Os postes de luz que salvam vidas em Praga

Eles iluminam a cidade mais linda do mundo, mas também ajudam nos momentos de emergência, veja como
Notícias e curiosidades  /   /  Por Gabe Britto

Ninguém quer passar por emergências numa viagem, mas é bom estar prevenido para qualquer problema que necessite de ambulância, polícia ou bombeiros. Por isso, anote a dica abaixo.

Se você precisar de ajuda em Praga (ou em diversas cidades da República Tcheca) e não souber a sua localização exata para informar ao socorro por telefone, vá até o poste de luz mais próximo.

Nele, a aproximadamente 1 metro do chão, você vai encontrar uma pequena placa de metal com uma sequência de números. Este código identifica a localização exata do poste no mapa do serviço de emergência da cidade, esteja ele numa rua movimentada ou isolado dentro de um parque.

Emergência em Praga: os números nos postes: poste no alto do morro Vítkov, no bairro de mesmo nome

Poste no alto do morro Vítkov

Tudo que você precisa fazer é ligar para os serviços e falar a tal sequência de números. Os profissionais vão identificar o endereço rapidinho e enviarão o socorro que você estiver precisando.

Emergência em Praga: números nos postes mais antigos

Em postes mais antigos, os números podem estar escondidos atrás das marcas do tempo também

É verdade que alguns dos números acabam escondidos por tinta ou por cartazes, mas a manutenção dos mais de 130 mil postes de luz de Praga é regular e vive consertando e retirando qualquer coisa que possa impedir a visualização do código.

O motivo deste cuidado é que várias vidas são salvas a cada ano com essa ideia simples.

Em 2015, por exemplo, foram mais de 1700 chamados onde os postes de luz serviram como referência para as ambulâncias. E, no caso da polícia e dos bombeiros, são ao redor de 5000 ligações por ano (para cada serviço) usando o identificador ao invés do endereço.

Isso sem contar o pessoal que tem problemas mecânicos no carro e usa o código na hora de chamar a seguradora – algo que você também pode fazer se estiver com um veículo alugado, ligando para a locadora.

Mas preste atenção: os postes que têm números são os de luz. Se você ficar procurando número em poste de sinalização, vai perder um tempo precioso em uma emergência.

 

Números de emergência na República Tcheca

Central de emergências: 112 – Serve para qualquer situação de emergência e os atendentes falam inglês e alemão, mas você pode ligar para os números diretos de cada área, se preferir. São estes abaixo.

Emergências médicas: 155

Polícia: 158 – para casos de assaltos, crimes e acidentes graves ou objetos suspeitos

Polícia Metropolitana: 156 – para vandalismos, crimes leves e problemas sem gravidade

Bombeiros: 150

Restaurantes em Praga: banner para compra do guia 50 Lugares Onde Comer e Beber Bem em Praga

Sobre o Autor

Deixe um comentário