Mudanças no metrô de Praga até abril de 2018

As principais são apenas incômodos, mas há informações importantes para quem chega de trem na cidade entre 1º e 9 de julho

Os próximos vários meses prometem contratempos para os turistas em algumas estações de metrô em Praga.

Vamos por partes.

Linha A, cor verde – Estação Muzeum

Entre os dias 11 de julho e 11 de dezembro de 2017, um lado da estação estará fechado para reformas.

O lado afetado é onde passa o metrô da linha A, cor verde, no sentido Depo Hostivař. O lado contrário (sentido Nemocnice Motol) seguirá funcionando normalmente.

(Esse outro lado da estação fechará depois do Natal, mas isso é assunto para outra hora.)

A estação Muzeum tem conexão com a linha C, cor vermelha. Porém a linha vermelha não será afetada. Se você estiver num metro dela, poderá descer em Muzeum normalmente.

Metrô de Praga: estação Muzeum

Praça Venceslau, Václavské náměstí ou ainda Wenceslas Square, Praga

A estação Muzeum fica no alto da Praça Venceslau (Václavské náměstí ou ainda Wenceslas Square), junto à estátua do São Venceslau

A quem isso afetará

Essa mudança afetará quem precisar descer na estação Muzeum vindo do aeroporto, do bairro Malá Strana e da Cidade Velha, por exemplo.

Também será afetado quem precisar entrar na estação Muzeum para ir aos bairros Vinohrady ou Žižkov, por exemplo.

A quem isso não afetará

Não será afetado quem precisar usar qualquer outra estação da linha A (cor verde) ou precisar usar a estação Muzeum mas seguindo no sentido Nemocnice Motol.

Da mesma forma, quem estiver num metrô da linha C (cor vermelha) não será afetado, não importando o sentido da viagem.

O que fazer para contornar o problema

Caso você queira chegar em Muzeum no trem na direção Depo Hostivař, desça na estação seguinte (chamada Náměstí Míru) e pegue o metrô novamente no sentido oposto (direção Nemocnice Motol). Então desça na estação Muzeum.

Metrô de Praga: mudanças

Chegando: desça na estação seguinte e pegue o trem de volta

Caso você queira ir da estação Muzeum no sentido Depo Hostivař, pegue o metrô no sentido Nemocnice Motol, desça na estação seguinte (chamada Můstek) e pegue o metrô novamente no sentido Depo Hostivař.

Metrô de Praga: mudanças

Saindo: pegue o metrô no sentido contrário e mude na estação seguinte

 

Linha B, cor amarela – Estação Anděl

Entre agosto de 2017 e abril de 2018 (as datas exatas ainda não foram definidas), uma das saídas da estação Anděl – linha B, cor amarela – vai ficar fechada para reformas.

O problema é que a saída que ficará fechada é a mais próxima de alguns hotéis do bairro Smíchov e também a mais próxima de uma estação de bondes bastante movimentada.

O metrô segue funcionando normalmente, apenas essa saída estará fechada e você vai precisar caminhar até a outra.

Metrô de Praga: estação Andel

A saída que vai estar fechada na estação Anděl

A quem isso afetará

Essa mudança afetará quem precisar entrar ou sair da estação Anděl em conexão com algum bonde da parada de mesmo nome ou estiver hospedado pela região. Isso porque a saída que será fechada é a mais próxima dos bondes.

A quem isso não afetará

Não será afetado quem não precisar usar a saída que estará fechada.

Da mesma forma, não será afetado quem precisar usar a estação rodoviária Na Knížecí (de onde partem e chegam os ônibus de Český Krumlov), porque a saída mais próxima dela seguirá operando normalmente.

O que fazer para contornar o problema

O elevador da saída fechada seguirá funcionando, mas ele é preferencial para idosos, pessoas com necessidades especiais e pais e mães com carrinhos de bebê. Se não houver ninguém desses grupos, fique à vontade para utilizá-lo.

Se você não conseguir usar o elevador, só resta caminhar até a outra saída (perto da estação de ônibus Na Knížecí) e caminhar um pouco mais até o seu destino final.

 

Linha C, cor vermelha – Várias estações

Entre os dias 1º e 9 de julho de 2017, a linha C, cor vermelha, vai ficar interrompida para obras, fechando completamente as estações abaixo:

Hlavní nádraží (ligada à estação principal de trens de Praga)

Muzeum

I. P. Pavlova

Vyšehrad

 

A quem isso afetará

Será afetado quem precisar usar qualquer uma das estações acima ou precisar usar a linha C passando por elas.

Lembrando que a estação Hlavní nádraží é conectada à estação principal de trens de Praga. Ou seja: se você chegar ou sair de Praga usando o trem nesses dias, vai precisar se adaptar.

As estações Muzeum e Vyšehrad são próximas a pontos turísticos, enquanto a estação I. P. Pavlova tem vários hotéis nos arredores.

A quem isso não afetará

Isso não afetará quem não precisar usar essas estações nem a linha vermelha após a estação Florenc.

O que fazer para contornar o problema

Haverá ônibus especiais (linhas XC) para cobrir o mesmo trajeto que o metrô faria, parando nas mesmas estações de metrô. Também haverá algumas mudanças nas linhas de bondes para minimizar os problemas.

Metrô de Praga: mudanças

Esquema de mudanças na linha C: estações fechadas e ônibus ligando cada uma

Se o seu hotel estiver perto de uma destas estações, peça informações na recepção dele. Esta é a melhor forma de saber como contornar a situação no seu dia a dia.

Se você não estiver em hotel ou estiver chegando na cidade pela estação principal de trens (Praha hlavní nádraží, abreviada como Praha hl.n. ou Main Station, em inglês) procure os funcionários do metrô que estarão tirando dúvidas nas estações durante esses dias. Ou, se preferir mais comodidade, contrate um transfer da estação até o seu hotel com a Prague Airport Transfers.

Também haverá cartazes explicativos em todas as áreas afetadas.

Para terminar, você ainda pode baixar o aplicativo da empresa de transportes de Praga para se orientar durante a mudança.

Tomara que essa função toda não atrapalhe muito o seu passeio por Praga, mas saiba que tudo está sendo feito por segurança, conforto e comodidade de quem usa o transporte público da cidade.

Sobre o Autor

15 Comentários
 
  1. Ana Amiguinho 7 de agosto de 2017 at 6:23 pm Responder

    Boa tarde , o google maps dá indicação que não se pode ir de metro de MusteK para Florenc. Agradeço que me diga se é possível faze-lo amanhã por volta as 17 horas em Praga
    . Obrigada

    • Gabe Britto 7 de agosto de 2017 at 7:38 pm Responder

      Oi, Ana.

      Neste momento não há nenhum aviso de interrupção programada na linha B (amarela, que liga Mustek e Florenc) para amanhã, perto das 17h.

      Talvez o Google Maps esteja pensando que você vai entrar na linha A (verde) em Mustek. A estação tem as duas linhas. Da linha A para Florenc realmente não é possível ir direto.

      Veja a simulação que eu fiz: https://goo.gl/maps/c3D7ZGWKTMP2

      Abraço!

  2. Ana Amiguinho 6 de agosto de 2017 at 11:01 am Responder

    obrigada pela simpatia

  3. Ana Amiguinho 2 de agosto de 2017 at 3:45 pm Responder

    olá… qual dos 3 itinerários é o mais rápido. Um abraço

    • Gabe Britto 2 de agosto de 2017 at 5:29 pm Responder

      Depende do horário da sua chegada no aeroporto, mas não deve ser uma diferença muito grande. A opção com o ônibus 100 é a mais prática no seu caso, porque exige apenas uma troca.

  4. Ana Amiguinho 2 de agosto de 2017 at 2:51 pm Responder

    obrigada 🙂

  5. Ana Amiguinho 2 de agosto de 2017 at 10:10 am Responder

    Bom dia . Estarei em Praga no dia 8 de agosto. O meu Hotel é junto à estação de metro Florenc , é possível vir do aeroporto e sair de metro na estação de Florenc? Obrigada

    • Gabe Britto 2 de agosto de 2017 at 12:07 pm Responder

      Oi, Ana.

      Sim, você pode descer em Florenc. Leia o post sobre como ir do aeroporto para o centro de Praga de ônibus.

      Além da sugestão do post, você também pode:

      – pegar o Airport Express, descer na parada final, entrar no metrô (Hlavní nádraží, linha C, cor vermelha) e seguir até Florenc ou;

      – pegar o ônibus 100, descer na parada final (Zličín) e, de lá, pegar o metrô na linha B (amarela) direto para Florenc.

      Abraço!

  6. Andréa 4 de julho de 2017 at 2:31 am Responder

    Muitíssimo obrigada mais uma vez, Gabe! Você é demais! Obrigada, bjs.

  7. Andréa 2 de julho de 2017 at 4:42 pm Responder

    Ficou claríssimo, Gabe! Vou chegar pela estação principal, sim. Chego em 11/08 e, me parece, que a intervenção no metrô vai continuar, pelo menos segundo o Google Maps. Entendi que se pegar o ônibus irei descer próximo a uma escadaria e abaixo dela continuo o caminho para o hotel. Se você puder me confirmar eu agradeço. Olhei no Google Maps e achei uma boa caminhada até o hotel a partir da estação de trem, por isso vou pegar o metrô/ônibus até Florenc. De lá é bem perto. Muitíssimo obrigada pela atenção. Beijos.

    • Gabe Britto 2 de julho de 2017 at 6:57 pm Responder

      Andréa, o Google Maps não é muito confiável para infos do metrô de Praga. O melhor é você baixar o app da própria empresa de transportes de Praga. É gratuito.

      Provavelmente ele está indicando o caminho baseado na situação de HOJE, quando a interrupção já está valendo, por isso aparece a linha XC. Pode relaxar, tudo vai estar normal em 11/8. Se algo grande acontecer, eu ficarei sabendo e escreverei no blog. 😉

      Sobre o trajeto até o hotel, um passo a passo:

      – Você vai desembarcar do seu trem e seguir as placas indicando a saída. Logo você vai começar a ver as placas indicando o metrô. Siga por elas.

      – Quando chegar nas duas entradas do metrô, você também vai ver máquinas de bilhetes e o guichê da DPP (certamente haverá uma fila de pessoas para comprar ali).

      – Você vai comprar os seus bilhetes e vai entrar no metrô em direção a Letňany.

      – Você vai andar apenas uma estação e vai descer em Florenc.

      – Siga as placas indicando os bondes (TRAM ou TRAMVAJ). Você deve sair na rua Sokolovská. Logo em frente você vai ver o hotel Jurys Inn.

      – Você pode caminhar para a esquerda, passar por baixo do viaduto e chegar no Motel One (são menos de 400 metros), mas você também pode pegar um bonde (linhas 3, 8 ou 24) no mesmo sentido e descer na estação seguinte, chamada Bílá labuť. Certamente o seu bilhete ainda estará válido, mas certifique-se por segurança.

      – Pronto, você está no hotel. 😉

  8. Andréa 1 de julho de 2017 at 6:35 pm Responder

    Olá, Gabe!
    Vou ficar no Hotel Motel One Prag e pela pesquisa que havia feito, bastava pegar a linha C e descer na estação Florenc. Agora aparece XC na pesquisa, descendo na mesma estação. É o mesmo metrô ou outro tipo de transporte? Obrigada pela ajuda.

    • Andréa 1 de julho de 2017 at 6:36 pm Responder

      Ops! Já vi a resposta aqui mesmo. Desculpa pelo lapso. Obrigada.

      • Andréa 1 de julho de 2017 at 7:42 pm

        Ainda tenho dúvidas Gabe. Como comprar a passagem do ônibus e a da mala (do mesmo jeito que a do metrô?). Também é necessário validá-las? No ônibus a gente pode validar, confere?

      • Gabe Britto 2 de julho de 2017 at 12:02 am

        Oi, Andréa!

        Que bom que você entendeu as mudanças nesses dias. Qualquer dúvida, procure alguém do metrô para ajudar. Deve haver pessoas auxiliando.

        Sobre a sua questão dos tíquetes: você se refere a qual ônibus? É ao XC? Você vai chegar de trem, na estação principal, é isso?

        Se for o ônibus XC, você vai comprar da mesma forma que compraria um tíquete de metrô: nas máquinas ou nos guichês da empresa de transporte de Praga (DPP).

        Para a sua mala, ela precisa de um tíquete se for maior do que 25 X 45 X 70 cm (pouco mais do que uma mala de mão). Nesse caso, o valor é de 16 CZK. Você compra esse bilhete nas máquinas automáticas ou no guichê da DPP também. Se você escolher a máquina, aperte o botão Discounted (ou Zvýhodněná, se só houver em tcheco) e depois aperte o botão do bilhete de 32 CZK. Isso vai gerar um bilhete com desconto de 50%, que é o da mala (16 CZK).

        Ah, você precisa validar o tíquete também! Tanto o seu quanto o da mala! Dentro do ônibus vai haver uma caixinha amarela onde você vai inserir o tíquete (fique atenta para colocar na posição correta) e fazer a validação.

        Mas se você já comprar um passe de 1 ou 3 dias, pode levar uma mala maior gratuitamente.

        Ficou tudo claro? =)

Deixe um comentário