Consultoria gratuita: onde ficar em Praga e na República Tcheca

Onde ficar em Praga: cama do hotel Motel One, no bairro Cidade Nova

Escolher onde ficar em Praga e nas principais cidades da República Tcheca nem sempre é fácil. Mesmo com tantas dicas de hotéis pela internet, muitas vezes você fica na dúvida se o endereço é realmente bom, se tem infraestrutura por perto, se o lugar está longe das atrações e aquela coisa toda.

Para ajudar você nesta hora, este blog oferece uma consultoria gratuita de hotéis e hostels em Praga e em cidades como Český Krumlov, Karlovy Vary, Brno e Pilsen (Plzeň).

Veja abaixo o passo a passo para receber cada orientação, seja ela em Praga ou nas outras cidades.

Consultoria gratuita: onde ficar em Praga

1º passo:

Leia o post sobre os melhores bairros para ficar em PragaÉ fundamental que você entenda a cidade para decidir onde quer ou aceita que esteja o seu hotel.

2º Passo

Faça uma pesquisa e guarde os hotéis que mais agradarem a você.

Para encontrar a hospedagem que mais combina com o seu estilo e o seu orçamento, dou duas sugestões.

A primeira é ler os posts com sugestões de hotéis e hostels para ficar nos bairros mais turísticos e nos bairros não tão turísticos de Praga (talvez você nem precise da consultoria depois disso).

A segunda é usar o Booking, o melhor buscador de hotéis e hostels do mundo, na opinião deste blogueiro e da maioria dos viajantes. O Booking sempre tem as tarifas mais baixas, não cobra nenhuma taxa e, muitas vezes, oferece a maravilhosa opção de cancelamento até mesmo em cima da hora – uma garantia para você, em caso de imprevistos.

3º passo

Solicite a sua consultoria na caixa de comentários abaixo. Coloque os nomes hotéis e hostels que você mais gostou e indique quais são as suas preferências e necessidades.

4º passo

Volte a este post nos dias seguintes. A consultoria é dada sempre aqui, na caixa de comentários.

Consultoria gratuita: onde ficar em outras cidades da República Tcheca

1º passo

Leia os posts já publicados sobre estas cidades. É fundamental que você entenda o seu destino para decidir onde quer ou aceita que esteja o seu hotel.

Para ler sobre Český Krumlov e Pilsen (Plzeň), clique nos nomes. Já para Brno e Karlovy Vary , pode ir direto para o 2º passo, porque elas ainda não têm posts aqui (mas terão em breve).

2º passo

Faça uma pesquisa e guarde os hotéis que mais agradarem a você.

Para encontrar a hospedagem que mais combina com o seu estilo e o seu orçamento, recomendo que você use o Booking, o melhor buscador de hotéis e hostels do mundo, na opinião deste blogueiro e da maioria dos viajantes.

Ele sempre tem as tarifas mais baixas, não cobra nenhuma taxa e, muitas vezes, oferece a maravilhosa opção de cancelamento em cima da hora – uma garantia para você, em caso de imprevistos.

Ah, os posts sobre as cidades também têm dicas de hotéis. Talvez você já goste de algo neles mesmo.

3º passo

Solicite a sua consultoria na caixa de comentários abaixo. Coloque os nomes hotéis e hostels que você mais gostou e indique quais são as suas preferências e necessidades.

4º passo

Volte a este post nos dias seguintes. A consultoria é dada sempre aqui, na caixa de comentários.

Esclarecimentos fundamentais

Impressões sobre a qualidade de um hotel ou hostel são extremamente pessoais e sofrem influência de vários fatores pontuais (como expectativa, humor, cansaço etc.) fazendo com que a minha opinião sobre um lugar possa ser completamente diferente da sua. Então tenha sempre em mente que tudo aqui é baseado no que eu enxergo de positivo e negativo num estabelecimento, ok? Às vezes nós podemos ter a mesma visão. Mas às vezes não.

Dito isso, fique à vontade para perguntar sobre os hotéis que pareceram mais interessantes a você. Sou todo olhos para ler e dedos para responder.

Esta consultoria foi inspirada no ótimo serviço que o Passaporte BCN oferece aos seus leitores, por isso recomendo fortemente: quando o seu destino for Barcelona, cheque as dicas dele.

186 comentários em “Consultoria gratuita: onde ficar em Praga e na República Tcheca”

  1. Por alguma razão não consegui responder no mesmo post. Poxa Muito muito obrigada pelo retorno. Senão for abusar gostaria de saber se vc trocaria o Roma por alguns destes: Hotel Merkur, Residence Bologna, Hotel Casa Marcello, The Charles, ou Hotel Mala Strana?

    1. Oi, Natasha! Vamos com os novos:

      Hotel Merkur: ele cai no mesmo problema do Wenceslas Square Hotel. Apesar de estar numa região ótima, a área imediatamente em frente a ele não tem o clima de Praga. Eu não deixaria o Roma por ele.

      Residence Bologna: se estivermos falando apenas da localização, sim, eu trocaria o Roma por ele. O Bologna é um pouco mais prático (tem um metrô mais perto) e mais fácil de passear pela Cidade Velha. Também está livre da possibilidade de barulhos de bondes passando em frente.

      Casa Marcello: aqui entramos em gosto pessoal, então precisamos tomar cuidado. Eu trocaria MUITO o Roma pelo Marcello, porque este último está numa região que eu considero agradabilíssima de Praga, tranquila, escondida e, ao mesmo tempo, próxima de muitas atrações. A única ressalva que faço é: apesar de ser 300% segura, a área do Marcello pode passar alguma insegurança a brasileiros, traumatizados com locais muito vazios à noite. Mas repito: a área é extremamente segura. O problema é a nossa vivência num país violento.

      The Charles: trocaria também. Está no mesmo bairro que o Roma, mas é melhor localizado. Sim, ele está muitíssimo próximo da parte mais muvucada da região, mas fica numa ruazinha lateral. Além do mais, vocês estarão aqui em janeiro, quando as coisas são mais tranquilas. E se vocês derem a sorte de pegar uma neve, vai ser muito fácil passear na Porte Carlos de manhã bem cedo e aproveitar o espetáculo.

      Hotel Malá Strana: tem as mesmas vantagens do Roma (é bem próximo dele), sem a possibilidade de sofrer com o barulho dos bondes. Trocaria também.

      Entre todos estes que você me passou, se eu tivesse que escolher sem me preocupar com tarifas, ficaria entre o Casa Marcello e o The Charles.

      Espero ter ajudado! Agradeço muito se vocês fizerem a reserva pelos links acima, no Booking. 😉

      Abraço!

  2. Ola querido, estou amando este espaço, parabéns pelo trabalho e cuidado. Por gentileza queria tua opinião em relação aos hotéis abaixo: Roma Hotel, wesceslas Square hotel, NH Prague City. Vamos, eu, meu marido e nossa filha (9 anos) a Prague dia 11 de janeiro e ficamos até dia 14. Não nos importamos de caminha um pouco, só gostaria de ficar em um lugar de facil acesso. Desde Jah te agradeço. Abraços Natasha

    1. Olá, Natasha! Que bom que você está gostando do site! =)

      Sobre seus hotéis:

      Hotel Roma Prague: Muito bem localizado, numa área bonita e prática, com bons bondes passando ali e fácil de caminhar por muitas atrações. Eu só tenho um pouco de receio em relação ao barulho dos bondes passando em frente. Acho que vale verificar as opiniões para ver se alguém menciona isso.

      Wenceslas Square Hotel – Apesar de ter uma vista deslumbrante para o castelo e de estar colado no Museu Nacional, com estação de metrô pertinho, esse hotel fica numa avenida muito movimentada que, na minha opinião, corta totalmente o clima de estar em Praga. Além disso, ele está no alto de uma colina, então sua ida para os passeios vai ser boa (já que é descida) mas sua volta vai ser chatinha ou vai exigir um metrô (porque é subida).

      NH Prague City – Essa localização não é agradável (avenidas movimentadas e viadutos nos arredores), apesar de haver uma boa estação de metrô perto e uma boa infraestrutura de serviços. De qualquer maneira, eu não recomendo.

      Se vocês precisarem de ajuda na cidade, conheça o meu serviço Amigo em Praga. =)

      Abraço!

  3. Olá, Gabe.

    Primeiramente, parabéns pelo blog. Um lugar com informação de qualidade, e com um acolhimento impressionante com cada visitante.

    Eu gostaria de contar com a sua ajuda nas opções de hospedagem que relaciono abaixo:

    1. Manesova No.5 Apartments;
    2. Perfect Spot at City Center;
    3. Apartmány Národní;
    4. Prague Byt 20 Guesthouse.

    Penso que terei a facilidade de fazer um café da manhã, ou lanche da tarde, em cada um dessas opções.

    Se você tiver outras opções similares às relacionadas, fico agradecido com a indicação.

    O período de permanência é de 01/12, chegada no final da tarde, até 04/12, saída pela manhã.

    Mais uma vez, muito obrigado.

    Abraços,
    Daniel.

    1. Oi, Daniel! Obrigado pela sensibilidade de perceber o meu empenho aqui. =)

      Vamos às suas escolhas.

      1 – O Manesova No.5 Apartments fica num ponto ótimo, já no lindo bairro de Vinohrady mas colado na Cidade Nova. É muito bom caso você chegue de trem ou com ônibus parando na estação principal de Praga. Ali você terá duas linhas de metrô pertinho (você vai precisar passar por um túnel de pedestres para chegar nelas, mas não há com o que se preocupar, mesmo à noite) e duas linhas de bondes – porém estas não devem servir muito ao turismo, porque seguem para bairros. No entanto, uma parada de bondes relativamente próxima está no trajeto de uma linha que vai direto ao Castelo de Praga, então tem essa praticidade também. Não há supermercados bem próximos, mas existem opções a uma distância tranquila (além de mercadinhos). Para o café, existem várias boas opções a poucas quadras. Enfim, é uma boa maneira de estar num bairro residencial, porém perto do centro turístico.

      2 – O Perfect Spot at City Center é bem localizado, bom para caminhadas pelo centro e com uma bela infraestrutura ao redor. Porém, pessoalmente, acho que a rua dele não tem charme e que as outras opções são mais interessantes nesse ponto.

      3 – Se considerarmos a praticidade turística, o Apartmány Národní é o melhor. Você vai estar num ponto bastante central, com boas opções de transporte e de infraestrutura por perto. Também vai ter bons cafés para escolher, inclusive dois dos chamados “cafés da Primeira República”, que abriram lá no início (ou até antes) da Tchecoslováquia. É o melhor para passeios a pé pelo centro, praticamente dispensa transporte público.

      4 – O Prague Byt 20 Guesthouse é excelente se você busca uma experiência de ficar num bairro residencial – ainda que o ponto exato dele seja numa rua um pouco movimentada. Caminhando quase nada, você vai estar numa das áreas mais agradáveis do bairro Vinohrady, um lugar maravilhoso. Ao mesmo tempo, é fácil ir dali para as atrações turísticas, já que a estação de metrô e parada de bondes Náměstí Míru está a 3 quadras de distância (a estação Náměstí Míru faz parte da linha verde, que passa pelas principais regiões turísticas de Praga). E você também terá excelente infraestrutra de supermercados, cafés e restaurantes. A parte “chata” é que você vai precisar usar transporte público quase sempre, exceto se amar caminhar.

      Se eu tivesse que escolher, ficaria muito em dúvida, porque as opções 1, 3 e 4 são muito boas. Em resumo: se meu foco fosse apenas o turismo, opção 3; se o foco fosse ficar num bairro legal, fora do centro mas pertíssimo dele, opção 1; e se fosse “live like a local” sem perder a praticidade ao turistar, opção 4.

      Ajudei? =) Se você considerar que sim, avalie fazer a reserva pelo Booking, clicando nos links do texto. Assim eu recebo uma pequena comissão que não muda nada o preço que você paga pela diária.

      E se precisar de algum auxílio na cidade, lembre-se do meu serviço Amigo em Praga, talvez até para conhecer melhor seu bairro, caso você escolha algum apartamento em Vinohrady. 😉

  4. Muito obrigada pelos esclarecimentos e pela atenção, Gabe!
    Como há muitos hotéis, consideramos ficar em 2 diferentes durante os 7 dias de viagem…Vc acha viável essa idéia, por exemplo:
    – Paris Prague e Pod Vezi
    ou
    – Paris Prague e Unitas Hotel?
    Abs,
    Simone

    1. Oi, Simone!

      Perdão pela demora no retorno. Não sei o motivo, mas o sistema não me avisou desta sua mensagem e só a vi agora. =(

      Bom, se eu ainda puder ajudar, digo que a sua ideia é viável. Porém, você precisa colocar na decisão a parte de arrumar malas, fazer check-out, check-in e desfazer malas, coisas que muitas pessoas consideram extremamente cansativas. E também é preciso lembrar que a transferência de um hotel para outro tende a ser feita num dia de muito frio, talvez com neve.

      Se nada disso for incômodo para você, o mais lógico me parece ser a opção entre hotéis em dois locais completamente diferentes. Neste caso, seria a sua primeira dupla de hotéis: Hotel Paris Prague e Hotel Pod Věží.

      Penso isso porque um fica na Cidade Velha (Hotel Paris Prague), enquanto o outro fica na Malá Strana, dois bairros com clima muito diferentes. Enquanto a Cidade Velha é mais agitada e com mais infraestrutura, a Malá Strana é muito mais charmosa, com prédios baixos e lindos. Ainda que o Hotel Pod Věží fique numa área mais agitada da Malá Strana (junto à Ponte Carlos), o clima segue diferente.

      Mudar entre o Hotel Paris Prague e o Unitas Hotel me parece ser meio sem sentido. Você vai ficar em áreas mais ou menos similares, porém vai deixar de lado toda a infraestrutura dos arredores do primeiro.

      Será que consegui ajudar? =)

  5. Olá!
    Em primeiro lugar, gostaria de agradecer todas as dicas e consultoria do blog. Estão ajudando muito!
    Somos um casal e estamos indo em janeiro; buscamos um hotel com boa localização e com bom café da manhã. Estamos em dúvida quanto aos seguintes hoteis:
    – Hotel Questenberk
    – Hotel Kings Court
    – Hotel Paris Prague
    – INNSIDE by Meliá Prague Old Town
    – Unitas Hotel
    Obrigada!

    1. Oi, Simone! Boa tarde!

      Que bom que estou ajudando! Se precisar de algo aqui na cidade, não esqueça que você pode usar o meu serviço Amigo em Praga.

      Vamos aos seus hotéis.

      – O Hotel Questenberk é excelente, mas a localização dele, apesar de ter uma vista deslumbrante, é pouco prática. Vocês dependerão sempre de duas linhas de bondes se não quiserem subir e descer um morro sempre que forem passear. Entre estes que você selecionou, ele ficaria em última na minha opinião.

      – O Hotel Kings Court é ótimo e tem localização fantástica, extremamente prática. Vocês não dependerão de transporte para fazer a maior parte das atrações da cidade. Ele também tem muitos restaurantes ao redor. Já tive clientes que ficaram ali e todos elogiaram, principalmente o café da manhã.

      – O Hotel Paris Prague é colado (literalmente) no Kings Court, então a praticidade dele é a mesma. Talvez sua vantagem seja o charme do edifício neogótico com muito de art nouveau. É uma opção muito, muito boa.

      – O INNSIDE by Meliá Prague Old Town tem uma localização próxima do Paris e do Kings Court. É boa, mas não tão perfeita quanto a desses dois.

      – Já o Unitas Hotel é outra região, mais perto do rio Vltava, ótimo para passeios na orla (se a cidade acordar com neve, é mais fácil ir dali para a Ponte Carlos, por exemplo). É um lugar excelente também. Apesar de ser um pouco menos prático, ele concorre bastante com Paris e Kings Court.

      Se eu tivesse que escolher para mim, estaria na dúvida entre o Paris, o Kings Court e o Unitas. Mas acho que escolheria o Paris, pela união entre ótima localização e muita praticidade.

      Agora aquele texto clássico: se você achar que eu ajudei na decisão, considere fazer a reserva pelos links acima, no Booking. Desta forma eu recebo uma pequena comissão que não influencia em nada no valor pago por você.

      Abraço!

    1. Olá, Heitor! Obrigado pelo elogio!

      O Hotel Kings Court é excelente tanto na qualidade quanto na localização.

      Inclusive um cliente esteve lá recentemente e elogiou muito, principalmente o café da manhã.

      Lembrando que se você fizer a reserva pelo Booking no link que coloquei ali, você pode ter a possibilidade de cancelar, caso precise.

      E se precisar de alguma ajuda a mais na cidade, eu tenho o serviço Amigo em Praga. Leia os comentários para ver as opiniões.

      Abraço!

  6. Olá! Bom dia.
    Acompanho seu blog desde junho/julho pois farei uma viagem de uma semana para a Alemanha e a Áustria, mas também quero conhecer Praga. Infelizmente terei pouco tempo, pois sairei de Berlim cedinho para passar o dia em Praga e vou embora no fim da tarde (pouquíssimo tempo, uma pena). Já vi em outro post que é horrível conhecer os pontos turísticos dirigindo (isso era o que eu pretendia fazer antes de ver seu blog) devido a estacionamento e trânsito, então sei que irei caminhando ou de transporte público. Mas irei de Berlim a Praga de carro (alugado), então preciso estacionar o carro em algum lugar. Com base nos lugares que pretendo conhecer, pensei em estacionar nos seguintes locais (ou próximo a eles) ao longo do dia: náměstí Republiky; Cafe Slavia; Karlův most; Pražský hrad e Loreta Praha. Ah, eu irei no período frio (janeiro). Caso você tenha uma sugestão melhor, adoraria ouvi-la, pois é minha primeira viagem internacional, então não tenho muita experiência com isso.
    Uma outra dúvida: é possível comprar a Vignette antes de cruzar a fronteira Alemanha/República Tcheca ou apenas quando eu já estiver na República Tcheca?
    Também queria te agradecer por esse serviço que está fazendo. É extremamente útil para muitos! Obrigado.

    1. Oi, Carlos! Que bom que o blog está ajudando! =)

      Olha, sobre os estacionamentos, eu recomendo fortemente que você leia com atenção as informações deste mapa.

      Ele indica os estacionamentos privativos onde você pode deixar o seu carro o dia inteiro. Muitos ali são bem localizados. O site também diz tudo que é necessário saber sobre estacionamentos na cidade.

      Sobre o selo, não tenho essa informação, nunca procurei por ele fora do país. Mas não se preocupe, apenas compre logo no primeiro posto que encontrar e tudo vai ficar ok.

      Se precisar de alguém para ajudar a aproveitar bem esse seu único dia em Praga, lembre-se do Amigo em Praga. 😉

      Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verified by MonsterInsights