Situação da covid-19 em Praga e na República Tcheca

Coronavírus na República Tcheca

A situação da covid-19 e do coronavírus em Praga e na República Tcheca está relativamente tranquila. Os números de novos casos são bastante baixos se compararmos com outros países até mesmo da União Europeia.

Desde 1º de setembro, brasileiros que moram no Brasil podem entrar na República Tcheca para turismo, com as seguintes condições:

1 – Apresentem um certificado internacional de vacinação contra covid-19, em inglês, com QR code, indicando que receberam todas as doses das suas vacinas há pelo menos 14 dias.

2 – Tenham recebido uma das vacinas aprovadas pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA):

  • AstraZeneca (Vaxzevria)
  • Moderna (Spikevax)
  • Pfizer BioNTech (Comirnaty)
  • Johnson & Johnson (Janssen)

3 – Preencham o formulário de entrada e apresentem o QR code gerado por ele

4 – Apresentem um seguro viagem que cubra tratamento médico para quem contrai covid-19 durante a viagem.

Veja minha experiência com o seguro viagem Allianz em Praga

Para brasileiros, portugueses ou viajantes de qualquer outra nacionalidade moradores dos países da União Europeia, a entrada para turismo também é liberada para quem já estiver vacinado.

Para as pessoas não vacinadas, as regras estão na página do Ministério das Relações Exteriores da República Tcheca. Mas já adianto aos moradores do Brasil: sem vacinação completa, moradores do país não podem entrar para turismo, nem mesmo com testes.

Ressalvas importantes

  • As regras acima são do governo tcheco. Se você vier de avião, informe-se sobre as regras da sua companhia aérea e também sobre as regras do país onde você fará escala, se for o caso.
  • Crianças até 6 anos não precisam apresentar testes.
  • Crianças entres 6 e 12 anos não precisam de testes antes de chegar ao país. Elas podem fazer o teste logo na chegada.
  • Crianças acima de 6 anos e adolescentes não precisam de testes se tiverem alguma deficiência intelectual ou transtorno mental impeditivo. Porém, precisam fazer quarentena de 5 dias depois da entrada no país.

O que está aberto ou fechado na República Tcheca

Em relação ao que está aberto ou fechado na República Tcheca, o cenário geral é esse:

  • Comércio e serviços: abertos
  • Museus e galerias: abertos
  • Restaurantes e cafés: abertos. Para frequentar, é preciso ter teste negativo, certificado de vacinação completa há mais de 14 dias ou certificado de que teve covid-19 há no máximo 180 dias. O restaurante não pedirá isso, mas pode haver fiscalização do Ministério da Saúde e multa para quem não estiver de acordo com as regras.
  • Hotéis: abertos, com as mesmas restrições dos restaurantes. Contate o local que você escolher, para saber mais.
  • Atrações turísticas: abertas
  • Teatros: abertos, com exigência de apresentação de teste negativo, certificado de vacinação completa há mais de 14 dias ou certificado de que teve covid-19 há no máximo 180 dias.

Obrigatoriedade do uso de máscaras

É obrigatório usar máscaras N95 ou PFF2 no transporte público e em vários ambientes públicos fechados. Nas ruas, ao ar livre, não é preciso usar máscara, mas é obrigatório quando não for possível manter distância de 2 metros de outras pessoas (ainda que ninguém obedeça nem fiscalize).

Certificados e testes exigidos para frequentar locais fechados na República Tcheca

As regras para os certificados e testes exigidos ao frequentar restaurantes, cafés, bares, teatros e outros locais são complicadas e podem mudar, mas são mais ou menos assim:

  • Certificado de vacinação: somente pessoas completamente vacinadas há mais de 14 dias serão consideradas imunes. O certificado deve seguir os padrões que você encontra nesta página (para os países apresentados ali).
  • Comprovante de que teve covid-19: você precisa ter tido covid-19 há menos de 180 dias. Clique para ver o modelo de comprovante de ter tido covid-19 nos últimos 180 dias, disponibilizado pelo governo tcheco (em PDF).
  • Testes para frequentar locais restritos: os testes PCR têm validade de 7 dias; os testes de antígeno têm validade de 72 horas. São aceitos testes feitos na hora, já no local. Você encontra estes testes à venda em farmácias da República Tcheca.
  • Testes reconhecidos para entrar na República Tcheca: veja aqui a lista de testes de antígeno reconhecidos pela União Europeia.

Você encontra mais informações sobre as regras para frequentar locais nesta página. Elas estão em tcheco, mas o Google Tradutor ajuda.

Se alguma das páginas acima não estiver mais no ar, procure na página de informações de restrições para entrada na República Tcheca (use o Google Tradutor, porque a versão da página em inglês não é completa).

Devo adiar minha viagem para Praga e para a República Tcheca?

Se você estiver com a vacinação completa, não precisa adiar nada. Aproveite.

Minha recomendação pessoal é que você fique de olho nas regras caso a sua viagem seja durante os meses de inverno e escolha reservas com remarcação ou cancelamento sem multas.

Ao mesmo tempo, fique de olho na situação do coronavírus em Praga e na República Tcheca. Se houver novas medidas oficiais que impeçam a sua viagem, as remarcações ficam mais fáceis (ou menos difíceis).

Para informações atualizadas com mais frequência siga o Insider Praga no Instagram. Estou atualizando as informações no destaques CORONA.

¿Quieres consejos sobre Praga en español? Haz clic aquí para leer De viaje a Praga.

32 comentários em “Situação da covid-19 em Praga e na República Tcheca”

  1. Olá Gabe.

    Acha que até março de 2022 a situação para entrada de brasileiros para turismo mudará?
    Já faz um tempo que pretendo ir mas justamente veio a covid e permaneceu.

    E para um período de uns 10 dias, além de Praga e Cesck krumlov, você recomenda alguma outro para este roteiro?

    Queria halstat porém é um pouco longe.

    1. Oi, Rodrigo! Bom dia!

      É difícil dizer o que eu acho no meio de tantas incertezas.

      O que eu posso dizer é que as coisas estão bem melhores por aqui, com números baixos e estabilizados. Mas no verão passado também tínhamos uma situação privilegiada e acabamos tendo um inverno mais do que trágico. Claro, agora temos uma boa parcela da população vacinada, mas ainda não é o número “mágico” de 70%, então ninguém sabe o que vem pela frente.

      De qualquer maneira, a questão é: como estará o Brasil em março de 2022? Porque é disso que toda a “volta à normalidade” depende, mais do que a situação individual dos viajantes.

      Repito a recomendação dada para o Alexandre (mais abaixo): compre passagens e reserve hotéis com direito a reembolsado em caso de desistência, para evitar preocupações.

      Sobre o seu roteiro, com 10 dias inteiros, você pode incluir Brno e/ou Karlovy Vary. (Eu digo “e/ou” porque depende do seu gosto por viagens mais corridas ou mais tranquilas.)

      Bao sorte para todos nós!

  2. Olá Gabe, tudo bem?

    Pensei em ir para Praga em fevereiro/2022, mas lendo esse post seu, a entrada para brasileiros na Europa está bem complicada. E mesmo que a entrada esteja liberada em fevereiro, acredito que exigirão quarentena de 14 dias.

    Pergunto, pensar em ir pra Praga em fevereiro/2022 é um pouco cedo, correto? Melhor esperar né?

    Parabéns pelos posts.

    Abraços,

    1. Olá, Alexandre. Boa noite.

      O cenário vem melhorando por aqui. Se não houver nenhum revés, a tendência é que as coisas estejam bem mais tranquilas em fevereiro de 2022.

      O problema é a situação no Brasil, que ainda é muito incerta, com ritmo de vacinação bem lento.

      O que eu posso dizer a você é o que eu faria: eu só compraria passagens e reservaria hotéis para fevereiro se tudo pudesse ser reembolsado em caso de desistência. Qualquer outra opção me traria muitas preocupações.

      Avalie o quanto você está disposto a apostar e decida.

      Abraço!

  3. Olá Gabe, tudo bom ?
    Eu estou em um processo seletivo para trabalhar em uma em Praga. A empresa disse que providencia todo visto para a família.
    Eu devo preocupar com alguma coisa ?

    Cordialmente,
    Luiz Duarte.

    1. Olá, Luiz. Tudo bem por aí?
      Me perdoe, mas não entendi sua questão. Qual seria uma possível preocupação extra para você? Seria com a covid?
      Abraço.

  4. Olá, obrigado por estar sempre nos informando. Bem, eu ia em abril desse ano, mas joguei pra 01/maio do ano q vem (2021). Espero poder ir, porém, que esteja num patamar mais tranquilo e com os pontos turísticos abertos. Bem, quanto a vacinação, se fala algo na República Tcheca??

    1. Oi, Thiago! Bom dia.
      Também espero que as coisas estejam mais tranquilas em maio.
      Sobre a vacinação, li que as primeiras doses de vacina e as primeiras aplicações são esperadas ainda para dezembro. O governo fala em vacinar 60-70% da população até a metade do ano.
      Abraço!

  5. Oi Gabe, eu estou com uma oferta de trabalho para Ostrava que não ira me fornecer visto pelos próximos meses. Estou na Alemanha com visto de turista, entrei dia 20 de novembro então posso ficar mais 2 meses e meio. A companhia sugeriu me pegar de carro em Dresden para entrar na Republica Tcheca sem passar pela imigração. Nao sei se eles estão controlando e tenho medo de isso dar errado para mim. Você tem ideia se estão controlando as fronteiras terrestres da Alemanha?
    Agradeço desde já!

    1. Oi, Ivan.
      Infelizmente não sei como está sendo o controle nas fronteiras.
      A melhor fonte de informações para você é a sua empresa mesmo. Peça garantias de que a sua situação aqui não terá nenhuma ilegalidade.
      Boa sorte!

    1. Olá, Bruno. Boa noite. Tudo bem?
      Sugiro que você leia o PDF indicado no site do Ministério do Interior da República Tcheca.
      As informações oficiais estão ali e apenas ali.
      Boa sorte.

  6. Olá Gabe, pode me ajudar?
    Estou marcando uma ida à Praga em janeiro de 2021. Eu gostaria de esquiar e recebi ótimar recomendações, porém somos brasileiros e eu não sei se estão permitindo a entrada para o turismo.

  7. Olá Gabe!
    Eu e meu marido somos brasileiros mas vivemos na Alemanha há algum tempo, estamos com planos de passar o Réveillon em Praga, reservei o Airbnb, porém estou com receio ainda de comprar as passagens, vamos via aérea. O que vc aconselha? Acha que até lá às coisas estarão um pouco melhor ou acha melhor cancelar? Obrigada desde já.

    1. Oi, Julianna!

      Essa sua pergunta pede uma resposta extremamente pessoal, porque cada um decide o quanto quer e pode arriscar nos seus investimentos de viagem. Então minha resposta vai ser assim ok? 😉

      Eu, pessoalmente, não compraria passagem aérea para vir para cá, porque não acredito que as coisas melhorem o suficiente até o fim do ano.

      Pelas projeções do governo tcheco, ainda teremos alguns milhares de novos casos de covid-19 em dezembro, o que significa que a Alemanha pode continuar com as exigências de testes ou de quarentena para quem chega da Rep. Tcheca.

      Aliás, esse é o principal motivo: vocês estão dispostos a fazer testes quando retornarem?

      Se estiverem, recomendo fortemente: só compre passagens aéreas 100% reembolsáveis ou, no mínimo, com opção de troca sem multa.

      Desculpe se joguei um balde de água fria nos seus planos, mas essa é a minha visão de como estão e estarão as coisas aqui – e eu não mentiria para vocês de forma alguma.

      Se, ainda assim, vocês vierem e precisarem de alguma ajuda turística, lembrem-se do meu serviço Amigo em Praga. 😉

      Abraço!

  8. Olá Gabe, ótima informação.
    Porém, meu caso é diferente, eu e minha filha somos brasileiras e meu marido Italiano, estamos no Brasil, ele é jogador e esta indo para a Rep Tcheca, estou na dúvida se posso entrar com ele ou se seremos barradas, porém podemos ter documentos do clube dizendo que vamos MORAR lá, e não será turismo, acho que expliquei direito rs, o que você me diz? Será que eu consigo entrar c minha filha?

    1. Oi, Paula. Boa tarde.

      Infelizmente, eu não tenho como dar uma informação com 100% de certeza para você, porque é tudo muito complicado, muda de uma hora para outra e o seu assunto não é turismo, é imigração (área que não é meu foco, logo eu não fico atento à ela).

      Sendo assim, sugiro que você pergunte na embaixada da República Tcheca em Brasília ou no consulado em São Paulo. Você encontra os contatos no link que está no post.

      Boa sorte!

      1. Olá, Renato. Acho que o Thiago não vai ver a sua pergunta. Mas se você quiser saber o que eu faria, eu digo: eu não marcaria viagem para junho de 2021 se eu não morasse em um país da UE. Abraço.

        1. Olá Gabe,

          Gostaria de tirar umas dúvidas sobre a situação aí na República Tcheca. Poderia me mandar um e-mail para conversarmos?

          Obrigado Mestre! ;D

  9. Olá, estou na itália desde o dia 03 de fevereiro, sou casado com documentos ok, tenho visto de 05 anos mas ainda n tenho a residência, neste caso terei problemas p entrar?

    1. Boa tarde, Theo!

      Em teoria, na data em que escrevo esta mensagem, você entra.

      Mas tudo pode mudar a qualquer momento, então recomendo fortemente que você vá no link indicado acima e busque informações na embaixada ou no consulado da República Tcheca na sua região.

      E depois, o mais próximo possível da sua viagem, confirme novamente.

      Abraço.

  10. Olá, ótimo texto sobre a situação Tcheca.
    Gostaria de visitar a Rep. Tcheca na próxima semana, estou no Reino Unido faz 2 semanas, neste caso, eu poderia entrar no país?

    Abraços!

    1. Oi, Igor!
      Se você já estiver liberado para circular no Reino Unido e se nada mudar nos próximos dias, sim, a princípio, você poderá entrar.
      De qualquer maneira, recomendo que você entre em contato com a embaixada da Republica Tcheca por aí e confirme mais perto da viagem, porque estamos lidando com burocracia – e, você sabe, burocracia é um negócio complicado que frequentemente é contraditório ou muda.
      Abraço!

  11. Gabe, obrigada por sempre nos dar informações úteis e atualizadas. Tenho acompanhado a situação da República Tcheca pelo seu site, mesmo sabendo que vai demorar pra gente que mora no Brasil poder viajar.
    Uma curiosidade,ver vc puder responder… Como está Praga, em pleno verão, quase sem turistas?
    Obrigada!
    Abs.

    1. Oi, Leo!
      Na verdade, Praga não está “quase sem turistas”.
      Comparando com o que deveria haver aqui nesta época, são muito menos pessoas, claro. Mas o cenário está longe de ser considerado sem turistas. Há movimento por toda parte e até lugares cheios, porque já há turismo na Europa e há muitos tchecos viajando por aqui também.
      =)
      Abraço e cuide-se!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.