Em 28 de outubro de 2018, a fundação da antiga Tchecoslováquia completa 100 anos e muitos eventos festivos estão programados para os dias e semanas ao redor dessa data.
Eventos festivos? Mas a Tchecoslováquia não acabou em separação?
Sim, eu sei que isso parece estranho para quem olha de fora, mas o momento é mesmo de muita festa para tchecos e para eslovacos.
Os dois povos – que se uniram por sua independência conjunta em 1918, viveram e enfrentaram lado a lado os horrores do nazismo e do domínio soviético e se separaram amigavelmente em 1993 – respeitam muito a sua história em comum e a importância dela para a formação do que são hoje.
Praga vem se preparando há muito tempo para celebrar essa data. As reformas do Relógio Astronômico e do Museu Nacional são apenas dois exemplos do que foi feito.
Se você aparecer na cidade agora em outubro ou nos próximos meses, anote o que você pode fazer de especial, além de cantar Parabéns a Você para esse magnífico país que foi e que segue sendo a Tchecoslováquia, agora na forma de República Tcheca e República Eslovaca.
[clear height=”10px”]
100 anos da Tchecoslováquia: melhores eventos da festa
The Memory of the Nation (Paměť národa)
Com localização escolhida a dedo, essa exposição lembra os momentos de luta dos tchecos e dos eslovacos pela sua liberdade, desde 1938 até 1989, período em que passaram invadidos por forças estrangeiras.
Ela é dividida basicamente em 3 partes: uma exposição de fotos e textos, uma apresentação, em vídeo, de relatos de sobreviventes daquelas épocas e uma apresentação de luzes e sons onde você “sente” um pouquinho da opressão de determinados momentos vividos no período.
A exposição de fotos e textos é gratuita, fica a céu aberto e tem versões em inglês.
A apresentação dos relatos em vídeo não tem horário pré-determinado, mas tem limite de espectadores por vez e acesso pago. Todos os relatos têm legendas em inglês.
Já a apresentação de luzes e sons não tem legendas em inglês mas tem horário marcado. O acesso também é pago – o ingresso é o mesmo da apresentação dos relatos. A obra dura 15 minutos.
Dica: não esqueça de pegar um exemplar do folheto explicativo (em inglês), junto ao caixa. É importante para entender o que aparece apenas em tcheco.
A exposição fica no Parque Letná, junto ao Metrônomo, exatamente onde seria um museu dedicado a Stálin e embaixo de onde ficava a maior estátua do ditador no mundo. Aliás, essa é uma oportunidade rara de ver o local permanentemente inacabado, que quase nunca é acessível ao público.
[bolha]Até 12 de dezembro, no Stalin – Parque Letná
Aberto de terça a sexta-feira, das 8h às 19h. Sábado e domingo, das 10h às 19h.
Ingresso: 100 CZK
Endereço: Parque Letná, embaixo do Metrônomo
Bondes 15 e 17, parada Čechův most. A partir de 18/10, o bonde 14 também passará ali
Informações no site[/bolha]
[clear height=”10px”]
Alfons Mucha: A Epopeia Eslava
A Epopeia Eslava é a mais fantástica das obras do tcheco Alfons Mucha, um dos mais brilhantes do país, que trabalhou muito durante o período da criação da Tchecoslováquia e deixou sua marca em prédios construídos naquela época.
Leia o post exclusivo sobre A Epopeia Eslava, para saber mais.
[bolha]Até 13 de janeiro de 2019, na Casa Municipal (Obecní dům)
Visitação todos os dias, das 10h às 19h
Ingresso: 250 CZK (adultos)
Endereço: Náměstí Republiky 5
Bondes 6, 8, 14, 15 e 26, parada e estação de metrô Náměstí Republiky (linha B, cor amarela)[/bolha]
[clear height=”10px”]
Exposição 28 de Outubro
Se você passar pela Casa Municipal para ver a obra-prima de Alfons Mucha, talvez queira aproveitar para conhecer um dos lugares mais importantes da independência da Tchecoslováquia, que fica ali dentro mesmo: o Clube dos Cavalheiros Tchecos – a sala onde o Comitê Nacional Tchecoslovaco assinou a fundação do novo país, em 1918.
Para quem gosta de visitar ambientes históricos, é uma oportunidade e tanto.
[bolha]Até de 31 de dezembro, na Casa Municipal (Obecní dům)
Visitação de terça a domingo, das 10h às 18h
Ingresso: 80 CZK (adultos)
Endereço: Náměstí Republiky 5
Bondes 6, 8, 14, 15 e 26, parada e estação de metrô Náměstí Republiky (linha B, cor amarela)[/bolha]
[clear height=”10px”]
Momentos-chave do Século Tchecoslovaco
Mostra fotográfica de momentos importantes da história da Tchecoslováquia, com 300 obras de 51 autores. As cenas cobrem desde a 1ª Guerra Mundial até 1989, incluindo imagens do ex-presidente Václav Havel.
[bolha]Até 11 de novembro, na Prefeitura da Cidade Velha (Staroměstská radnice)
Visitação diária, das 10h às 19h
Ingresso: 120 CZK (adultos)
Endereço: Staroměstské náměstí 1
Bondes 2, 14, 17 e 18, parada e estação de metrô Staroměstská (linha A, cor verde)
Informações no site[/bolha]
[clear height=”10px”]
Festival de Luzes Signal
Ele é um dos eventos anuais mais incríveis de Praga e, em 2018, vai ter o aniversário de 100 anos da Tchecoslováquia como tema das suas obras. Leia o post sobre o Signal Festival para saber mais.
[bolha]De 11 a 14 de outubro, em vários locais de Praga
Visitação diária, das 19h às 23h
Entrada gratuita na maioria das obras
Endereço: vários endereços, clique aqui para ver[/bolha]
[clear height=”10px”]
1918–1938
Os fãs de arte que quiserem conhecer melhor o período da Primeira República (como tchecos e eslovacos chamam os anos entre sua independência e o início do domínio nazista) devem apontar suas bússolas e mapas para a Galeria Nacional em Praga (Národní galerie v Praze), no prédio conhecido como Trade Fair Palace (Veletržní palác).
Ali vão estar reunidas pinturas, esculturas, objetos de design, peças de literatura e muitas outras obras de arte criadas entre 1918 e 1938, tanto dentro da Tchecoslováquia (que vivia seus anos dourados nesse período) quanto em outros centros criativos da Europa na época. Para completar, ainda vai haver informações sobre associações de arte, organizações e galerias daquele tempo.
[bolha]A partir de 24 de outubro até data indeterminada, na Galeria Nacional em Praga (Národní galerie v Praze), no bairro Holešovice
Visitação de terça a domingo, das 10h às 18h; quarta-feira, até as 20h
Entrada: 150 CZK
Endereço: Dukelských hrdinů 47
Bondes 12, 17 e 24, parada Veletržní palác, (bem em frente ao prédio) ou bondes 1, 8, 25 e 26, parada Strossmayerovo náměstí (a uma quadra). A estação de metrô mais próxima é a Vltavská (linha C, cor vermelha)
Informações no site[/bolha]
[clear height=”10px”]
Reinauguração do Museu Nacional
Depois de 7 anos de reformas, pensadas justamente para a festa dos 100 anos da Tchecoslováquia, o Museu Nacional abrirá suas portas no dia do aniversário do país. Algumas exibições estão programadas, mas você nem precisa pensar muito em qual ir, porque a entrada vai ser gratuita.
[bolha]Dia 28 de outubro
Horário ainda não divulgado, mas outros prédios do museu costumam abrir diariamente, entre 10h e 18h
Entrada gratuita
Endereço: Václavské náměstí 68
Bondes 11 e 13, parada e estação de metrô Muzeum (linha A, cor verde, e C, cor vermelha[/bolha]
[clear height=”10px”]
Projeção na fachada do Museu Nacional
Em 27 de outubro, um dia antes da reinauguração do Museu Nacional, haverá uma projeção videomapeada na sua fachada. O tema vai ser “Testemunha da História” e certamente vai ser um belo espetáculo.
[bolha]Dia 27 de outubro
Horário: 20h
Ao ar livre
Endereço: Václavské náměstí 68
Bondes 11 e 13, parada e estação de metrô Muzeum (linha A, cor verde, e C, cor vermelha[/bolha]
[clear height=”10px”]
Exposição Tcheco-Eslovaca / Eslovaca-Tcheca
Entre as exposições preparadas para a abertura do Museu Nacional, a mais interessante parece ser essa, que mostra aos visitantes como a Tchecoslováquia se formou, viveu, lutou e se separou em dois países soberanos.
Ela já foi apresentada no Castelo de Bratislava, na Eslováquia, e agora chega em Praga, por isso o nome duplo, contemplando os dois povos.
[bolha]De 28 de outubro de 2018 até 30 de junho de 2019, no prédio histórico do Museu Nacional (Národní muzeum)
Horários de visitação ainda não divulgados, mas outros prédios do museu costumam abrir diariamente, entre 10h e 18h
Entrada gratuita até 31 de dezembro
Endereço: Václavské náměstí 68
Bondes 11 e 13, parada e estação de metrô Muzeum (linha A, cor verde, e C, cor vermelha[/bolha]
[clear height=”10px”]
Desfile das Forças Armadas
Se você gosta desse tipo de desfile, saiba que as forças tchecas se apresentarão no dia 28 de outubro. O espetáculo promete ter 2000 soldados, 200 veículos militares, 300 integrantes de forças de resgate, veteranos de guerras e muito mais, incluindo demonstrações aéreas.
[bolha]Dia 28 de outubro
Entre 14h e 15h
Entrada gratuita, evento ao ar livre
Endereço: ao longo da Rua Evropská
Para chegar, use o metrô da linha A (cor verde). As estações ao longo da Rua Evropská são Dejvická, Bořislavka e Nádraží Veleslavín. Siga o fluxo de pessoas.[/bolha]
[clear height=”10px”]
Exposição das Forças Armadas, de 1918 até hoje
Equipamentos militares usados pelo exército tchecoslovaco e tcheco desde 1918 até hoje estarão expostos para os fãs do assunto, junto com apresentações de técnicas do exército e de outras forças de segurança do país.
[bolha]De 26 a 28 de outubro, na área chamada de Letenská pláň, no Parque Letná
Horário de visitação: entre 8h e 18h
Entrada gratuita
Endereço: Letenská pláň, no Parque Letná
Bondes 1, 8, 12, 25 e 26, parada Sparta[/bolha]
[clear height=”10px”]
Show de fogos
Era esperado que houvesse um foguetório, né?
O show de fogos para comemorar o aniversário da Tchecoslováquia vai acontecer às 19h18 do dia 28 de outubro, no alto do parque Letná, visível de qualquer lugar na beira do rio Vltava no centro da cidade (e até de lugares mais distantes).
Os melhores locais para assistir ao show são as pontes most Legií, Čechův most, Mánesův most e Ponte Carlos (Karlův most), além das orlas Smetanovo nábřeží e Dvořákovo nábřeží.
[clear height=”10px”]
Dia de portas abertas
Para finalizar a lista, 28 de outubro é tradicionalmente um dia de entrada livre em vários prédios públicos de Praga, às vezes até com tours guiados (porém raramente em inglês).
Entre os locais de maior destaque e que abrem anualmente nessa data estão o Senado, a Câmara de Deputados, a Casa Municipal (que neste ano abre também no dia 27), a residência oficial do primeiro-ministro, a residência oficial do prefeito, a Galeria Nacional em Praga e o Museu Técnico Nacional.
Melhor país do mundo.
Vontade de voltar a Praga só pra ver o Museu Nacional aberto… Tá na lista! 😉
Abs.
Venha! =)