Sabe homem-banda? Aqueles músicos que tocam um monte de instrumentos ao mesmo tempo? Pois eu lembro deles quando penso no Mosaic House, um dos lugares mais festejados de Praga e que é (simultaneamente e no mesmo prédio) um belíssimo hostel, um excelente hotel e uma balada famosa na cidade.
Achou pouco? Então tem mais.
Além de tudo isso, o Mosaic House ainda é, disparado, o hotel mais verde de Praga e foi o primeiro da República Tcheca a conquistar um selo de “excelente” da maior avaliadora do mundo em sustentabilidade de construções.
Este blog fez uma visita a ele recentemente. Veja a avaliação.
Veja também: Consultoria GRATUITA: onde ficar em Praga
Mosaic House, o hotel mais ecológico de Praga
Aspectos gerais
A primeira pergunta que vem à cabeça quando você descobre que o Mosaic House abriga um hostel, um hotel e uma balada famosa no mesmo prédio é: como eles conseguem isso sem que nenhum dos 3 públicos reclame?
Acredite: eles conseguem, graças a um ótimo isolamento acústico e inteligência na disposição dos serviços.
A parte principal do esquema é mais ou menos a seguinte:
– A balada fica no térreo;
– Os quartos do hostel ficam nos primeiros andares (porque o pessoal tende a ser mais festeiro);
– Os quartos do hotel ficam nos últimos andares (porque hóspedes de hotéis tendem a ser mais calmos).
E, obviamente, o acesso aos corredores dos quartos é totalmente isolado. Ninguém que entra na balada pode ficar perambulando pelos 7 andares do lindo prédio construído em 1935 e reformado para se transformar no que é hoje.
Tudo isso com decoração moderna e descontraída, com direito a obras de arte bem malucas que tomam conta até da rua em frente ao Mosaic House e já se transformaram em atração turística de Praga.
Preocupação com o meio ambiente
Aqui vamos fazer uma necessária e enorme reverência.
Segundo o diretor com quem conversei, o investimento para fazer do Mosaic House um marco ecológico na história hoteleira de Praga foi tão alto que o retorno financeiro só começou a aparecer depois de 6 anos de trabalho.
Ele usa fontes de energia 100% renováveis, recicla toda a água das torneiras e chuveiros para usar nas descargas (em um sistema fantástico que ainda reduz a quantidade de energia gasta para aquecer a água) e tem mais um monte de outros detalhes que ajudam a evitar qualquer desperdício, como reguladores de fluxo em chuveiros, lâmpadas econômicas, centro de reciclagem etc.
Graças a esta preocupação, o Mosaic House passa o equivalente a incríveis 3 meses por ano sem precisar usar energia elétrica para aquecimento e ainda economiza 4 mil litros de água e 100 KWh de eletricidade por dia (cheque a sua conta de luz para ter uma ideia de quanto é isso. Aqui na minha casa dá quase 1 mês de consumo, para duas pessoas.)
Para hóspedes preocupados com o planeta, não tem lugar melhor na cidade.
Localização
Dizer que o endereço do Mosaic House é excelente é pouco.
Ele está a míseros 300 metros da beira do rio Vltava, mas não é em qualquer ponto dela, não: é numa parte lindíssima, em pleno bairro Cidade Nova (Nové Město), perto do Teatro Nacional.
Para melhorar, o Mosaic House tem dois ótimos supermercados próximos (sendo um a apenas duas quadras de distância), tem duas paradas de bondes a menos de 200 metros (com conexões para lugares diferentes), tem uma estação de metrô a 300 metros (Karlovo náměstí, linha B, cor amarela) e está perto de vários restaurantes e atrações, como a Casa Dançante, por exemplo.
Mas o melhor da localização dele fica para os sortudos que pegarem os apartamentos de cobertura: uma linda vista para o Castelo de Praga, grande, imponente e exatamente acima dos telhados dos edifícios vizinhos.
É a visão perfeita para começar qualquer dia.
Quartos
Se você pedir para visitar todos os tipos de quartos, vai perceber o mesmo que eu: o Mosaic House não diferenciou hostel e hotel na hora de projetar cada um deles – no melhor sentido desta frase.
É claro que os dormitórios coletivos (que são divididos em “pequenos” e ‘grandes”, para poucas ou muitas pessoas) não têm todos os mimos que os quartos do hotel têm e que são muitos. Mas a inspiração e o cuidado na decoração e nos serviços são exatamente os mesmos.
Todos os móveis são modernos e têm aparência de novos; a iluminação é bem pensada em qualquer quarto; os banheiros são lindos e ótimos, mesmo aqueles que são compartilhados dentro dos dormitórios coletivos; os aparelhos de ar-condicionado estão em cada um deles, garantindo o clima bom no verão em Praga (que pode ser sufocante, dependendo da sua sorte); e o wi-fi é onipresente.
Você só percebe que está no hostel ou no hotel se olhar ao seu redor e enxergar outras pessoas no seu quarto ou não.
Café da manhã
Eu não cheguei a experimentar, mas como ainda era manhã consegui ver o que estava servido e não me decepcionei. Eu poderia comer ali tidos os dias, facinho.
Para saber o que é servido, veja este PDF com o cardápio. O preço parece alto, mas você não vai comer numa cafeteria por muito menos que isso, não.
Gostou do Mosaic House? Então saiba que, justamente por ser tantas coisas em uma só, ele tem preços e ofertas para todos os bolsos.
Veja também:
• Os melhores bairros para você ficar em Praga
• Hotéis nos bairros mais turísticos de Praga
• Hotéis em bairros menos turísticos