É muito fácil comprar suas passagens de metrô, bonde e ônibus para andar no transporte público de Praga. A passagem para os três tipos de transporte é exatamente a mesma, então a explicação abaixo vale para todos.
Como comprar passagens de metrô, bonde e ônibus em Praga
Quais são as opções de passagens
As passagens de transporte público em Praga são determinadas pelo tempo de uso. Você escolhe aquela que é mais adequada para a duração da sua viagem.
As opções de passagens de metrô, bonde e ônibus para adultos são:
- 30 minutos. Preço: 30 CZK
- 90 minutos. Preço: 40 CZK
Para períodos maiores, existem os chamados “passes”, que são passagens com duração mais longa, de 24 e 72 horas:
- 24 horas. Preço: 120 CZK
- 72 horas. Preço: 330 CZK
As informações e orientações a seguir são iguais para todos estes tipos de passagens.
Como funcionam as passagens com duração mais longa (passes)?
As passagens de duração mais longa (passes) funcionam exatamente da mesma forma que as passagens normais. A diferença é apenas a validade: ao invés de apenas 30 ou 90 minutos, elas duram 24 ou 72 horas.
Como as passagens são apresentadas
As passagens de metrô, bonde e ônibus de Praga são vendidas de várias formas, mas vou colocar aqui apenas as mais utilizadas pelos turistas:
Bilhete de papel ainda não validado
Você pode comprar vários de uma vez só e guardar para usar quando precisar, já que a validade só é determinada a partir do momento em que você coloca o bilhete na máquina de validação.
Você encontra este tipo de bilhete com dois layouts diferentes, mas ambos são igualmente aceitos.
Bilhete de papel já validado
Você só encontra este tipo nas máquinas de cor laranja (veja mais abaixo) que ficam dentro dos bondes ou na entrada de algumas estações de metrô. Ele é emitido já com o horário de início da validade. Não é preciso fazer mais nada além de guardá-lo até expirar.
Onde as passagens são vendidas e como pagar por elas
- Bilhete de papel ainda não validado: é vendido em lojas de conveniências e em máquinas amarelas colocadas perto de algumas paradas de bondes e ônibus e nas entradas das estações de metrô. Muitas estações têm guichês de venda, mas não conte sempre com isso.
- Bilhete de papel já validado: é vendido exclusivamente nas máquinas de cor laranja que ficam dentro dos bondes e na entrada de algumas estações de metrô (nas estações, elas podem ser amarelas também, veja a foto abaixo). O passe de 72 horas não é oferecido neste tipo de máquina.
- Direto com o motorista: esta opção existe apenas nos ônibus, a passagem é única (90 minutos) e custa um pouco mais caro.
As formas de pagamento são:
- Nas máquinas amarelas: com moedas (apenas coroas tchecas) e cartão de crédito/débito. Nem todas aceitam cartão de inserir, algumas aceitam apenas o tipo contactless.
- Em lojas de conveniência: dinheiro (normalmente apenas coroas tchecas, mas pode haver um ou outro lugar que aceite euros) e cartão de crédito/débito de qualquer tipo.
- Nos guichês de algumas estações de metrô: dinheiro (apenas coroas tchecas) e cartão de crédito/débito de qualquer tipo.
- Nas máquinas de cor laranja dentro dos bondes e amarelas nas entradas das estações de metrô: apenas cartão de crédito/débito do tipo contactless.
- Direto com o motorista: dinheiro ou cartão de crédito/débito contactless.
Muita atenção!
Se você utilizar o metrô, saiba que precisa comprar o seu bilhete ANTES de entrar na área exclusiva para passageiros. Observe as placas e a sinalização no chão. Se você entrar nessa área sem um bilhete validado e for pego por um fiscal, vai receber uma multa.
A partir de onde é preciso ter passagem válida? Há sinalizações indicando isso?
No metrô, há sinalização no chão (uma faixa contínua branca) e uma placa no alto, onde está escrito “Acesso apenas com bilhete válido”, em inglês.
Não vá adiante destas sinalizações sem ter uma passagem validada.
Nos bondes e ônibus, a área exclusiva para passageiros é dentro do veículo. Porém, nos bondes, você pode embarcar sem passagem, desde que vá imediatamente para a máquina de vendas.
É possível comprar pelo aplicativo do transporte público de Praga?
Sim, é possível, usando o cartão de crédito. Siga as instruções do aplicativo do transporte público de Praga para isso.
Como é feita a validação das passagens de metrô, bonde e ônibus de Praga
Insira o bilhete numa das caixas amarelas que ficam nas entradas das estações de metrô e dentro dos bondes e ônibus.
Preste atenção: você precisa colocar o bilhete na posição correta. Uma seta desenhada no papel indica qual é a extremidade dele que precisa ser inserida.
Insira o bilhete até escutar um barulho e impressão (“créc”). Retire o bilhete e verifique se a impressão foi feita. A impressão tem um código, junto com a data e a hora.
A partir deste momento, seu tempo está correndo. Guarde o bilhete até o final da validade. Ele pode ser solicitado por um fiscal do transporte público de Praga.
Lembrando: passagens compradas dentro dos bondes não precisam ser validadas.
Veja como é feita a fiscalização no transporte público de Praga
Quando o tempo de validade passa a contar
O tempo de validade começa a ser contado a partir do momento em que você ouve o “créc” da máquina que valida a passagem.
Ou, no caso das passagens compradas dentro dos bondes, a partir do momento da emissão, porque o bilhete já vem validado.
É preciso validar toda vez que entra no transporte público?
Não!
Não faça isso! Você só precisa validar uma única vez e pode mudar de transporte quantas vezes quiser dentro do período de validade da passagem.
Se você validar mais de uma vez, vai inutilizar a sua passagem.
Até mesmo os passes devem ser validados apenas uma vez, apenas no primeiro uso!
Existem zonas diferentes para cada passagem dentro da cidade?
Sim, mas não se preocupe, porque a zona que cobre as passagens compradas por turistas é enorme, cobre Praga inteira, incluindo todas as estações de metrô, mesmo as mais distantes. Até o aeroporto de Praga está dentro desta área.
Descontos e gratuidades nas passagens de metrô, bondes e ônibus de Praga
Alguns descontos exigem que as pessoas tenham cartões de identificação emitidos na República Tcheca, então vou focar apenas naqueles que não dependem disso.
- Um bebê até 3 anos e um adulto que o acompanhe não precisam pagar. É necessário ter o passaporte do bebê para provar sua idade. O limite é 1 bebê por 1 adulto.
- Crianças até 10 anos não pagam passagem, mas precisam andar com passaporte para comprovar suas idades.
- Crianças de 10 a 15 anos pagam metade do preço das passagens e do passe de 24 horas. Não há desconto para passes de 72 horas. Leve o passaporte junto.
- Adultos com mais de 70 não pagam passagem, mas precisam andar com passaporte para comprovar suas idades.
Atenção: o limite de idade para ter desconto ou gratuidade é a data de aniversário de cada pessoa. Desta forma, se o bebê já completou 3 anos, o adulto acompanhante precisa pagar; se a criança já tem 10 anos completos, ela precisa pagar 50%; adolescentes que já completaram 15 anos pagam como adultos; se o adulto ainda não completou 70 anos, paga tarifa completa.
Bagagem
Gratuitamente, você pode carregar uma mala/mochila com dimensões máximas de 25 x 45 x 70 cm.
Para bagagens maiores do que isso, é preciso pagar 20 CZK por item. A validade do bilhete da bagagem é igual à do seu próprio bilhete.
Limites:
- 3 itens por pessoa
- Peso total dos 3 itens somados: 50 kg
- Dimensões máximas de cada item: 50 x 60 x 80 cm
Se você tiver um passe de 24 horas ou mais, uma destas bagagens extras também é gratuita.
Carrinhos de bebê não pagam se o bebê estiver dentro dele. Se o bebê estiver fora, é preciso comprar o bilhete de 20 CZK.
Veja aqui o post sobre Praga com crianças
Como funcionam as máquinas amarelas (de bilhetes ainda não validados)
É inútil colocar um passo a passo para utilizar todos esses tipos de máquinas, porque elas são renovadas constantemente e há muitas versões diferentes.
O que posso dizer é que a lógica é sempre a mesma: você seleciona o bilhete e a quantidade que precisa, faz o pagamento, a máquina dá o troco (se houver) e imprime o seu bilhete.
Este passo a passo é para as máquinas do modelo abaixo que eu considero o mais complicado para turistas (mesmo tendo instruções em inglês).
1 – Comece procurando o botão da versão em inglês.
2 – As instruções aparecerão no painel. Se você demorar muito para fazer qualquer ação, a máquina retornará ao modo original (em tcheco) e você precisará começar de novo.
3 – Escolha o tipo de passagem que você quer comprar. Lembre-se: o botão é sempre o que está na mesma altura do indicador de tarifa.
4 – Se quiser comprar mais passagens, pressione o botão da tarifa mais vezes. Exemplo: para comprar duas passagens, pressione o botão duas vezes; se quiser comprar 3 passagens, pressione 3 vezes.
5 – Pague a quantia indicada no visor. Para pagar, coloque as moedas no buraco ao lado do visor.
6 – O visor vai indicar quanto ainda falta ser pago. Se você pagar a mais, a máquina dará troco. As moedas cairão atrás de uma portinha (veja mais abaixo).
7 – Aguarde enquanto a sua passagem é impressa. Quando a máquina terminar, pegue sua passagem no local abaixo do painel de botões.
Para comprar bilhetes com desconto (para crianças, conforme descrito acima) procure o botão de preços reduzidos (Zvýhodněná) e aperte nele antes de selecionar o tipo de passagem (passo 3). O valor já aparecerá no visor com desconto de 50%.
Para comprar bilhetes para bagagem, há uma opção específica nas máquinas modernas. Nas máquinas antigas, é preciso apertar o botão de desconto e selecionar o bilhete de 40 CZK (que, com o desconto, sai por 20 CZK).
Para cancelar tudo (antes de pagar), aperte no botão Storno (foto acima).
Em resumo, é isso aqui embaixo.
Como funcionam as máquinas de bilhetes já validados
O uso destas máquinas é bem fácil e elas têm opção de instruções em inglês bem visível (o ícone com bandeiras, logo na tela de início).
É preciso ressaltar que elas estão apenas dentro dos bondes e na entrada de algumas estações de metrô. Você não vai encontrá-las dentro dos ônibus nem dentro dos trens do metrô.
Passo a passo:
1 – Clique no ícone das bandeiras e selecione a língua de sua preferência.
2 – Selecione o tipo de passagem que você precisa.
- 30 minutos. Preço: 30 CZK
- 90 minutos. Preço: 40 CZK
- 24 horas. Preço: 120 CZK
3 – Encoste seu cartão na área com o ícone do contactless. Deixe o cartão ali por alguns segundos, até que o bilhete seja impresso. Se você afastar o cartão antes, a compra não será finalizada.
4 – Retire o bilhete no vão logo abaixo.
Se precisar de mais de um bilhete, repita a operação. A máquina emite um bilhete por vez.
Lembre-se: os bilhetes desta máquna já estão validados. Não é preciso fazer mais nada, apenas guarde até o final da validade ou da sua viagem.
Não estranhe se apenas uma conta de 1 CZK aparecer no seu cartão imediatamente. É apenas um débito inicial que a máquina faz. O restante do valor aparecerá no extrato depois de algumas horas ou até alguns dias.
Escolha o seu hotel em Praga pelo Booking
Perfeito! Muito obrigada
Parabéns! Mais detalhado que isso, impossível! Estava preocupada em fazer alguma coisa errada, mas me esclareceu muito. Obrigada!
Arrasou! Muito obrigada!!!