Mudanças temporárias no metrô de Praga

Elas acontecem de tempos em tempos e é bom você saiba para poder contornar qualquer incômodo
Notícias e curiosidades, Transporte público  /   /  Por Gabe Britto

O ano de 2018 foi de reformas em algumas estações de metrô em Praga. Para os turistas, a maioria delas só afetou quem ficou hospedado nos seus arredores, mas felizmente só falta mais uma. É essa aqui embaixo.

 

Linha B, cor amarela – Estação Karlovo náměstí

De 9 de outubro de 2018 até agosto de 2019, uma das entradas da estação Karlovo náměstí ficará fechada.

A entrada interrompida vai ser a que fica junto à Praça Karlovo náměstí.

Reforma no Relógio Astronômico de Praga: vista torre da Prefeitura da Cidade Nova

Praça Karlovo náměstí vista da Torre da Prefeitura da Cidade Nova (foto: Bruno Stucchi)

Durante este período, o acesso ao metrô vai ter que ser feito apenas pela entrada que fica junto à Praça Palackého náměstí, distante aproximadamente 500 metros.

O restante da estação e o próprio metrô seguirão funcionando normalmente.

A quem isso afetará

Será afetado quem estiver hospedado perto das entradas da Praça Karlovo náměstí. Porém, a parada de bondes em frente tem várias opções de linhas que podem suprir muitas das suas necessidades (talvez até todas).

A quem isso não afetará

Isso não afetará quem não precisar usar a entrada da Praça Karlovo náměstí.

O que fazer para contornar o problema

• Caminhar até a entrada aberta (veja no mapa);

• Usar os bondes que passam em frente à entrada da Praça Karlovo náměstí para andar apenas 2 estações, descendo na parada Palackého náměstí, que fica em frente à entrada ativa do metrô;

• Usar os bondes que passam em frente à entrada da Praça Karlovo náměstí como seu meio de transporte principal. As linhas dali vão para muitos pontos importantes de Praga.

 

Lembrando que você ainda pode baixar o aplicativo da empresa de transportes de Praga para se orientar durante a mudança.

Tomara que a função não atrapalhe muito o seu passeio por Praga, mas saiba que tudo está sendo feito por segurança, conforto e comodidade de quem usa o transporte público da cidade.

Sobre o Autor

17 Comentários
 
  1. Roberto 20 de dezembro de 2017 at 12:56 pm Responder

    Olá! Fiquei sabendo agora sobre essas reformas lendo o blog. Chegarei em Praga dia 31/12/2017 vindo do aeroporto pela linha verde. A reforma na estação Muzeum afetará quem irá trocar para a linha C vermelha e seguirá para estação Visehrad?

    • Gabe Britto 20 de dezembro de 2017 at 8:25 pm Responder

      Oi, Roberto. Conforme está no post, as reformas não afetam quem troca para a linha vermelha. Abraço.

  2. Ana Amiguinho 7 de agosto de 2017 at 6:23 pm Responder

    Boa tarde , o google maps dá indicação que não se pode ir de metro de MusteK para Florenc. Agradeço que me diga se é possível faze-lo amanhã por volta as 17 horas em Praga
    . Obrigada

    • Gabe Britto 7 de agosto de 2017 at 7:38 pm Responder

      Oi, Ana.

      Neste momento não há nenhum aviso de interrupção programada na linha B (amarela, que liga Mustek e Florenc) para amanhã, perto das 17h.

      Talvez o Google Maps esteja pensando que você vai entrar na linha A (verde) em Mustek. A estação tem as duas linhas. Da linha A para Florenc realmente não é possível ir direto.

      Veja a simulação que eu fiz: https://goo.gl/maps/c3D7ZGWKTMP2

      Abraço!

  3. Ana Amiguinho 6 de agosto de 2017 at 11:01 am Responder

    obrigada pela simpatia

  4. Ana Amiguinho 2 de agosto de 2017 at 3:45 pm Responder

    olá… qual dos 3 itinerários é o mais rápido. Um abraço

    • Gabe Britto 2 de agosto de 2017 at 5:29 pm Responder

      Depende do horário da sua chegada no aeroporto, mas não deve ser uma diferença muito grande. A opção com o ônibus 100 é a mais prática no seu caso, porque exige apenas uma troca.

  5. Ana Amiguinho 2 de agosto de 2017 at 2:51 pm Responder

    obrigada 🙂

  6. Ana Amiguinho 2 de agosto de 2017 at 10:10 am Responder

    Bom dia . Estarei em Praga no dia 8 de agosto. O meu Hotel é junto à estação de metro Florenc , é possível vir do aeroporto e sair de metro na estação de Florenc? Obrigada

    • Gabe Britto 2 de agosto de 2017 at 12:07 pm Responder

      Oi, Ana.

      Sim, você pode descer em Florenc. Leia o post sobre como ir do aeroporto para o centro de Praga de ônibus.

      Além da sugestão do post, você também pode:

      – pegar o Airport Express, descer na parada final, entrar no metrô (Hlavní nádraží, linha C, cor vermelha) e seguir até Florenc ou;

      – pegar o ônibus 100, descer na parada final (Zličín) e, de lá, pegar o metrô na linha B (amarela) direto para Florenc.

      Abraço!

  7. Andréa 4 de julho de 2017 at 2:31 am Responder

    Muitíssimo obrigada mais uma vez, Gabe! Você é demais! Obrigada, bjs.

  8. Andréa 2 de julho de 2017 at 4:42 pm Responder

    Ficou claríssimo, Gabe! Vou chegar pela estação principal, sim. Chego em 11/08 e, me parece, que a intervenção no metrô vai continuar, pelo menos segundo o Google Maps. Entendi que se pegar o ônibus irei descer próximo a uma escadaria e abaixo dela continuo o caminho para o hotel. Se você puder me confirmar eu agradeço. Olhei no Google Maps e achei uma boa caminhada até o hotel a partir da estação de trem, por isso vou pegar o metrô/ônibus até Florenc. De lá é bem perto. Muitíssimo obrigada pela atenção. Beijos.

    • Gabe Britto 2 de julho de 2017 at 6:57 pm Responder

      Andréa, o Google Maps não é muito confiável para infos do metrô de Praga. O melhor é você baixar o app da própria empresa de transportes de Praga. É gratuito.

      Provavelmente ele está indicando o caminho baseado na situação de HOJE, quando a interrupção já está valendo, por isso aparece a linha XC. Pode relaxar, tudo vai estar normal em 11/8. Se algo grande acontecer, eu ficarei sabendo e escreverei no blog. 😉

      Sobre o trajeto até o hotel, um passo a passo:

      – Você vai desembarcar do seu trem e seguir as placas indicando a saída. Logo você vai começar a ver as placas indicando o metrô. Siga por elas.

      – Quando chegar nas duas entradas do metrô, você também vai ver máquinas de bilhetes e o guichê da DPP (certamente haverá uma fila de pessoas para comprar ali).

      – Você vai comprar os seus bilhetes e vai entrar no metrô em direção a Letňany.

      – Você vai andar apenas uma estação e vai descer em Florenc.

      – Siga as placas indicando os bondes (TRAM ou TRAMVAJ). Você deve sair na rua Sokolovská. Logo em frente você vai ver o hotel Jurys Inn.

      – Você pode caminhar para a esquerda, passar por baixo do viaduto e chegar no Motel One (são menos de 400 metros), mas você também pode pegar um bonde (linhas 3, 8 ou 24) no mesmo sentido e descer na estação seguinte, chamada Bílá labuť. Certamente o seu bilhete ainda estará válido, mas certifique-se por segurança.

      – Pronto, você está no hotel. 😉

  9. Andréa 1 de julho de 2017 at 6:35 pm Responder

    Olá, Gabe!
    Vou ficar no Hotel Motel One Prag e pela pesquisa que havia feito, bastava pegar a linha C e descer na estação Florenc. Agora aparece XC na pesquisa, descendo na mesma estação. É o mesmo metrô ou outro tipo de transporte? Obrigada pela ajuda.

    • Andréa 1 de julho de 2017 at 6:36 pm Responder

      Ops! Já vi a resposta aqui mesmo. Desculpa pelo lapso. Obrigada.

      • Andréa 1 de julho de 2017 at 7:42 pm

        Ainda tenho dúvidas Gabe. Como comprar a passagem do ônibus e a da mala (do mesmo jeito que a do metrô?). Também é necessário validá-las? No ônibus a gente pode validar, confere?

      • Gabe Britto 2 de julho de 2017 at 12:02 am

        Oi, Andréa!

        Que bom que você entendeu as mudanças nesses dias. Qualquer dúvida, procure alguém do metrô para ajudar. Deve haver pessoas auxiliando.

        Sobre a sua questão dos tíquetes: você se refere a qual ônibus? É ao XC? Você vai chegar de trem, na estação principal, é isso?

        Se for o ônibus XC, você vai comprar da mesma forma que compraria um tíquete de metrô: nas máquinas ou nos guichês da empresa de transporte de Praga (DPP).

        Para a sua mala, ela precisa de um tíquete se for maior do que 25 X 45 X 70 cm (pouco mais do que uma mala de mão). Nesse caso, o valor é de 16 CZK. Você compra esse bilhete nas máquinas automáticas ou no guichê da DPP também. Se você escolher a máquina, aperte o botão Discounted (ou Zvýhodněná, se só houver em tcheco) e depois aperte o botão do bilhete de 32 CZK. Isso vai gerar um bilhete com desconto de 50%, que é o da mala (16 CZK).

        Ah, você precisa validar o tíquete também! Tanto o seu quanto o da mala! Dentro do ônibus vai haver uma caixinha amarela onde você vai inserir o tíquete (fique atenta para colocar na posição correta) e fazer a validação.

        Mas se você já comprar um passe de 1 ou 3 dias, pode levar uma mala maior gratuitamente.

        Ficou tudo claro? =)

Deixe um comentário