Muita gente que visita Karlovy Vary diz que a cidade é tão linda e tão perfeitinha que parece um cenário de filme, sem saber que ela costuma ser palco de produções de cinema mesmo (007 – Cassino Royale foi filmado lá, por exemplo).
Esse visual encantador que atrai Hollywood e tantos turistas é resultado da mistura da geografia da região – cheia de morros, bosques e rios – com um período de expansão local do estilo art nouveau, entre o fim dos anos 1800 e o início dos 1900. Naquela época, arquitetos vienenses invadiram Karlovy Vary e transformaram a cidade no que o francês Le Corbusier definiu mais tarde como “uma convenção de bolos”.
Mas a fama de Karlovy Vary não começou apenas com a exuberância arquitetônica do século 19. Ela nasceu no século 14, nos tempos do rei Carlos IV, por um motivo que é popular até hoje: as suas águas termais.
Segundo a lenda, o rei estava caçando na região quando um de seus cães farejou um veado e saiu em busca da sua presa. Logo em seguida, o rei e seus companheiros escutaram o cachorro ganindo, correram para ver o que havia acontecido e encontraram o bicho caído em um pequeno lago de água quente.
Quando conseguiram resgatar o pobre canino, Carlos viu que alguns ferimentos que o animal já tinha antes de entrar no lago haviam sido curados. Intrigado, resolveu fazer um teste no seu próprio corpo, entrando na água quente também.
Adivinha o que aconteceu?
É óbvio: os ferimentos do rei também foram curados.
Foi o suficiente para que Carlos ordenasse a construção de uma cidade na área, para que ele e mais pessoas pudessem aproveitar os poderes daquela fonte medicinal.
A história das águas milagrosas se espalhou rápido e logo Karlovy Vary (que também é conhecida pelo seu nome alemão, Carlsbad) virou o destino de muitas pessoas ricas em busca de cura para seus problemas físicos.
Assim, ao longo dos séculos em que alternou momentos de decadência e sucesso, nomes como Pedro I (o Grande), Maria Teresa (da Áustria), Casanova, Goethe, Beethoven, Paganini, Karl Marx, Freud, Mustafa Atatürk, Frank Sinatra e sabe-se lá quantos outros famosos passaram muitas vezes pela cidade, varios até morando nela, apaixonados pelo seu clima, pela sua beleza e, é claro, pelos seus spas construídos em função das águas termais.
Hoje, Karlovy Vary continua recebendo esse público, inclusive com o seu festival internacional de cinema, mas as atrações já vão bem além do turismo medicinal.
Em vários de seus cantos estão escondidos lugares interessantíssimos para pessoas de vários gostos, como o museu de um licor famoso no mundo inteiro, uma cerveja deliciosa vendida apenas na cidade e uma das fábricas de cristais boêmios mais elegante do planeta, entre outros.
Mas quer saber? Eu aposto: o que vai conquistar você é o visual “de cinema” de Karlovy Vary. É assim com todos que visitam a cidade – e não tem como ser diferente.
Karlovy Vary: o que fazer
Passeio a pé
O melhor programa em Karlovy Vary é passear a pé e tranquilamente por suas ruas, parando para ver os detalhes nos seus edifícios, curtindo a paisagem e descobrindo cantinhos escondidos.
O fluxo natural dos visitantes vai levar você pela avenida de pedestres que passa junto ao rio Teplá, chamada Stará Louka, mas não fique apenas nela.
Avance por suas extremidades, vá adiante depois de passar pelo Grandhotel Pupp, encare as ruas que sobem os morros, encare os caminhos que levam pelo meio dos bosques (para ver a cidade de cima), vá até o Hotel Thermal (o prédio mais alto e feio do centro) e entre pela avenida T. G. Masaryka.
Enfim, caminhe sem rumo até onde achar interessante. Depois, escolha outra direção e repita. Sempre vai ter algo lindo e diferente para você ver em Karlovy Vary.
Museu Jan Becher (Museu Becherovka)
Karlovy Vary é quase sinônimo de Becherovka (pronúncia: “bêrrerôvka”), uma das bebidas mais tradicionais da República Tcheca e reconhecida no mundo inteiro pelo seu sabor, suas propriedades digestivas e seu teor alcoolico de 38%.
Um passeio pela cidade é uma chance dourada para quem gosta desse bitter, porque é nela que fica o Museu Jan Becher – que a gente pode chamar de Museu Becherovka mesmo – no prédio construído em 1807 para ser a 1ª fábrica da bebida e hoje transformado no complexo Becherplatz.
O museu, que conta toda a história da criação da Becherovka e como ela cresceu até se tornar o que é hoje, tem algumas atrações antigas bem interessantes e não é grande, podendo ser encaixado facilmente num passeio.
Você só precisa prever que vai sair levemente bêbado dele, já que o tour oferece algumas variações da bebida. E como todas são boas (e fortes), já viu, né?
(Atenção: não beba se estiver dirigindo. A tolerância para motoristas alcoolizados na República Tcheca é zero e você vai se dar muito mal se fizer isso.)
Museu Becherovka (Jan Becher Museum)
Rua T. G. Masaryka 282/57
Aberto de terça a domingo, das 9h às 17h
Informações sempre atualizadas em becherovka.com
Colunadas e fontes termais
Antes de tudo, uma rápida explicação: colunadas são construções repletas de colunas, chamadas de kolonádas em tcheco.
Existes ao menos 4 colunadas grandes em Karlovy Vary e você vai passar naturalmente por elas durante a sua caminhada pela beira do rio Teplá, então não precisa se preocupar com a inclusão no roteiro.
Sua única preocupação deve ser a de comprar uma das pequenas jarras de cerâmica típicas da cidade, utilizadas para quem quer beber a água termal e medicinal que sai constantemente das várias fontes instaladas dentro das colunadas.
Onde comprar as jarras? Você vai passar por várias lojinhas de souvenir cheias delas. É só escolher.
Ah, um aviso: as águas podem até curar sabe-se lá quantos males, mas elas têm um gosto ruim, salgado e vêm quentes. Contenha a emoção no primeiro gole para não se decepcionar e cuspir tudo.
Passear pelos morros e ver a estátua do veado, símbolo de Karlovy Vary
Quase perdida no meio de uma das florestas nos morros de Karlovy Vary, essa estátua é praticamente o símbolo da cidade e foi instalada sobre uma enorme pedra nos anos 1800, para lembrar a lenda da descoberta das suas águas termais.
Reserve um tempo razoável para chegar até ela, porque você pode se perder nos caminhos e não encontrar nada. Porém, não crie muita expectativa: o veado de bronze é pequeno, bem menor do que aparenta nas fotos. O que vale ali é a vista e o passeio pelo morro.
Se não quiser caminhar morro acima, pegue o funicular chamado Diana, que fica ao lado do Grandhotel Pupp e desça na parada Jelení skok. Dali, tente seguir as placas indicando jelení skok.
Spa de cerveja
Numa cidade com tantos spas, no país com a melhor cerveja do mundo, tinha que ter um spa com a bebida preferida dos tchecos, né?
Se você gosta da ideia de ficar numa banheira cheia da bebida misturada óleos essenciais, tomando quantos canecos quiser, para depois deitar numa cama de palha de trigo (e provavelmente dormir de bêbado), talvez você aproveite esse lugar de gosto bem peculiar e localizado no subsolo de um prédio.
Os preços variam de acordo com o número de pessoas fizerem o, digamos, “tratamento”.
Spa de Cerveja (Beer Spa Beerland)
Rua Stará Louka 8
Informações sempre atualizadas em beerspa-carlsbad.cz
Museu Moser
Apesar de exigir que você saia um pouco do centro turístico da cidade, uma visita ao museu da Moser (uma das marcas de cristais da Boêmia mais prestigiadas e desejadas do mundo) é uma oportunidade fantástica de ver peças maravilhosas e também de ver como essas belezas são produzidas.
Os tours são programados e têm limites de horários e de número de participantes, portanto é melhor reservar o seu lugar com antecedência.
Museu Moser
Rua Kapitána Jaroše 46/19
Aberto diariamente, das 9h às 17h – veja exceções no site
Informações sempre atualizadas em moser-glass.com
Comprar wafers Kolonada
Não deixe de experimentar os famosos wafers (oplatky) à venda em vários lugares de Karlovy Vary e aproveite para comprar algumas caixas para levar para casa.
Mas aqui eu preciso dar uma dica pessoal: compre os wafers da marca Kolonada, que não são de Karlovy Vary, mas de Mariánské Lázně, cidade a 50 km de distância. A qualidade deles é muitíssimo superior aos exemplares locais.
Igreja Ortodoxa de São Pedro e São Paulo
Karlovy Vary é uma cidade muito procurada por russos, tanto que existem voos diretos entre ela e Moscou.
Essa preferência começou há muito tempo e deixou marcas que vão além dos milhares de avisos e anúncios escritos no alfabeto cirílico. Uma delas é a Igreja Ortodoxa de São Pedro e São Paulo, construída no fim dos anos 1800, com estilo bizantino e lindas cúpulas douradas.
Se você nunca teve a oportunidade de ver uma obra representante dessa religião, pode aproveitar para fazer isso na cidade.
Igreja Ortodoxa de São Pedro e São Paulo (Chrám svatého Petra a Pavla)
Rua Krále Jiřího 1039/2b
Aberto diariamente, das 9h às 18h – mas pode haver restrições
Tratamentos em spas
Os spas que oferecem tratamentos medicinais e de beleza com águas termais e minerais são a maior atração para muitos visitantes de Karlovy Vary há quase 700 anos.
Os principais problemas médicos tratados costumam envolver o sistema digestivo, pós-operatórios, distúrbios metabólicos, locomoção, alergias respiratórias e periodontite, mas muita gente vai até a cidade em busca apenas de deliciosos dias de relaxamento com massagens e tratamentos de beleza, aproveitando a enorme infraestrutura profissional que ela tem, com preços variadíssimos.
Você pode se hospedar num spa e aproveitar tudo que ele oferece durante dias a fio, pode escolher apenas alguns tratamentos pontuais ou pode dormir num hotel comum e passar somente algumas horas nos tratamentos que preferir, pagando separadamente, com ou sem acompanhamento médico.
Os valores variam desde poucas coroas tchecas por banhos em águas termais até o infinito por tratamentos completos e complexos.
Para saber mais sobre os tratamentos, visite o site oficial da cidade. Ele é bem completo nesse assunto e você pode filtrar por preço e tipo de serviço.
Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary
O Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary (KVIFF) é o mais importante da Europa Central e o maior da República Tcheca. Ele faz parte da mesma categoria dos festivais de Cannes, de Veneza e de Berlim, por exemplo.
Se você tiver programação para estar na cidade no verão, ali entre fim de junho e início de julho, saiba que o festival costuma receber pessoas ilustres do cinema, o que significa uma boa chance de ver algum ídolo ao vivo. Mas ele também faz com que os hotéis fiquem concorridos.
Veja quando o próximo festival vai acontecer e decida o que você vai fazer na sua viagem.
Karlovy Vary: dicas gerais
Quanto tempo ficar
É totalmente possível fazer um bate-volta desde Praga, mas eu recomendo que você passe ao menos uma noite em Karlovy Vary (e dá para passar até muitas noites mais).
Motivos para isso:
– A cidade fica lindíssima iluminada;
– O fim da tarde, a noite e o início da manhã são mais tranquilos para passear, já que o pessoal do bate-volta foi embora ou ainda não chegou;
– São ao menos duas horas de viagem em cada trecho, desde Praga. Isso vai tomar 4 horas do seu dia. No verão (quando os dias são mais longos) até dá para aceitar. Mas no inverno é jogar fora um dia das suas férias.
Clima em Karlovy Vary
O período de temperaturas mais agradáveis começa no fim de maio e vai até o meio de setembro. No início e no fim dessa época, os termômetros ficam em média entre 8ºC e 18ºC. No pico, ali pelo começo de agosto, costuma fazer ao redor de 12ºC à noite e 22ºC no meio do dia.
Essa época também é a que tem mais dias de sol, porém coincide com o período mais chuvoso do ano (principalmente junho e julho), o que significa chuva de verão: vem, cai forte e vai embora.
Nos outros meses do ano (entre o meio de setembro e o fim de maio) espere mais frio, principalmente entre o meio de novembro e o início de março, quando os dias costumam ter mínimas negativas e máximas um pouco acima de zero. Nessa época, os dias mais secos não significam sol. Ele pode aparecer, é claro, mas o normal é ser nublado mesmo.
As maiores chances de ver neve estão entre o fim de dezembro e o meio de fevereiro.
Karlovy Vary: onde ficar
Em breve publicarei o post com dicas de hotéis. Por enquanto, recomendo o seguinte:
– Faça uma busca no Booking, onde você pode reservar sem pagar nada e ainda cancelar sem multa;
– Se estiver procurando um hotel simples mas bom, muito bem localizado e com preço bom, dê uma olhada no Hotel Boston. Já fiquei nele duas vezes e adorei. Fica colado na área exclusiva de pedestres, mas convenientemente na rua paralela, longe da movimentação. Além disso, é fácil de chegar de carro alugado e costuma ter vaga na frente.
– Se você quiser um hotel clássico e cheio de história, vá direto ao Grandhotel Pupp, o mais famoso da cidade, onde dezenas de astros de cinema e personalidades mundiais já passaram noites. Ele é maravilhosamente bem localizado, é lógico.
Karlovy Vary: como chegar
Clique aqui para ver como ir para Karlovy Vary, seja de Praga ou da Alemanha.
Karlovy vary: onde comer
A área para pedestres junto ao rio Teplá (chamada Stará Louka) é lotada de restaurantes, bares e cafés onde você pode parar se bater uma fome mais urgente. A avenida T. G. Masaryka e seus arredores também têm opções. Em ambas regiões você pode encontrar lugares muito bons para o seu gosto, mas se quiser recomendações, vá para esses abaixo.
Restaurante e Cervejaria Karel IV
A cervejaria Karel IV, que fabrica a deliciosa bebida com o mesmo nome, fica no complexo Becherplatz, onde também estão o Museu Becherovka e o restaurante chamado igualmente de Karel IV (ou Charles IV., como talvez você possa ler por aí em inglês).
É justamente nele que você pode experimentar a bebida, enquanto prova pratos muito tchecos, em um ambiente com clima de taverna. Para melhorar, você ainda pode comprar várias cervejas na loja exclusiva que fica no mesmo complexo – o que eu recomendo que faça, já que você dificilmente vai encontrar a marca em Praga.
Rua T. G. Masaryka 282/57
Aberto diariamente, das 11h à meia-noite
Informações sempre atualizadas em becherplatz.cz
Restaurante Tusculum
Se você estiver em busca de algo com muito mais classe e nível, o Tusculum é uma excelente opção. Ele tem menu com pratos sazonais, que respeitam a época certa dos alimentos, além de utilizar apenas carne de animais criados soltos e de ter a sua própria fazenda orgânica (de onde vêm todos os vegetais e ovos). É um dos restaurantes mais recomendados da cidade, por isso faça reserva.
Rua Sadová 31
Aberto diariamente, das 11h às 22h
Informações sempre atualizadas em tusculumkv.cz
Špunt & Knoflík Co.
É uma pedida maravilhosa para quem quiser comer um hamburguer ou algo mais parecido com isso, ao invés de um prato num restaurante (apesar dele ter essas opções também).
Rua Bělehradská 1072/9
Aberto de segunda a quinta, das 11h às 23h; sexta até as 3h da manhã; sábado das 15h às 3h da manhã; fechado no domingo
Informações sempre atualizadas em spuntaknoflik.com
Republica Coffee
Perfeito para aquela paradinha para descanso no meio da tarde, acompanhado de ótimos cafés, delicinhas para beliscar e um ambiente muito legal.
Rua T. G. Masaryka 894/28
Aberto de segunda a sexta, das 7h às 20h; sábado e domingo a partir das 8h
Informações sempre atualizadas em facebook.com/republicakv
Estou em Karlovy Vary pela segunda vez, e sempre bebo as aguas, de fontes diferentes e nunca tem gosto ruim ou muito salgado.
Apenas levemente salgado.
Sao boas e naturais.
Podem beber sem medo.
Oi, Fernando. Que bom que o gosto das águas de Karlovy Vary são boas para o seu paladar. Você sabe que o paladar pode mudar de pessoa para pessoa, né? Abraço.
Excelente informações sobre a cidade! Por causa da sua publicação decidir conhecer, parabéns!
Que bom, Kely! Aproveite Karlovy Vary!
ola Gabe, estamos indo de motorhome, eu e esposa, em Maio. E. pelo seu relato, decidimos conhecer karlov. Vc sabe nos dizer valores para os banhosnas aguas termais, saberia tamebm se pode entrar commotorhome na cidade?
Bom dia, Hederson.
É impossível indicar os preços de todos os banhos termais porque cada local tem sua oferta. Recomendo que você escolha aqueles que mais agradam a vocês e vejam nos sites deles. Você pode começar a sua busca por aqui: https://www.karlovyvary.cz/en/highest-concentration-hot-healing-springs
Em relação a motorhome, também vai depender do tamanho do veículo. Você pode verificar informações sobre tráfego e estacionamento na cidade aqui: https://www.karlovyvary.cz/en/traffic-karlovy-vary
Boa viagem!
Gabe Britto, você é um brasileiro que vive na Republica Tcheca?
Olá, João. Sim, sou.
Prezado Gabe, Parabéns pelas dicas.
Gostaria de uma opinião sua, já que conhece bem o país. Vou ficar 6 noites, e estou dividindo em 3 noites divididas entre Cesky Krumlov e Karlovy vary e 3 noites para Praga.
Entre as duas primeiras cidades, em qual delas você crê que é melhor ficar duas noites (considerando a beleza e coisas para fazer)?
Você crê que é fácil e prático alugar um carro para se locomover entre esses três cidades?Obrigado desde já.
Olá, Douglas! Tudo bem? Obrigado pelos parabéns!
Muito boa a sua divisão de noites, e fico muito feliz de ver as pessoas viajando pelo lindo interior da República Tcheca não apenas em bate-voltas desde Praga, mas realmente passando noites nas cidades. Tenho certeza de que você vai gostar da sua decisão.
A sua pergunta é difícil. =)
Por preferência pessoal, eu ficaria 2 noites em Český Krumlov. Porém, Karlovy Vary também tem uma cidadezinha bem bonita nos arredores, o que significa mais atividades para você nesse período, sem se distanciar. Ela se chama Loket e fica a apenas 15 km de Karlovy Vary.
Então se você tiver preferência por explorar bem uma cidade lindíssima e não tiver problemas com fazer tudo com muita tranquilidade, Český Krumlov é a melhor opção. Mas se você tiver preferência por preencher o seu dia sempre com coisas diferentes, então Karlovy Vary + Loket são a melhor pedida.
Sobre carro, sim, é fácil e prático. Apenas não se esqueça de verificar com os seus hotéis se eles têm estacionamentos ou se indicam algum lugar para isso (e veja quanto custa), porque parar o carro é sempre o maior problema. Em Praga, o carro é absolutamente inútil. Se der, devolva ele logo que chegar na cidade, para não ficar pagando estacionamento à toa.
Abraço e boa viagem!
A cidade é linda demais. Fizemos um bate-volta de Praga, e seguimos todas as dicas de Gabriel. Valeu cada minuto e cada foto. Acho que foi a cidade mais linda que conhecemos até hoje. Obrigada, Gabriel. Você é top demais!
Que bom que vocês gostaram de Karlovy Vary, Shirley! Sua mãe estava certa, então? =)
Adorei as dicas! Não vejo a hora de ir!!! 🙂
Venha! =)
Olá Gabe, uma pena ter tirado a indicação do Karel IV. Fomos duas vezes durante nossa estadia em KV, em outubro de 2019. A primeira, o restaurante estava lotado e fomos mandados embora, sem muita contemplação. A segunda, consguimos mesa. O atendimento inicial não foi de um nível brasileiro de simpatia, mas o garçom que trouxe a comida foi atencioso e amável, e a comida estava deliciosa. Diferentes pessoas, diferentes experiências. Se voltássemos para KV, iriamos no restaurante de novo. Indicariamos o restaurante também para amigos e conhecidos. Grande abraço e um ótimo 2020 para vocês!
Pois é, Tony. Eu sempre fico na dúvida quando alguém fala que o serviço de um lugar na República Tcheca é ruim, porque não sei se o serviço é ruim MESMO ou se é só um choque com o costume brasileiro de ser atendido por pessoas simpáticas (seja essa simpatia verdadeira ou forçada). É por isso que uma das recomendações que sempre dou às pessoas é: não espere sorrisos nos restaurantes. Os tchecos (e muitos povos europeus, em geral), são práticos: o serviço de um atendente não é sorrir, é pegar o pedido, trazer o pedido, retirar os pratos e cobrar a conta. Só, mais nada. Sorriso é brinde. Acho que vou colocar a recomendação do restaurante de novo, talvez fazendo essa ressalva. Muitíssimo obrigado pelo relato! Abração!
Oi, Estás totalmente certo. O melhor é não criar expectativas, apenas CURTIR a viagem.
Gabe, em geral, em todos os países, e na rep Tcheca não é diferente, nós turistas é que devemos ser gentis e entendermos a cultura local. Cumprimentar as pessoas na própria língua. Respeitar as diferenças. Fomos muito bem tratados , com muita simpatia e cordialidade, mas antes de ir estudamos o idioma e a cultura e cumprimentamos a todos em seu próprio idioma. Isso faz toda diferença. Nós somos os invasores , e não podemos deixar de respeitar e de agradecer por nos
receberem em suas casas.
Você tem toda razão, Rosa. Obrigado pelo comentário! =)
Olá! Fomos ontem ao restaurante e tivemos a mesma experiência ruim. Apesar de uma boa comida, o serviço é pavoroso. Não voltaremos e não recomendamos de forma alguma.
Oi, Flávia. Obrigado pelo relato. Aparentemente o serviço decaiu mesmo, então vou retirar a recomendação. Abraço!
Ótimas dicas. Obrigada! Aproveitando, informo que estive com uma amiga na Cervejaria e Restaurante Karel IV; a cerveja é boa, mas o serviço foi horrível, grosseiro mesmo. O garçom trouxe a entrada junto com o prato principal (que já parceria meio frio) e quando reclamamos foi extremamente grosseiro. Friso extremamente. Imagino que seja um sujeito machista (duas senhoras) o que é ainda pior. Não recomendo de modo algum.
Oi, Maria. Que pena que a sua experiência no restaurante tenha sido ruim. Vou ficar de olho em novos relatos, caso não seja o problema de um único garçom, retirarei a recomendação. Obrigado pela contribuição! Abraço!
Adorei as dicas, muito bem explicadas e com fotos!