Praga e a República Tcheca são extremamente seguras, com índices de criminalidade baixíssimos, tanto que vários europeus de outros países se dizem mais tranquilos em terras tchecas do que nos seus lugares de origem.
Estatisticamente falando, o país já está entre os mais seguros do planeta há muitos anos, e em 2022 foi o 8º mais pacífico do mundo e o 7º da Europa, segundo o Global Peace Index, que analisa muitos pontos, incluindo a segurança cotidiana. Nesta posição, a República Tcheca está à frente de Alemanha, Canadá e muitos outros países popularmente conhecidos como seguros.
No assunto terrorismo, a inteligência tcheca vive em alerta, mas até mesmo os governos dos EUA e da Grã-Bretanha – que sempre são alarmistas – indicam o país como um lugar de baixo risco de atentados e também dizem que seus cidadãos podem visitar a República Tcheca sem medo da qualidade dos hospitais, da água e do trânsito (onde os tchecos ficam entre os 15 mais seguros da Europa).
Em relação à guerra na Ucrânia, a República Tcheca está bem longe de sofrer qualquer ataque da Rússia. Olhe o mapa para ver com seus próprios olhos.
“Mas então nunca acontece nada de grave na República Tcheca?”
É claro que acontece, nenhum lugar está livre de pessoas violentas. Só que os casos na República Tcheca são tão poucos que a chance de você viver uma situação dessas é mínima.
Os problemas mais comuns são estes aqui embaixo. São pequenos, causam no máximo dores de cabeça e prejuízos financeiros, mas fique alerta para não cair neles. Seguindo as dicas, é só aproveitar a maravilhosa sensação de caminhar tranquilamente por qualquer lugar, a qualquer hora do dia ou da noite.
Cuidados de segurança em Praga
Batedores de carteiras
Houve um tempo (há muitos anos) em que Praga era oficialmente a campeã em carteiras batidas na Europa. Isso melhorou muito, eu nunca vi acontecer, mas ainda vale prestar atenção e não bobear.
A dica é: tome muito cuidado em áreas lotadas de turistas (como a Ponte Carlos e o Relógio Astronômico, por exemplo) e fique de olho aberto em bondes e metrôs, principalmente no embarque.
Nesses lugares, carregue mochilas e bolsas na frente do corpo e sempre fechadas. E nem pense em deixar a carteira ou celular no bolso de trás da calça.
Uma dica extra para os homens: se você estiver caminhando de madrugada e alguma desconhecida vier se abraçar em você, dizendo que você é lindo, gostoso e etc., afaste-se imediatamente. É bastante comum que prostitutas se aproveitem da estupidez masculina nessas horas e batam a sua carteira.
Troca de dinheiro nas ruas
Falei disso no post sobre onde trocar dinheiro em Praga, mas repito aqui: nunca troque dinheiro com pessoas nas ruas, porque você vai ser enganado.
Bondes X faixas de segurança
Anote: os bondes sempre têm prioridade no trânsito tcheco, seja em relação a carros, seja em relação a faixas de segurança.
Por isso sempre olhe para os lados antes de atravessar faixas que cruzam trilhos. Existe até uma sinalização alertando para isso (“pozor tram“, que significa “cuidado, bonde”) e um sinal luminoso vem sendo testado em alguns pontos, mas fique alerta mesmo sem eles.
É claro que os motoristas de bondes não são psicopatas e nunca vão jogar o veículo em cima de alguém de forma deliberada, mas os bondes são pesados e não param rapidamente, por isso acidentes acontecem. Tome bastante cuidado!
Táxi
É simples: nunca pegue táxis nas ruas. Explicarei isso em outro post, num futuro próximo. Prefira Uber ou o aplicativo Bolt (concorrente na República Tcheca). Se quiser um táxi, peça para seu hotel ou restaurante chamarem. E para ir e voltar do aeroporto, contrate um transfer.
Arrombamento de veículos
Se você estiver com um carro alugado, não deixe objetos dentro dele à vista, se estiver estacionado em local público. Larápios adoram quebrar o vidro para roubar essas coisas.
O que fazer me caso de emergência
Ligue 112. Este é o número que serve para todos os serviços de emergência da cidade. E se você não souber onde você está na cidade ou no país, leia este post para descobrir.
Olá! Continuo encantada com seu site! Não vi você mencionar nada sobre Uber. Não existe em Praga?
Oi, Regina!
Uber funciona aqui, sim. E também tem uma empresa concorrente chamada Bolt.
Aproveito para lembrar: se quiser fazer um passeio tranquilo por Praga, lembre-se do meu serviço Amigo em Praga. 😉
Abraço e bom dia!
Olá Gade,
Parabéns pelo site, o conteúdo é excelente e raramente vi algo tão completo acerca de um país ou local. Seu site é maravilhoso e possui informações valiosíssimas, espero que esteja conseguindo rentabilizar com ele, porque você merece.
Bem, se o mundo não acabar realizarei o sonho de conhecer Praga em 2021 com minha esposa e minha filha que terá 1 ano e 5 meses na data da viagem e gostaria de saber o quão seguro é Praga para negros e latinos.
Me pergunto, uma vez que já li ranks que apontam a República Tcheca como um dos países mais racistas da Europa.
Obrigado!
Oi, Thiago!
Que bom que você gostou do site! =) Se quiser ajudar na rentabilização do meu trabalho, reserve seus hotéis usando o link no Booking e utilize os serviços de parceiros. Você não paga nada extra por isso e eu recebo uma pequena comissão. 😉
Torço para que o mundo não acabe e que vocês consigam vir para Praga. =) Aliás, se quiserem alguém para mostrar a cidade, lembre-se do meu serviço Amigo em Praga!
Eu não tenho como dizer, a partir de uma experiência pessoal, como é ser um TURISTA negro em Praga. Mas posso dizer a você o que leio em fóruns e em reportagens com MORADORES.
(E aqui eu faço questão de diferenciar bastante TURISTAS de MORADORES, porque as experiências tendem a ser diferentes. Turista normalmente fica numa região muito mais heterogênea, com pessoas de todas as partes do mundo, onde ver peles, olhos, cabelos e tipos físicos variados é extremamente comum. Já moradores frequentam bairros fora do centro, onde a sociedade homogênea tcheca predomina.)
Em geral, esses relatos de MORADORES indicam que a vida é relativamente tranquila para negros no país. Praga é considerada bem melhor do que o interior, e muitos dizem que os olhares que recebem nas ruas são mais por curiosidade do que por preconceito (essa homogeneidade da República Tcheca faz com que muitas pessoas – principalmente pessoas idosas – fiquem admiradas quando veem um negro). Isso não significa que não possa ocorrer algum momento chato. Mas, se acontecer, ele tende a ser algo pontual, não generalizado.
Em relação a latinos, é a mesma diferenciação entre TURISTAS e MORADORES. Se vocês viessem viver no país, talvez pudessem sentir algo de preconceito, porque a pele mais morena muitas vezes faz latinos serem confundidos com pessoas de origem cigana (que são as que mais sofrem preconceito por aqui). Mas, como turista, vocês estarão entre milhares de outros latinos que povoam as regiões turísticas. Serão apenas mais um casal, então não se preocupem.
Enfim, acredito que a resposta seja essa: como turistas, não se preocupem com isso. E se viverem algo que incomode, será pontual, praticado por algum imbecil isolado. Infelizmente, eles (os imbecis) sempre existirão no planeta, em qualquer lugar.
Espero ter ajudado! Qualquer coisa, me escreva! Abraço!
Boa noite. Obrigado pelo vosso apoio e esclarecimento de algumas (muitas dúvidas. ) . A minha duvida/preocupação é a de como cidadão negro ter muita vontade/curiosidade em visitar Praga e ter necessidade de saber qual a receptivo/abertura da sociedade Checa aos cidadãos negros, mulatos,etc! Muito obrigado!
Bom dia, Rui.
Acredito que sua questão está respondida no meu comentário acima.
Abraço!
Olá amigo, suas dicas são valiosíssimas, estrei em praga fotografando um evento e queria sair do hotel para umas escapadas e tirar boas fotos, me recomenda alguns lugares que não podem faltar para mim plese?!?! e tranquilo usar tripés pela rua para fotografar algo mais lento?
Oi, Douglas!
É tranquilo usar tripés, sim. Sem problemas.
Os lugares que não podem faltar são os mais famosos, que representam Praga. Também recomendo que você se aventure pelos parques Letná e Petrin, de onde se tem vistas lindas da cidade.
Boa sorte e boas fotos!
Abraço!