Chegar ou sair do aeroporto Václav Havel, em Praga, é algo que pode ser feito facilmente usando o transporte público. Mas para quem quiser mais rapidez do que no ônibus comum, a opção é o ônibus Airport Express (AE), que liga o aeroporto e o centro da cidade sem paradas no meio do caminho.
Além de uma ligação veloz e direta, o AE também é uma ótima opção para quem tem hotel perto de uma estação de trens de Praga e da estação de metrô da linha C (cor vermelha).
Isso porque sua parada no centro é a Estação Central (Hlavní Nádraží), de onde saem trens para vários lugares e que é conectada com a linha vermelha do metrô praguense.
Porém, uma pequena ressalva: se o seu hotel estiver mais perto de uma estação de metrô da linha A (cor verde) ou da linha B (cor amarela), o mais fácil para você é usar o ônibus comum mesmo. Não se engane com o nome pomposo do Airport Express: ele não tem nada de diferente de um ônibus comum, além do fato de não parar no caminho entre a parada de saída e a de chegada.
Na verdade, ele tem até uma desvantagem: é menor e lota mais rapidamente, ao contrário do comum, que é articulado e enorme.
Aliás, isso é algo que deve ser ressaltado: se você quiser ir para o aeroporto pela manhã, saia do hotel com muita antecedência, porque a lotação do ônibus nesse horário às vezes impede o embarque de todos que estão na fila.
Veja também: O melhor transfer particular no aeroporto de Praga
Como ir do aeroporto ao centro de Praga com o ônibus expresso (Airport Express)
Qual é o trajeto do AE?
Não há paradas intermediárias no AE. Ele vai direto do aeroporto para o centro e faz o mesmo na volta.
Trajeto em direção ao aeroporto:
• Estação de trem e metrô Hlavní Nádraží (linha C, cor vermelha) ⇒ Terminal 1 ⇒ Terminal 2
Trajeto em direção ao centro da cidade:
• Terminal 1 ⇒ Estação de trem e metrô Hlavní Nádraží (linha C, cor vermelha)
(Repare: na saída do aeroporto para o centro, a parada de embarque fica apenas no Terminal 1. Não há embarque no Terminal 2.)
Como saber qual é o meu terminal no aeroporto de Praga?
• Terminal 1: voos de e para países FORA do Espaço Schengen.
• Terminal 2: voos de e para países DENTRO do Espaço Schengen.
Leia este post para saber mais: Terminais do aeroporto de Praga: qual é o seu?
De qualquer maneira, saiba que os dois terminais são colados e dá para ir de um para o outro em mais ou menos 10 minutos caminhando normalmente. Então se você se enganar e descer num terminal diferente, não se preocupe. Apenas siga as placas indicando o outro.
Quanto tempo o Airport Express leva na ida e na volta?
Para o aeroporto: 30 minutos até o Terminal 1 e 32 minutos até o Terminal 2.
Para o centro: 46 minutos
Qual o intervalo de saída dele?
Entre 15 e 30 minutos, depende do horário do dia (a maior frequência acontece entre 8h e 18h). A partir da segunda metade de maio de 2019, o menor intervalo será de 10 minutos.
Qual o horário de funcionamento do AE?
Para o aeroporto: diariamente entre 5h30 (saída do primeiro ônibus) e 22h (saída do último ônibus).
Para o centro: as saídas são diárias, entre 5h30 (saída do primeiro ônibus) e 21h (saída do último ônibus).
Como se compra a passagem para o AE?
No aeroporto:
– Diretamente com o motorista, em dinheiro, em moeda tcheca.
– Nos guichês da empresa pública de transporte de Praga, a DPP, abertos entre 7h e 21h. Existe um em cada terminal do aeroporto. Eles estão no saguão, bem perto da porta de saída dos passageiros. Os atendentes falam inglês e você pode pagar com cartão de crédito.
No centro:
– Diretamente com o motorista, em dinheiro, em moeda tcheca.
– Nos centros de informação dentro das estações de metrô ou na própria estação Hlavní Nádraží, de onde parte o ônibus.
As passagens deste ônibus são as mesmas do transporte público?
Não. O AE tem passagens exclusivas. Seu passe ou bilhete de transporte comum não vale nele e, da mesma forma, o bilhete dele não vale no transporte comum.
Quanto custam as passagens?
O preço é de 100 CZK.
Bagagem paga passagem?
Não. A bagagem está incluída no preço e você pode levar mais de um volume.
Se você for levar mais de dois volumes grandes por pessoa, é melhor perguntar ao motorista, mas acredito que não vá haver problema, desde que você não esteja levando a casa inteira.
Passo a passo: do Terminal 1 para o seu hotel
1º – Quando sair da área exclusiva para passageiros e estiver no saguão do terminal, procure o guichê de informações da empresa de transportes de Praga e compre sua passagem com cartão de crédito.
2º – Com a passagem comprada, saia pela porta e siga as placas indicando Airport Express. Elas vão levar você a atravessar a rua logo em frente ao Terminal 1 e entrar numa área coberta. É o ponto onde você vai pegar o ônibus.
3º – Siga pela área coberta até o tótem onde estiver escrito AE (plataforma G)
4º – Quando o ônibus chegar, entre pela porta da frente, valide o seu bilhete, sente-se e relaxe.
5º – Ao chegar na estação final (Hlavní Nádraží), siga as placas até o metrô (linha C, cor vermelha) ou até os bondes e continue até o seu hotel.
Não esqueça: se você ainda precisar pegar o metrô ou um bonde, vai ter que comprar um bilhete de transporte comum, porque o bilhete do AE não é válido no transporte da cidade. Faça isso no guichê da empresa de transportes dentro da estação de trem.
Passo a passo: do Terminal 2 para o seu hotel
1º – Quando sair da área exclusiva para passageiros e estiver no saguão, siga as placas indicando o Terminal 1.
2º – No meio do caminho, pare para comprar o seu bilhete no guichê de informações da DPP. Pague com seu cartão de crédito, se não tiver moeda tcheca.
3º – Siga até o Terminal 1 e leia o passo a passo a partir dele.
Passo a passo: do seu hotel para o aeroporto
1º – Peça ao seu hotel todas as coordenadas para chegar na estação de trem e metrô Hlavní Nádraží (linha C, cor vermelha).
2º – Chegando na estação Hlavní Nádraží, siga as placas que indicam ônibus. Essa parte fica no andar mais alto da estação, então você vai ter que subir. Também é a parte histórica da estação – e é linda.
3º – A parada fica do lado de fora, na rua. Procure pela sinalização e pelo grupo de pessoas esperando com malas. Quando o ônibus chegar, entre pela porta da frente, pague a passagem para o motorista e relaxe.
4º – Quando o ônibus chegar no terminal de onde parte o seu voo, desça e siga normalmente para dentro do aeroporto. As estações têm exatamente estes nomes: Terminal 1 e Terminal 2. Se você descer no Terminal 2, pegue um elevador ou as escadas para subir até a área de embarque, onde estão os guichês de check-in.
Boa viagem e volte sempre para Praga.
Veja também:
• Transfer particular no aeroporto de Praga
• Como ir do aeroporto para o centro de Praga com ônibus comum
Olá, estamos programando nossa viagem para praga em janeiro de 2019.
Achei estranho a questão que você falou a respeito do táxi. Que não é interessante pegar na saída do aeroporto.
Você poderia explicar o porquê?
É caro? Ou perigoso?
Parabéns pelo blog.
Obrigada pelas dicas, estou usando muito para fazer meu itnerario em Praga.
Oi, Diana! Que bom que o blog está ajudando! =)
Os táxis de Praga são famosos pela sua desonestidade. Ainda que os veículos permitidos no aeroporto sejam de uma empresa com o aval do próprio aeroporto, sempre há um pequeno risco de você ser cobrada a mais.
Eu sempre recomendo o ônibus ou um transfer particular (que costuma custar pouco mais que o táxi e você não tem um pingo de estresse). Clique para ver a empresa de transfer em Praga que eu recomendo.
Se ainda assim você quiser pegar táxi no aeroporto, use apenas os das empresas Taxi Praha e FIX TAXI, que são as autorizadas pela administração do local. 😉
Boa Praga para você!
E se eu estiver de carro? Minha duvida é com relação a poder trafegar na cidade tranquilamente. Há zonas de restrições? Faixas especiais para estacionamento gratuito ( ou pago)? Horários restritos? Obrigada
Oi, Priscila. O trânsito em Praga é bem complicado no centro. O post que fala do assunto e dá dicas é o Como dirigir na República Tcheca. Minha dica é: ao chegar no seu hotel, estacione o carro no local indicado por ele e só pegue de novo na hora de ir embora ou se for fazer alguma viagem pelo interior do país. 😉
Boa sorte!
Nossa experiência com o Airport Express não foi muito boa. Como chegamos no T2, ficamos aguardando o ônibus no ponto que fica na frente do terminal. Quando chegou, ele veio mega-lotado do T1, com muitas pessoas em pé. Conseguimos entrar no ônibus com grande dificuldade, e viajamos até o centro de Praga espremidos contra o vidro da frente do ônibus, em pé, e sem conseguir segurar sequer uma barra do ônibus para não cair. Acreditamos que como a frequência do ônibus é baixa, quando chegam vários voos em um curto espaço de tempo, o ônibus lota rapidamente. Depois de ter experimentado como é fácil sair do aeroporto de ônibus convencional + metrô (naquela época ainda não existia o Insider Praga!), não voltariamos a escolher o Airport Express. Na época, também não conseguimos entender a razão pela qual as linhas convencionais de ônibus do aeroporto usam ônibus articulados, muito maiores, enquanto o Airport Express usa um ônibus de menor tamanho. Abraço.
Eu lembro disso, Tony. Tinha anotado aqui para dar essa dica, mas tudo mudou no fim do ano passado e o Airport Express parou de embarcar passageiros no Terminal 2. Agora a única entrada é no Terminal 1.
O tamanho segue sendo um problema. O ônibus para o centro de Praga (o comum) é articulado e enorme, inclusive com um modelo que é o maior da Europa. Como você mencionou, ele é tão fácil de usar quanto o AE, mas como as pessoas são atraídas pelas palavrinhas mágicas Airport Express, elas vão para o expresso, lotando o veículo.
Vou colocar isso ali no texto. Valeu!