No meu post sobre os pratos tradicionais da República Tcheca, eu digo que a comida local está longe de ser um primor de refinamento e isso é verdade verdadeira.
O que eu guardei para dizer apenas neste post é que as coisas estão mudando muito neste assunto e que a República Tcheca está, neste exato momento, vivendo uma revolução na sua cozinha – provavelmente a primeira em mais de uma centena de anos.
Esta revolução está acontecendo graças à primeira geração de chefs nascidos no pós-comunismo.
Depois de gerações de cozinheiros que viveram sem poder inovar (porque, acredite, os cardápios dos restaurantes eram padronizados nas décadas comunistas) e depois de uma geração que não desenvolveu a criatividade e apenas imitou o que viu ao sair pelo ocidente recém aberto (copiando principalmente as pizzarias), a geração pós-Cortina de Ferro finalmente chegou ao comando dos restaurantes e está adicionando ideias novas às receitas tradicionais dos seus bisavós.
Isso foi uma das muitas coisas que aprendi fazendo aquele que eu considero o melhor food tour em Praga e que foi o primeiro a surgir na cidade, o Taste of Prague.
Para quem gosta de ir além do básico numa visita a um país e para quem gosta de entender melhor e provar mais da culinária local, o Taste of Prague, comandado pelo queridíssimo casal Zuzi e Jan Valenta, é fundamental, obrigatório, imperdível mesmo.
A mecânica é bem simples: num passeio de 4 horas por áreas fora do burburinho turístico de Praga, Jan conta um pouco da história da cozinha tcheca e, depois, guia você por lugares modernos e criativos que servem versões novas de pratos tradicionais – incluindo uma parada estratégica em um wine bar para provar vinhos da Morávia.
No tour que eu fiz com apenas mais 8 gringos, experimentamos tantas delícias que eu tive que pedir para o Jan me mandar a lista depois, porque não consegui anotar.
[bolha cor=”insider-red”]• Chlebíček (sanduíches abertos) de purê de beterraba com queijo de cabra e de arenque curado com maionese de wasabi, no bistrô Sisters;
• Bolo de carne servido no pão, salsicha vienense, queijo de porco e torresmo, no açougue e hamburgueria Naše Maso;
• Schnitzel de porco com salada de batatas (um clássico), presunto de Praga com raiz-forte (Pražská šunka) e goulash com knedlík, na cervejaria Lokál;
• Ovo escocês e donut de baunilha, no genial Maso a kobliha (cujo nome significa literalmente “carne e donut”);
• Batata queimada servida com cinzas e espuma de batata (sim, isso mesmo, e era bom); trigo vermelho fermentado com ovo perfeito e cogumelos; e žemlovka, um doce que mistura pudim de pão com maçã, baunilha e rum, no restaurante e padaria Eska.
• Para beber, cerveja Pilsner Urquell direto do barril, no Lokál, e vinhos da Morávia, no wine bar Bokovka.[/bolha]
Tudo teve sua ligação com os tchecos devidamente explicada de forma divertida e didática pelo Jan, que era tradutor de inglês antes de criar o Taste of Prague e fala a língua tão perfeitamente bem que às vezes você até se perde um pouco se não estiver afiado nela.
Não vou fazer uma análise técnica de sabores, aromas e texturas porque não tenho talento para isso e também porque o tour que eu fiz é voltado para pessoas comuns, não para connoisseurs – para estes, existe outro passeio mais indicado (veja abaixo) ainda que o tour feito por mim também tenha tudo para agradar aos paladares mais exigentes.
Mesmo sem entrar em detalhes, garanto: você sai do Taste of Prague com uma excelente visão geral da gastronomia tcheca, com uma experiência ótima por restaurantes que vêm participando da tal revolução culinária atual e com uma vontade louca de ir bem mais longe no seu aprendizado.
E, é claro, sai com a barriga bem cheia também (eu não jantei naquele dia).
Food Tour em Praga: Taste of Prague
[bolha]O Taste of Prague oferece dois tipos de tour em Praga:
• Traditional Czech Food Tour – Foi o passeio que eu fiz, voltado para pessoas comuns com curiosidade de conhecer, entender e experimentar a culinária tcheca como um todo e historicamente. Preço: 2.400 CZK
• Prague Foodie Tour – O nome indica: é para foodies, pessoas que amam gastronomia e gostam de experimentar de tudo. É focado em mostrar um panorama geral da cena gastronômica tcheca hoje. Preço: 2.700 CZK
Para os amantes do vinho tem o Moravian Wine Tour, um passeio privado por vinícolas da Morávia. Pode ser incluído no caminho para Viena ou Bratislava. Preço, com tudo incluído (acomodação, transporte e comida): a partir de 600 EUR
Para informações sempre atualizadas e completas acesse o Taste of Prague.[/bolha]
[divider style=”single” align=”center” color=”” opacity=”1.00″ width=”” pull=”” padding_top=”20px” padding_bottom=”5px”]