Praga e a República Tcheca são extremamente seguras, com índices de criminalidade baixíssimos, tanto que vários europeus de outros países se dizem mais tranquilos em terras tchecas do que nos seus lugares de origem.
Estatisticamente falando, o país já está entre os mais seguros do planeta há muitos anos, e em 2022 foi o 8º mais pacífico do mundo e o 7º da Europa, segundo o Global Peace Index, que analisa muitos pontos, incluindo a segurança cotidiana. Nesta posição, a República Tcheca está à frente de Alemanha, Canadá e muitos outros países popularmente conhecidos como seguros.
No assunto terrorismo, a inteligência tcheca vive em alerta, mas até mesmo os governos dos EUA e da Grã-Bretanha – que sempre são alarmistas – indicam o país como um lugar de baixo risco de atentados e também dizem que seus cidadãos podem visitar a República Tcheca sem medo da qualidade dos hospitais, da água e do trânsito (onde os tchecos ficam entre os 15 mais seguros da Europa).
Em relação à guerra na Ucrânia, a República Tcheca está bem longe de sofrer qualquer ataque da Rússia. Olhe o mapa para ver com seus próprios olhos.
“Mas então nunca acontece nada de grave na República Tcheca?”
É claro que acontece, nenhum lugar está livre de pessoas violentas. Só que os casos na República Tcheca são tão poucos que a chance de você viver uma situação dessas é mínima.
Os problemas mais comuns são estes aqui embaixo. São pequenos, causam no máximo dores de cabeça e prejuízos financeiros, mas fique alerta para não cair neles. Seguindo as dicas, é só aproveitar a maravilhosa sensação de caminhar tranquilamente por qualquer lugar, a qualquer hora do dia ou da noite.
Cuidados de segurança em Praga
Batedores de carteiras
Houve um tempo (há muitos anos) em que Praga era oficialmente a campeã em carteiras batidas na Europa. Isso melhorou muito, eu nunca vi acontecer, mas ainda vale prestar atenção e não bobear.
A dica é: tome muito cuidado em áreas lotadas de turistas (como a Ponte Carlos e o Relógio Astronômico, por exemplo) e fique de olho aberto em bondes e metrôs, principalmente no embarque.
Nesses lugares, carregue mochilas e bolsas na frente do corpo e sempre fechadas. E nem pense em deixar a carteira ou celular no bolso de trás da calça.
Uma dica extra para os homens: se você estiver caminhando de madrugada e alguma desconhecida vier se abraçar em você, dizendo que você é lindo, gostoso e etc., afaste-se imediatamente. É bastante comum que prostitutas se aproveitem da estupidez masculina nessas horas e batam a sua carteira.
Troca de dinheiro nas ruas
Falei disso no post sobre onde trocar dinheiro em Praga, mas repito aqui: nunca troque dinheiro com pessoas nas ruas, porque você vai ser enganado.
Bondes X faixas de segurança
Anote: os bondes sempre têm prioridade no trânsito tcheco, seja em relação a carros, seja em relação a faixas de segurança.
Por isso sempre olhe para os lados antes de atravessar faixas que cruzam trilhos. Existe até uma sinalização alertando para isso (“pozor tram“, que significa “cuidado, bonde”) e um sinal luminoso vem sendo testado em alguns pontos, mas fique alerta mesmo sem eles.
É claro que os motoristas de bondes não são psicopatas e nunca vão jogar o veículo em cima de alguém de forma deliberada, mas os bondes são pesados e não param rapidamente, por isso acidentes acontecem. Tome bastante cuidado!
Táxi
É simples: nunca pegue táxis nas ruas. Explicarei isso em outro post, num futuro próximo. Prefira Uber ou o aplicativo Bolt (concorrente na República Tcheca). Se quiser um táxi, peça para seu hotel ou restaurante chamarem. E para ir e voltar do aeroporto, contrate um transfer.
Arrombamento de veículos
Se você estiver com um carro alugado, não deixe objetos dentro dele à vista, se estiver estacionado em local público. Larápios adoram quebrar o vidro para roubar essas coisas.
O que fazer me caso de emergência
Ligue 112. Este é o número que serve para todos os serviços de emergência da cidade. E se você não souber onde você está na cidade ou no país, leia este post para descobrir.
Olá vou para Praga 7 dias , 18 março , posso comprar tikets para transporte para 7 dias? Melhor local para cambiar? Obrigado António
Oi, Antonio.
Não existe passe para 7 dias, apenas para 24 ou 72 horas.
Para câmbio, leia o post Como e onde trocar dinheiro em Praga.
Abraço.
Olá! Adorei as dicas, parabéns.
Estou com uma dúvida, vou para Praga coma a minha em Agosto, viagem mãe e filha, vamos chegar pela estação central, como gostaria de trocar meu dinheiro da Exchange depois do check-in no hotel nao teremos nenhuma Kc para pegar o transporte público, que li que trocar moeda na estação não é recomendável. Acha seguro andar com mala pela rua até o hotel? Vamos estar hospedadas no Mosaic House, vi que dá uns 20 minutos de caminhada.
Desde já, obrigada! 🙂
Oi, Katlen!
Que horas vocês chegarão? Se não for de madrugada, é totalmente seguro. A região é toda turística, vocês estarão cercadas por turistas, muitos com malas também. =)
E se for antes das 22h em dia de semana ou antes das 21h no fim de semana, você pode comprar tíquetes de transporte público no guichê da empresa de transportes e pagar com cartão (você vai reconhecer o guichê, sempre tem uma fila na frente dele). Como alternativa, você também pode usar as máquinas que aceitam cartão ou comprar em alguma lojinha de conveniências na estação, pagando com cartão também.
Caminhar até o Mosaic House é totalmente possível, mas pode ser bem chatinho com malas, porque vai haver alguma subida no caminho.
Se vocês forem usar o transporte público, baixe o app da PID para ver qual é a melhor conexão no momento da chegada. Clique aqui para ver o post sobre ele.
Abraço e boa sorte! =)
Olá!
Chegaremos por volta do meio dia na estação central, minha meta é levar uma mala de rodinhas pequena e uma mochila de ataque, já que faremos uma trip Colônia – Aachen – Amsterdam – Berlim – Praga – Munique – Frankfurt, e quanto menos peso melhor. Fiquei apenas preocupada com as histórias “engana turista” pois tenho que cuidar de mim e da minha mãe que não fala nada nem de inglês rsrsrs.
O cartão para comprar os bilhetes pode ser de crédito? Outra dúvida, o Praga Card vale a pena na sua opinião? Vamos ficar um total de 3 dias e tirando o complexo do Castelo de Praga, não sei se iria a alguma outra atração paga (ou mesmo se vale a pena), o negócio seria o transporte “ilimitado” mesmo.
Muito obrigada pelas dicas, pela dica de app e pela rápido resposta. Eu adorei o seu site/blog 🙂
Sucesso e Abraços!!!!
Katlen
Meio-dia? Tranquilíssimo! Não se preocupem. Apenas mantenham carteiras seguras em aglomerações. Minha única preocupação agora é que vocês não cheguem num daqueles dias de maior calor, para conseguirem caminhar numa boa. =)
Aliás, estava vendo os caminhos que o Google Maps indica para o trajeto. Recomendo que você escolha aquele que faz você caminhar pela Václavské náměstí (Wenceslas Square), porque assim você vai evitar algumas boas subidas.
O cartão pode ser de crédito, sim.
O Prague Card é um drama na minha vida, porque sempre que me perguntam se ele vale a pena eu preciso dizer: depende do que você quer fazer na cidade. Se você olhou para ele só pelo transporte, é melhor comprar um passe de transporte (24 ou 72 horas), porque vai ser bem mais barato (310 CZK para cada passe). Sugiro que você olhe a página dele, veja o que interessa e some os valores.
Boa Praga para vocês! =)
Obgda pelas dicas. Pretendo ir lá ainda este ano. E não conheço nada sobre o lugar (quer dizer não conhecia) mas agora com essas dicas vai ser ainda melhor a minha estadia. Muito obgda Gabe Britto
Fico feliz por ter ajudado, Margareth! =) Abraço!
Oi Gabe, (eu de novo..rs..rs).
Li sua dica pra nunca pegar taxi na rua e me surgiu uma dúvida: o app uber funciona bem em Praga? É recomendável usar?
Muito obrigada por todas as dicas.
Abraços
Katia
Oi, Katia!
Sim, o Uber funciona igualzinho ao Brasil (apesar de ainda não ser considerado legalizado no país). Apenas não esqueça de liberar o seu cartão de crédito para uso no exterior durante o período da sua viagem.
😉
Tá certo. Estou anotando e seguindo todas as suas valiosas dicas.
Muito obrigada.
Abraços
Katia
Olá! Tenho um trem que sairá de Praga às 06:20.
Achas perigoso eu caminhar pelas ruas por volta de 05h, para ir à estação?
🙂
Oi, Vanessa. Não é perigoso, não, ainda mais se você estiver nos bairros mais turísticos. Apenas tome cuidados básicos. Dependendo da época do ano, a essa hora já vai estar até com céu clareando. 😉
Acha que é uma cidade segura para uma mulher viajar sozinha?
Patricia, eu sempre acho complicado responder a esta questão, afinal sou homem, então vou dizer o que minha mulher e minha amiga dizem: sim, totalmente segura. Ambas caminham pela cidade, à noite, sozinhas, por ruas vazias, sem o menor medo e sem nada nunca ter acontecido a elas. 😉
Ótimo Gabe!!
=)))