Como dirigir na República Tcheca

Como dirigir na República Tcheca: estrada no outono

Dirigir na República Tcheca é bem fácil e seguro.

Você não precisa ter medo de placas em tcheco, nem de policiais que não falam um pingo de inglês. Como o país é membro da União Europeia, todas as placas mais importantes têm uma versão em inglês, da mesma forma que os policiais estão acostumados a conversar com estrangeiros.

Na questão da qualidade das estradas, você sempre vai ouvir algum tcheco reclamando, mas isso é porque eles estão mal acostumados. Ainda que não sejam autobahns alemãs, qualquer rodovia tcheca é no mínimo boa e você não precisa se preocupar com isso.

A qualidade da sinalização também é assim. É fácil de você se guiar e localizar. Sem falar que qualquer GPS funciona perfeitamente no país (e até o seu Google Maps. (Veja como comprar um chip de celular tcheco).

Como dirigir na República Tcheca: estradas ótimas e placas em inglês
Autoestradas ótimas e placas compreensíveis (Kladno e Unhošť não são orientações, são nomes de cidades)
Como dirigir na República Tcheca: estradas ótimas
Mesmo as estradas normais são excelentes
Como dirigir na República Tcheca: GPS
GPS: funciona perfeitamente em todo o país e ajuda muito

Segurança? A situação ainda precisa melhorar muito. Mesmo assim, o número de fatalidades nas estradas tchecas é menor do que em bons países da União Europeia. Segundo dados de 2018, as rodovias do país são mais seguras (ou menos perigosas) do que as da Hungria, da Polônia e até mesmo as de Portugal.

Veja algumas das principais dicas para dirigir na República Tcheca, alugue o seu carro em Praga e viaje tranquilo. Você vai amar o interior do país.

Importante: as informações abaixo valem para veículos de passeio, os mais utilizados pelos turistas. Para veículos com mais de 3,5 toneladas, a legislação é diferente.

Dicas para dirigir na República Tcheca

Onde alugar carro

A República Tcheca tem filiais de todas as grandes locadoras internacionais, muitas vezes com escritórios em aeroportos, estações de trens e nos centros da maiores cidades. Basta escolher a sua preferida.

Para fazer uma cotação em várias locadoras ao mesmo tempo, use a Rentalcars.

Como dirigir na República Tcheca: loja da locadora Budget na estação principal de trens, em Praga
Loja da locadora Budget na estação principal de trens, em Praga (Praha hlavní nádraží): existem várias outras em outros lugares também

Documentos necessários

Ainda que as locadoras tchecas nem sempre peçam tudo, mantenha com você:

  • Passaporte
  • Carteira Nacional de Habilitação dentro do prazo de validade
  • Permissão Internacional para Dirigir (PID)
  • Todos os documentos do carro (que a locadora vai fornecer, é claro)

Para saber como fazer a Permissão Internacional para Dirigir, entre em contato com o Detran do seu estado.

Se você tiver carteira de hablitação emitida por algum dos países da União Europeia, ela substitui a CNH brasileira e a PID.

Velocidade máxima

Nas cidades, a velocidade máxima é de 50 km/h, com algumas exceções em grandes avenidas e túneis (fique atento à sinalização).

Como dirigir na República Tcheca: limites de velocidade
Os túneis de Praga, onde o limite pode chegar a 70 km/h: exceção dentro da cidade

Em frente a escolas, a velocidade é de 30 km/h.

Em áreas residenciais, ande no máximo a 20 km/h.

Como dirigir na República Tcheca: placas de trânsito
Placas indicando início e fim de áreas residenciais (arte: Frisky007 – CC BY-SA 3.0)

Nas estradas, a velocidade máxima varia, mas vai até 130 km/h nas maiores. Tenha cuidado quando a estrada passar por dentro de uma vila ou cidade. Ali o limite cai para 50 km/h.

Sinalização

Como dirigir na República Tcheca: placas de trânsito
Placa de acesso proibido a veículos

É difícil colocar toda a sinalização aqui. Então, se você quiser estudar as placas (o que eu recomendo) pode ver algumas das mais importantes neste link da Wikipédia (em inglês).

Mas se você nunca dirigiu na Europa, faço uma ressalva: ao contrário do que parece para brasileiros, as placas de fundo branco com bordas vermelhas indicam restrições e proibições.

Exemplo: a placa ao lado não indica que carros podem passar. É o contrário: ela indica proibição a veículos.

Álcool e direção

Nunca beba álcool se for dirigir na República Tcheca.

O limite de álcool permitido no sangue do motorista no país é zero. Se você fizer o teste do bafômetro e aparecer qualquer coisa, vai ter problemas e pode se complicar muito.

Como dirigir na República Tcheca: bafometro
Bafômetro em um restaurante de Praga: para nenhum cliente dirigir bêbado

Caso você tenha saído de carro e bebido, peça um serviço de táxi que leva você e seu carro até o seu hotel. O mais famoso é o Modrý Anděl.

(Não preciso falar que também é proibido dirigir sob influência de qualquer droga, né?)

Bondes e ônibus nas cidades

O transporte público sempre tem preferência em relação ao transporte particular. Em Praga, os bondes têm preferência até mesmo sobre faixas de segurança.

Como dirigir na República Tcheca: placas de trânsito
Placa indicando local onde carros e bondes devem andar juntos, mas o sinal no lado direito avisa: a preferência é do coletivo

É claro que eles precisam parar em semáforos, mas lembre-se de sempre dar a preferência em todas as outras situações e evite ficar parado sobre trilhos de bonde.

Preste muita atenção à paradas de transporte público que “invadem” a rua. Se um bonde ou ônibus parar ali, você precisa esperar atrás dele até que os passageiros entrem em saiam.

Dirigir no inverno

A lei determina que os carros precisam usar pneus de inverno entre 1º de novembro e 31 de março. Peça informações na sua locadora, ela deve tomar as precauções sobre o assunto e informar os cuidados que você deve ter com o veículo sob frio intenso. As estradas mais importantes costumam ter manutenção para retirada de gelo, quando é possível. Mesmo assim, se você nunca dirigiu nessas condições, pesquise sobre o assunto e fique de olho na previsão do tempo e nos alertas da polícia. Se isso parecer muito, talvez seja melhor repensar sua road trip nessa época.

Como dirigir na República Tcheca: dirigir no inverno, com neve
Dirigir num dia desses pode ser complicado

Em caso de emergência

  • Se precisar parar por alguma pane ou emergência, sempre use o triângulo. Ele deve ficar a 50 metros do veículo ou 100 metros em autoestradas. Ligue o pisca-alerta também.
  • Se você precisar sair do carro em uma estrada, vista um colete refletor (veja os itens obrigatórios nos veículos, mais abaixo).
  • Praticamente todos os acidentes devem ser comunicados à polícia. Caso seja necessário movimentar o carro, marque a posição em que ele estava.
  • Sua locadora certamente vai fornecer um número para você ligar em caso de emergência. Além dele, anote outro: 112. É o número da central para todas as emergências na República Tcheca. O atendimento é em inglês.

Fiscalização e o que os policiais podem exigir de você

  • Existem radares e eles podem ficar escondidos para que os motoristas não vejam. Nas cidades também podem existir controladores de velocidade.
  • A polícia tcheca pode pedir para verificar seus documentos e você é obrigado a mostrar.
Carro da polícia tcheca
Carro da polícia tcheca: “proteger e servir”
  • Você é obrigado a fazer o teste do bafômetro, caso seja solicitado por um policial. Se você se recusar, vai ser considerado alcoolizado.
  • Caso o bafômetro mostre algo, você pode ser levado para um exame de sangue.
  • Sua carteira de habilitação pode ser apreendida por um policial, se ele achar que é necessário. Mas ele precisa deixar um recibo com você.
  • Você pode ser obrigado a pagar sua multa na hora, com cartão ou dinheiro. Exija o recibo de pagamento, caso isso aconteça.

Equipamentos obrigatórios

Se o seu carro for alugado na República Tcheca, ele provavelmente terá todos os equipamentos obrigatórios. Mas se você estiver chegando de outro país, certifique-se de ter também:

  • Triângulo de de sinalização de emergência
  • Kit de primeiros-socorros
  • Colete refletor (que deve ser usado sempre que você sair do veículo).

Verifique com a sua locadora. Se for preciso, você pode comprar equipamentos nos postos de gasolina, depois de entrar na República Tcheca.

Combustível

Pergunte na sua locadora qual tipo de combustível você deve colocar, já que isso pode mudar de acordo com a vontade dela. Se você não souber usar a bomba, peça ajuda a alguém no posto e dê uma gorjeta.

Ah, gasolina, em tcheco, é benzín. Diesel é nafta.

Como dirigir na República Tcheca: posto de gasolina
Posto de gasolina em Praga

Estacionando em Praga

Saiba que estacionar em Praga é extremamente complicado, ainda mais nas regiões turísticas, onde quase todas as vagas nas ruas são para residentes ou têm limite de tempo de uso.

Como dirigir na República Tcheca: multa
E se você estacionar em local proibido, a multa é certa

Como eu não sei onde você vai se hospedar, o ideal é perguntar ao seu hotel se ele tem estacionamento. Se tiver, ótimo, você está com sorte. Se não tiver, peça orientações sobre onde deixar o seu carro nas redondezas, estacione e esqueça dele até a hora de ir embora.

Leia também: Como estacionar em Praga

Digo isso porque Praga tem trânsito intenso, principalmente no centro da cidade. Fazer turismo com um carro vai fazer você perder tempo e se incomodar. Prefira usar o transporte público de Praga, sempre. É mais barato, tranquilo e bonito (porque você pode ver a paisagem).

Como dirigir na República Tcheca: transito em Praga
Na hora do rush de Praga, vai ser muito melhor se você não estiver de carro

Dicas gerais

  • Dirija com o farol do carro sempre aceso, dia e noite, faça chuva ou faça sol. É obrigatório.
  • Todos os ocupantes do veículo precisam usar cinto de segurança, mesmo no banco de trás.
  • Não é permitido mexer no telefone enquanto dirige. Viva-voz pode ser utilizado.
  • Sempre dê a preferência para pedestres, principalmente em faixas de segurança.
  • Cuidado em semáforos quando você precisar virar uma esquina. Às vezes o semáforo para pedestres também está aberto e a preferência é deles.
  • Crianças menores de 12 anos e com menos de 1,50 m não podem andar no banco da frente e precisam usar cadeiras especiais, de acordo com o tamanho e peso delas. Peça informações mais específicas na sua locadora.

Como dirigir na República Tcheca: pedágios

Pedágios

As principais autoestradas do país têm pedágio, mas não existem praças com cabines para você fazer o pagamento.

Para poder viajar nessas rodovias, você precisa pagar pelo pedágio eletrônico.

Se o seu carro for alugado em Praga ou em qualquer outra cidade da República Tcheca, certamente ele já vai ter o pedágio pago. Apenas confirme na hora de retirar o veículo e dirija tranquilo.

Mas se o seu carro for alugado fora do país, é praticamente certo que você vai precisar fazer o pagamento por conta própria antes ou ao chegar na República Tcheca, o que é bem fácil (veja mais abaixo). Para ter certeza se o carro tem ou não tem o pedágio pago, pergunte na sua locadora.

A multa por dirigir sem pagar o pedágio pode chegar ao equivalente a 800 euros.

Como funciona o pedágio na República Tcheca

O pedágio não é pago a cada vez que você passar pela estrada. Ele é pago de uma vez só e válido por diferentes períodos de tempo:

  • 1 dia. Preço: 200 CZK
  • 10 dias. Preço: 270 CZK
  • 30 dias. Preço: 430 CZK
  • 1 ano. Preço: 2.300 CZK

Você escolhe de acordo com o tempo que vai usar o carro no país.

O pedágio de 1 dia é válido até a meia-noite do dia para o qual ele foi comprado.

O pedágio de 10 dias perde a validade no fim do 10º dia após a data de início. Exemplo: pedágio pago no 2 de junho é válido até o fim do dia 12 de junho.

O pedágio de 1 mês perde a validade no fim do mesmo dia no mês seguinte. Exemplo: um pedágio pago no dia 4 de janeiro é válido até o fim do dia 4 de fevereiro.

Como usar o selo de pedágio

Não há o que “usar”, porque o pedágio é eletrônico. Não é necessário colar adesivo nem nada mais no carro. Basta pagar o pedágio (pela internet ou nos quiosques eletrônicos) e receber a confirmação por e-mail.

Onde comprar o selo de pedágio

Repito: se você pegar seu carro na República Tcheca, não se preocupe, a locadora certamente já vai o pedágio anual pago. Apenas confirme por segurança.

Mas se você estiver chegando de outro país, pode pagar o pedágio pela internet ou nos quiosques eletrônicos nos postos de gasolina próximos das fronteiras, já dentro da República Tcheca.

Para comprar, acesse este site, clique em “Buy a vignette” e siga as instruções, elas estão bem fáceis e descritas em inglês, mas coloco os pontos básicos aqui:

  • Selecione o período que você precisa (10 dias, 30 dias ou 1 ano).
  • Digite o número da placa do veículo e o país onde ele é registrado.
  • Escolha a data de início de validade do período (a data em que você vai entrar na República Tcheca com o veículo). Você pode fazer a compra com até 3 meses de antecedência.
  • Selecione o Eco price, se o veículo for movido a gás natural ou biometano (esses têm desconto).
  • Pague com o seu cartão de crédito ou débito.
  • Verifique a confirmação da compra no seu e-mail, com todas as datas e horários de validade.

Se você errar o número da placa, tem até 15 minutos para fazer a correção.

Se preferir, pode escolher receber uma mensagem avisando sobre o fim da validade.

Quais autoestradas têm pedágio na República Tcheca?

As autoestradas são sinalizadas por uma placa verde mostrando duas pistas separadas. Em conjunto, há uma placa menor, com algo que parece uma câmera. Isso indica que ali você precisa ter o selo de pedágio.

Já a mesma placa com uma faixa vermelha sobre a “câmera” indica que ali termina o trecho pago.

Como dirigir na República Tcheca: placas de pedágio
À esquerda, início de estrada com pedágio; à direita, fim do trecho pago (montagem sobre artes de Zirland – CC BY-SA 3.0 – e Ministerstvo dopravy České republiky – domínio público)

As autoestradas com pedágio por onde a maioria dos visitantes passa logo que entra na República Tcheca são:

D8 (para quem chega de Berlim e Desden)

D2 (para quem chega de Viena ou Bratislava – e, consequentemente, de Budapeste)

D1 (para quem chega da Polônia)

D5 (para quem chega de Munique ou Nuremberg)

Quem entra por Linz (Áustria) não precisa se preocupar com pedágio para ir até Český Krumlov. Mas se quiser seguir para Praga, vai precisar comprar o selo.

Existem várias outras autoestradas com pedágio na República Tcheca, incluindo trechos pequenos no meio de estradas sem pedágio. Clique aqui para ver o mapa atualizado de rodovias pedagiadas na República Tcheca.

Sei que todas essas regras podem assustar, mas acredite no que eu falei lá em cima: dirigir na República Tcheca é fácil, seguro e você vai amar.

7 comentários em “Como dirigir na República Tcheca”

  1. Ana Cristina Junqueira

    Olá, estou indo para Europa em setembro e tenho algumas dúvidas. Vou pegar e devolver o carro no aeroporto de Frankfurt porém queremos passar por outros países: República Tcheca, Hungria e Áustria. Isso é possível ou seria melhor fazermos de trem? Se for possível, temos que relatar isso quando formos alugar o carro devido ao seguro e os pedágios?

    1. Oi, Ana Cristina.
      Normalmente é possível, mas a única fonte de informação confiável é a sua locadora, até porque isso depende de regras dela própria.
      E, sim, eu avisaria a locadora sobre qualquer intenção de passar por vários países. Se a companhia tiver restrições, você será avisada. Se não tiver, vão dar OK e você poderá viajar tranquila.
      Boa viagem!

  2. Olá! Tudo bem? Vou agora em julho, essas regras em relação a dirigir na República Theca ainda permanece? Outra dúvida, independente das cidades que farei, os carros locados já vem com o pedagio? Li também que os carros locados não podem circular em via não pavimentada , pois se tiver sinistro, o seguro não cobre , é verdade! Desde ja, obrigada. Seu blog está me ajudando muito na organização da minha viagem

    1. Oi, Regina. Boa noite!
      – Sim, as regras permanecem.
      – Sobre pedágio, sempre pergunte na sua locadora. Não há uma regra única para todas, cada uma decide se vai pagar o pedágio ou não.
      – Sobre dirigir em ruas não pavimentadas, nunca vi nada sobre isso, pergunte na sua locadora também.
      Boa viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verified by MonsterInsights