Como ir de Praga para Pilsen (Plzeň), a cidade da Pilsner Urquell

Ônibus do tour da cervejaria Pilsner Urquell, em Pilsen (Plzen)

A cidade natal da cerveja tipo pilsen fica a menos de 100 km de Praga e as duas são ligadas por trem e por uma estrada expressa, fazendo com que seja muito fácil ir de uma para a outra mesmo num bate-volta independente.

As alternativas para fazer essa viagem são muitas e as saídas de transporte coletivo são frequentes, ao longo de todo o dia.

Destrinchei cada uma aqui embaixo. Escolha a que você preferir e seja feliz. Apenas não esqueça: se você escolher ir dirigindo, não beba cerveja. A tolerância para motoristas alcoolizados na República Tcheca é zero. Repito: zero. Se você beber e dirigir, vai se dar mal. Eu avisei.

Veja também:
Pilsen (Plzeň): o que fazer na linda cidade da Pilsner Urquell
Tour da cervejaria Pilsner Urquell: mais do que apenas visitar uma fábrica

Como ir de Praga para Pilsen (Plzeň)

A primeira alternativa que indico é o ônibus, mas se você quiser pular direto para outras, use estes links:

• De trem
• Com motorista particular
• Em tour privado, com guia
• De carro alugado

De ônibus

É forma que combina o melhor custo com o menor tempo de viagem, mas exige duas pequenas caminhadas que podem variar entre 1 e 1,4 km.

Qual ônibus pegar para ir

Use os ônibus da RegioJet, a melhor companhia do setor na República Tcheca. Eles têm chá, café e telas individuais com filmes.

Atenção: a RegioJet se chamava Student Agency até o início de 2015 e o antigo nome ainda está em vários ônibus, guichês e placas. São a mesmíssima empresa, portanto.

Ônibus RegioJet em Praga
Ônibus amarelo da RegioJet passando pelo centro de Praga: eles já são um clássico na paisagem da cidade

• De onde os ônibus saem, em Praga

Eles partem para Pilsen da estação rodoviária Zličín, que é conectada ao metrô através da estação de mesmo nome, na linha B, cor amarela.

Detalhe do metro de Praga, mostrando a estção Zličín, linha B
Detalhe das linhas de metrô de Praga: Zličín é a primeira, na linha B (arte: Zirland / Wikimedia Commons/CC BY-SA 4.0)

A estação é pequena e facílima de você se encontrar. Basta chegar de metrô e seguir as placas indicando os ônibus. Seu bilhete vai apontar o número da plataforma. Em caso de dúvida, vá no guichê da empresa na estação ou procure um ônibus amarelo (a cor da RegioJet) e peça informações ao motorista.

• Qual é o preço da passagem

Cada sentido custa o equivalente a 3,80 EUR

• Como comprar as passagens

Você pode comprar antecipadamente pela internet (o site tem versão completa em inglês) ou direto na empresa mesmo. Veja os endereços mais próximos das áreas turísticas, em Praga.

Sede
Rua Karlovo náměstí 2097/10 – Cidade Nova
Parada de bondes Karlovo náměstí
Metrô Karlovo náměstí (linha B, cor amarela)

Loja Estação ferroviária principal (Praha Hlavní nádraží) – bairro Cidade Nova
Metrô Hlavní nádraží, linha C, cor vermelha

Loja Estação rodoviária Florenc – bairro Karlín
Metrô Florenc (linha B, cor amarela e linha C, cor vermelha)

RegioJet (Student Agency) na estação de ônibus Florenc, em Praga
Guichês da RegioJet na estação de ônibus Florenc, ainda do tempo em que ela se chamava Student Agency

Se você comprar nas lojas, pode pagar com cartão ou com coroas tchecas. Veja aqui como e onde trocar dinheiro em Praga.

• Qual a frequência de saída dos ônibus

São quase 20 saídas diárias em dias úteis, em intervalos que variam entre 30 minutos e 1h. Nos sábados, as saídas são apenas de hora em hora. Nos domingos é quase a mesma coisa, com um ligeiro aumento na frequência em relação ao sábado.

Atenção: não faça a sua reserva no tour da cervejaria sem antes ter certeza de que haverá ônibus para retornar a Praga, ainda mais se você pretende voltar no fim da tarde ou no início da noite.

Verifique tudo no site da RegioJet.

• Quanto tempo dura a viagem

Ao redor de 1h, em cada sentido.

 Quais paradas de ônibus usar em Pilsen

São duas opções e a melhor escolha depende do seu roteiro pela cidade: com ou sem o tour na cervejaria Pilsner Urquell. Veja no mapa (abre em outra janela).

–  Sem tour na cervejaria

Se você quiser apenas passear pelo centro, compre suas passagens para ir e voltar pela estação de ônibus Plzeň, CAN. Dela, você vai caminhar exatamente 1 km para chegar no centro antigo. Na hora de ir embora, vai caminhar no sentido contrário.

– Com tour na cervejaria

Aqui você vai precisar combinar seu ônibus com o horário do seu tour na Pilsner Urquell (leia o post Tour da cervejaria Pilsner Urquell: mais do que apenas visitar uma fábrica)

Se você achar que vai conseguir passear o suficiente pela cidade antes do tour e vai querer voltar para Praga logo depois dele, compre passagem de ida para a estação Plzeň, CAN e passagem de volta da estação Plzeň, Divadlo Alfa. Esta última fica a 1,4 km da cervejaria e, apesar de receber os ônibus intermunicipais, tem aparência de uma parada de ônibus comum.

Caso você prefira fazer o tour e depois passear pelo centro da cidade, então o melhor é comprar passagem de volta pela estação Plzeň, CAN mesmo.

– Não quero passear pela cidade, quero apenas fazer o tour na Pilsner Urquell

Legal. Então o mais prático, no caso de você preferir o ônibus, é comprar passagens de ida e volta pela estação Plzeň, Divadlo Alfa. Apenas lembre que essa estação tem a aparência de uma parada de ônibus comum.

Veja também:
Pilsen (Plzeň): o que fazer na linda cidade da Pilsner Urquell

• Onde descer em Praga

Na estação final, a mesma onde você embarcou para ir: Zličín, conectada ao metrô através da estação de mesmo nome, na linha B, cor amarela.

• Existe alternativa aos ônibus da RegioJet?

Sim, você pode procurar também pelos ônibus da Leo Express. A empresa é boa, tem ônibus bons e tenta concorrer com a RegioJet, mas a frequência para Pilsen é pequena, por isso recomendo mais a RegioJet.

As principais vantagens da Leo Express são que os ônibus dela saem da frente da estação principal de trens de Praga (Praha hlavní nádraží), que é mais central, e a empresa oferece uma possibilidade de parada na estação de trem de Pilsen (Plzeň hl.n.). Veja o item sobre como ir de trem, abaixo, para entender as vantagens e desvantagens desta parada na cidade.

De trem

De trem

O trem é uma ótima opção, principalmente se você quiser fazer apenas o tour na cervejaria ou se for voltar de lá direto para Praga, já que a estação fica perto da Pilsner Urquell (500 metros).

Veja no mapa e decida (abre em outra janela).

A estação de saída e chegada em Praga é a principal (Praha hlavní nádraží, abreviada como Praha hl.n.). Ela é ligada ao metrô pela estação de mesmo nome, linha C, cor vermelha.

A estação em Pilsen é Plzeň hlavní nádraží, abreviada como Plzeň hl.n.

Os trens mais rápidos saem de hora em hora. Veja os horários no site da companhia ferroviária tcheca (selecione a versão em inglês no canto superior direito).

• Quanto tempo leva o trem

O menor tempo de viagem dele (1h24, sem conexão) parece ser maior do que o tempo de ônibus (1h), mas isso é relativo. A estação de onde partem os ônibus da RegioJet fica no fim da linha B do metrô e você vai levar no mínimo 20 minutos para chegar lá, partindo do centro.

Então esse quesito vai depender da localização do seu hotel.

• Onde comprar as passagens de trem

Dá para comprar na hora mesmo, nas próprias estações de Praga e de Pilsen. Apenas tome cuidado para não chegar muito em cima do horário de partida, para não perder o trem e ter que esperar pelo outro.

Se você preferir, pode comprar na internet (no site da companhia ferroviária tcheca).

Placa indicativa de guichês de vendas de passagens na estação principal de trens de Praga
Na estação em Praga, siga as placas “Jízdenky” e você vai parar nessa sala grande, onde passagens são vendidas

• Quanto custa a passagem

O preço da passagem para cada trecho custa quase o mesmo que o ônibus (ao redor de 130 CZK)

Com motorista particular

Com motorista particular

Você pode contratar um motorista particular para levar você (ou mais pessoas) até Pilsen, para poder beber Pilsner Urquell sem se preocupar. É mais barato do que parece e a Prague Airport Transfers tem esse serviço.

Transfer no aeroporto de Praga: interior do sedã da Prague Airport Transfers
Interior do sedã da Prague Airport Transfers: deixe o motorista dirigindo e vá provar as cervejas da cidade

Em tour privado, com uia

Em tour privado, com guia

Se além de um motorista você também quiser um guia, pode ir de novo na Prague Airport Transfers. O preço pelo profissional fica perto de 95 EUR e é somado ao valor do carro.

Clique aqui para fazer uma simulação no site (em português). Selecione Excursões privadas no tipo de pedido e escolha qual língua você quer que o seu guia fale – pode ser espanhol, entre outras.

Excursão privada com guia, em Pilsen (Plzen)

De carro alugado

De carro alugado

Coloque Pilsen ou Plzen no seu GPS e boa viagem.

Para estacionar, você pode tentar alguns lugares nas ruas do centro ou estacionamentos. O site de turismo da cidade indica duas garagens próximas à área turística. Veja as coordenadas de cada uma:

Parkoviště Rychtářka: 49.7500153N, 13.3806414E

Parkoviště Nové divadlo: 49.7497072N, 13.3728969E

No tour, você pode estacionar dentro da cervejaria. O endereço é U Prazdroje 7, coordenadas 49.7467639N, 13.3873333E

Para ver preços de carros para alugar em Praga, clique aqui.

Para finalizar, faço o alerta de novo: não beba nem um gole se estiver dirigindo. A tolerância para motoristas e álcool na República Tcheca é zero. Você vai ter problemas sérios se fizer isso.

27 comentários em “Como ir de Praga para Pilsen (Plzeň), a cidade da Pilsner Urquell”

  1. Bom dia.
    Pensando em fazer um bate volta Praga>Pilsen>Praga em outubro/24.
    Opção : de trem . teria dificuldade em conhecer a cervejaria, sem dominar o idioma Ingles,ja que lá o idioma predominante é Tcheco?

    1. Olá, Mara.

      A cervejaria Pilsner Urquell oferece tours em inglês, então você pode evitar o tcheco. Mas se a sua intenção é aprender sobre a cerveja e sobre a cervejaria, então o fato de não dominar o inglês é um problema.

      Agora se a sua intenção é apenas conhecer superficialmente e, no final, provar a Pilsner Urquell legítima e pura, então você não precisa saber inglês. 😉

      Abraço e boa viagem!

  2. Ola, Vou fazer o trexo de munique a praga de trem e passa por pilsen, pensei em parar para conhecer a cidade e a cervejaria, so que eu tenho uma duvida.
    Eu poderia simplismente descer do trem em pilsen, e apos o tour pela cidade simplismente voltar e pegar outro trem utilizando o mesmo bilhete que era uma viagem direta de munique a praga? os bilhetes são flexiveis quanto a horarios ou eu posso pegar somente o trem no horario que esta no bilhete?

    1. Oi, Rafael. Boa tarde.
      Isso depende das regras do bilhete que você comprar. Muitos permitem essa parada, mas alguns exigem que a viagem seja feita em trens específicos. Verifique no site da empresa.
      Abraço!

  3. Adoramos as dicas para a vista em Pilsen. Saímos de Praga no ônibus das 11h. E pensamos em voltar depois da visita à fábrica, agendada para às 16h30. Visita feita, seguimos para a estação Divadlo Alfa. Para nossa surpresa é um ponto de ônibus comum e não há informações sobre os horários de ônibus para Praga. Desconfiados pela demora, voltamos a pé para a estação rodoviária, chegando lá às 20h. Rodoviária totalmente fechada. Nosso erro foi confiar que teria ônibus após a visita da fábrica. Acho que cabe um alerta de não fazer visita às 16h30 e de que não se trata de estação e sim um ponto de ônibus comum.

    1. Oi, Mariana! Que bom que vocês gostaram da visita!

      Sobre a parada Divadlo Alfa: muitas paradas de ônibus intermunicipais são assim na República Tcheca, iguaizinhas a paradas comuns. Foi justamente por ser algo comum que não vi necessidade de fazer essa ressalva, mas agora percebo que errei nisso (porque nem todos os turistas veem como isso é normal) e já fiz uma colocação alertando. Obrigado pelo toque!

      Em relação ao alerta das 16h30, é uma questão de cada viajante verificar previamente os horários de saída dos ônibus. Essas coisas podem mudar de acordo com a demanda, então o melhor é sempre verificar qual é o último ônibus para Praga para se programar. De qualquer maneira, fiz esse alerta extra para o pessoal se certificar de que haverá ônibus de volta no horário desejado.

      Abraço!

  4. Bom dia. Existe quarda-volumes em pilsen? Vou de Munique para praga em novembro e pretendo fazer uma parada em pilsen. Também gostaria de saber como ir de Munique a pilsen

    1. Bom dia, Alves.

      Segundo o site da companhia tcheca de trens, a estação ferroviária tem guarda-volumes. Fica aberto de segunda a sexta, das 7h às 11h15 e das 11h45 às 19h.

      Para ir de trem de Munique a Plzen, pesquise no site das empresas de trens da Alemanha e da Rep. Tcheca.

      – Alemanha: https://www.bahn.com
      – República Tcheca: https://www.cd.cz

      Abraço e boa viagem.

  5. Olá, Gabe.

    Uma coisa que não achei aqui no seu blog foi a questão da “saída” de praga para outros destinos. Estou indo de Praga para Nuremberg e não estou conseguindo achar nada a respeito. Somos em 4 pessoas e 6 malas rs… Teria como me ajudar?

    1. Oi, Filippe. Eu pretendo colocar saídas para alguns destinos, mas só os mais comuns. Não sei se Nuremberg entraria, não… =)

      De qualquer maneira, existem ônibus diretos entre Praga e a cidade. A viagem leva 3h35 e os preços variam. Você pode procurar no sites:

      – RegioJet: https://www.regiojet.com/

      – Ceske Drahy (que a companhia de trens, mas ela também vende bilhetes de ônibus): https://www.cd.cz

      – Deutsche Bahn (a companhia de trens da Alemanha): https://www.bahn.com

      Abraço!

  6. Valeu Gabe!

    Comprei logo a IDA (Regiojet) e a volta deixarei para comprar no local mesmo, pois farei primeiro o tour da cervejaria e depois a cidade.

    🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verified by MonsterInsights