15 de maio é dia de Navalis, a festa de São João Nepomuceno em Praga

O santo padroeiro dos tchecos tem uma comemoração à altura da sua importância, veja como participar dela
Notícias e curiosidades  /   /  Por Gabe Britto

Apesar de se declararem quase totalmente sem religião, existe uma festa sagrada que todos os praguenses adoram: o festival Navalis, que acontece anualmente no dia 15 de maio, em Praga, em homenagem ao santo mais famoso da República Tcheca, São João Nepomuceno.

Mas é fácil entender a adoração desses notórios ateus pela data.

São João Nepomuceno é o santo padroeiro dos tchecos, dos afogados, de quem vive das águas, das pontes (Praga tem várias) e de muitas outras coisas mais. Ele também está enterrado na adorada Catedral de São Vito e é protagonista de lendas famosas envolvendo a tão querida Ponte Carlos.

Além disso (e principalmente), os arredores da ponte e o próprio rio Vltava ganham cores e muita animação durante o Navalis, com barcos coloridos, música clássica, luzes, gôndolas vindas diretamente de Veneza e, principalmente, um show de fogos de artifício no final de tudo, já que a data é uma das poucas exceções na rigorosa lei que proíbe esses espetáculos nas margens do rio.

Navalis, em Praga

Fogos do Navalis: no meio do rio Vltava (foto: navalis.cz/divulgação)

Navalis, em Praga: benção no local onde São João Nepomuceno foi jogado no rio Vltava

Benção no local onde São João Nepomuceno foi jogado no rio Vltava (foto: navalis.cz/divulgação)

A comemoração acontece desde os anos 1700 e, apesar de ter parado por um longo tempo até voltar em 2009, sempre atraiu visitantes de várias partes da Europa, principalmente aqueles que trabalham nas águas.

Para 2018, a programação do Navalis é esta aqui embaixo.

Navalis 2018, em Praga

• 15 horas – Decoração dos cavalos da procissão, na praça Hradčanské náměstí, bem em frente ao Castelo de Praga;

• 18 horas – Missa na Catedral de São Vito, dentro do complexo do Castelo de Praga;

• 19h15 – Início da procissão, saindo do Castelo de Praga até a Ponte Carlos;

• 20h30 – Eventos ao redor da ponte, com regata, natação e até paraquedismo – é neste dia que o paraquedista Mark Rahbani faz o seu show mais incrível: passar por baixo da Ponte Carlos de paraquedas (veja o vídeo);

• 20h45 – Serviços religiosos na Igreja de São Francisco de Assis, na praça Křižovnické náměstí, junto à Ponte Carlos, no lado da Cidade Velha;

• 21h15 – Concerto no meio do rio Vltava, junto à Ponte Carlos;

• 22h – Show de fogos de artifício, no meio do rio Vltava, junto à Ponte Carlos;

Para ver as atividades no rio, procure as margens entre a Ponte Carlos e a ponte Mánesův most. Para conseguir ver o concerto de frente, tente ficar na própria Ponte Carlos ou na orla Alšovo nábřeží.

 

Talvez São João Nepomuceno esteja lá também, no meios de todos os tchecos sem religião. Pena que não conseguiremos ver a sua ilustre presença.

 

A história e as lendas de São João Nepomuceno

João Nepomuceno era tcheco, nascido na cidade de Pomuk (que hoje se chama Nepomuk) e, em 1393, era o vigário-geral do arcebispo de Praga.

Nessa época, segundo a versão considerada verdadeira por estudiosos, ele enfureceu o rei Venceslau IV ao apoiar a excomunhão um dos seus aliados preferidos, atrapalhando seus planos de poder. Por isso acabou torturado e morto, jogado da Ponte Carlos, no rio Vltava.

Já segundo a lenda mais popular, a fúria do rei Venceslau IV teve outra razão: João Nepomuceno tomou uma confissão da rainha Sophia e se negou a contar os pecados dela para o monarca. O desfecho foi o mesmo: tortura e morte ao ser jogado da ponte no rio.

Ponte Carlos, em Praga: quadro de São João Nepomuceno

Obra “Martírio de São João Nepomuceno”, de Szymon Czechowicz – Museu Nacional de Varsóvia – Domínio público

Hoje, o local exato de onde o ele foi arremessado tem um pequeno brasão com uma cruz arquiepiscopal. As pessoas acreditam que colocar a mão no brasão com os dedos tocando as cinco “estrelas” nas pontas da cruz faz com que um desejo seu se realize em um ano.

Ponte Carlos, em Praga: imagem de São João Nepomuceno

O local de onde S. João Nepomuceno foi jogado: você precisa tocar o brasão no parapeito da ponte, não na imagem da grade (mas pode tocar nela também, se quiser)

Outra crença, tão popular quanto a lenda da morte de João Nepomuceno, diz que todos os visitantes de Praga devem tocar na imagem em bronze do santo sendo atirado ao rio (localizada em uma placa abaixo da sua estátua, na Ponte Carlos). Isso parece garantir que a pessoa volte à cidade.

Ponte Carlos, em Praga: lenda de São João Nepomuceno

Essa moça quase acertou: ela tocou a imagem da rainha, mas deveria ter tocado um pouco mais acima, onde o santo aparece caindo

A última crença, mais recente, diz que tocar a outra imagem abaixo da sua estátua (onde um cavaleiro aparece com um cachorro) traz sorte. Mas essa é considerada apenas uma história inventada por quem não sabia direito das outras lendas.

João Nepomuceno foi canonizado em 1729, pelo papa Bento 13. Seu dia oficial é 16 de maio (o Navalis acontece na véspera).

 

Sobre o Autor

Deixe um comentário