São 13 feriados nacionais por ano na República Tcheca. Com exceção de Natal e Ano-Novo, o ideal é evitar estes dias na sua viagem (ainda que muitos lugares sigam abertos). Mas, se for impossível, relaxe e aproveite o que der. Com sorte, você vai ver algum evento bonito e tudo vai ficar ainda melhor.

1º de janeiro – Dia da Confraternização Universal (em vários países) e Dia da Independência da República Tcheca

Março ou abril – Páscoa (feriado na Sexta-Feira Santa e na segunda-feira seguinte)

1º de maio – Dia do Trabalho

8 de maio – Dia da Libertação (do domínio alemão na Segunda Guerra)

5 de julho – Dia de São Cirilo e São Metódio

6 de julho – Dia de Jan Hus, herói religioso nacional

28 de setembro – Dia de São Venceslau (padroeiro do país) e Dia da Soberania Tcheca

28 de outubro – Dia da Independência da Tchecoslováquia (1918).

17 de novembro – Dia da Luta pela Liberdade e pela Democracia, em referência ao início da Revolução de Veludo, em 1989, que acabou com o comunismo no país

24 de dezembro – Véspera de Natal

25 de dezembro – Natal

26 de dezembro – Segundo Dia de Natal (sim, os tchecos folgam em 26 também)

Além dos feriados, existem dias que são importantes na cultura tcheca. Não são dias de folga, mas vale você saber caso perceba alguma comemoração em algum lugar.

27 de janeiro – Dia de Lembrança das Vítimas do Holocausto

12 de março – Dia em que a República Tcheca entrou na OTAN

30 de abril – Dia da queima das bruxas. Vem de uma tradição de acreditar que as bruxas prolongam o inverno, daí a queima delas para que o verão chegue logo.

1º de maio – Considerado o Dia dos Namorados tcheco, em homenagem ao poeta Karel Hynek Mácha. Prepare-se para ver casais se beijando embaixo de árvores floridas, como manda a tradição.

5 de maio – Dia da Revolta Tcheca, lembrando o dia em que os tchecos se revoltaram contra a ocupação alemã, em 1945

 

27 de junho – Dia de Lembrança das Vítimas do Comunismo

11 de novembro – Dia dos Veteranos da Primeira Guerra

Sobre o Autor

4 Comentários
 
  1. Patrícia 16 de agosto de 2016 at 7:12 pm Responder

    Olá!
    Acabei de conhecer seu site através do linkodromo do viajenaviagem! Adorei! Muitas dicas excelentes! Estarei em Praga dia 28 de setembro. Você sabe onde posso verificar quais atrações estarão fechadas para que eu possa me programar?
    Obrigada!

    • Gabe Britto 16 de agosto de 2016 at 9:56 pm Responder

      Oi, Patrícia! Seja bem-vinda! =)
      Obrigado pelo elogio! Muitas dicas ainda virão, estou só no começo!
      Sobre o feriado de 28 de setembro, você não precisa se preocupar com as atrações, elas basicamente só fecham no Natal. O que fecha em feriados é estabelecimento pequeno: restaurantezinhos, lojinhas, mercadinhos… e mesmo assim não são todos. Se você quiser conferir, o ideal é checar os sites dos lugares que interessam a você.
      Abraço e boa viagem!

  2. Camila Navarro 11 de julho de 2016 at 1:43 pm Responder

    Mas é claro que só vi esse post depois de ter comprado a passagem (na verdade comprei antes mesmo de você publicar, mas nem pensei em consultar feriados) e estarei na República Tcheca no Dia da Independência. Fuen, fuen, fuen… Era o dia em que eu estava planejando ir para Cesky Krumlov. Será que o feriado é pior na capital ou no interior?

    • Gabe Britto 11 de julho de 2016 at 2:53 pm Responder

      E é uma sexta-feira, Camila… Vai dar feriadão… =/

      Olha, eu considero que é sempre melhor passar feriadões nas cidades maiores, que têm mais possibilidade de ter lugares funcionando e que ficam mais vazias nesses dias (já que os moradores saem). Mas Český Krumlov é uma cidade cuja principal atração é ela mesma, suas ruas, seus cantinhos, seus ângulos de vista diferentes sobre paisagens lindas, então talvez não faça diferença. É claro que um ou outro estabelecimento vai estar fechado, mas certamente não vão ser todos.

      O que eu recomendo é que vocês comprem as passagens de ida e volta com antecedência. Não precisa correr agora, mas fica de olho no site da RegioJet (https://www.regiojet.cz) e monitora a busca vendo os assentos ainda disponíveis para os dias pretendidos. Quando eles começarem a ficar escassos, vocês garantem os de vocês. 😉

      Uma coisa eu garanto: com ou sem feriado, vocês vão achar tudo lindo.

Deixe um comentário