade (a pronúncia é “miesto”, mas leve anotado e mostre o papel se achar melhor). Também aproveite para já comprar a passagem de volta.

– Pergunte qual é o destino final do trem para facilitar a sua busca pela plataforma nos monitores da estação. Aliás, para facilitar mais ainda, pergunte o número da plataforma de onde sai o trem.

Vá até a plataforma, embarque no trem e nas estações em que ele para. Desça em Kutná Hora hlavní nádraží.

Logo que descer, você vai ver o trem municipal estacionado junto ao prédio da estação. Calmamente, desça pela passagem subterrânea e vá até ele. Embarque. O seu bilhete para o destino final Kutná Hora město é válido.

Estação principal de trem de Kutná Hora, com o trem municipal esperando

Olha o trem municipal esperando por você!

– O trem municipal vai andar um pouco, parar, e andar no sentido contrário. Isso é para entrar nos trilhos que levam até a cidade, não se preocupe, está tudo bem.

– Logo que o trem fizer a curva, aperte o botão que avisa o condutor que você quer parar em Kutná Hora-Sedlec.

Botão de parada do trem municipal em Kutná Hora

Botão de parada do trem: em várias línguas, para você não se perder

– A estaçãoKutná Hora-Sedlec parece mais uma parada de ônibus no meio do nada, mas não se preocupe, você está pertinho da civilização. Desça, caminhe em direção à única rua e siga as placas indicando “Centrum”.

Estação de trem Kutná Hora-Sedlec

É esta estação mesmo

– Primeiro você vai passar pela Catedral da Assunção da Virgem Maria e São João Batista. Faça a sua visita, saia e siga as placas para o ossuário (Kostnice). A rua é a mesma.

– No caminho, pare no Centro de Informações e confirme que horas passa o próximo trem que segue para Kutná Hora město. Aproveite também para pegar um mapa gratuito da cidade (ou já baixe um PDF dele aqui).

– Logo em seguida você vai estar no Ossuário de Sedlec. Faça a sua visita, saia e volte para a estação de trem onde você desceu.

– Pegue o trem de novo (seu bilhete segue válido) e desça em Kutná Hora město. Siga o mapa até o centro histórico e aproveite a cidade.

Estação de trem Kutná Hora město

Estação Kutná Hora město: daqui para o centro histórico é um pulo

– Para retornar, lembre-se de estar nesta estação antes do horário de saída do trem que leva você de volta para a primeira estação de Kutná Hora. Como você já vai ter visto o ossuário, agora você vai poder ir direto até o final do caminho do trem municipal.

– Na estação Kutná Hora hlavní nádraží (a 1ª), aguarde o trem para Praga. Ele vai parar na capital na mesma estação onde você começou o dia. Dali é só voltar para o seu hotel.

 

• Alternativas caso algo dê errado

Caso você bobeie e perca o trem municipal em alguma estação, não se desespere: existem outras formas de transporte entre as estações e o centro histórico.

Se você estiver na estação Kutná Hora hlavní nádraží (a 1ª), peça informações no centro de atendimento ao turista. Ele é ótimo, completo e a pessoa que trabalha ali fala inglês fluentemente.

Se você estiver na estação Kutná Hora-Sedlec (a 2ª), siga as placas até o Centro de Informações e peça orientação. O pessoal também fala inglês.

Fachada do Centro de Informações perto do Ossuário de Sedlec, em Kutná Hora

Fachada do Centro de Informações perto do Ossuário de Sedlec: tem banheiro ali também, viu?

Se você estiver na estação Kutná Hora město, volte até a Praça Palackého (Palackého náměstí, a maior do centro histórico) e procure ajuda no centro de informações que existe ali.

Se preferir, você também pode ligar. Os telefones e os horários de funcionamento estão aqui.

Com motorista particular

Com motorista particular

A Prague Airport Transfers, a mesma excelente empresa que eu indico para os transfers em Praga, também tem serviço de motorista particular para bate-voltas como este até Kutná Hora.

Transfer no aeroporto de Praga: interior do sedã da Prague Airport Transfers

Interior de um sedã da Prague Airport Transfers: bate-volta cheio de conforto

Tudo que você precisa fazer é entrar em contato com a empresa através do site dela, em português, e fazer a sua reserva (selecione Excursões privadas no tipo de pedido).

O preço é incrivelmente bom: um sedã para até 4 pessoas custa menos de 120 EUR no total (ou seja, menos de 30 EUR por pessoa), para um passeio de 6h30 de duração.

Ainda que você vá em apenas um casal, este preço fica apenas um pouco mais alto do que em muitos tours compartilhados, mas com o conforto do carro particular.

Faça uma simulação no site da Prague Airport Transfers. Pode valer muito a pena.

Em tours privados, com guia

Em tours privados, com guia

A opção acima, da Prague Airport Transfers, é para um passeio independente: o motorista acompanha apenas para dirigir.

Mas se você quiser um guia para explicar tudo, a empresa também tem este serviço – e você pode escolher até um guia que fale espanhol. O preço do profissional fica em torno de 106 EUR e é somado ao valor do carro com motorista.

Preço do guia da Prague Airport Transfers para Kutná Hora

Você pode selecionar outras línguas também, se preferir

Vale lembrar que o guia ocupa um espaço no transporte, então o limite de pessoas com você no sedã cai para 3. Se você estiver com mais amigos, o preço vai subir um pouquinho, pela necessidade de um carro maior.

Clique aqui para fazer uma simulação no site da Prague Airport Transfers (em português). Selecione Excursões privadas no tipo de pedido.

Outra empresa que oferece o mesmo serviço é a Viator, a líder em tours no mundo. Ela tem várias opções, com durações variadas e almoço guia incluídos, tanto falando em inglês quanto em espanhol e até português.

Resultados da busca por Kutná Hora, na Viator

Resultados da busca por Kutná Hora, na Viator: duas páginas de opções

Os preços da Viator variam e podem baixar. A empresa faz isso para garantir sempre o menor valor para você. Clique aqui para procurar um tour para você.

Em tours compartilhados

Em tours compartilhados

Praga tem zilhões de tours de bate-volta até Kutná Hora. Você pode escolher algum em quiosques nas ruas, nos panfletos que são distribuídos por toda parte ou até mesmo no seu hotel.

Minhas indicações são as mesmas empresas do tour particular com guia: a Prague Airport Transfers e a Viator.

O tour compartilhado da Prague Airport Transfers custa aproximadamente 37,5 EUR por pessoa e dura 5h30, já incluídas as entradas em atrações e guia falando espanhol.

O tour sai de um ponto fixo no centro da cidade, mas você pode pedir um transfer do seu hotel até lá gratuitamente. Para ver todas as condições e saber mais, clique aqui e visite o site da empresa, que é todo em português (selecione Excursão/Viagem diária no tipo de pedido).

Formulário da Prague Airport Transfers

Formulário da Prague Airport Transfers: totalmente em português

Já a Viator oferece o mesmo leque de opções indicado antes, mudando de preço de acordo com a concorrência (sempre procurando ficar abaixo de todos), com durações variadas, entradas incluídas e início no seu hotel. Veja aqui todas as alternativas e condições de cada tour dela.

De carro alugado

De carro alugado

Programe seu GPS para Kutná Hora e seja feliz. Não tem erro. Ao chegar, estacione seu carro onde for possível (baixe um mapa com indicações de estacionamento aqui) e caminhe. Dirigir por dentro do centro histórico é besteira das grandes.

Para alugar carro em Praga, veja aqui.

 
Este post tem links para um ou mais parceiros do blog. Clique aqui para conhecer a política de parcerias do Insider Praga.
Sobre o Autor

14 Comentários
 
  1. Diego Sousa 5 de agosto de 2017 at 3:20 pm Responder

    Segui seu passo a passo para ir de trem, foi simplesmente perfeito. Muito obrigado

    • Gabe Britto 7 de agosto de 2017 at 7:43 pm Responder

      Que legal, Diego! =)

  2. Meire Francisco 25 de julho de 2017 at 11:09 pm Responder

    Beijo grande. Informações valiosíssimas, principalmente para idosa que fala pouco inglês hahaha. Agora vou mais tranquila.

    • Gabe Britto 29 de julho de 2017 at 3:04 am Responder

      =) Que bom, Meire!

  3. Meire Francisco 25 de julho de 2017 at 11:08 pm Responder

    Sem palavras para agradecer por essas informações. Mastigadinhas. Agradecida. Tudo de melhor para vc.

  4. Analu 13 de maio de 2017 at 4:47 pm Responder

    Oi, Gabriel! Já te sigo a um tempo pelas redes sociais, mas só queria dizer que as suas informações sobre Praga são preciosas! Estou aqui agora e hj consegui pegar o castelo de graça (dica sua) e devo ir a Kutná Hora amanhã.
    Obrigada pela ajuda!

    • Gabe Britto 13 de maio de 2017 at 10:58 pm Responder

      Que legal, Analu! Caramba, que bom ler isso! Boa viagem até Kutná Hora!

  5. André Casanova 28 de fevereiro de 2017 at 11:47 pm Responder

    Gabe, Boa Noite!

    Camarada, mais uma vez eu digo: seu site é muuuuito foda! Melhor centro de informações turisticas para Praga. Parabéns e todos agradecem pelo compartilhamento das suas experiências.

    Bem. A idéia desse trem é basicamente a mesma do sistema de metro de Sp. Certo?

    De Praga —> Kutná Hora hlavní nádraží (desce nessa estação para a baldeação)

    Kutná Hora hlavní nádraží —> Kutná Hora-Sedlec (desce para conhecer a catedral e o Ossário de Sedlec)

    Em Kutná Hora-Sedlec pego o trem para Kutná Hora město certo?

    Mas o seguinte: Posso comprar o bilhete até Kutná Hora hlavní nádraží e ir a pé até Kutná Hora město e de Kutná Hora město voltar de trem?

    Vale a pena?

    Ai no guichê informo que quero ir até Kutná Hora hlavní nádraží e no bilhete de volta de Kutná Hora město até Praga.

    Certinho?

    • Gabe Britto 1 de março de 2017 at 1:31 pm Responder

      Oi, André. Obrigado pelo elogio de novo. =)

      Olha, não sou de SP, então não sei o que é “basicamente a mesma ideia do sistema de metrô de São Paulo”, mas o seu esquema está certo, é isso aí mesmo.

      Você pode comprar o bilhete até Kutná Hora hlavní nádraží, fazer tudo a pé e voltar de Kutná Hora město, sim. Mas para não embolar a cabeça da pessoa do guichê, compre o bilhete de ida e volta até Kutná Hora město e simplesmente desça em Kutná Hora hlavní nádraží. Digo isso porque o preço para qualquer uma das estações é o mesmo.

      Em resumo esquematizado:

      – Compre seu bilhete de ida e volta Praga-Kutná Hora město-Praga;

      – Desça em Kutná Hora hlavní nádraží e não embarque no trem municipal;

      – Caminhe até o centro antigo da cidade e divirta-se nela;

      – Na volta, vá até a estação Kutná Hora město e embarque (com o seu bilhete de ida e volta) no trem municipal que vai levar você até Kutná Hora hlavní nádraží;

      – Desça em Kutná Hora hlavní nádraží e aguarde o trem para Praga.

      Se vale a pena caminhar de Kutná Hora hlavní nádraží até o centro da cidade? Olha, depende, é muito pessoal.

      Eu gosto de caminhar por lugares fora da área turística, observando o dia a dia das pessoas. Mas são 4 km de distância e o trajeto não é bonito (arquitetonicamente falando). Se você pegar um dia agradável, se você gostar de fazer isso como eu e se você não se importar com a falta de atrações visuais no caminho, pode ser ótimo e é bem fácil. Caso você decida fazer, uma dica: compre um chip de celular tcheco e use o GPS para sair das avenidas maiores, caminhando por ruas mais tranquilas. Isso certamente vai deixar a experiência melhor. 😉

      Este post fala dos chips de celular em Praga.

      Abraço!

      • Andre Casanova 1 de março de 2017 at 2:21 pm

        Nossa, Gabe. Valeu mesmo, camarada!

        Vou fazer isso sim. Gosto de fotografar tudo. Amo caminhar. Então farei isso mesmo! Muito obrigado, camarada!

  6. gustavo 10 de fevereiro de 2017 at 1:54 pm Responder

    Ola Gabe,
    Estou montando meu roteiro em Praga e com certeza Kutná Hora está nos planos. Tenho uma dúvida: vindo de Praga de trem, eu tenho que descer obrigatoriamente na 1ª estação? Ou para facilitar, não posso descer na 1ª estação e pegar um taxi até a igreja dos ossos e mais um taxi desta para o centro da cidade?
    Um abraço

    • Gabe Britto 10 de fevereiro de 2017 at 4:40 pm Responder

      Oi, Gustavo! Que bom que você vai colocar Kutná Hora no roteiro! =)
      Você precisa descer na 1ª estação, sim, porque o trem que vem de Praga passa ali e segue para outra cidade (daí a necessidade do haver o trem menor levando até a 2ª e a 3ª estação). Mas você pode pegar um táxi desde a 1ª estação, sim! Quando chegar, procure por algum na porta ou peça informações no centro de atendimento ao turista que fica ali mesmo. Ele é bem completo e a pessoa que trabalha nele fala inglês.
      Abraço e boa viagem!

      • gustavo 10 de fevereiro de 2017 at 6:30 pm

        Muito obrigado pelas informações.
        Mais uma pergunta: e para voltar para Praga? Qual estação eu embarco, 1ª, 2ª ou 3ª?

      • Gabe Britto 12 de fevereiro de 2017 at 9:35 pm

        Qualquer uma, escolha a que for mais prática para você. Apenas tenha em mãos os horários certos de saída de cada trem em cada uma delas. Peça essa informação no centro de atendimento ao turista, na 1ª.

Deixe um comentário