Como dirigir na República Tcheca

Veja como viajar de carro pelas paisagens da Boêmia e da Morávia e coloque essa ideia no seu roteiro
Infos gerais  /   /  Por Gabe Britto

Dirigir na República Tcheca é bem fácil e seguro.

Você não precisa ter medo de placas em tcheco, nem de policiais que não falam um pingo de inglês. Como o país é membro da União Europeia, todas as placas mais importantes têm uma versão em inglês, da mesma forma que os policiais estão acostumados a conversar com estrangeiros.

Na questão da qualidade das estradas, você sempre vai ouvir algum tcheco reclamando, mas isso é porque eles estão mal acostumados. Ainda que não sejam autobahns alemãs, qualquer rodovia tcheca é no mínimo muito boa e você não precisa se preocupar com isso.

A qualidade da sinalização também é assim. É fácil de você se guiar e localizar. Sem falar que qualquer GPS funciona perfeitamente no país (e até o seu Google Maps, se você tiver um chip de celular tcheco).

Como dirigir na República Tcheca: estradas ótimas e placas em inglês

Autoestradas ótimas e placas compreensíveis (Kladno e Unhošť não são orientações, são nomes de cidades)

Como dirigir na República Tcheca: estradas ótimas

Mesmo as estradas normais são excelentes

Como dirigir na República Tcheca: GPS

GPS: funciona perfeitamente em todo o país e ajuda muito

Segurança? Outro ponto positivo das estradas tchecas: segundo dados de 2015, o número de acidentes fatais no país é menor do que em vários países da União Europeia (como Bélgica e Luxemburgo, por exemplo), além de ser exatamente igual ao da Itália.

Veja algumas das principais dicas para dirigir na República Tcheca, alugue o seu carro em Praga e viaje tranquilo. Você vai amar o interior do país.

Importante: as informações abaixo valem para veículos de passeio, os mais utilizados pelos turistas. Para veículos com mais de 3,5 toneladas, a legislação é diferente.

 

Dicas para dirigir na República Tcheca

Onde alugar carro

A República Tcheca tem filiais de todas as grandes locadoras internacionais, muitas vezes com escritórios em aeroportos, estações de trens e nos centros da maiores cidades. Basta escolher a sua preferida.

Para fazer uma cotação em várias locadoras ao mesmo tempo, use a Rentcars.

Como dirigir na República Tcheca: loja da locadora Budget na estação principal de trens, em Praga

Loja da locadora Budget na estação principal de trens, em Praga (Praha hlavní nádraží): existem várias outras em outros lugares também

 

Documentos necessários

Ainda que as locadoras tchecas nem sempre peçam tudo, mantenha com você:

– Passaporte

Carteira Nacional de Habilitação dentro do prazo de validade

Permissão Internacional para Dirigir (PID)

– Todos os documentos do carro (que a locadora vai fornecer, é claro)

Para saber como fazer a Permissão Internacional para Dirigir, entre em contato com o Detran do seu estado.

Se você tiver carteira de hablitação emitida por algum dos países da União Europeia, ela substitui a CNH brasileira e a PID.

 

Velocidade máxima

Nas cidades, a velocidade máxima é de 50 km/h, com algumas exceções em grandes avenidas e túneis (fique atento à sinalização).

Como dirigir na República Tcheca: limites de velocidade

Os túneis de Praga, onde o limite pode chegar a 70 km/h: exceção dentro da cidade

Em frente a escolas, a velocidade é de 30 km/h.

Em áreas residenciais, ande no máximo a 20 km/h.

Como dirigir na República Tcheca: placas de trânsito

Placas indicando início e fim de áreas residenciais (arte: Frisky007 – CC BY-SA 3.0)

Nas estradas, a velocidade máxima varia, mas vai até 130 km/h nas maiores. Tenha cuidado quando a estrada passar por dentro de uma vila ou cidade. Ali o limite cai para 50 km/h.

 

Sinalização

Como dirigir na República Tcheca: placas de trânsito

Proibido veículos (arte: Frisky007 – CC BY-SA 3.0)

É difícil colocar toda a sinalização aqui. Então, se você quiser estudar as placas (o que eu recomendo) pode ver algumas das mais importantes neste link da Wikipédia (em inglês).

Mas se você nunca dirigiu na Europa, faço uma ressalva: ao contrário do que parece para brasileiros, as placas de fundo branco com bordas vermelhas indicam restrições e proibições.

Exemplo: a placa ao lado não indica que carros podem passar. É o contrário: ela indica proibição a veículos.

 

Álcool e direção

Nunca beba álcool se for dirigir na República Tcheca.

O limite de álcool permitido no sangue do motorista no país é zero. Se você fizer o teste do bafômetro e aparecer qualquer coisa, vai ter problemas e pode se complicar muito.

Como dirigir na República Tcheca: bafometro

Bafômetro em um restaurante de Praga: para nenhum cliente dirigir bêbado

Caso você tenha saído de carro e bebido, peça um serviço de táxi que leva você e seu carro até o seu hotel. O mais famoso é o Modrý Anděl.

(Não preciso falar que também é proibido dirigir sob influência de qualquer droga, né?)

 

Bondes e ônibus nas cidades

O transporte público sempre tem preferência em relação ao transporte particular. Em Praga, os bondes têm preferência até mesmo sobre faixas de segurança.

Como dirigir na República Tcheca: placas de trânsito

Placa indicando local onde carros e bondes devem andar juntos, mas o sinal no lado direito avisa: a preferência é do coletivo

É claro que eles precisam parar em semáforos, mas lembre-se de sempre dar a preferência em todas as outras situações e evite ficar parado sobre trilhos de bonde.

Preste muita atenção à paradas de transporte público que “invadem” a rua. Se um bonde ou ônibus parar ali, você precisa esperar atrás dele até que os passageiros entrem em saiam.

 

Dirigir no inverno

A lei determina que os carros precisam usar pneus de inverno entre 1º de novembro e 31 de março. Peça informações na sua locadora, ela deve tomar as precauções sobre o assunto. E se você nunca dirigiu com gelo na pista ou com neve, talvez seja melhor repensar sua road trip nessa época.

Como dirigir na República Tcheca: dirigir no inverno, com neve

Dirigir num dia desses pode ser complicado

 

Em caso de emergência

• Se precisar parar por alguma pane ou emergência, sempre use o triângulo. Ele deve ficar a 50 metros do veículo ou 100 metros em autoestradas. Ligue o pisca-alerta também.

• Se você precisar sair do carro em uma estrada, vista um colete reflexivo (veja os itens obrigatórios nos veículos, mais abaixo).

• Praticamente todos os acidentes devem ser comunicados à polícia. Caso seja necessário movimentar o carro, marque a posição em que ele estava.

• Sua locadora certamente vai fornecer um número para você ligar em caso de emergência. Além dele, anote outro: 112. É o número da central para todas as emergências na República Tcheca. O atendimento é em inglês.

 

Fiscalização e o que os policiais podem exigir de você

• Existem radares e eles podem ficar escondidos para que os motoristas não vejam. Nas cidades também podem existir controladores de velocidade.

• A polícia tcheca pode pedir para verificar seus documentos e você é obrigado a mostrar.

Carro da polícia tcheca

Carro da polícia tcheca: “proteger e servir”

• Você é obrigado a fazer o teste do bafômetro, caso seja solicitado por um policial. Se você se recusar, vai ser considerado alcoolizado.

• Caso o bafômetro mostre algo, você pode ser levado para um exame de sangue.

• Sua carteira de habilitação pode ser apreendida por um policial, se ele achar que é necessário. Mas ele precisa deixar um recibo com você.

• Você pode ser obrigado a pagar sua multa na hora, com cartão ou dinheiro. Exija o recibo de pagamento, caso isso aconteça.

 

Equipamentos obrigatórios

Se o seu carro for alugado na República Tcheca, ele provavelmente terá todos os equipamentos obrigatórios. Mas se você estiver chegando de outro país, certifique-se de ter também:

• Triângulo de de sinalização de emergência

• Kit de primeiros-socorros

• Colete reflexivo (que deve ser usado sempre que você sair do veículo).

Verifique com a sua locadora. Se for preciso, você pode comprar equipamentos nos postos de gasolina, depois de entrar na República Tcheca.

 

Combustível

Pergunte na sua locadora qual tipo de combustível você deve colocar, já que isso pode mudar de acordo com a vontade dela. Se você não souber usar a bomba, peça ajuda a alguém no posto e dê uma gorjeta.

Ah, gasolina, em tcheco, é benzín.

Como dirigir na República Tcheca: posto de gasolina

Posto de gasolina em Praga

 

Estacionando em Praga

Saiba que estacionar em Praga é extremamente complicado, ainda mais nas regiões turísticas, onde quase todas as vagas nas ruas são para residentes ou têm limite de tempo de uso.

Como dirigir na República Tcheca: multa

E se você estacionar em local proibido, a multa é certa

Como eu não sei onde você vai se hospedar, o ideal é perguntar ao seu hotel se ele tem estacionamento. Se tiver, ótimo, você está com sorte. Se não tiver, peça orientações sobre onde deixar o seu carro nas redondezas, estacione e esqueça dele até a hora de ir embora.

Digo isso porque Praga tem trânsito intenso, principalmente no centro da cidade. Fazer turismo com um carro vai fazer você perder tempo e se incomodar. Prefira usar o transporte público, sempre. É mais barato, tranquilo e bonito (porque você pode ver a paisagem).

Como dirigir na República Tcheca: transito em Praga

Na hora do rush de Praga, vai ser muito melhor se você não estiver de carro

 

Dicas gerais

• Dirija com o farol do carro sempre aceso, dia e noite, faça chuva ou faça sol. É obrigatório.

• Todos os ocupantes do veículo precisam usar cinto de segurança, mesmo no banco de trás.

• Não é permitido mexer no telefone enquanto dirige. Viva-voz pode ser utilizado.

• Sempre dê a preferência para pedestres, principalmente em faixas de segurança.

• Cuidado em semáforos quando você precisar virar. Às vezes o semáforo para pedestres também está aberto e a preferência é deles.

• Crianças menores de 12 anos e com menos de 1,50 m não podem andar no banco da frente e precisam usar cadeiras especiais, de acordo com o tamanho e peso delas. Peça informações mais específicas na sua locadora.

 

Como dirigir na República Tcheca: pedágios

Pedágios

As principais autoestradas do país têm pedágio, mas não existem praças com cabines para você fazer o pagamento.

Para poder viajar nessas rodovias, você precisa ter um adesivo de pedágio no vidro do seu carro, como este da foto.

Como dirigir na República Tcheca: selo de pedágio

Exemplo de um dos 3 tipos de selo de pedágio na República Tcheca

Se o seu carro for alugado em Praga ou em qualquer outra cidade da República Tcheca, certamente ele já vai ter o adesivo colado no vidro. Apenas confirme na hora de retirar o veículo e dirija tranquilo.

Mas se o seu carro for alugado fora do país, é praticamente certo que você vai precisar comprar um adesivo de pedágio ao chegar na República Tcheca, o que é bem fácil (veja mais abaixo). Para ter certeza se o carro tem ou não tem o adesivo, pergunte na sua locadora.

A multa por dirigir sem o selo numa autoestrada com pedágio pode chegar a 10 mil CZK.

 

Como funciona o selo de pedágio

São 3 tipos, válidos por diferentes períodos de tempo:

– 10 dias. Preço: 310 CZK

– 1 mês. Preço: 440 CZK

– 1 ano. Preço: 1.500 CZK

Você escolhe o seu de acordo com o tempo que vai passar no país.

Como dirigir na República Tcheca: selo de pedágio

Selo de 10 dias, já furado na data de início: 9 de fevereiro

Para marcar o início do período de validade, você faz um furo indicando o dia (den) e outro indicando o mês (měsíc). A partir daí, é só contar.

O selo de 10 dias perde a validade no fim do 10º dia após a data de início. Exemplo: um selo furado no dia 2 de junho é válido até o fim do dia 12 de junho.

O selo de 1 mês perde a validade no fim do mesmo dia no mês seguinte. Exemplo: um selo furado no dia 4 de janeiro é válido até o fim do dia 4 de fevereiro.

O selo de um ano é válido pelo período do ano indicado nele, com uma folga extra de um mês antes e outro depois.

Os formatos e as cores dos três variam, então não se assuste se você encontrar selos diferentes.

 

Como usar o selo de pedágio

Depois de fazer os furos indicando o dia (den) e o mês (měsíc) de início do uso, siga estes passos:

1 – Com uma caneta, escreva a placa do seu carro nos dois espaços em branco.

Como dirigir na República Tcheca: selo de pedágio

Escreva as letras e os números da sua placa (o número desta foto é fictício)

2 – Separe as duas partes. A de cima é a parte 1, a de baixo é a parte 2 (indicadas como 1 díl e 2 díl, em tcheco).

Como dirigir na República Tcheca: selo de pedágio

As duas partes já separadas

3 – Guarde a parte de baixo com você durante toda a viagem. Ela é fundamental em caso de inspeção.

3 – Pelo lado de dentro do carro, cole a parte 1 no canto inferior direito do para-brisa (ou seja: no lado do passageiro, não do motorista). O número da placa vai ficar virado para dentro.

Como dirigir na República Tcheca: selo de pedágio

Selo fixado no lado direito do para-brisa

Simples, não? E tudo está escrito na parte de trás do selo, em tcheco, alemão e inglês.

 

Onde comprar o selo de pedágio

Repito: se você pegar seu carro na República Tcheca, não se preocupe, a locadora certamente já vai ter colado um selo anual nele.

Mas se você estiver chegando de outro país, pode comprar o seu selo no primeiro posto de gasolina que encontrar na estrada ou ainda em agências dos correios (Česká pošta).

 

Quais autoestradas têm pedágio na República Tcheca?

As autoestradas são sinalizadas por uma placa verde mostrando duas pistas separadas. Em conjunto, há uma placa menor, com algo que parece uma câmera. Isso indica que ali você precisa ter o selo de pedágio.

Já a mesma placa com uma faixa vermelha sobre a “câmera” indica que ali termina o trecho pago.

Como dirigir na República Tcheca: placas de pedágio

À esquerda, início de estrada com pedágio; à direita, fim do trecho pago (montagem sobre artes de Zirland – CC BY-SA 3.0 – e Ministerstvo dopravy České republiky – domínio público)

As autoestradas com pedágio por onde a maioria dos visitantes passa logo que entra na República Tcheca são:

D8 (para quem chega de Berlim e Desden)

D2 (para quem chega de Viena ou Bratislava – e, consequentemente, de Budapeste)

D1 (para quem chega da Polônia)

D5 (para quem chega de Munique ou Nuremberg)

Quem entra por Linz (Áustria) não precisa se preocupar com pedágio para ir até Český Krumlov. Mas se quiser seguir para Praga, vai precisar comprar o selo.

Existem várias outras autoestradas com pedágio na República Tcheca, incluindo trechos pequenos no meio de estradas sem pedágio. Veja o mapa referente a 1º de janeiro de 2017, disponibilizado pelo departamento de estradas e autoestradas do país. As linhas em destaque são pagas (clique na imagem para ver o PDF em tamanho maior).

Estradas com pedágio na República Tcheca

Estradas com pedágio em 1º de janeiro de 2017, a última atualização fornecida pelo departamento responsável no país (Ředitelství silnic a dálnic ČR – CC BY-NC-SA 4.0)

Sei que todas essas regras podem assustar, mas acredite no que eu falei lá em cima: dirigir na República Tcheca é fácil, seguro e você vai amar.

Sobre o Autor

Deixe um comentário