Qual a melhor época para visitar Praga?

Primavera, verão, outono ou inverno? Tudo depende do seu gosto
Infos gerais  /   /  Por Gabe Britto

Como muitos lugares, Praga não tem uma época que seja considerada a melhor por todos os visitantes. Tudo depende do seu gosto por calor, frio, neve, folhas marrons nas árvores ou flores nos parques.

Normalmente a cidade tem verões amenos e ensolarados, com picos curtos de muito calor, e invernos bem frios, com neve e dias nublados, além de possibilidade de chuva em todas as estações.

É claro que também existem exceções, como períodos de calor ou frio fora de época, neve chegando mais cedo e também demorando para ir embora, então é sempre bom ter algo diferente na mala, para evitar ficar mal com as surpresas. Mas o mais comum é o que está neste post.

Veja como costuma ser cada mês e decida quando ir.

 

Primavera (segunda metade de MAR, ABR e MAI)

Jardim Wallenstein (Valdštejnská zahrada), no bairro Malá Strana: os jardins de Praga ficam uma loucura na primavera

Jardim Wallenstein (Valdštejnská zahrada), no bairro Malá Strana: os jardins de Praga ficam uma loucura na primavera

Bom para: Quem gosta de temperaturas amenas e flores.

Ruim para: Quem não gosta de tempo indeciso.

Em geral: Os humores começam a mudar à medida em que os dias vão ficando mais longos e as temperaturas começam a subir. Os parques dão show com muito verde e flores. Os jardins da cidade são espetáculos coloridos.

Segunda metade de março

O relógio é adiantado nos últimos dias do mês, garantindo mais tempo de luz diária. A temperatura já não chega a zero (mas há exceções, lembre-se). Pôr do sol mais ou menos às 18h20 (antes da mudança de horário) e 19h30 (depois).

Abril

É o mês mais indefinido, parece que não se decidiu se é inverno ou primavera, podendo mudar muito. A recomendação é estar preparado para frio leve e também forte. Pôr do sol ao redor de 20h.

Maio

Um dos meses com mais chances de dias bonitos. Dá para sentir um clima melhor no ar, com as flores brotando em toda parte e um calorzinho leve e maravilhoso (ainda que faça um friozinho à noite). Muitas pessoas consideram o melhor mês para visitar Praga. Sol se pondo ao redor de 20h40.

Verão (JUN, JUL, AGO e primeira metade de SET)

Tchecos no Parque Letná, Praga, aproveitando o sol nos dias mais quentes

Tchecos no Parque Letná, aproveitando o sol nos dias mais quentes

Bom para: Quem gosta de festas, calor e dias compridos.

Ruim para: Quem não gosta de aglomerações e quer economizar.

Em geral: Eventos ao ar livre, parques cheios até tarde da noite, dias longos, pessoas felizes, preços altos e atrações lotadas. São os meses com média histórica mais chuvosa, mas por causa de temporais de verão.

Junho

Entre os meses com cara de verão, certamente é o mais agradável na temperatura e também tem grandes chances de dias bonitos. Dá para andar com roupas curtas e curtir um clima mais ameno à noite. Entre os meses mais quentes, é o que tem menos turistas. Pôr do sol depois das 21h.

Julho

Começam as férias escolares na Europa, enchendo as atrações turísticas e elevando os preços. O calor pode ter picos de 35ºC ou até mais, mas normalmente duram pouco. Pode haver temporais de verão. Pôr-do-sol perto das 21h.

Agosto

Praticamente igual a julho. Historicamente é o mês mais quente. As férias escolares continuam. Pôr do sol em média às 20h15.

Primeira metade de setembro

O calor começa a ir embora e os dias ficam mais amenos. As férias acabaram e já não há tantos turistas. As chances de chuva também caem bastante. Pôr do sol em média às 19h30.

Outono (segunda metade de SET, OUT, NOV)

Castelo de Praga visto do Parque Riegrovy, no bairro Vinohrady, com folhas de outono

O castelo visto do Parque Riegrovy, no bairro Vinohrady, com as folhas de outono

Bom para: Quem gosta dos cenários de outono.

Ruim para: Quem não gosta de frio.

Em geral: Árvores marrom-avermelhadas nos parques da cidade. Dias com mais nuvens, mas tendência a ter menos chuva do que no verão.

Segunda metade de setembro

O calorzinho pode seguir mais um pouco, mas é melhor estar pronto para um friozinho leve, principalmente à noite. Pôr do sol em média às 19h.

Outubro

As folhas das árvores começam a ficar com as cores do outono. Prepare-se para muitas fotos, principalmente nos parques. Clima começa a esfriar mais, mas ainda está longe das temperaturas de inverno. Os dias começam a ficar mais nublados e o relógio entra no horário de inverno no fim do mês. Pôr do sol em média às 18h15.

Novembro

Algumas folhas ainda estão amareladas, mas muitas já caíram e as árvores começam a ficar peladas. O frio chega de verdade e a temperatura pode ficar bem abaixo de 10ºC. A partir do dia 11 (Dia de São Martinho), os tchecos sempre esperam por neve – mas muitas vezes ela não vêm. Muitas atrações a céu aberto são fechadas. Pôr do sol em média às 16h15.

Inverno (DEZ, JAN, FEV e primeira metade de MAR)

Praga com neve, no inverno

Não é irresistível?

Bom para: Quem gosta de muito frio, chance de neve e poucos turistas (para os padrões de Praga).

Ruim para: Quem quer ver sol e prefere dias longos.

Em geral: Dias nublados e Praga absurdamente maravilhosa coberta de branco. Atrações bem menos disputadas do que no verão, mas muitas delas fechadas até o fim do inverno. Luzes e feiras de Natal na Praça da Cidade Velha. Dias muito curtos. (Veja aqui as vantagens de visitar Praga no inverno.)

Dezembro

Frio é a palavra que define. As temperaturas médias históricas ficam ao redor de zero. Pode nevar bastante ou nada, depende da sua sorte. White Christmas? Pode acontecer, mas já vi estatísticas de que foram apenas 9 nos últimos 40 anos. Pôr do sol às 16h.

Janeiro

É historicamente o mês mais frio, com picos bem abaixo de zero. Turistar na rua é complicado, então prepare-se para ficar pulando de café em café, esquentando as mãos antes de passeios ao ar livre. Espere neve, porque as chances são grandes. Pôr do sol mais ou menos por 16h30.

Fevereiro

Apesar de não ser igual a janeiro, tem praticamente as mesmas temperaturas médias históricas. Em compensação, é o mês que menos chove (o que não significa necessariamente o mês com mais dias de sol, porque as nuvens estão lá). Pôr do sol por volta de 17h20.

Primeira metade de março

Ainda dá para esperar neve, porque o frio segue firme por algum tempo, com temperaturas bem abaixo dos 10ºC, podendo até ficar ao redor de zero. Pôr do sol em média às 17h50.

Sobre o Autor

4 Comentários
 
  1. André Casanova 28 de março de 2017 at 1:49 pm Responder

    Gabriel… sou eu de novo. Eu vou em Outubro a Praga mas minha duvida eh algo nao relacionado ao Seu post.

    Qual cartao eh melhor para descontos e economizar dinheiro com atracoes? O Prague Card ou o Citypass??

    Nao me importa o transporte mas sim os descontos.

    Sabe me responder essa irmao??

    • Gabe Britto 29 de março de 2017 at 12:59 pm Responder

      Oi, André.

      Ainda não fiz essa comparação porque acho ela meio inútil, já que tudo depende do que cada pessoa deseja conhecer em Praga. Pretendo fazer um dia, mas está no fim da minha lista de tarefas. 😉

      O que eu recomendo é que você olhe o que cada um oferece e seus preços, então compare com o que você pretende conhecer na cidade.

      Mas para não deixar você sem nenhuma opinião, aí vai: SE EU TIVESSE QUE ESCOLHER UM, eu ficaria com o Prague Card, porque ele dá direito a transporte e porque ele é o cartão oficial do escritório de turismo da cidade.

      Abraço!

  2. Diego 3 de junho de 2017 at 2:16 am Responder

    Olá,

    estarei em Praga entre os dias 17/06 e 21/06. Corro o risco de pegar muita chuva? Como é a chuva nesta época? Costuma chover o dia todo? Estou preocupado porque o roteiro que fiz envolve muitas atividades externas e trechos a pé.
    Obrigado!

    • Gabe Britto 3 de junho de 2017 at 6:37 pm Responder

      Oi, Diego.

      Historicamente, os meses mais quentes (jun-jul-ago) costumam ser os de maior volume de chuva, mas isso não significa que a chuva dure o dia inteiro. O normal é haver temporais de verão, depois de um dia inteiro de calor.

      É claro que essas coisas não são garantidas, pode haver anos de mais chuva do que o normal (a enchente de 2002, por exemplo, aconteceu em agosto) e pode haver anos de seca total, mas acho que você não precisa se preocupar especificamente com esse junho, não. Ao menos até o momento, não vi nada de previsão de excesso de chuvas. 😉

      Boa viagem!

Deixe um comentário